Pias

Pias de pedra para a cozinha: prós e contras, tipos e escolhas

Pias de pedra para a cozinha: prós e contras, tipos e escolhas
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades de conchas
  3. Materiais utilizados
  4. Cor e tipo de superfície
  5. Avaliação de fabricantes
  6. Como escolher?
  7. Operação e cuidados

Pias de pedra natural não são mais um fenômeno exótico na Rússia. Rochas e minerais naturais, materiais compostos, incluindo aglomerado de quartzo, usados ​​na fabricação de pias de cozinha, têm muitas vantagens. Pias de pedra para a cozinha ganharam popularidade entre os conhecedores de design moderno. Esses acessórios de encanamento parecem muito mais respeitáveis ​​do que as opções clássicas de metal, são mais fortes do que a cerâmica e combinam bem com as soluções de interior mais relevantes.

Vantagens e desvantagens

Pias de cozinha feitas de pedra natural e artificial são agora produzidas por muitas marcas conhecidas na Rússia, Europa e EUA. Pias de pedra para cozinha são amplamente utilizadas por proprietários graças às vantagens óbvias que esta opção de lavatório tem.

  • Excelente durabilidade. A superfície da pedra não tem medo de danos mecânicos, cargas de choque. Eles resistem facilmente ao contato com objetos de metal pontiagudos. E a queda de pratos pesados ​​não deformará o material.
  • Resistência ao calor. A pedra natural pode suportar qualquer temperatura. Os materiais artificiais têm algumas limitações, mas conseguem lidar com a tarefa de lavar pratos e vegetais com bastante sucesso. Basta seguir as recomendações do fabricante.
  • Segurança higiênica. Tanto a pedra natural quanto as artificiais facilitam a manutenção da pureza máxima. O revestimento não é poroso, exclui o acúmulo de placa bacteriana, o aparecimento de ferrugem ou um odor desagradável.
  • Alta resistência química. Pias de pedra não reagem com ácidos e álcalis, preservando a integridade do revestimento após contato com outras substâncias agressivas.
  • Fácil de cuidar. Pias de pedra são facilmente limpas de sujeira, não requerem manutenção complexa e podem ser restauradas se necessário.
  • Longa vida útil... O produto não precisa ser substituído nem mesmo uma década depois, ele manterá sua aparência atraente após muitos anos de uso.
  • Uma vasta gama de modelos e tamanhos. Você pode escolher as versões embutidas, salientes, suspensas, dar preferência a pias redondas, ovais, quadradas ou retangulares. A escala de cores e até mesmo a textura do material também são muito mais diversas do que as das estruturas metálicas.
  • Nível mínimo de ruído. Ao entrar em contato com um jato d'água, a superfície de uma pia de pedra não emite sons desnecessários, além disso, o líquido flui suavemente e não espirra nas laterais.

Não sem suas desvantagens.

  • Pias de cozinha de pedra são muito caras, dificilmente podem ser chamados de uma opção de orçamento.
  • Esses produtos são muito mais maciços e requerem uma base sólida. Eles também precisam ser transportados e instalados, levando-se em consideração a gravidade da carcaça escolhida.
  • Mesmo uma pedra pode ser lascada e rachada com um forte impacto.

Variedades de conchas

A variedade de pias de pedra pode ser invejada por qualquer outra opção de encanamento. Os produtos projetados para cozinhas premium são desenvolvidos por designers e se encaixam harmoniosamente no design dos interiores mais espetaculares. À venda apresentado versões simples e duplas de pias, versões com tigela embutida, escorredor de pratos.

Existem modelos com um método de instalação diferente e todos estes pontos devem ser tidos em consideração na substituição de um lavatório antigo por um novo em pedra natural ou artificial.

Formulários

Dentre as opções de formato de pias de cozinha em pedra, algumas são consideradas as mais procuradas.

  • Volta. Solução de design popular que ocupa pouco espaço e é adequada para uma variedade de métodos de instalação. Pias redondas e profundas em pedra evitam salpicos de água, sendo adequadas mesmo para cozinhas pequenas.
  • Oval. Eles parecem impressionantes, aumentam a área útil do interior da pia e ficam bem em estruturas de ilha.
  • Retangular ou quadrado... A opção mais comum, cabe bem em bancadas retas. Uma única pia é geralmente retangular, enquanto uma pia dupla combina 2 pequenas pias quadradas.
  • Com uma asa. Este é o nome de uma plataforma com uma superfície nervurada localizada à direita ou à esquerda da tigela, projetada para drenar a água. Essas pias são convenientes se frutas, vegetais e talheres individuais são frequentemente enxaguados neles.
  • Canto. Uma pia de pedra arredondada ou trapezoidal é fácil de colocar em uma cozinha em formato de L ou U.
  • Arbitrário. Eles são feitos sob encomenda de acordo com tamanhos e parâmetros individuais. É possível criar um produto com uma régua e uma semi-oval, opções duplas complexas, na forma de círculos alinhados.

Ao escolher o formato de uma pia de cozinha em pedra, é importante levar em consideração todos os fatores: desde o tamanho da bancada até a localização da pia.

Dimensões (editar)

As dimensões padrão de uma pia de cozinha em pedra são determinadas levando em consideração as peculiaridades do tamanho do conjunto de cozinha. Um lavatório pequeno tem 45-50 cm de largura. A versão standard tem 60 cm. Os lavatórios grandes têm 80 cm de largura. Os parâmetros de comprimento são individuais: de 50 a 100 cm, sendo influenciados pelas características e características do produto.

O peso de uma pia de pedra depende do material usado. As matérias-primas artificiais geralmente têm pesos na faixa de 8 a 18 kg. Os materiais naturais são ainda mais pesados ​​e requerem uma base maciça ou reforçada.

Por exemplo, um produto feito de granito ou rocha basáltica com uma largura de pia padrão de 60 cm pode pesar até 80 kg.

Métodos de instalação

Todas as pias de pedra usadas para a cozinha são subdivididas de acordo com o método de instalação.

  • Integrado... Mais popular hoje. A pia é embutida na bancada, ocupando espaço no design geral do fone de ouvido; prateleiras e gavetas do sistema de armazenamento estão localizadas ao lado dela. A tigela é posicionada abaixo do nível do tampo da mesa de forma que uma borda protetora seja formada para evitar o transbordamento de água. Como regra, essas conchas são as mais espaçosas, muitas vezes são equipadas com uma asa.
  • Mortise. Eles são fixados sob a bancada, em seguida, as costuras são seladas e a estrutura é utilizada como pretendido. Não é a opção mais conveniente que requer muito trabalho. É por isso que quase nunca é usado por instaladores profissionais.
  • A sobrecarga. Uma ideia da moda que permite escolher qualquer formato de pia, para variar a profundidade da tigela. Com os aros salientes acima da bancada, você não precisa se preocupar com respingos de água. Mas as características de design não permitem que tal pia seja espaçosa.

Materiais utilizados

Entre os materiais utilizados na fabricação de pias de pedra, destacam-se a pedra natural e suas variedades artificiais. Dependendo da versão, é possível destacar versões compostas e sólidasproporcionando oportunidades de imitação confiável de matérias-primas naturais. A pedra natural pode ser polida ou polida, retém a sua textura, adquire uma suavidade espelhada.

Uma pedra natural

Entre os minerais e rochas naturais usados ​​na fabricação de pias de cozinha, destacam-se o granito e o basalto. Em termos de dureza, encontram-se na parte superior da escala de Mohs, possuem alta resistência ao impacto e resistência química. O contato com ácidos, tensões mecânicas e outros fatores externos não afetam de forma alguma o seu desempenho.

Não é novidade que as pias de granito e basalto geralmente vêm com garantia vitalícia do fabricante.

Mármore e travertino alguns dos mais belos tipos de pedra natural. Eles se distinguem pela exclusividade do ornamento, resistência ao calor, resistência à umidade e aos raios ultravioleta. São ideais para o contacto constante com a água, permitindo realizar quase todas as fantasias e soluções de design devido à sua boa plasticidade.

Ao usar pias de mármore e travertino na cozinha, é muito importante lembrar em uma série de limitações inerentes a esses materiais. Teremos que excluir o contato com vinagre, suco de limão e outros ácidos: eles destroem a estrutura do mineral. Devido à superfície porosa, existe o risco de manchar o mármore claro com vegetais e frutas brilhantes e outros produtos.

O impacto intenso na superfície com objetos cortantes afiados pode deixar arranhões na pedra.

Os lava-louças Onyx são uma solução de design exclusivo. São bastante caros: a pedra é classificada como semipreciosa, não sendo minerada em grandes quantidades. A estrutura translúcida do material permite o uso de backlighting, criando soluções que são únicas em sua beleza. Onyx é resistente à umidade, se adapta bem ao processamento, você pode criar produtos com figuras complexas a partir dele.

Artificial

Pias de pedra artificial são de alta qualidade. Visualmente, eles são quase idênticos aos naturais, mas são muito mais baratos. Na composição do material, geralmente são isoladas substâncias compostas (sua participação chega a 20%) e lascas de pedra, que funcionam como base. Em alguns casos, pigmentos coloridos são usados ​​adicionalmente para dar à estrutura a cor desejada.

  • Acrílico. Neste caso, a pia é criada na forma de um produto fundido de vários componentes: resinas acrílicas, substâncias polimerizantes, inclusões minerais. Pias de pedra acrílica são as mais acessíveis, mas em propriedades de desempenho são muito inferiores às naturais e outras artificiais. Você não pode colocar pratos quentes em tal pia, e a superfície fica facilmente coberta de arranhões.
  • Granito artificial. A versão mais durável de pias de pedra artificial. Os cavacos de granito retêm a sua resistência mesmo na forma triturada, o material compósito adquire plasticidade adicional, permite a criação de produtos na forma pretendida, independentemente das suas características e complexidade. Quanto maior o teor de pedra natural na composição do produto, mais forte ele será. Para melhorar o desempenho, o quartzo pode ser misturado à composição.
  • Mármore artificial. Fabricado com base em aparas de mármore por fundição. Este material também tem certas desvantagens. Freqüentemente, fabricantes sem escrúpulos criam tais pias com base em resinas de poliéster, tornando-as mais baratas e menos resistentes a fatores externos. Pias de mármore fundido não toleram temperaturas extremas e abrasão mecânica. Com o tempo, o material desbota, a camada protetora é apagada, a superfície torna-se porosa.
  • Grés porcelânico. Esta pedra de imitação é composta principalmente de argila e areia de quartzo. Sua semelhança com a rocha é apenas superficial. O material é bastante durável e prático, não tem medo de efeitos químicos e térmicos, resiste a efeitos ácidos e alcalinos. Mas o grés porcelânico não é muito resistente a cargas de choque, a pia pode rachar, rachar.

Cor e tipo de superfície

Pias de pedra artificial podem ser feitas em quase todas as cores e tonalidades. Os mais populares são opções de cinza e grafite, branco e preto. Pias bege são embutidas nas bancadas em marrom e creme. Além disso, para cozinhas de design, os fabricantes oferecem rosa brilhante, azul, verde, vermelho, opções de cores de chocolate.

Para produção individual, o fabricante pode usar pigmentos a pedido do cliente.

Em uma versão monocromática, pias artificiais que imitam pedra são raras. Na maioria das vezes, sua superfície é coberta por um ornamento que recria a textura do mineral. Esse padrão parece mais interessante, esconde pequenas lascas e defeitos; traços de sujeira não são tão perceptíveis em tal superfície. As opções de design populares incluem manchas pretas em um fundo branco ou claras em escuro, cinza ou antracite.

A textura da superfície da pedra artificial usada na fabricação de pias é mais diversa do que a de suas contrapartes naturais. Pode ser um acabamento brilhante ou fosco sedoso, imitação de um mineral em acabamento antigo ou shagreen, quando a pia parece ter sido esculpida em um bloco sólido de pedra. Quanto mais estruturada for a superfície, mais confiável será a imitação. A gama de cores das pias de pedra natural não é menos variada. Tudo depende da escolha da raça do material.

  • Granito pode ser rosa, cinza, vermelho, preto, bege. Existem ainda variedades raras de azuis, amarelos e verdes. Dependendo do depósito, o tamanho do grão e a intensidade da cor mudam.
  • Mármore mais apreciado em branco. Uma pedra preta com veios brancos como a neve, um mineral vermelho e rosa parece muito bonita. O mármore bege, amarelo, cinza e verde parece nobre.
  • Ônix tem uma gama de cores não tão rica. Na maioria das vezes, a cor de fundo é branco ou bege, esverdeado, rosa, vermelho-alaranjado. Devido à sua estrutura estratificada em camadas, seu tom nunca é uniforme.
  • Travertino tem uma cor branca característica com uma tonalidade marfim amarelada. Além das cores branco e bege das pias, você encontra opções de amarelo, cinza e vermelho.
  • Basalto sempre tem apenas as cores preto ou cinza grafite.

A textura da superfície da pedra natural oferece apenas 2 métodos de processamento: polir até obter uma lisura espelhada e criar uma estrutura rugosa, como a do tufo natural. Essas opções estão disponíveis para granito, mármore, travertino.

Avaliação de fabricantes

A classificação dos fabricantes de pia de pedra inclui marcas europeias e russas.Os produtos feitos de pedra natural são apresentados no mercado russo principalmente na produção nacional. Entre os líderes estão empresas como Plumbing G, Sheerdecor, Paradise, OrganStroy.

A maioria das marcas tem uma seleção de modelos prontos do catálogo, e a possibilidade de criar produtos sob medida é fornecida.

Um dos líderes entre as empresas estrangeiras é um fabricante japonês Omoikiri, auto-mineração de pedra usando uma tecnologia especial. A classificação dos fabricantes de pias de compósito ou acrílico inclui várias marcas.

  • Blanco... Uma empresa da Alemanha que usa material Silgranit, que consiste em 80% de lascas de granito. Nos catálogos da empresa existem pias com diversos designs que não temem as influências mecânicas, térmicas, raios solares.
  • Franke. Outra marca alemã que produz pias com o material patenteado Fragranite. O catálogo contém produtos em 9 cores, muitas opções de formas. Contém 20% de acrílico e 80% de granito.
  • Longran... Empresa que abastece o mercado russo há mais de 20 anos. A produção é realizada na Itália, Índia, Turquia. O material composto da Lonstone é usado como base do produto.
  • Teka. Uma marca alemã que fabrica produtos com o material Tegranit Plus, que contém 70% de enchimento natural - aparas de pedra. O resto do volume é preenchido com ligante acrílico e pigmentos coloridos. O catálogo contém 8 cores à escolha, existem produtos de diferentes formas e tamanhos.
  • Granfest. Empresa russa que produz produtos de nível competitivo há mais de 15 anos. A marca possui bureau de design próprio e modernas linhas de produção.
  • "Polygran-M". Empresa da Federação Russa que produz pias de pedra sob as marcas Tolero e Polygran. O preço dos produtos compara-se favoravelmente com as propostas dos concorrentes europeus.

Essas empresas não esgotam a lista de fabricantes de pias de pedra artificial. Ao escolher uma marca, é importante estar atento ao fato como ele usa matérias-primas de alta qualidade... Existem algumas falsificações no mercado que não atendem aos requisitos de segurança.

Como escolher?

A escolha de uma pia de cozinha de pedra depende muito do design interior da sala. Existem muitas opções de design atraentes e interessantes para pias, suas formas e cores. Mas também existem critérios que determinam em grande parte a vida útil e outras características do material. É fundamental prestar atenção aos parâmetros individuais.

  • Tipo de material. A pedra natural é muito pesada para caber em conjuntos de tábuas baratos baseados em madeira. As opções artificiais geralmente não parecem piores, mas visivelmente mais leves do que suas contrapartes. Os compósitos de quartzo e granito são mais fortes e duráveis ​​do que os compósitos de mármore e acrílico.
  • Tamanho e forma. Pias de cozinha grandes e espaçosas são altamente valorizadas. Mas você precisa levar em consideração os parâmetros da bancada. Em um fone de ouvido padrão em um apartamento, é melhor colocar uma pia com não mais de 60 cm, quadrada ou angular. Em uma cozinha com ilha, você pode usar uma pia de qualquer tamanho. Modelos ovais e redondos são construídos principalmente em cozinhas de design.
  • Construção de pia... Para uma família grande ou uma dona de casa que gosta de cozinhar, uma pia dupla ou um modelo com uma asa de secagem são úteis. Em um apartamento de solteiro, uma pia quadrada ou redonda compacta sem laterais altas é adequada.
  • Cor e design. Pias clássicas de pedra branca parecem chatas. É muito melhor decorar o interior com uma pia preta, cinza, bege ou escolher opções mais originais. Vale a pena focar no estilo geral do design da sala, nas preferências pessoais dos proprietários.
  • Despesas. Os preços das pias feitas de pedra natural começam nos 20 mil rublos para um produto e podem chegar a 200-500 mil rublos em uma versão de designer. As contrapartes artificiais são muito mais baratas. Os produtos russos custam de 3 a 8 mil rublos, os estrangeiros - até US $ 1.500.

Operação e cuidados

Para prolongar a vida útil das pias de pedra natural, elas devem ser periodicamente cobertas com impregnações especiais de proteção. Esses materiais aumentam a resistência à umidade, evitam a absorção de odores e impurezas por minerais porosos. No caso do mármore e travertino a presença de impregnação reduzirá os riscos de descoloração da superfície.

A cobertura é renovada regularmente, pelo menos uma vez por ano. Granito e basalto são processados ​​a cada 5 anos.

A limpeza da superfície de pias de pedra natural é recomendada usando detergentes suaves e agentes de limpeza... O uso de esponjas e escovas de metal deve ser excluído. A melhor opção é usar um pano macio e um limpador neutro com efeito desengordurante.

O cuidado com produtos feitos de pedra artificial também tem características próprias. Necessário:

  • observar as regras de instalação, vedar cuidadosamente todas as juntas;
  • após cada uso, limpe as paredes e o fundo da tigela, se possível remova a umidade;
  • limpe semanalmente com detergentes especiais;
  • ao colocar pratos quentes, você precisa usar bases para copos;
  • proteja modelos econômicos de pias do contato direto com água fervente.

O respeito pelos lava-louças de pedra permite prolongar a vida útil destes produtos, mesmo que sejam utilizados nas duras condições de uma cozinha moderna. Vale a pena seguir todas as recomendações e cuidar para que a superfície da tigela fique limpa após o uso.

Como escolher uma pia de pedra para sua cozinha, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa