Layout da cozinha

Zoneamento de cozinha: métodos, regras e ideias interessantes

Zoneamento de cozinha: métodos, regras e ideias interessantes
Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Opções de divisão de zona
  3. Métodos
  4. Belos exemplos

Os felizes proprietários de uma cozinha espaçosa compreendem que tal divisão não deve estar vazia, mas sim devidamente equipada. Técnicas arquitetônicas e decorativas ajudam a zonear a cozinha, que, com a devida abordagem, pode combinar tanto a sala de estar quanto a de jantar, e a própria área de preparação de alimentos.

Regras fundamentais

O zoneamento de uma cozinha é a divisão correta do espaço, tanto do ponto de vista da funcionalidade quanto do ponto de vista decorativo. Existem princípios que regem o zoneamento, que não permitem que a decoração, os móveis e os acessórios da sala entrem em conflito.

Existem 6 regras de zoneamento principais.

  • Estilo uniforme. É muito difícil fazer amizade entre o estilo escandinavo e o moderno, ou o estilo oriental e o rústico no mesmo território. É quase impossível. Se você não é designer, tente escolher um único estilo de ambiente, onde várias áreas funcionais coexistam.

É aconselhável incorporar eletrodomésticos e decorá-los para que não violem a expressividade estilística.

  • A iluminação em cada zona deve ser diferente. Na zona do móvel - spot, na zona da sala de estar e sala de jantar - geral e local. As áreas de trabalho geralmente são bem iluminadas e a área divisória é macia.
  • Normalmente existem 3 cores básicas no interior, seus tons de destaque são aceitáveis. Isso é válido para cozinhas grandes e pequenas. Os acentos de cor podem se sobrepor em áreas diferentes. A área menor da sala torna-se um pouco mais escura do que a maior.
  • Se a sala em si for pequena, use cores claras. Se você escolher móveis maciços e volumosos como divisória, eles podem “comer” o espaço.
  • As duas zonas da mesma sala às vezes são divididas por cortinas de filamento. Tente fazer com que a decoração da janela e essa cortina divisória tenham algo em comum: cor, material, textura ou outra coisa.
  • Se o cômodo for inicialmente longo e estreito, você não precisa colocar todos os móveis contra as paredes - para uma cozinha longa, essa é uma técnica desastrosa.... Torna-se ainda mais alongado. É melhor colocar móveis para quebrar visualmente um retângulo estreito em quadrados.

Para uma pequena cozinha, dividir em zonas não é uma tarefa fácil, mas mesmo em tal situação, existem muitos exemplos de design otimistas.

Opções de divisão de zona

As opções de zoneamento podem ser visuais e funcionais. Visual significa o uso para cada zona de suas próprias texturas e cores, materiais de acabamento de superfície. As opções funcionais envolvem o uso de elementos de construção leves, estruturas arqueadas, móveis. O zoneamento visual pode enfatizar o funcional, tornar a divisão mais expressiva.

Mas pode haver o efeito oposto: a divisão visual suaviza uma funcional muito nítida.

Vamos descobrir quais zonas podem estar na cozinha.

  • Área de cozinha. A área da cozinha é uma suíte que contém tudo o que você precisa para guardar alimentos, utensílios e também para cozinhar. O que deveria ser - a decisão do próprio proprietário. Alguém gosta de designs compactos, onde coisas que não são realmente usadas em casa não se acumulam por anos. Neste caso, a área da cozinha será pequena. Mas deve ter um capuz poderoso.
  • Sala de jantar e / ou chá. Pode ser o mesmo grupo de jantar. Mas às vezes um fragmento da sala é alocado para a área de chá, por exemplo, o peitoril da janela é alongado, duas cadeiras são fixadas nele - e agora você pode tomar o chá da manhã em uma mesinha perto da janela. Mas, mais frequentemente, a área de jantar consiste em um grupo de jantar (e nem sempre é uma mesa grande).
  • Zona de descanso. Se a mesa estiver perto de um sofá confortável e aconchegante, pode haver uma área de estar ao mesmo tempo. Mas muitas vezes o sofá fica separado, do lado oposto está a TV. Se necessário, o sofá se transforma em um lugar para dormir.

Normalmente, a cozinha é uma divisão de duas zonas onde a área de jantar é combinada com a área de estar e a área de trabalho ocupa menos espaço. Mas as opções podem ser diferentes. Alguns proprietários não têm uma mesa de jantar tradicional na cozinha, mas existe um amplo balcão de bar, que também serve de delimitador. Há almoço e jantar no balcão. E logo atrás dela há um sofá (área de estar) e ao lado uma mesa baixa, que é adequada para chás em família à noite ou para encontros de amigos.

Via de regra, é assim que os apartamentos de um quarto com uma grande cozinha são equipados. O único cômodo é designado como dormitório, e a sala é transferida para o espaço da cozinha.

Métodos

Existem várias maneiras de zonear duas áreas diferentes. Na maioria dos casos, a tarefa é a seguinte - a cozinha é dividida em duas zonas funcionais, e esta deve ser uma divisão clara e harmoniosa.

Existem muitos métodos de divisão.

  • Partições. Não há lugar mais óbvio - a partição, como uma pequena parede, divide estritamente a sala em duas partes. Em alguns casos, pode servir adicionalmente como suporte para o teto, pode ser um local para uma mini-galeria doméstica.
  • Balcão de bar. Na maioria dos casos, é conveniente apenas quando substitui uma mesa de jantar completa. Freqüentemente, os proprietários escolhem designs transformáveis. Por exemplo, para cada dia uma pequena família precisa de um balcão de bar, e quando os convidados chegam, ele se transforma em uma mesa para um jantar festivo. Uma ilha stand é uma ótima opção.
  • Cortinas Se você escolher esta opção, procure modelos laváveis. Ao mesmo tempo, isso acontece na cozinha, o que significa que os odores e a poluição não podem ser removidos. A cortina é geralmente leve e fluida até o chão. A opção de linha é a mais preferível.Há também lindas cortinas feitas de miçangas, miçangas, conchas, elementos decorativos de madeira (são mais práticas).
  • Módulos deslizantes. As cozinhas com portas de correr que funcionam como divisórias são um exemplo comum de divisão combinada. Os módulos podem ser diferentes: na forma de telas japonesas, divisórias de vidro (fosco ou transparente), madeira, tecidos, plástico.
  • Pisos. Muitas vezes você pode ver que a área da cozinha é destacada pelos ladrilhos e a sala pelo laminado. Esta é a divisão visual e funcional. É simples, mas autossuficiente. Para um efeito mais interessante, você pode dividir o território não de acordo com a geometria tradicional: alterando o ângulo da linha divisória.
  • Mobiliário. E existem alguns métodos próprios aqui. Por exemplo, se você zonear o território de forma angular, os móveis serão colocados ao longo de duas paredes e o fone de ouvido poderá ser colocado em duas paredes ao mesmo tempo. Em uma cozinha de ilha, uma ilha pode ser formada por um sofá de canto, uma mesa de centro e algumas poltronas.
  • Papel de parede. Outra solução popular é o zoneamento de papel de parede. É simples: tem um papel de parede na cozinha e outro na sala de estar ou sala de jantar. E nem precisa ser papel de parede de parceiro. Por exemplo, na cozinha, papel de parede imitando alvenaria e na sala de estar - azul celeste neutro. As qualidades do papel de parede são diferentes, a área da cozinha deve ter paredes que possam ser lavadas.

É justo dizer que nem sempre a cozinha terá que deixar a sala de jantar ou sala de estar em seu território... Às vezes, o espaço da cozinha é ocupado por um escritório, e isso também requer zoneamento. A segunda zona abrigará uma mesa de trabalho, que terá todos os equipamentos necessários e iluminação de alta qualidade. Outro nome é oficina de cozinha.

Uma cozinha combinada com um quarto é uma opção muito rara, mas comum. Uma cama grande e completa na cozinha geralmente não é colocada, mas um sofá transformador confortável pode estar lá. A propósito, esta não é a maneira de viver de famílias solteiras que adquiriram um apartamento de um cômodo com uma cozinha muito grande. Na cozinha, eles separam a área de estar (setor de recreação), e no hall proposto colocam um berçário.

Belos exemplos

Vamos considerar com exemplos específicos como você pode zonear uma cozinha, e o que resulta disso - 12 casos de zoneamento de cozinha bem-sucedido.

  • Uma salinha onde havia espaço tanto para a área de trabalho quanto para a área de lazer. Talvez, em condições tão modestas, este seja um arranjo ideal. Claro, no caso de não sobrar espaço para uma sala de estar completa no apartamento. O ambiente é contrastante, mas as cores são distribuídas de forma tão competente que o espaço visual não é "consumido".

A divisória, neste caso, é o balcão do bar.

  • Uma opção muito bonita: um espaço combinado foi feito a partir de uma longa cozinha. Duas paredes falsas retorcidas separam uma área da outra, assim como a diferença no piso e na decoração das paredes. O espaço acabou sendo aconchegante, aconchegante e unificador - todos os membros da família estão juntos, mesmo que todos estejam ocupados com seus próprios negócios.
  • O balcão do bar substitui a mesa de jantar, fica localizado na área da cozinha e não ocupa muito espaço. A divisória é o revestimento do piso, mas a decoração da parede é repetida. Devido ao fone de ouvido bem projetado, a cozinha não parece sobrecarregada.
  • A construção em gesso cartonado, o desenho diferenciado do teto e do chão dividem perfeitamente a grande cozinha em dois ambientes. Veja como o estofamento e as cortinas do sofá são combinados. Essas chamadas de design são muito próximas do espaço, tornam-no elegante e contido.
  • A área da cozinha é quase maior do que a área da sala, mas neste caso parece impressionante e convincente. Uma ilha poderosa serve como divisória, mas a mesa ao lado do sofá pode muito bem ser transformada em uma mesa de jantar completa.
  • A elegante estrutura de madeira é quase o destaque principal do espaço, ao mesmo tempo que divide clara e estritamente o território em cozinha e sala de estar.
  • As portas de correr de vidro não obscurecem a área comum, mas ao mesmo tempo a dividem claramente.A área de jantar é idealmente separada da cozinha.
  • Uma variante de um estúdio, onde uma cozinha, uma sala e um quarto coexistem no mesmo território. Para uma jovem família sem filhos ou para solteiros - uma opção que vale a pena.
  • Encontrei um projeto em que o território fez amizade com a cozinha, sala e escritório. Essa transformação geralmente acontece com cozinhas que possuem loggias. O balcão do bar passou a ser o separador da área de trabalho e da área de lazer.
  • Uma opção muito interessante e descomplicada para organizar uma cozinha. O fone de ouvido é feito de forma que uma de suas partes se torne um separador. Mas também há uma transição dos planos das paredes, que também pode ser considerada uma fronteira. Note que o móvel da cozinha e o móvel da parede da sala são do mesmo material.
  • A cortina tornou-se um separador, discreto e descomplicado no aparelho. É interessante que ela divide a cozinha e o quarto em vez da cozinha e da sala de estar.
  • Outra ideia bacana para quem não tem medo de decisões ousadas. A parede continua com um balcão de bar, e tudo parece muito orgânico junto.

Boa busca pela opção ideal!

No vídeo, veja algumas ideias originais para zoneamento de cozinha.

sem comentários

Moda

a beleza

casa