Cozinhas na casa do navio
"Navio" - um nome tão incomum entre as pessoas recebeu os prédios de apartamentos da série 600, construída na era Brezhnev. A abundância de janelas no exterior realmente dava aos edifícios alguma semelhança com um transatlântico, no entanto, no interior das instalações revelaram-se longe de ser tão espaçosos e confortáveis. No entanto, uma variedade de tecnologias e soluções estilísticas tornam possível transformar até mesmo as menores cozinhas de um navio em um espaço confortável e funcional.
Características da cozinha no navio
Ao planejar uma reforma de cozinha em um navio temos que enfrentar uma série de problemas.
- Dimensões pequenas - o espaço da cozinha em tal casa não excede 6 sq. m, e apenas raros sortudos podem se orgulhar de um espaço de 9 metros.
- O gasoduto corre quase no centro da parede, o que prejudica significativamente o aspecto geral da divisão e reduz o número de opções de um layout adequado para a colocação dos móveis.
- Quase não há declives na abertura da janela, o peitoril da janela é muito estreito e pequeno.
- A divisória entre a cozinha e o banheiro é muito frágil, portanto, é bastante perigoso pendurar estruturas maciças nela.
- Os canos de água estão literalmente encravados nas paredes, com uma torneira diretamente embutida neles.
- O sistema de ventilação é muito mal planejado.
Se você se tornar o proprietário de apenas um desses quartos, terá que realizar um trabalho sério para alterá-lo. - caso contrário, não funcionará para conseguir pelo menos algum espaço funcional e confortável.
Opções de layout
A primeira coisa que pode ser recomendada aos proprietários do apartamento no navio é tente expandir o espaço utilizável de alguma forma... Para tal, pode desmontar a parede entre a cozinha e a sala e equipar um estúdio na divisão conjunta. No entanto, o lintel entre essas salas muitas vezes acaba sendo um portador - neste caso, a opção de remodelação está totalmente excluída.
Se as condições técnicas permitirem, como alternativa à demolição da parede desmontagem parcial pode ser considerada... Neste caso, forma-se um amplo arco entre a cozinha e a sala, e a abertura existente é revestida com gesso cartonado - você pode equipar um nicho para uma geladeira nela, e se pendurar mais algumas prateleiras em cima, esta solução vai ser ideal para salas pequenas.
Parte dos metros quadrados livres pode ser "retirada" da casa de banho adjacente ao outro lado.
Para fazer isso, você terá que mover a partição - mas, neste caso, também, você não pode fazer sem a ajuda de profissionais. Esteja ciente de que qualquer remodelação requer aprovação obrigatória de autoridades superiores... Qualquer atividade amadora pode levar a uma situação perigosa para você e seus vizinhos.
Seleção de móveis
Depois de decidir sobre o tamanho e a forma de sua cozinha, você pode começar a decorar o ambiente.
Se o redesenvolvimento não for possível e a cozinha permanecer com a mesma metragem, os fones de ouvido padrão terão que ser abandonados - é melhor escolher sistemas modulares ou solicitar armários de acordo com suas medidas.
Obviamente, muitos itens não cabem em tal cozinha, por isso é melhor reduzir seu número total, mas ao mesmo tempo aumentar a funcionalidade. Portanto, os designers recomendam o seguinte.
- Substituir móveis com fachadas articuladas por sistemas pull-out e roll-out, bem como gavetas.
- Aproveite ao máximo os móveis embutidos.
- Aloque uma seção na cozinha para um armário de coluna, onde você pode colocar ergonomicamente um forno de micro-ondas, uma multicooker, um forno e outros equipamentos a granel.
Não há tantas opções para uma disposição conveniente dos móveis. Se você tem uma família pequena e um pequeno conjunto de armários de cozinha e aparadores estreitos são suficientes, eles podem ser alinhados.
Se pretende utilizar um grande número de módulos, é preferível dar preferência a uma disposição angular em L, então a zona central será descarregada ao máximo, o que proporcionará livre acesso à sala de jantar pelo lado oposto.
A configuração em U é permitida, mas apenas se a cozinha for totalmente dedicada à área de trabalho e a sala de jantar for transferida para outras áreas do apartamento, por exemplo, para a sala de estar.
Projeto
A regra de ouro do design - se a sala estiver com muita falta de espaço, você precisa fazer todos os esforços para expandir visualmente o espaço. Normalmente, algumas idéias interessantes são usadas para isso.
- É desejável terminar as paredes da cozinha em tons claros - branco ou nude.
- É desejável que a cor do conjunto de móveis se confunda totalmente com a tonalidade das paredes.
- É melhor dar preferência a superfícies brilhantes e espelhadas - podem ser fachadas e tetos. A colocação de espelhos tem um bom efeito visual (podem ser usados para decorar um avental e decorar paredes).
- A cozinha deve ser bem iluminada, embora seja aconselhável providenciar o destaque de cada área funcional - tanto de trabalho quanto de jantar. Use holofotes e faixas de LED, bem como arandelas de parede.
- Ao escolher itens de decoração, mantenha os pequenos detalhes ao mínimo.
A esmagadora maioria dos estilos populares, nos quais as cozinhas são projetadas com mais frequência, atendem aos requisitos listados.
Além disso, a lista é bastante extensa, por isso cada proprietário pode encontrar um projeto ao seu gosto.
- escandinavo - é caracterizado por paredes brancas e os mesmos tetos brancos como a neve, móveis de madeira caiada e pisos em cores contrastantes em cores quentes. Assim, a cozinha do navio fica mais leve e espaçosa e parece estar cheia de ar.É aconselhável complementar o conceito de design com vários elementos decorativos brilhantes feitos à mão - isso irá revitalizar o interior e tornar o ambiente acolhedor e verdadeiramente familiar.
- Alta tecnologia - este estilo se distingue por uma abundância de elementos de vidro e cromo, que impressionam em pequenas cozinhas. Se adicionarmos eletrodomésticos multifuncionais e geometria lacônica de fachadas de móveis a esse conjunto, podemos seguramente chamar esse estilo de ideal para os espaços mais confinados. Aliás, o hi-tech permite o uso de comunicações de engenharia abertas, típicas de cozinhas de navios - este será mais um argumento a favor desta solução estilística no interior.
- Minimalismo - neste caso, serão necessários móveis estritamente retos, com fachadas lisas e um mínimo de elementos decorativos, de preferência sem puxadores. Ao decorar quartos no estilo minimalista, a decoração principal da cozinha não serão acessórios elegantes, mas combinações de cores bem escolhidas - experimente contrastes e contrastes de tons, e certamente será capaz de alcançar uma harmonia incrível em seu pequeno cozinha.
O que é uma nave-casa, veja abaixo.