Cozinha combinada com loggia: regras para combinação e design
A arquitetura do edifício determina em grande parte a disposição vantajosa de um cômodo particular da residência. Quando se trata de combinar uma cozinha e uma loggia, o leigo tem uma série de perguntas, uma das quais são as regras do acordo. No material deste artigo, consideraremos essa questão, observaremos os prós e os contras da combinação e também nos deteremos nas nuances do design.
Vantagens e desvantagens
Freqüentemente, as cozinhas de prédios de apartamentos em nosso país, sejam de painel ou tijolo, são limitadas em metragem e são projetadas de forma que tenham de 5 a 10 metros quadrados. m. Isso é muito pouco para uma acomodação confortável das famílias. No entanto, quando a sala é adjacente à loggia, torna-se possível expandir a área útil. Essa solução tem suas vantagens, por exemplo:
- a cozinha torna-se imediatamente mais espaçosa, o que significa que é mais confortável;
- o nível de luz natural será visivelmente mais alto;
- existe a possibilidade de um zoneamento mais racional do espaço;
- há mais oportunidades para a incorporação de ideias de design interessantes para decoração de interiores;
- um aumento devido à loggia permite que você instale um balcão de bar moderno;
- a expansão do espaço torna o quarto único e apelo estético;
- torna-se possível mover parte dos móveis da cozinha para fora da sala principal;
- aqui é até possível equipar um pequeno recanto para relaxamento.
No entanto, muitas vezes todos os pensamentos são interrompidos sobre as três desvantagens significativas de tal combinação. Primeiro, você terá que quebrar as paredes, o que complicará o reparo.Além disso, você precisa gastar mais dinheiro com reparos, pois além de demolir as paredes, você terá que pagar pelo aquecimento e pela fiação da iluminação.
Se necessário, você precisará pensar sobre a conduta do esgoto e do abastecimento de água. A terceira e mais significativa desvantagem é o procedimento de legalização da combinação de duas salas.
Documentos exigidos
Antes de recolher os documentos, é necessário ter em consideração o seguinte: se não há propósito de demolir a parede com o peitoril, e foi decidido retirar apenas o bloco da janela, não têm qualquer autorização para tal, as reparações são feito legalmente. Você pode retirar uma janela, uma porta, consertar totalmente, e só então pegar a planta do apartamento no BTI, fazendo as alterações nela feitas. Quando se pretende ampliar a cozinha retirando o peitoril da parede, esta obra denomina-se requalificação. Isso é possível com a aprovação de uma série de licenças.
Teremos que levar em conta o fato de que hoje a demolição do bloco do peitoril da janela só é permitida quando portas de vidro corrediças são instaladas em seu lugar. Ninguém permitirá que você retire as baterias para a loggia, no entanto, a bateria que estava sob o peitoril da janela precisará ser movida para outro local.
Antes de começar a trabalhar, você deve ir ao escritório habitacional ou à administradora que atende a casa.
Primeiro, vão ao BTI e levam o certificado de matrícula do apartamento. Então você precisa entrar em contato com uma organização especial que tenha permissão para elaborar projetos de redesenvolvimento. Se não houver tal organização, você pode entrar em contato com a empresa que estava desenvolvendo o projeto de sua casa. Depois de receber o projeto em suas mãos, prepare documentos que comprovem a propriedade (por exemplo, compra e venda, escritura de doação), bem como um pedido de reforma.
Agora você pode entrar em contato com a inspetoria de habitação para obter um novo passaporte técnico. Ao obter uma resolução, você pode começar a consertar. Ao finalizar, você terá que convidar um representante da fiscalização de habitação. Ele lhe dará um ato de conclusão da remodelação. Com este documento, você precisa ir ao BTI, onde receberá um novo certificado de registro.
Deve-se notar que apenas a parte do peitoril da janela da parede está sujeita a demolição... As paredes laterais e peitoris, bem como a viga da janela, não podem ser removidos, pois a capacidade de carga pode ser prejudicada. Além disso, pode exigir medidas de harmonização e fortalecimento. O trabalho necessário deve ser indicado no projeto de requalificação com especial cuidado. Quando você deseja remover as paredes com uma viga, isso é negociado com a organização do projeto no momento da entrega dos documentos. Se você conseguir permissão, terá que tomar medidas para restaurar a capacidade de carga.
Como preparar as instalações?
Se for obtido um acordo sobre a combinação de uma cozinha e uma loggia, é necessário realizar os trabalhos preparatórios. Neste caso, vale a pena levar em conta que é necessário não apenas isolar a loggia, mas também aplicá-la corretamente para evitar a condensação. É importante usar materiais eficazes, incluindo barreiras de vapor. Em primeiro lugar, você terá que desmontar o vidro antigo e remover os materiais de acabamento localizados na loggia.
As aberturas das janelas na loggia são desmontadas apenas se o vidro de painéis de metal-plástico não tiver sido feito anteriormente. Se possível, o território próximo à loggia é cercado, então as molduras com vidro são removidas. Em seguida, a caixa é retirada - se for de madeira, é cortada em 2 lugares e arrancada com uma alavanca. Se você planeja fazer uma fusão parcial, remova o peitoril, pois ele será substituído por um tampo de mesa.
Em seguida, os detritos são removidos. Uma cerca de metal ou uma partição padrão deve permanecer na loggia. O quadro é necessário por razões de segurança, ele evitará que os construtores caiam durante os trabalhos de reparo.Após a limpeza de tudo, eles começam a nivelar o piso, pois uma laje monolítica quase sempre apresenta irregularidades, principalmente nas bordas.
Após a concretagem do piso com cimento M300, as paredes são erguidas na altura exigida. Para isso, utiliza-se o concreto aerado: além de fácil de trabalhar, tem baixo peso e boas características térmicas. Simultaneamente à construção das paredes, é executado o revestimento externo da loggia. Isso é feito por meio de blocos de madeira e tapume. Em seguida, procedem ao isolamento e envidraçamento.
Isolamento e envidraçamento
Nesta fase da reparação, a instalação dos blocos de janelas é efectuada em janelas de vidro duplo do tipo bicameral. É melhor não usar uma câmara única, uma vez que não proporcionam o nível de isolamento térmico necessário. É aconselhável selecionar um perfil com cinco câmaras - isso reduz a perda de calor. Quando o bloco da janela é removido e parte da parede sob o peitoril da janela é desmontada, as paredes e a viga são imediatamente reforçadas.
Em seguida, eles colocam a fiação elétrica e também instalam caixas de junção para soquetes, interruptores e fios para a montagem de dispositivos de iluminação. Para garantir maior segurança, uma mangueira corrugada não inflamável é utilizada para a saída dos fios.
Depois disso, eles começam a aquecer o chão, o teto e as paredes. É melhor fazer isso entre as ripas de madeira do revestimento.
Para isolar todas as superfícies frias, geralmente usa-se espuma de poliestireno extrudido ou lã mineral em blocos. O primeiro material é considerado o melhor porque é mais fino e não reage à condensação. O ideal é que um material com espessura de 7 a 10 cm seja adequado para o isolamento.De acordo com as regras, o isolamento é feito em 2 camadas com a sobreposição obrigatória das costuras da junta. Para a fixação, utilize guarda-chuvas de espuma ou plástico.
Para manter o ambiente aquecido por mais tempo, uma camada de material isolante tipo folha é colocada. Por exemplo, pode ser penofol. Após o assentamento, passam a revestir as superfícies com materiais de acabamento. Mais frequentemente, eles pegam madeira compensada para isso, que é então moldada, pintada ou colada com papel de parede. Após a colocação do penofol, a junção da cozinha e da loggia é considerada completa. Alguém, ao realizar reparos, aquece pisos em uma sala combinada. Isso é conveniente do ponto de vista da saúde da família e também aumenta o conforto de estar na cozinha renovada.
Opções de design
Um arranjo adicional dependerá de vários fatores. Por exemplo, este é o estilo do interior, o tipo e a forma dos móveis, o layout e a localização, o zoneamento, a escolha do design do teto, a criação de um ambiente aconchegante e confortável. Se você mesmo acha difícil entender como criar algo elegante e extraordinário em uma sala combinada, pode recorrer aos profissionais de design de interiores. Especialistas com gosto e estilo, ao olharem para uma determinada sala, já têm várias ideias pelas quais ela pode se tornar um projeto de destaque.
Quando os proprietários sabem exatamente o que desejam, isso simplifica a criação da composição interior desejada. E aqui você pode implementar as soluções mais inusitadas, até uma mini-estufa. Por exemplo, o local onde ficava a loggia pode ser usado para uma área de lazer, um bar, um canto de trabalho improvisado e a colocação de um grupo de jantar.
Se desejar, aqui você pode colocar uma poltrona e um abajur, um pequeno sofá ou até mesmo um sofá, onde você pode tirar uma soneca enquanto relaxa.
Na verdade, o espaço reformado se transforma em uma sala aconchegante com arquitetura incomum, que é mais fácil de zonear, introduzindo uma organização discreta nela. A demolição de uma parte da parede permite dar à cozinha-sala uma percepção diferente, enquanto as possibilidades de design só podem ser limitadas pela imaginação. Hoje, essa combinação é escolhida não apenas para pequenas cozinhas, mas também para quartos espaçosos, devido aos quais podem incorporar o estilo de loft, grunge, moderno, oi-tech, art déco e outras tendências de design de interiores.
A criação de portas panorâmicas de vidro parece muito elegante e impressionante no interior. Com a sua ajuda, consegue-se o efeito de um aumento visual do espaço e apaga-se o enquadramento típico da arquitectura, que muitas vezes não é o melhor na construção de casas monolíticas. As opções de design nessas salas podem ser muito diferentes.
Por exemplo, você pode organizar a cozinha-sala de estar como um moderno bar de canto... Ao mesmo tempo, recomenda-se retirar vários bancos de bar da parte da antiga loggia. O canto da barra pode ser disposto com ladrilhos foscos, e o piso ao longo do contorno - com ladrilhos com um padrão que combina com o conceito geral de estilística. Você pode designar o local do bar com sua própria iluminação, enquanto o canto é complementado por uma TV ou uma pequena imagem.
Se você quiser algo diferente, uma boa solução seria organizar a parte do peitoril da parede sob uma mesa de jantar completa, escolhendo o comprimento do tampo da mesa para que três ou quatro usuários possam caber atrás dela. Acima da mesa, você pode pendurar um suporte para copos e, no lugar da antiga loggia, muitos colocam um conjunto compacto de cozinha. Para vencer as saliências, recomenda-se recortá-las com um material contrastante, pois ficarão lindas no interior da cozinha renovada.
De acordo com as regras de design, ao escolher um determinado design, é necessário levar em consideração as regras de combinação de cores. Uma atmosfera emocional diferente não deve ser permitida nas duas zonas da cozinha combinada. As cores são iguais para toda a divisão, portanto, uma delas é a dominante, a outra é o seu contraste, mais duas tonalidades introduzem versatilidade e combinam o dominante com o contraste. O fundo em diferentes áreas funcionais deve ser o mesmo, caso contrário, será criado um desequilíbrio visual.
Para que a cozinha, combinada com a loggia, fique bonita, é necessário dispor corretamente os elementos do móvel. Ao mesmo tempo, você não deve sobrecarregar o espaço, pois isso leva a uma sensação de desordem. Você precisa organizar os móveis de forma que a regra do triângulo de trabalho seja mantida no ambiente. Nesse caso, a distância entre o fogão, a geladeira e a pia deve ser aproximadamente a mesma.
A cozinha ficará muito interessante se você escolher o estilo loft como base para seu estilo. Apesar da ausência de janelas panorâmicas, pode-se decorar uma das paredes ou mesmo parte da parede com papel de parede para alvenaria.
Além disso, lâmpadas de tipo criativo e de comunicação, em exibição, serão úteis aqui. Você pode combinar diferentes texturas, incluindo concreto, tijolo, metal e gesso.
Com uma sala de pequena dimensão, pode tomar o estilo minimalista com a sua ânsia de rigor e laconicismo como base para o design. Até mesmo um esquema de cores neutras criará uma atmosfera única. Você pode dar vida a tal projeto com a ajuda de uma vegetação viva. Os quartos decorados em estilo escandinavo não parecem menos bonitos.
Quando há espaço suficiente, você pode recriar uma clássica cozinha-sala de estar dentro de casa. Para isso, deve-se escolher um belo lustre com velas suspensas, as cadeiras devem ser escolhidas no projeto da solenidade do palácio. Os móveis devem ser decorados com entalhes e douramento. O teto deve ser decorado com molduras e elementos em estuque.
Se você quer ecletismo, pode tentar combinar diferentes elementos de móveis no interior usando a regra dos tons correspondentes. As direções orientais podem ser decoradas com portas de correr elegantes em forma de painéis. A propósito, a forma da saliência também é bastante realista de bater... Por exemplo, não é necessário que a parede acima da mesa improvisada, onde ficava o peitoril da janela, seja típica. Você pode torná-lo arqueado. É elegante e muito incomum no interior.
Na hora de decorar uma cozinha moderna, não se deve esquecer a escolha correta das cortinas, através das quais se pode sugerir a ideia de um desenho ou torná-lo especial. Atendendo aos pequenos parâmetros da divisão, vale a pena escolher modelos de comprimento curto e tipo moderno (por exemplo, estores, romanos, plissados).
Se o fone de ouvido estiver localizado perto da janela, esta será a melhor solução.
Belos exemplos
Chamamos a sua atenção 10 ideias espetaculares para a decoração de uma cozinha combinada com uma loggia. Esperamos que eles o inspirem a criar seu próprio interior exclusivo para uma cozinha-sala de estar hospitaleira.
- Um exemplo do projeto de uma cozinha-sala usando o segundo nível como piso da antiga loggia.
- Arranjo com remoção da zona de refeições, feito em estilo sotão.
- Um exemplo incrivelmente eficaz de usar um espaço combinado para uma cozinha com uma barra de canto.
- Remoção da cozinha para a loggia, aproveitando o espaço principal para a sala de estar.
- Criação de uma partição por meio de um móvel de cozinha de canto, zoneamento bem-sucedido do espaço.
- Disposição da cozinha / sala atualizada com móveis funcionais em cores claras.
- Uma decisão original na escolha do estilo e da cor, ideias arrojadas de materiais e um jogo de contrastes.
- Uma cozinha-sala ensolarada com um conjunto linear e uma área de jantar independente.
- Um impressionante interior minimalista em cores neutras com um formato de lâmpada incomum.
- Um projeto de estilo clássico, combinando 3 áreas funcionais.