Como organizar uma área de trabalho na cozinha?
A cozinha é o centro de qualquer casa. É aqui que nascem as delícias culinárias para a família e os hóspedes. Portanto, esta sala deve ser organizada com o máximo conforto. Hoje, os designers oferecem um grande número de opções para organizar móveis e eletrodomésticos, com os quais você pode criar um interior elegante e funcional.
Seleção de assento
A área de trabalho é a parte da cozinha que contém o fogão, eletrodomésticos, pia, bancada e área de cozinha. O correto layout deste espaço proporcionará apenas emoções agradáveis no processo de cozimento. A escolha da localização do local de trabalho - ao longo da parede mais comprida da cozinha, no final, perto da janela ou no centro - depende da forma e do tamanho da divisão e, claro, da sua imaginação.
Dimensões (editar)
Ao planejar uma área de trabalho, deve-se primeiro levar em consideração a área da sala. Em cozinhas pequenas e grandes, você pode organizar ergonomicamente seu espaço de trabalho.
Não existe um tamanho universal de área de trabalho adequado a todos. Cada um o equipa de acordo com as suas necessidades.
O nível de localização pode ser diferente. Os seguintes valores são ideais:
- altura do armário baixo - 85 cm;
- altura do coletor - 85-90 cm.
A altura da bancada, que depende da espessura da laje, da altura do armário e da base / rodapé, é ajustável. Todos podem adaptar esses parâmetros de acordo com sua altura.
A largura da área de trabalho também depende do tamanho total da cozinha. Para qualquer área da sala, será conveniente trabalhar com as seguintes dimensões:
- profundidade da bancada - 60 cm;
- a largura do local de trabalho - 90 cm.
Mas também devemos nos lembrar da largura da passagem.Ao usar um layout de cozinha de duas fileiras ou instalar uma ilha de cozinha, certifique-se de levar em consideração a distância entre grandes peças de mobília.
Freqüentemente, o espaço modesto leva a uma solução de acabamento fora do padrão. A mesma coisa acontece ao escolher um projeto de cozinha. Cozinha pequena não significa defeito.
Para equipar uma cozinha aconchegante e um local de trabalho completo, você pode usar as seguintes técnicas:
- para materiais auxiliares (folha, luva de cozimento, filme plástico, guardanapos), use um organizador articulado na porta do armário ou um sistema de corrimão;
- para servir pratos, adapte uma mesa-ilha desdobrável com prateleiras adicionais para armazenamento;
- use racionalmente os cantos, colocando um fogão ou pia neles.
Organização do interior da cozinha
A organização ergonómica da cozinha depende da sua forma (estreita ou larga, quadrada ou rectangular, com ou sem janela saliente). Para obter o máximo de conforto ao projetar um espaço de trabalho, há uma série de recomendações a serem consideradas.
Em primeiro lugar é necessário separar o fogão e a pia, caso contrário a água apagará o fogo... Além disso, é recomendável instalar a pia a uma distância de menos de 3 m da coluna de esgoto. Mas, ao mesmo tempo, o fogão a gás não deve ser localizado:
- perto da janela - o vento pode extinguir o fogo;
- na esquina - as paredes ao redor ficarão manchadas com gotas de graxa e fuligem;
- na entrada da cozinha - é traumático, especialmente se houver crianças pequenas na família.
O refrigerador fica geralmente localizado em um canto - em uma área onde não há luz natural.
A principal coisa a se observar ao planejar um projeto de cozinha é a escolha do estilo. Aqui, você deve cumprir as leis de uma determinada direção de design. Caso contrário, a cozinha não parecerá aconchegante. Cada estilo oferece um amplo campo para a criatividade, o principal é seguir as recomendações básicas.
A escolha da opção de área de trabalho é com você. Aqui estão alguns exemplos.
- Disposição da área de trabalho contra a parede. A disposição linear dos móveis é o tipo de design mais comum. É caracterizada pelo fato de que todas as superfícies de trabalho principais, armários e eletrodomésticos são colocados ao longo de uma parede. Este layout é conveniente para pessoas que passam muito tempo cozinhando. Mas sua principal desvantagem é uma pequena quantidade de superfícies abertas. Durante o processo de cozimento, mudamos constantemente da geladeira para a mesa, do fogão para a pia, e em uma pequena área é muito difícil.
- Área de trabalho perto da janela. O sonho de qualquer dona de casa é um local de trabalho completo na cozinha. Este sonho pode ser realizado em cozinhas grandes e pequenas. Você só precisa estender a bancada sob o peitoril da janela. É uma ótima idéia instalar uma pia perto da janela e um fogão próximo a ela. O forno embutido encaixa perfeitamente sob a área de trabalho. Se as comunicações do encanamento permitirem, uma pia também pode ser colocada na janela. Além disso, na estação quente em uma cozinha, você pode recusar a iluminação artificial e ventilação.
- Área de trabalho no centro da cozinha. Outra tendência popular no design moderno é a centralização. Os móveis, colocados no centro da cozinha, permitem equipar uma bancada adicional - uma ilha de cozinha. Uma peça separada de mobília é chamada de ilha de cozinha. Ao mesmo tempo, a parte superior da ilha é utilizada de diferentes maneiras: uma área de jantar, uma mesa adicional, um local para arranjar uma pia ou fogão / fogão. Na parte inferior, via de regra, está localizado o sistema de armazenamento.
Claro, é impossível colocá-lo em uma pequena cozinha, mas existe uma alternativa - uma península. Esta é uma estrutura que se projeta no centro da sala, mas ao mesmo tempo com um lado adjacente à parede.
- O uso do vidro na concepção da área de trabalho. Via de regra, a superfície de trabalho é feita de materiais que não têm medo de danos mecânicos, umidade e agentes de limpeza.Materiais geralmente naturais - mármore, granito, pedra, madeira, aglomerado laminado e cerâmica. O vidro é às vezes usado.
A técnica mais favorita dos designers é o desenho de um avental de vidro.... Mas recentemente, a produção de vidro e ilhas de cozinha se tornou moda. O vidro pode ser transparente, fosco ou matizado. Esta mudança de design tem várias vantagens:
- a qualidade do material (para o fabrico da ilha é utilizado vidro muito resistente e seguro);
- peso (essa ilha é muito mais leve do que uma de madeira);
- aparência (a ilha de vidro parece muito impressionante).
Mas ao equipar tal ilha, vale lembrar que o vidro requer um manuseio cuidadoso e cuidados especiais. É improvável que uma ilha de vidro possa ser usada para cozinhar. Muito provavelmente, será usado apenas como área de refeições.
- Fechando área de trabalho. Uma das tendências modernas é "ocultar" parcial ou totalmente a área de trabalho em um nicho. Mas é claro que, para um passo tão ousado, a cozinha deve ter um layout adequado. Outra opção possível é uma “cozinha em um armário”. Usando essa técnica, você se esconderá atrás das portas, armários e bancadas. A área de trabalho ficará realmente invisível.
Escolher um projeto de cozinha hoje é realmente uma tarefa difícil. A abundância de estilos, opções, materiais e cores nos obriga a ser criativos no processo. Mas ao escolher uma opção ou material, deve-se levar em consideração o estilo geral da casa ou apartamento. Afinal, a cozinha, embora ocupe um lugar central em nossa casa, ainda é apenas uma parte dela.
Para uma solução extraordinária de cozinha no armário, veja abaixo.