A janela entre a casa de banho e a cozinha: porque é necessária no "Khrushchev" e como a arranja?
Todo mundo quer morar em uma casa aconchegante e bonita, mas nem todos podem planejar adequadamente as características de design do ambiente, escolher os móveis certos e decorar bem o ambiente. Se raramente surgem problemas graves com a disposição das salas de estar, a cozinha e o banheiro podem confundir os proprietários. A presença de uma janela entre o banheiro e a cozinha em “Khrushchevs” nem sempre é adequada e muitas vezes prejudica a aparência do cômodo, por isso é importante poder brincar com esse recurso adicionando esse detalhe ao ambiente geral.
Para que era a janela antes?
As casas antigas tinham características próprias que alguns gostavam, enquanto outros lutavam de todas as formas possíveis, mudando tudo por dentro por conta própria. Em apartamentos soviéticos, especialmente em edifícios de cinco andares, um banheiro comum foi originalmente construído, que ocupava um mínimo de espaço, mas ao mesmo tempo permitia que você desfrutasse do conforto de suas próprias comunicações. Cada casa foi projetada levando em consideração certas regras que se consideravam necessárias na época.
Uma delas era a janela entre o banheiro e a cozinha no "Khrushchev" e em outras casas dos anos 50-60 do século XX.
O tamanho desta janela era aproximadamente o mesmo - 50x70 ou 60x40 cm, dependendo das dimensões da parede. A presença do item adicional deveu-se a vários fatores.
- Proteção das instalações em caso de onda de choque de uma coluna de gás. Os designers garantiram que a presença de uma janela ajudaria a minimizar o impacto na parede, minimizando assim os danos. Na verdade, este não é o caso, e quando uma coluna de gás explode, a parede com e sem janela desmorona da mesma forma.
- Ventilação no banheiro e no banheiro. Esta função não é a principal, uma vez que a maioria das estruturas eram surdas e não podiam ajudar a ventilar a casa de banho e criar uma corrente de ar adicional no apartamento.
- Possibilidade de economizar energia elétrica. Durante o dia, no banheiro, era possível não usar lâmpada, já que o quarto era bastante bem iluminado pelos raios solares. Na época em que as casas Khrushchev foram construídas, muitas vezes a luz se perdia nas casas, e a presença de pelo menos uma pequena fonte de luz em cada cômodo era uma grande vantagem, mas esse motivo também não foi o principal motivo para instalar uma janela entre o banheiro e a cozinha.
- A principal tarefa de erguer uma estrutura de janela adicional na época soviética era lutando contra a epidemia de tuberculose, que estava se espalhando em alta velocidade e era preciso resolver o problema de todas as formas possíveis. Graças à luz solar, foi possível desinfetar o banheiro, que era o ambiente mais favorável à reprodução de microorganismos, devido ao ambiente quente e úmido. Mesmo com uma exposição mínima de duas horas à luz durante todo o dia, foi possível melhorar significativamente a situação com a doença devido à prevenção de moradia em cada apartamento.
Na realidade moderna, não é mais necessário colocar uma janela entre o banheiro e a cozinha, pois a epidemia de tuberculose já passou e os medicamentos a têm combatido com sucesso. As casas modernas estão sendo construídas sem estruturas adicionais nas paredes, a limpeza e o conforto de estar no banheiro ajudam a conseguir um bom capô, que retira todo o excesso de umidade. Os apartamentos antigos, que ainda têm janelas entre a casa de banho e a cozinha, podem ser remodelados de acordo com os desejos e necessidades pessoais. Aqueles que consideram a presença de tal produto um expediente, simplesmente trocam a janela velha por uma de plástico.
No lugar dos surdos, um produto de abertura pode ser instalado.
Posso removê-lo?
Nas casas modernas, a janela entre o banheiro e a cozinha não é feita, portanto os moradores não precisam removê-la. Em casas antigas, durante a reforma, muitos pedem o fechamento ou mesmo a retirada do nicho por baixo da janela, mas para tais medidas drásticas é necessário obter autorização do BTI. Nas casas com esquentadores a gás, não é permitido desmontar tais estruturas, por se tratar de uma violação da segurança. Nos casos em que houver caldeira em vez de coluna, não deverá haver problemas com reparos.
Considere as opções que você pode usar ao converter a parede entre o banheiro e a cozinha.
- Fechar a abertura com gesso cartonado É uma das maneiras mais fáceis e baratas que alguém pode fazer. Para o trabalho, você precisará de um pedaço de drywall resistente à umidade, igual à abertura da janela, além de uma massa. As travessas da janela devem ser totalmente desmontadas de ambos os lados para nivelar a parede, é melhor retirar o vidro. Uma folha de drywall é cortada em duas peças que vão cobrir a janela por fora e por dentro, após o que são fixadas na moldura com parafusos auto-roscantes, rebocadas e acabadas com papel de parede ou ladrilhos.
- Você pode preencher um nicho com um tijolo - Esta é a opção mais básica, que não envolve a devolução do furo se necessário. A alvenaria pode ser feita por quem conhece os fundamentos deste procedimento, ou vale a pena contratar um profissional para isso. A alvenaria permite isolar o ambiente da umidade, correntes de ar e ruídos, que podem vir com outras opções de acabamento. Após o assentamento, é necessário esperar alguns dias até que o cimento seja recolhido e rebocar a parede, sobre a qual colar o papel de parede ou colocar os ladrilhos.
- A opção mais orçamentária e frequentemente temporária é uso de madeira compensada... É muito fácil costurar uma abertura de janela com este material, mas esses reparos não serão suficientes por muito tempo devido à pouca resistência do material à umidade.
Se houver uma decisão firme de remover completamente a janela entre o banheiro e a cozinha.Para isso, existem vários métodos e materiais para a sua implementação, mas antes de começar o trabalho, vale a pena pesar todas as consequências positivas e negativas. Existem soluções muito mais criativas que envolvem alterar a abertura da janela para elementos decorativos ou prateleiras.
Eles decoram o espaço e servem como um local conveniente para guardar pequenos itens.
Como registrar?
Se você não quiser remover a janela na parede entre o banheiro e a cozinha, pode torná-la bonita e original. A maneira mais fácil de alterar a aparência de um determinado elemento é substituir a moldura retangular por uma não padronizada, por exemplo, redonda ou em forma de semicírculo. Além disso, o design das instalações pode exigir soluções de cores originais. O mais popular é a imitação de madeira ou tom de lavanda. Se a estrutura do produto antigo ainda for forte e durar muito tempo, nem sempre faz sentido alterá-la., mas você pode refinar o próprio vidro substituindo-o por vitrais. Os desenhos originais que se combinam com o conceito de casa de banho ou são uma continuação da decoração da cozinha vão ser um verdadeiro destaque. O vitral pode ser encomendado por um especialista ou você mesmo pode tentar fazê-lo se tiver experiência adequada no assunto.
Se a janela não implica a função de ventilação e não abre, blocos de vidro podem ser instalados em vez de vidro comumque se assemelham a ladrilhos cerâmicos de vidro volumétricos. Este material permite que a luz solar penetre no banho, mas esconde de forma confiável aqueles que estão na sala de olhares indiscretos. Você pode decorar essa janela usando blocos de vidro coloridos, que são alinhados em uma sequência clara ou caoticamente, criando um conjunto de cores. A imagem parece muito boa, que é apresentada a partir de muitos elementos. Eles se transformam em uma paisagem marinha, uma clareira na floresta ou algo original, adequado para o design do ambiente.
Se a janela não for usada para o fim a que se destina, mas não houver desejo de removê-la, você pode usar um nicho sob as prateleiras para itens pequenos. Sempre há coisas suficientes no banheiro que precisam ser colocadas em algum lugar, então ter esse espaço de armazenamento será muito valioso. Durante a reforma, você pode remover o vidro e fechar a janela do lado da cozinha com papelão ou madeira compensada, e no banheiro para organizar uma ou várias prateleiras grandes. Se a transformação for bem planejada, então o nicho é totalmente forrado com ladrilhos ou outro material de acabamento que não permita a passagem de água, o que significa que terá um bom aproveitamento por muito tempo. Para pessoas criativas, uma janela desnecessária entre o banheiro e a cozinha pode servir de mestre para a criação de obras criativas que, como pinturas, podem ser alteradas de tempos em tempos.
Importante! Pode haver muitas opções de acabamento da janela e da própria abertura, o principal é decidir o que exatamente deve haver na sala e encontrar as opções de maior sucesso para a implementação do plano.
Belos exemplos
A presença de uma janela no banheiro que leva à cozinha nem sempre é um problema. Em alguns casos, é possível tomar banho durante o dia, sem acender a luz, e para quem gosta de fazer vapor, há a possibilidade de ventilar rapidamente o ambiente e refrescar-se. Para que a abertura de uma janela se encaixe em um design moderno, você deve ser capaz de decorá-la adequadamente e usá-la de acordo com suas próprias necessidades.
Usar blocos de vidro em vez de vidro normal é uma boa oportunidade para deixar uma sala iluminada, mas ao mesmo tempo decorá-la e dar-lhe uma aparência completamente diferente. O desenho deve se adequar ao desenho da sala e complementá-lo. O esquema de cores dos blocos de vidro pode ser diferente, cada um tem o direito de escolher o que quiser.
O vitral é uma opção igualmente bonita para o acabamento da abertura da janela do banheiro. O uso de designs originais e não padronizados pode ser hipnotizante e promover relaxamento durante o banho.O padrão do vitral deve ser tal que pareça igualmente bom no banheiro e na cozinha, caso contrário, um desses quartos ficará ridículo com o vitral.
A forma da janela desempenha um papel igualmente importante no design de interiores. Se o apartamento for feito em estilo moderno, a abertura da janela redonda será uma verdadeira dádiva e complementará o conceito do quarto. O tamanho de uma janela redonda pode ser qualquer coisa, desde pequena, com cerca de 30 cm de diâmetro, a grande, 60 cm ou mais. O uso de um vitral ou de outros elementos decorativos, neste caso, será supérfluo, pois irá desviar a atenção da originalidade da própria moldura e da ilusão de estar em um navio subaquático ou comum.
Se não houver possibilidade ou desejo de alterar o tamanho e a forma do orifício da janela, mas quiser torná-lo especial, a solução mais simples seria escolher platibandas em um esquema de cores não padrão. A cor mais comum é o branco, por isso muitas pessoas estão ansiosas por colocar uma janela em qualquer outro esquema de cores para se destacarem e tornarem o seu apartamento único. A moldura na cor de madeira parece muito bonita, cara e estilosa, o que vai bem com quase qualquer interior, o que é muito conveniente.
Para quem não vê necessidade de uma janela entre a casa de banho e a cozinha, existe a oportunidade de transformar um nicho num espaço aproveitável e em vez disso fazer uma prateleira para pequenas coisas úteis ou artigos decorativos.
A decoração de tal prateleira pode ser feita de vários materiais, o principal é que o produto resultante seja bonito e funcional.
Os defensores da criatividade podem projetar uma janela em um estilo original, mostrando toda a sua desenvoltura e talento. Cada opção merece atenção, por isso vale a pena considerar todas as possibilidades antes de tomar qualquer decisão em relação à janela do banheiro.
Para informações sobre como colocar a janela do banheiro com gesso cartonado, veja o próximo vídeo.