Zona de refeições na cozinha: onde colocar e como separar?
A cozinha é provavelmente uma das divisões mais importantes da casa, é neste local que as anfitriãs realizam as suas mais deliciosas obras-primas culinárias, aqui se realizam calorosas reuniões familiares e se organizam encontros com os amigos. O mais importante na hora de organizar um espaço de cozinha é organizar tudo de forma que todos os processos da cozinha não interfiram entre si, e isso só pode ser feito com um zoneamento ergonômico competente do ambiente. Hoje falaremos sobre as opções de design e disposição da área de jantar.
Peculiaridades
Qualquer coisa pode estragar seu apetite - adesivo na bancada, guardanapos de acetato ou pratos descartáveis. A casa é um lar de família, por isso deve ser sempre mais aconchegante e confortável do que em um restaurante. É muito importante prestar atenção especial aos principais fatores de conforto na área de refeições. A mesa deve ser leve, limpa e confortável. O lugar para comer deve ser bem servido, os móveis devem ser confortáveis e de alta qualidade - sem rachar e ranger de módulos mal montados.
Para que seja conveniente que uma grande família se reúna à mesa, é necessário selecionar este móvel de forma que para cada pessoa tenha no mínimo 60 cm de largura. É aconselhável manter uma distância das paredes ao nível de 70–90 cm, para que cada pessoa tenha a oportunidade de afastar a cadeira sem obstáculos. A distância mínima permitida ao recuperador de calor é de 120 cm - este requisito explica-se por razões de segurança, para que as famílias fiquem o mais longe possível do fogo e de alimentos quentes. Assim, para uma família média de 4 pessoas, recomendamos uma mesa de 80x120 cm.O modelo redondo parece muito original, porém ocupa mais espaço.
Opções de acomodação
A localização da zona de refeições é habitualmente escolhida tendo em consideração a área total da divisão, a localização das janelas, a localização do lava-loiças, do fogão e da zona de trabalho. Se você é o feliz proprietário de uma cozinha espaçosa, há muitas opções de layout. Neste caso, a área de jantar pode estar localizada no centro da cozinha em forma de ilha ou em um canto. Se as dimensões da cozinha permitirem, você pode usar uma das paredes compridas - o conjunto é instalado em um ângulo ou próximo à parede oposta.
Ao determinar um local para uma área de jantar, você deve primeiro decidir que tipo de área irá alocar para ela. Em uma pequena família de 3-4 pessoas, é perfeitamente possível sobreviver com um balcão de bar comum ou uma pequena mesa. Para acomodar uma família grande, você precisará de talheres de tamanho muito maior. Depois de decidir o local da futura área de refeições, é preciso pensar no método de zoneamento, ou seja, a separação visual das áreas de trabalho e de jantar. Existem vários truques eficazes para isso.
- Móveis - colocação de conjunto de jantar, além do resto do mobiliário, por si só cria o efeito visual de espaço limitado. Por exemplo, você sempre pode usar a opção de design para a ilha no centro da cozinha; como uma borda, você também pode considerar um meio-fio virado do outro lado da sala, bem como um pequeno sofá macio - seu encosto desdobrado irá enfatizar harmoniosamente o zoneamento da área de refeições.
- Arcos e divisórias. A maneira mais fácil de dividir a cozinha em dois setores é criar um arco ou instalar uma partição. A principal vantagem dessa solução é a capacidade de usar uma estrutura com uma ampla variedade de designs.
- Pódio - outra técnica eficaz, caso em que o piso da sala de jantar é elevado em 10-15 cm. Essa solução parece muito não trivial e solene. E para tornar a borda ainda mais perceptível, você pode complementar sua superfície lateral com holofotes.
- Balcão de bar - essa bancada não só criará uma fronteira visual entre as áreas de jantar e funcionais, mas também será um destaque brilhante na decoração do interior da cozinha. Aliás, seus tubos reforçados com dobradiças podem se tornar um local ergonômico para guardar copos, xícaras e taças de vinho.
Colocar uma área de jantar em uma sala pequena tem uma série de limitações sérias. Na maioria das vezes, designers em situação de falta de espaço recomendam desmontar a parede e combinar a cozinha com a sala. No entanto, nem todas as moradias possuem capacidade técnica para proceder à remodelação e muitos proprietários não têm essa vontade. Em seguida, você terá que considerar opções alternativas para colocar a área de jantar.
- Canto livre. Na maioria das vezes, são instalados um sofá de canto macio e uma pequena mesa, de modo que você pode economizar bastante espaço para os espaços entre as cadeiras para seu avanço.
- Janela. Como mesa de jantar, você pode usar a área próxima à janela, usando o peitoril da janela. Se possível, é melhor levar a bancada até o final da parede. Em vez das cadeiras tradicionais, neste caso, é melhor usar bancos elegantes - são fáceis de esconder debaixo da mesa. Como alternativa, você pode instalar uma mesa estreita perto da janela, que se parece harmoniosamente com dois pequenos sofás nas laterais.
- Transformers. A melhor opção pode ser uma mesa dobrável, extensível ou extensível. Via de regra, esses modelos são feitos sob encomenda. Externamente, essa mesa pode se assemelhar a um balcão de bar, que, depois de uma refeição, pode sempre ser dobrada contra a parede ou peitoril da janela.
Se as portas da cozinha se abrem dentro do cômodo, é melhor removê-las completamente. Na hora de escolher um modelo de armário de parede, é melhor dar preferência aos modelos para o teto.Certifique-se de usar a área sob a janela - ao completar a cozinha, tente usar todas as formas para economizar espaço livre, então provavelmente você terá espaço livre para a área de jantar.
Como destacar?
Cada proprietário toma a decisão sobre a seleção estilística da área de jantar para si, dependendo de suas preferências pessoais, capacidades técnicas e financeiras. Uma das maneiras mais eficazes de criar um ambiente caloroso e aconchegante é considerada uma decoração de parede contrastante perto da área de jantar. Ao organizar, é melhor usar materiais completamente diferentes - papel de parede, painéis, ladrilhos, tijolos ou gesso estampado.
- O papel de parede é considerado a opção mais acessível. Para criar o zoneamento necessário, o papel de parede liso é complementado com um encarte brilhante na área da mesa, em alguns casos são combinados com paredes pintadas no mesmo tom. Lembre-se de que, ao escolher um material, deve-se dar preferência a papéis de parede não tecidos densos, que toleram bem a limpeza com água.
- A tendência mais atual é a decoração com tijolos decorativos, geralmente vermelhos ou brancos. Uma área de jantar decorada desta forma parece muito elegante e eficaz, mas é extremamente importante que tal revestimento seja harmoniosamente combinado com o design interior geral. Na maioria das vezes, o tijolo é usado ao decorar uma sala no estilo loft e industrial.
- O gesso texturizado permite obter uma textura interessante das paredes. Além disso, cada dona de casa pode escolher uma textura ao seu gosto (imitação de pedra, madeira natural e até couro).
Independentemente do material escolhido para a disposição da área de jantar, você pode usar acentos coloridos de forma lucrativa. A melhor opção seria usar um acabamento monocromático de cor clara com pequenas áreas brilhantes, mas é melhor recusar contrastes ousados - por norma, nem sempre são adequados para a cozinha.
Além das paredes, o piso vai ajudar a enfatizar a área de jantar, na maioria das vezes diferentes tipos de revestimentos são usados para isso. Por exemplo, emo lote na área de trabalho é revestido com ladrilhos de cerâmica, e na sala de jantar - com laminado... Essa solução é prática - os ladrilhos são bem limpos, e o laminado dá uma sensação de aquecimento e conforto aos pés durante as refeições. No entanto, lembre-se de que, se você tiver um sistema de "piso aquecido", o laminado não funcionará. Nesse caso, você pode usar a técnica de zoneamento de cores, por exemplo, escolher ladrilhos de dois tons diferentes. O teto também não pode ser ignorado. Estruturas de dois níveis podem ser uma excelente opção para delinear visualmente o espaço.
Em alternativa, pode recorrer ao “jogo” das texturas e materiais de acabamento. Digamos que uma parte do teto pode ser brilhante e a outra - fosca. Em alguns interiores, uma combinação de madeira e revestimentos elásticos é permitida.
A disposição da área de jantar também pode ser enfatizada com lâmpadas e arandelas. A iluminação por focos ou a fixação de uma faixa de LED parecem espetaculares. Sem dúvida, o zoneamento bem-sucedido será facilitado por cadeiras macias com estofamento claro, almofadas decorativas e acessórios de mobília elegantes - desta forma, você não apenas destacará a área de jantar, mas também a tornará mais confortável para um agradável passatempo familiar.
Como equipar?
Ao decorar uma sala de jantar, é extremamente importante usar uma ferramenta poderosa como a cor. Os designers recomendam organizar iluminação separada na cozinha para cada área funcional - a luz deve ser bastante intensa, mas ao mesmo tempo suave, não irritante para os olhos. É melhor seguir o princípio: mais luminárias, menor potência. A solução ideal para a área de jantar seria a instalação de dois abajures pendurados separadamente ou um grande lustre diretamente acima da mesa.
Não se esqueça da luz natural - as cortinas das janelas não devem obstruir a luz solar direta.
A decoração da área de jantar deve combinar com a decoração geral do interior. Por exemplo, o uso de uma mesa de plástico em interiores clássicos será um sinal de mau gosto; móveis de madeira maciça são necessários aqui. Será útil decorar a área de jantar com relógios de parede, pinturas e pôsteres. A propósito, uma placa de ardósia parece muito impressionante - uma área de jantar com um atributo semelhante parecerá extremamente original e elegante.
Não se esqueça dos saleiros decorativos, tigelas de doces e barracas de frutas. Uma solução muito original será o uso de uma superfície de espelho - esta técnica permite expandir visualmente os limites do espaço. Não será supérfluo pendurar prateleiras estreitas sobre a mesa de jantar - elas desempenharão não apenas funções decorativas, mas também se tornarão um lugar para guardar bagatelas úteis. Livros de receitas e pequenos utensílios de cozinha podem ser marcados ali. Sem dúvida, os vasos de flores vão trazer um ambiente de conforto e aconchego caseiro à sala de jantar.
Belos exemplos do interior
Apesar de a zona de refeições não ser a principal zona de trabalho da cozinha, é muito importante realçá-la e equipá-la da forma mais confortável que o espaço livre disponível permitir. Mesmo no apartamento mais pequeno deve sempre haver um local para reuniões calorosas com a família e amigos durante um jantar delicioso. Os papéis de parede fotográficos são freqüentemente usados para decorar a área de jantar do quarto.
Para zonear o espaço, você pode combinar texturas e tons de materiais no revestimento da parede, piso e teto.
A área de jantar deve ter iluminação artificial adicional.
E, claro, não se esqueça das coisinhas agradáveis - vasos com flores, potes de bombons estilosos e fotos. Eles vão trazer um aconchego especial e charme para a atmosfera da sala de jantar.
Para obter informações sobre como organizar adequadamente uma área de jantar na cozinha, veja o próximo vídeo.