Layout da cozinha

Nicho de cozinha: o que é, requisitos para arranjos e ideias de design

Nicho de cozinha: o que é, requisitos para arranjos e ideias de design
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Onde postar?
  4. Situações em que uma cozinha é montada em um nicho
  5. Como organizar e concordar adequadamente com o redesenvolvimento?
  6. Opções de design

Uma cozinha de nicho é um conceito relativamente novo entre os designers de interiores. Como mostra a prática, nem todo mundo entende a mesma coisa por isso. Alguém pensa que pode fazer uma área de cozinha na varanda e chamar de nicho, alguém está pronto para doar uma despensa para uma cozinha. No entanto, existe uma definição clara do que é uma cozinha de nicho.

O que é isso?

De acordo com as normas, costuma-se chamar uma cozinha de nicho instalações não residenciais nas quais há uma pia e um fogão... A área mínima desta sala deve ser de 5 m2. Quanto menor for a área útil do apartamento, mais lucrativo será organizar nele uma área de cozinha deste tipo. Na maioria das vezes, este tipo de cozinha é equipado em estúdios ou apartamentos de um quarto. No entanto, devido à pequena área ocupada, as cozinhas de nicho são merecidamente populares em habitações com vários quartos. Nas casas de traçado antigo, o nicho foi fornecido diretamente durante o processo de construção.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra solução de interior, um nicho com área de cozinha tem prós e contras. As vantagens indiscutíveis incluem o seguinte:

  • economizando a área do apartamento, uma vez que não há área de refeições no nicho;
  • a possibilidade de colocar a “cozinha” num local escuro - no armário ou no corredor, já que a insolação e as divisórias transmissoras de luz não são tão fundamentais para a cozinha;
  • a possibilidade de colocar outro cômodo no cômodo proporcionado pelo projeto para a cozinha.

Além disso, também existem várias desvantagens.

  • Há uma grande probabilidade de obstrução da circulação de ar e ventilação adequadas.
  • Não será fácil derrubar as comunicações de engenharia.
  • Falta de luz natural (portanto, você terá que usar eletricidade).
  • De acordo com SNiPs e SanPiNs, apenas um fogão elétrico pode ser instalado no nicho da cozinha. Fogões a gás são proibidos aqui.

Onde postar?

Existem regras e regulamentos onde é possível e onde é impossível colocar uma zona de nicho para cozinha. O alojamento só é possível na zona disponibilizada pelo projecto para a cozinha, ou em instalações não residenciais (corredor, despensa). Quanto às salas de estar, está excluída a colocação do recanto da cozinha. Isso também se aplica a manchas úmidas. - WC, casa de banho ou casa de banho combinada. Além disso, uma varanda e uma loggia estão completamente excluídos para organizar uma cozinha.

BTI acredita que a cozinha do apartamento está localizada onde o fogão e a pia estão localizados. Portanto, ao planejar uma cozinha compacta, esses 2 "pilares" devem estar localizados em um nicho em sua parte não residencial. Já a geladeira e a lava-louças também podem ser acomodadas em salas de estar. A cozinha no nicho deve ser posicionada de forma a ocupar 5 m2, enquanto os aposentos permanecem intactos. A saída da área da cozinha não deve levar a um cômodo equipado com banheiro (tanto um banheiro compartilhado quanto um banheiro).

Situações em que uma cozinha é montada em um nicho

Nem todo apartamento precisa dessa solução de design. Os apartamentos com um novo layout com quartos e instalações espaçosos permitem equipar uma grande cozinha tipo ilha. Quanto aos estúdios ou apartamentos de planeamento livre, aí tais soluções de design serão muito úteis, uma vez que a cozinha está prevista na planta, mas na verdade está incluída na sala comum. Além disso, essas coisas são organizadas em apartamentos onde a reforma foi feita.

A cozinha acaba por ficar no corredor ou despensa, e devido ao espaço da cozinha, a área das restantes divisões aumenta. Deve-se notar que a reabilitação terá que ser coordenada em todas as autoridades necessárias para isso, e você também terá que trazer as comunicações adequadas, o que pode causar certas dificuldades.

A era soviética apresentou casas experimentais com apartamentos em que a cozinha e a sala eram conectadas por meio de janelas de distribuição, como em uma sala de jantar. Nesse layout, o espaço da cozinha ficava em uma sala bastante escura, sem janelas e, é claro, precisava de iluminação artificial adicional.

Mas não havia necessidade de pensar em como superar a peculiaridade de tal layout, porque as comunicações já haviam sido introduzidas onde deveriam estar e o desenho era bastante definido.

Não existem diferenças especiais entre o nicho e a cozinha-sala. Nós podemos dizer que um é um caso especial do outro. Quando, no processo de remodelação, a cozinha e a sala são combinadas, resulta um nicho de cozinha dentro da sala de estar. Em todos os outros casos, quando para arranjar uma cozinha de nicho, escolhe-se um cômodo que não seja adjacente à sala de estar, estamos falando de uma cozinha comum em um nicho.

Como organizar e concordar adequadamente com o redesenvolvimento?

Um apartamento na cidade não é rico em lugares onde você possa arranjar um nicho de cozinha. Documentos como SNiP e SanPiN são inflexíveis, não deixando margem de manobra. Em nenhum caso a área da cozinha, seja ela reta, angular ou mesmo embutida, deve impedir ou bloquear totalmente a saída da sala. Estes são os requisitos dos regulamentos e regras de incêndio.

Você está com sorte se o apartamento que está sendo reformado for no térreo. O mesmo se aplica aos apartamentos, sob os quais se encontra o piso técnico. Aqui você pode equipar a cozinha no local que quiser, pois não vai inundar ninguém.

Um nicho de cozinha em um apartamento “Khrushchev” é uma opção quase impossível, porque tal layout carece de copas ou corredores tão largos, onde se poderiam “encaixar” 5 quadrados de cozinha. A instalação de uma caldeira a gás no nicho da cozinha também não será acordada, uma vez que o SNiP não o permite. É importante considerar que para equipar qualquer divisão do território da antiga cozinha, esta não deve ter uma área inferior a 9 m2.

Além deste requisito, o apartamento deve ter outra sala com mais de 9 m2 de área. Quando se trata de reconstruir um apartamento de um cômodo, o único cômodo deve ter 14 m2 ou mais.

Se você mover a área da cozinha para fora do espaço alocado na planta do apartamento, ela deve definitivamente ser destacada nas especificações. A aprovação de SRO é o que uma organização deve ter, que dará uma opinião sobre a legalidade e admissibilidade de redesenvolvimento.

Opções de design

Para levar em conta todas as nuances e colocar tudo o que você precisa em um pequeno nicho, é melhor pedir seu design a profissionais. Eles realizarão o trabalho de forma a satisfazê-lo esteticamente, e também não violarão as normas e regras vigentes quanto à disposição de ventilação, comunicação, iluminação e tudo mais. Para que o nicho não fique entupido e cheio de detalhes desnecessários, recomenda-se ater-se ao minimalismo.

Sim, a área da cozinha deve ser combinada com o estilo geral do apartamento, principalmente as áreas adjacentes a ela, porém, não se deve esquecer que você tem apenas 5 a 6 metros quadrados de área à sua disposição. É necessário utilizá-los da forma mais racional possível, organizando a área de trabalho de forma que seja conveniente para você cozinhar.

Os designers no processo de desenvolvimento do design da área da cozinha levarão em consideração todas as pequenas coisas, até mesmo a sua altura. Para tornar conveniente a obtenção de vários acessórios dos armários, sem subir em uma escada todas as vezes, você precisa colocar as prateleiras e os armários de parede no nível de altura. A cozinha em um nicho pode ser angular ou reta - depende do tipo de nicho e de sua localização no apartamento. O “canto” pode ser “clássico”, ou seja, a letra G, ou ter a forma de U, se o nicho for bastante profundo e permitir tal layout.

Se o apartamento for pequeno e os tetos forem baixos, você não precisa de divisórias extras. Você pode se limitar a separar o nicho da sala com uma cortina, tela ou porta de correr fina.

Para conhecer as características de uma cozinha de nicho, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa