Cozinha na loggia: características e métodos de design
Os habitantes de apartamentos pequenos muitas vezes enfrentam o problema de uma grave escassez de espaço utilizável, especialmente se a família for numerosa. Alguns designers aconselham o uso de varandas e galerias. Por exemplo, pode ser uma boa ideia colocar uma cozinha nessas áreas, o que economizará significativamente o espaço do apartamento. No entanto, você deve estar preparado para o fato de que esse processo é demorado, ou ainda vai durar muitos anos - nuances técnicas e burocráticas não permitem transformar as premissas instantaneamente... Além disso, tal redesenvolvimento exigirá custos impressionantes.
Peculiaridades
As vantagens indiscutíveis de organizar uma cozinha ou sala de jantar em uma loggia incluem as seguintes possibilidades.
- Aumento da área útil e ergonomia do espaço habitacional.
- Se desejar, o interior pode ser criativo e muito original.
- Graças ao envidraçamento da loggia, a iluminação natural da sala aumenta muitas vezes, o que economiza nos gastos com energia.
Entre as desvantagens de tais soluções estão:
- elevados custos de transferência das principais comunicações da cozinha e isolamento da varanda;
- a necessidade de elaboração de um projecto de requalificação e a sua aprovação em vários serviços - como mostra a prática, isto "custa muito dinheiro" para os condóminos, já para não falar do facto de tal acordo durar vários meses.
no entanto a ideia de uso racional da área da loggia ou varanda é muito atraente para quem busca ordem e conforto. Mesmo se você tiver um espaço pequeno de 1 metro de largura, você já adicionará 3 ou 4 metros quadrados à área total. m. Os mesmos proprietários de apartamentos que tiveram a sorte de se tornarem proprietários de grandes loggias podem obter até 4 ou 6 metros quadrados. além da área total do apartamento.
Mas antes de usar o espaço e transferir algo para lá, você precisa obter permissão para redesenvolvimento. O facto é que durante estas obras ocorre frequentemente a destruição da estrutura de suporte, o que aumenta a carga nos pisos inferiores, pelo que os serviços de engenharia e técnicos devem certificar-se de que a deslocação da cozinha para a varanda não acarreta consequências graves.
O pacote de permissões obrigatórias inclui:
- permissão das autoridades BTI;
- coordenação no Ministério de Situações de Emergência e SES;
- certificação no gabinete habitacional e nas autoridades de supervisão técnica.
O projeto com todas as licenças recebidas é submetido à apreciação da fiscalização da habitação, que tem o direito de o aprovar ou rejeitar. A proibição de tal redesenvolvimento pode ser estabelecida nas seguintes situações:
- se está prevista a demolição total da parede de suporte;
- o radiador de aquecimento é levado para a varanda / loggia;
- as principais comunicações (abastecimento de água, canos de gás e aquecimento) são reduzidas ou totalmente removidas;
- Prevê-se a ligação de um "piso quente" ao sistema de aquecimento da casa.
Trabalho de renovação
Desmontagem de vidros e paredes
A primeira coisa a fazer depois de receber todas as aprovações necessárias é a vidraça da varanda ou loggia aberta. É melhor dar preferência janelas tridimensionais com vidros duplos da mais alta qualidade - garantem a retenção do calor na divisão mesmo nas geadas mais severas. Além disso, não se forma condensação nessas janelas e elas não estão cobertas de gelo. Mantenha o número de abas o menor possível - isso manterá melhor o calor.
Aquecimento
O segundo equipamento importante para a futura cozinha é o isolamento da loggia. Se você não prestar atenção suficiente para vedar rachaduras e isolar paredes, tetos e pisos, a cozinha ficará muito fria. Na maioria das vezes, espuma ou lã mineral é usada para isolamento, mas o mais eficaz é o isolamento combinado multicamadas, que pode incluir uma das seguintes opções:
- o uso de perfis metálicos e lã mineral;
- construção de tornos de madeira e utilização de placas de espuma.
Após a instalação do circuito isolante, a lã mineral é recoberta com gesso cartonado resistente à umidade e a espuma é estucada. É melhor confiar esse trabalho a escaladores industriais profissionais.
Lembre-se de que ninguém permitirá que você carregue o radiador de aquecimento, portanto será necessário isolar adicionalmente a sala por baixo. É preferível recorrer à instalação de um sistema eléctrico de “piso quente”, visto que consome muito pouca electricidade, é fácil de operar e altamente eficiente.
Uma boa opção seria combinar uma cozinha com uma loggia.... Nesta versão, será possível simplesmente retirar a porta e janela e, no lugar do peitoril, equipar algo como um balcão de bar, que pode ser utilizado para um lanche leve ou um pequeno chá.
Acabamento
Deve-se prestar atenção especial ao trabalho de acabamento. Normalmente, os seguintes materiais são usados para acabamentos decorativos:
- papel de parede lavável;
- telhas de cerâmica;
- estofamento com painéis de plástico;
- pintura.
É preferível usar ladrilhos cerâmicos ou gesso decorativo, e colocar parquete, linóleo ou laminado no chão - é importante que os materiais usados sejam resistentes à umidade e bem lavados de manchas de gordura e substâncias soltas.
Certifique-se de considerar a proximidade do fogão - exclua todos os materiais que podem provocar um incêndio.
Iluminação
Para a conveniência de cozinhar e uma estadia confortável na cozinha, é necessária uma organização de iluminação artificial de alta qualidade.Se durante o dia não houver problemas, ao anoitecer a sala da loggia torna-se escura e inadequada para trabalhar, descansar e comer. É por isso que é muito importante levar eletricidade para esta sala e instalar fontes de luz. Na maioria das vezes, neste caso, consulte uma das seguintes opções.
- Instalação de luzes de teto... As luminárias permitem iluminar a cozinha com uma luz uniformemente distribuída. Por favor, note que a área da varanda e loggia é pequena, então não há necessidade de pendurar lâmpadas fortes - haverá cortinas pequenas o suficiente, fitas de brilho suave e luminárias de chão.
- São muito populares Luzes de parede, que pode assumir totalmente a carga de iluminar a loggia se a luz de teto não for fornecida lá.
Independentemente do tipo de iluminação que você escolheu, você deve considerar a iluminação pontual da área de trabalho. Normalmente, as tiras de LED são usadas com mais frequência para isso.
Opções de design
Ao organizar uma cozinha em uma loggia, as seguintes opções de design de espaço são permitidas.
- Loggia-sala de jantar. Esta opção é ideal para locais não isolados, desde que todos os esforços do proprietário do local se concentrem apenas na vitrificação do espaço e no seu acabamento decorativo. Neste caso, a mobília de jantar é trazida para a loggia - uma mesa com cadeiras. Se desejar, você pode usar um peitoril interno da janela, decorado em volta do perímetro, como uma mesa. Cadeiras altas vão bem com ele - o resultado é muito elegante e eficaz. Mas esta é apenas uma opção de verão.
- Barra Loggia. Esta é uma ideia original para galerias adjacentes a uma parede de suporte que não pode ser demolida. Neste caso, a base da moldura da janela servirá para decorar o balcão do bar, e a parte inferior pode ser utilizada como local de armazenamento de produtos a granel e diversos utensílios domésticos.
- Zona de trabalho. Esta opção só é possível quando a loggia estava completamente isolada. Normalmente, uma geladeira, pia e fogão são levados para fora. Essa remodelação requer fiação elétrica e encanamento. Alguns artesãos até colocam uma máquina de lavar, enquanto a colocam em um armário estiloso. Assim, uma mesa é obtida - isso permite que você economize significativamente espaço útil.
- Porão. Os freezers e a geladeira para guardar alimentos perecíveis são levados para a cozinha. Recorde-se que a organização dessa utilização da divisão, bem como a suspensão de almofadas e a aparelhagem de arcas, só é possível quando a varanda estiver totalmente envidraçada.
A cozinha na loggia pode ser executada em uma variedade de estilos. Por exemplo, em um design clássico, uma cozinha com varanda é decorada em estilo retro, mas um loft de alta tecnologia ou minimalismo pode parecer muito impressionante.
Uma excelente solução seria decorar o espaço em estilo étnico, que sempre parece expressivo e luminoso.
O invariável deleite é provocado pelas acolhedoras cozinhas, decoradas ao estilo oriental - este projeto faz da varanda um verdadeiro oásis que serve os "aposentos do sultão". A cozinha confere ao cômodo um visual elegante em estilo japonês.
O espaço parece limpo, funcional e atemporalmente elegante. E os fãs do sabor chinês podem ser aconselhados a pintar as paredes com decorações tradicionais dessa cultura, além de adicionar acessórios espetaculares - leques, hastes de bambu e estatuetas de porcelana. Para amantes exóticos, podemos recomendar Estilo africano - neste caso, você pode colocar uma pele de leopardo na varanda e colocar pequenas palmeiras.
Ao decorar uma sala, é importante decidir em qual zona a ênfase principal será colocada - trabalho ou jantar. Se as prioridades forem deslocadas para a primeira opção, é necessário organizar um sistema de armazenamento para produtos perecíveis e a granel, no segundo caso, um suporte de mesa improvisado é enfatizado.
Recomendações de transferência
Ao transferir uma cozinha ou sala de jantar para uma varanda ou loggia, apenas duas opções são realizadas.
- Removendo janelas e portas totalmente - esta é a opção mais simples que não requer aprovações. No entanto, lembre-se que na situação de venda do apartamento, eles deverão ser devolvidos ao local de origem. Após esta reconstrução, o lintel poderá ser utilizado como balcão de bar, o que dará à cozinha um aspecto moderno e elegante.
- Transferência completa do bloco da cozinha para a varanda. Ressalte-se que a possibilidade de colocar o fone de ouvido e os móveis da cozinha na varanda e na loggia sem aprovações é pequena - na verdade, apenas pequenos eletrodomésticos podem ser movidos aqui, por exemplo, um forno de microondas, geladeira ou freezer. Se você pretende conduzir comunicações, precisará da permissão de todas as autoridades mencionadas acima. Além disso, não se esqueça que não poderá retirar o fogão a gás - isto é contrário aos requisitos de segurança, pelo que terá de ser substituído por um eléctrico. Quanto à retirada do sistema de esgoto, esta só pode ser homologada pelos moradores do andar inferior.
Também é proibido providenciar aquecimento transferindo radiadores para a varanda, pelo que o aquecimento pode ser efectuado de outras formas disponíveis.
Exemplos interessantes
Nós convidamos você a conhecer as idéias mais interessantes para colocar a cozinha na varanda e loggia.
Para uma visão geral da loggia, convertida em uma cozinha, veja o vídeo abaixo.