Projeto de uma pequena cozinha com varanda: opções e dicas de escolha
A área da cozinha insuficiente muitas vezes obriga as pessoas a fazerem coisas diferentes. Mas se os jogos com a disposição dos móveis, com acentos de cores, com mesas transformadoras e decoração não ajudam mais, você pode usar uma ferramenta ainda mais decisiva. Trata-se de adicionar uma varanda. Essa técnica merece muita atenção.
Peculiaridades
O projeto de uma pequena cozinha com varanda deve ser construído cuidadosamente. Você não pode simplesmente considerá-lo como mais um quarto, apenas equipado com uma porta para a varanda. Você precisa cuidar do máximo conforto e aconchego, que muitas vezes é esquecido. Este objetivo só pode ser alcançado em um caso - quando todo o espaço da sala combinada é preparado de forma estritamente homogênea. Teremos que esquecer o jogo de contrastes e outras contradições de design que os designers usam em outros casos.
A unidade visual manifesta-se, em particular, na mesma cor do chão e das paredes. É ainda melhor enfatizar ainda mais essa unidade com a ajuda de desenhos semelhantes. Os especialistas acreditam que uma varanda de cozinha em um pequeno apartamento deve ser complementada com:
zona mole;
arranjo de flores;
por horas na parede.
Momentos estilísticos e esquemas gerais
Com toda a importância do layout, o papel do conceito de acordo com o qual a sala é projetada não pode ser ignorado. Então, em um ambiente moderno, ocasionalmente é praticado trazer a pia e pia para a área da varanda... Sim, é tecnicamente difícil e requer aprovações. Sim, parece muito incomum. No entanto, é a capacidade de se destacar que justifica tal decisão.
Num estilo moderno e prático, é perfeitamente possível reservar uma varanda para um canto de café. Depois, basta colocar uma mesa e alguns pufes ou 1-2 cadeiras. Se a sala for decorada com acesso a uma varanda no espírito de um loft, é adequado usar um balcão de bar como divisor visual.
Mas não jogue fora o estilo clássico... É mais fácil de formar se uma mesa e cadeiras de madeira forem colocadas ao ar livre. Este espaço será propício ao lazer romântico.
Vários são os argumentos ao mesmo tempo que nos permitem considerar a separação de zonas como a solução correta:
- isso evitará a contaminação da cozinha com poeira, areia, penugem de choupo;
- a área da varanda será mais privada e harmoniosa;
- as características funcionais de cada parte da sala são mais claramente distinguidas.
É muito importante decidir imediatamente sobre a porta da varanda. Não é razoável usar qualquer tela ou partição em vez dela (o que quer que seus apoiadores digam). A porta de plástico envidraçada mais simples é barata, fácil de usar e evita a sujeira da rua.
Para economia máxima de espaço, você pode optar por uma porta deslizante.
É verdade que vai custar um pouco mais do que a amostra mais simples.
As prateleiras são ideais para guardar vários itens na varanda. Mas se estiver planejado deixar vegetais enlatados e outras preparações caseiras lá, a varanda terá que ser isolada e envidraçada. Mas as ferramentas e vários materiais que os amadores precisam para consertar e fazer algo com as próprias mãos (e proprietários de automóveis) são mantidos melhor em grandes prateleiras separadas. Quem aprecia flores e plantas de interior aconselha-se a fazer um pequeno "jardim de inverno" na varanda. Para maior conforto, é complementado por uma mesa dobrável.
Os especialistas acreditam que um estilo deve ser escolhido em uma sala unida. O interior oriental é perfeito se você planeja organizar chás na varanda com frequência. Nesse caso, use sofás baixos em tons cativantes. Vale a pena colocar almofadas com enfeites originais. A configuração mediterrânea é criada por:
- cadeiras de vime confortáveis;
- a mesa de vime;
- usando tons de azul e branco;
- o uso de peças forjadas.
O estilo Art Nouveau pode ser expresso no uso de soluções de design extraordinárias e cores brilhantes. Às vezes, o estilo egípcio também é usado. É dado por pinturas temáticas e lembranças. Independentemente do estilo escolhido, é necessário usar cortinas, e não simples, mas com lambrequins.
E mais uma nuance - transformar a abertura de entrada em um arco ou semi-arco é apropriado em qualquer estilo.
Soluções de interiores e seleção de móveis
Claro, a disposição da área da varanda na cozinha combinada tem suas próprias características. Se for aberto, você terá que selecionar móveis que sejam resistentes às intempéries e à precipitação. Mas mesmo em um espaço fechado (envidraçado), você precisa escolher opções que sejam resistentes à luz solar. Não deve haver tecidos e tintas que desbotem rapidamente.
Espaço adicional no "Khrushchev" com área de cozinha de 6 m². m é muito valioso, e seria muito temerário enchê-lo imediatamente, mesmo com móveis muito úteis e belos acessórios. Devemos nos esforçar para criar um ambiente livre, sem indícios de transbordamento, portanto, cadeiras, mesas devem ser relativamente pequenas. A escolha certa das cortinas desempenha um papel importante. Eles usam designs romanos e de rolo de sua escolha. Aconselha-se enquadrar a abertura da varanda com cortinas de vários comprimentos.
Existem muitas ideias de interiores interessantes para combinar uma varanda e uma cozinha:
- área de relaxamento com pequeno sofá e TV ou computador;
- área adicional para cocção (com forno de micro-ondas, cafeteira, banho-maria e outros aparelhos que não necessitem de homologação para instalação);
- colocar a geladeira no nicho da varanda;
- pendurar vasos de flores em ganchos;
- cortinas translúcidas que criam uma sensação de mistério.