Opções de layout para uma pequena cozinha
Boa sorte em ter uma cozinha enorme. Pode acomodar um lugar para uma sala de jantar e um grande conjunto de cozinha multifuncional. É muito mais difícil organizar os móveis em uma sala pequena.
Tipos de layouts
No mercado imobiliário de habitação secundária, podemos encontrar "Khrushchevs" com pequenas cozinhas de 5 a 8 metros quadrados. As "Stalinkas" têm de 6 a 9 quadrados. E também "pequenas famílias" com cozinhas muito pequenas de 4-5 metros quadrados. Os novos edifícios permitem obter um apartamento com uma disposição espaçosa. Mas mesmo aqui existem opções como um apartamento estúdio, onde a área da cozinha é geralmente conectada a uma sala de estar comum.
É importante mobiliar funcionalmente o espaço da cozinha em condições de falta de metros quadrados. E a primeira etapa é o planejamento. Antes de proceder a reparações e compra de móveis, é necessário traçar um plano geral das instalações. Vale a pena pré-posicionar ou (se necessário) alterar as comunicações principais. Por exemplo, abastecimento de água, fiação para eletricidade, talvez tomadas adicionais sejam necessárias, é necessário determinar a saída para ventilação. É importante avaliar corretamente a qualidade do acabamento áspero. Paredes irregulares, pisos inclinados podem dificultar a transformação de toda a cozinha.
A ergonomia é um aspecto fundamental no layout de uma pequena cozinha. Em outras palavras, este critério mostra como será conveniente cozinhar aqui. O padrão ouro da cozinha é a “regra do triângulo”.A ideia é colocar corretamente os principais atributos da cozinha: geladeira, fogão, pia, de forma a fazer o mínimo de movimentos corporais durante o processo de cozimento. Idealmente, eles estão localizados no “topo” desse triângulo de planejamento. Com esta disposição, a eficiência na cozinha tende ao máximo. E a situação oposta - no caso da disposição dos elementos principais do fone de ouvido em uma linha reta.
Nesse sentido, as principais opções de planejamento podem ser identificadas.
Canto
A maneira mais conveniente de colocar um móvel de cozinha. 100% compatível com a regra do triângulo. Ocupa espaço ao longo de duas paredes adjacentes. A forma pode ser simétrica ou em forma de L. As vantagens de uma cozinha de canto são que permite organizar ergonomicamente a área de trabalho, adequada para a maioria dos layouts, exceto para cozinhas alongadas e de passagem.
Linear
Colocar a cozinha alinhada ao longo da parede. Adequado para cozinhas estreitas e alongadas onde não há lugar para um conjunto de canto. O grupo de jantar ocupa uma área na parede oposta ou na extremidade do fone de ouvido, dependendo das peculiaridades da colocação das portas. Uma cozinha linear não é a opção mais ergonômica. Mas na ausência de alternativa, às vezes a única possível.
Em forma de U
A disposição mais funcional da cozinha permite observar a regra do triângulo. Mas para uma colocação ergonômica em forma de U, algumas condições são necessárias:
- a presença de três paredes livres;
- para manter a funcionalidade, o comprimento da parte central deve ser de pelo menos 2,5 metros e os blocos laterais devem ter pelo menos 1,6 metros de distância uns dos outros.
Esta forma nem sempre é adequada para cozinhas pequenas.
Móveis e eletrodomésticos adequados
Um ambiente decente para uma pequena cozinha deve levar em consideração a disponibilidade de espaço de armazenamento, a ergonomia da área de trabalho e a iluminação adequada. Os conjuntos de cozinha pré-fabricados de fábrica não são adequados para uma cozinha com uma disposição tão especial. Afinal, mesmo uma pequena discrepância de tamanho pode se tornar um obstáculo para a instalação de uma cozinha. Uma encomenda individual para o fabrico de uma cozinha individual é a melhor e mais económica opção.
Ao planejar um conjunto de cozinha, desista de portas com dobradiças. As gavetas são mais funcionais de usar. Para gabinetes superiores, use um mecanismo de elevação. As dimensões das caixas "à moda antiga" não parecem tão impressionantes como as largas de 600-900 mm. Deixe que haja um ou dois deles - isso dará à cozinha uma aparência original.
Não economize no enchimento de alta qualidade do conjunto de cozinha. Bons fechos, redes de armazenamento, suportes para garrafas e fantásticas redes extraíveis tornarão a sua cozinha super ergonómica.
Isso é especialmente verdadeiro para fones de ouvido de canto. Para tornar o canto funcional, uma grade retrátil ou um carrossel giratório é colocado nele. Esta é uma forma muito conveniente de guardar utensílios.
Na área do avental de cozinha, use grades de tejadilho - sistemas de arrumação com dobradiças para utensílios de cozinha. O conjunto inclui uma variedade de ganchos, copos, prateleiras para guardar cozinheiros, especiarias e outros utensílios. Isso vai economizar muito espaço em seus armários.
Organizar eletrodomésticos em uma cozinha pequena pode ser difícil. Uma placa de fogão, um forno, um frigorífico, um forno de micro-ondas - verifica-se que não há lugar para o próprio móvel de cozinha. Eletrodomésticos embutidos resolverão o problema de falta de espaço. É melhor colocá-lo na cozinha em forma de estojo. Um arranjo comum é um forno e micro-ondas embutidos, ou uma máquina de lavar louça e forno. Isso permitirá que você consiga espaço adicional para caixas espaçosas.
Comprar uma máquina de lavar louça tornará sua vida muito mais fácil. Se disponível, não há necessidade de uma pia grande. Assim, a área de trabalho aumentará. A gama de tamanhos das máquinas de lavar loiça é enorme, desde unidades de 60 cm de tamanho normal a mini-pias de mesa para 2 a 3 conjuntos de pratos.
O forno hoje pode substituir o forno de micro-ondas e o banho-maria. Uma dessas unidades irá adicionar significativamente espaço livre na cozinha.
Recomenda-se a instalação de eletrodomésticos do mesmo fabricante, pois o design das diferentes empresas pode variar significativamente.
Aumentando o espaço livre
A ergonomia da cozinha reside no cuidadoso planeamento das zonas de arrumação, lavagem e confecção.
Existem várias ideias para poupar espaço na sua sala de jantar. Estenda a bancada ao longo da janela, criando um ótimo local para beber chá. Você pode não precisar de uma área para refeições. Isso aumentará a superfície de trabalho da cozinha.
Você pode organizar uma área de jantar compacta usando um balcão de bar e cadeiras dobráveis.
A organização da ordem na cozinha será bastante simplificada com o uso de caixas compactas e recipientes para armazenar alimentos e utensílios de cozinha.
As gavetas podem ser equipadas com divisórias especiais para facilitar a classificação do conteúdo.
Ao escolher uma mesa para a área de jantar, observe mais de perto a mesa que se transforma. Os mecanismos modernos são fáceis de usar. Projetada para 4 pessoas, a mesa se transforma em um grupo de jantar completo para 6 a 8 pessoas, dependendo da configuração. Mas é importante não esquecer que essas mesas não foram projetadas para cargas pesadas.
O sofá de canto, além dos assentos, oferece espaço de armazenamento adicional. Geralmente, as gavetas grandes ficam escondidas sob os assentos. Você pode planejar um conjunto de cozinha levando em conta a expansão visual com a ajuda de truques de design.
Deixe uma parede livre no armário de parede. Encha-o com prateleiras ou prateleiras abertas. As portas do armário de vidro irão facilitar visualmente as estruturas das paredes.
A opção de armários altos sob o teto irá aumentá-lo visualmente e, ao mesmo tempo, adicionar espaço livre no fone de ouvido.
Um sistema de armazenamento adicional pode servir como um armário retrátil sob a mesa de jantar. Distância suficiente para facilitar o uso da mesa - 30 centímetros da borda do tampo da mesa à frente do gabinete. Para aumentar a superfície de trabalho, você pode usar um tampo de mesa como fogão ou pia.
Evite móveis ásperos e pesados - eles ocupam espaço extra e são difíceis de usar. Uma mesa de vidro e cadeiras finas de metal ficam muito melhores em uma cozinha pequena.
Ao escolher as tonalidades para o projeto da cozinha, é melhor dar preferência às cores claras e aos revestimentos brilhantes ou espelhados. É preferível fazer um avental de cozinha de materiais leves com um padrão pequeno ou sem ele. É preferível escolher fachadas lisas para a cozinha com puxadores integrados. É preferível um design austero com linhas retas. Estilos como minimalismo, alta tecnologia, loft e escandinavo podem ser usados no interior de uma pequena cozinha.
Uma pequena cozinha precisa de luminárias amplas. A luz deve estar em toda parte. A iluminação pode ser básica, focada na área de trabalho, na sala de jantar, iluminando dentro dos armários. Diferentes fontes de luz farão com que a cozinha pareça maior.
Erros freqüentes
Planejar uma pequena cozinha não é um processo fácil, requer decisões cuidadosamente equilibradas na disposição dos móveis e no uso de idéias de design. Sempre que possível, você deve tentar evitar erros comuns.
O uso de tons escuros no design da cozinha tornará o espaço visualmente menos livre. Não se deixe levar por móveis sombrios.
Muitos não pensam quanto espaço ocupa uma porta. A presença de uma porta na entrada limita as possibilidades de design e funcionalidade. Talvez valha a pena substituir a porta de batente clássica por um arco ou um mecanismo de abertura deslizante.
Encher a cozinha com um grande número de armários criará uma sensação de aperto. Não tente usar todos os métodos conhecidos na busca de locais de armazenamento.
Às vezes, uma pequena cozinha só pode acomodar um conjunto de cozinha. Você não deve ser extravagante tentando deixar a área de jantar nele. É melhor colocá-lo em outro cômodo e cozinhar confortavelmente em uma cozinha mais espaçosa.
Evite cobrir as aberturas das janelas com cortinas blackout. É melhor abandoná-los em favor de cortinas ou persianas translúcidas. Isso vai iluminar a aparência da cozinha.
O uso de padrões grandes, decorações massivas e uma abundância de elementos decorativos em design de interiores não é para uma cozinha pequena. Um interior lacônico simples é muito mais apropriado aqui. A escolha do enchimento para a funcionalidade da cozinha é muito mais importante do que a componente estética no planejamento de uma sala de pequeno porte.