Projeto de uma pequena cozinha em uma casa particular
Uma cozinha em uma casa particular com fogão e uma cozinha em um apartamento são locais diferentes. E do ponto de vista de algumas características do layout, e estilisticamente, podem diferir tanto no mobiliário como no enchimento dos móveis. Tudo vai depender de como a função é atribuída às instalações. Se esta for apenas uma área de trabalho onde a comida é preparada e a sala de jantar em um local diferente, os requisitos serão os mesmos. Se você precisa colocar tudo em uma área pequena, os requisitos são ajustados.
Decida o estilo
Hoje, quase qualquer reforma começa não com a contagem do dinheiro, esforço e tempo dos proprietários, mas com a determinação do estilo do quarto. Como deve ser, que tipo de humor terá, que imagem deve tomar forma - essas são as primeiras e principais questões. E já de qual estilo é escolhido, as seguintes ações dependem. O segundo ponto são as peculiaridades da cozinha. Se houver um fogão em uma área pequena, algo precisa ser resolvido com ele. Determine se ele será usado na vida cotidiana ou permanecerá apenas para fins decorativos. Mais uma vez, o fogão também influencia o estilo da cozinha.
Na maioria das vezes, em uma casa particular, eles buscam o estilo country. Mas país é apenas uma designação de uma direção, que tem muitas variedades. Numa espaçosa casa de madeira, cuja área deixa essa oportunidade, pode-se manter a estética de um chalé. Está muito na moda hoje e esses interiores são realmente elegantes. Mas se a cozinha for pequena, é melhor recorrer à Provença, ao estilo da dacha russa ou ao estilo rústico eslavo.
O design também pode ser em um estilo escandinavo rico em possibilidades. Também é heterogêneo e tem diferentes variações.
Uma casa particular e um apartamento serão diferentes, uma pequena cozinha e uma grande não se repetem. Dos outros estilos que são possíveis numa casa privada com uma pequena cozinha, vale destacar o estilo inglês, clássico americano, shabby chic, etno, minimalismo. Mas se você não tem aversão a se tentar como designer, pode usar uma mistura estilística leve. É verdade que isso requer um gosto artístico.
Pequena cozinha scandi
Acima de tudo, vote nesta opção - ela é adequada para uma cozinha com passagem, e para um quarto combinado com uma sala de estar, e para uma pequena cozinha lacônica na fronteira com um corredor ou uma sala de jantar.
O que é bom no estilo Scandi é sua democracia, liberdade de design e a sensação de um espaço aberto. E você pode sentir isso mesmo em um pequeno interior. Também pode ser chamado de básico. Quando você não consegue decidir sobre o estilo e clima, escolha escandinavo. Este é um estilo de compromisso que geralmente agrada a todos na casa e do qual é muito difícil se cansar.
Os recursos de estilo são os seguintes.
- Decoração de interior. O contraste é possível, mas muito harmonioso. As paredes e o teto podem ser decorados com branco, mas o piso pode ser deliberadamente escuro (amadeirado). Mas se a cozinha for muito pequena, minimize o uso de tons escuros no interior.
- Teto. É importante aqui organizar o espaço de forma que nada o sobrecarregue. Se a moldura em estuque, o relevo excessivo e uma abundância de decoração surgirem na sala, a cozinha ficará ainda menor do que era. Portanto, um teto com painel branco ou simplesmente pintado é a melhor opção.
- Piso. O ideal é que seja uma placa sólida, mas sua imitação também é possível. Se você decidir que nada pode ser melhor do que ladrilhos, fique à vontade para colocá-lo. Mas não use desenhos muito coloridos e intrusivos. A dinâmica interna pode ser criada com tecidos e decoração que podem ser facilmente alterados. Mas os ladrilhos coloridos podem simplesmente ficar entediados.
- Paredes. Os tons claros monocromáticos são preferidos e, claro, o branco. A opção de uma parede em alvenaria é possível, mas se, por exemplo, o seu avental de cozinha tiver uma aparência semelhante, é melhor alisar as outras paredes.
- Fone de ouvido. Não precisa ser complicado, com decoração abundante e mármores, dourados, relevos, etc. Na maioria das vezes é um complexo modular claro, cinza, azul ou oliva com bancadas de madeira de alta qualidade. Para uma casa privada, os acessórios de madeira são adequados.
- Abra as prateleiras. É numa casa privada que parecem mais adequados. Lembre-se de que, mesmo que nas prateleiras apenas itens funcionais (como latas para produtos a granel, temperos etc.), eles ainda servem como decoração. Portanto, não exagere no design decorativo adicional do espaço.
- Têxtil. É difícil imaginar o desenho de uma pequena cozinha em uma casa privada sem tecidos. Se as cadeiras estiverem na mesa de jantar sem estofamento, você pode costurar capas sazonais leves nelas. Assim, a cozinha será renovada a cada temporada, mudando seu humor e os acentos de cores. As cortinas podem ser limitadas a tule translúcido, ou você pode encontrar cortinas que vão combinar tanto com a decoração de cadeiras, ou com uma toalha de mesa sobre a mesa, ou ainda com um tapete. Um tapete pequeno e aconchegante não interfere nem mesmo em uma cozinha pequena.
Anteriormente, parecia que colocar cadeiras não brancas em uma mesa de jantar branca seria um terrível pecado interior. Mas em um interior scandi, podem ter à mesa cadeiras de madeira nos tons areia e bege, ou ainda modelos azuis e amarelos.... Um ligeiro desvio das regras, as decisões ousadas não parecem atrevidas e inadequadas, mas um indicador de que o interior é vivo, dinâmico, com carácter próprio.
Belos exemplos
Nesta seleção, apresentamos 10 cozinhas muito fofas, aconchegantes e lindas localizadas em casas particulares. Alguns deles são feitos no estilo escandinavo preferido, mas existem outras opções que também são muito interessantes.
- É tão simples e contido, em algum lugar a cozinha é até mesmo decorada austeramente. Mas ela não perdeu seu conforto com isso.Aqui você pode sentir a ordem, a importância de cada item, a ausência de coisas desnecessárias e o espaço que é muito valioso em quartos pequenos.
- Alguns desses móveis são coisas que foram simplesmente restauradas e ganham uma segunda vida. Esta é uma opção de reparo bastante orçamentária. Neste caso, a sala de jantar fica separada e, se tiver oportunidade, também pode levá-la para a sala de estar.
- Se os interiores brancos parecem estéreis e frios para você, arrume o cômodo mais otimista da casa a partir de uma pequena cozinha, usando um papel de parede bem claro, muita madeira e muito verde.
- Verde claro + branco + madeira = uma ótima combinação. É assim que vai ficar à noite, e uma pequena cozinha "sem pretensões" se tornará o lugar mais confortável da casa.
- Um chão e cadeiras coloridos, paredes de flores - tudo o que normalmente não é recomendado para salas pequenas. Sim, visualmente, tal projeto poderia "comer" o espaço, mas não é um fim em si mesmo aqui. Nessa cozinha, você quer beber chá com geleia e torta o máximo possível.
- E nesse interior não há dificuldades, há móveis básicos simples, uma mesa aconchegante, piso que não deixa marcas. Se você não tem uma porta em sua cozinha, este exemplo pode ser um bom guia.
- Os amantes do estilo moderno irão apreciar esta opção marcante. Neste caso, a área de jantar foi desenhada como um café, o que é muito conveniente. Principalmente se você preferir organizar reuniões na cozinha.
- Uma variação baseada nos clássicos. O papel de parede floral muito fofo é complementado por um lustre original e um conjunto simples, mas elegante.
- Uma ideia muito interessante para decorar uma sala de jantar. Veja como é legal a iluminação por trás da tela do gabinete. Se você tiver uma cozinha às escuras com uma janela pequena, esse armário será um salva-vidas. A lâmpada acima da mesa também parece perfeita.
- E aqui está uma cozinha ousada, não sem luminosidade, numa estética próxima ao estilo shabby chic. Aparador, prateleiras abertas, realces brilhantes e geometria fora do padrão. Parece um fantoche, mas eles se apaixonam por essas cozinhas imediatamente e por um longo tempo.