Pequenas cozinhas aconchegantes: como planejar e decorar?
Freqüentemente, em vez de uma cozinha grande e espaçosa, as donas de casa têm que se contentar em cozinhar em um espaço pequeno e longe de ser aconchegante. No entanto, não deve desistir, porque mesmo uma pequena kitchenette pode transformar-se numa acolhedora sala multifuncional, se trabalhar um pouco no layout e design. No artigo de hoje, falaremos sobre as transformações mais eficazes que não requerem habilidades especiais, mas são essas técnicas que tornarão sua cozinha prática e confortável.
Vamos falar sobre cor
Todos nós entendemos que se o espaço é pequeno, precisamos trabalhar, se não na sua física, pelo menos na expansão visual. E aqui as cores claras vêm em nosso auxílio, em particular o branco. É esta cor que "empurra" magicamente o espaço, criando uma sensação de amplitude e limpeza.
Agora está especialmente na moda decorar a cozinha a preto e branco (chão, conjunto e paredes) desta forma, apagando todos os limites de um pequeno espaço, tendo alcançado a ilusão de amplitude. Se esta opção for muito "estéril" para você, use diferentes texturas de branco ou combine-as com outros tons pastel.
Não exagere com cores - para evitar o efeito de “espaço pesado”, não deve usar mais do que três cores no interior da cozinha. Tente não exagerar com tons escuros, pois nossa tarefa é agregar ar, espaço, liberdade, e cores escuras agem de forma oposta a essa ideia.
É tudo sobre o fone de ouvido
Para adicionar estilo a uma pequena cozinha, vale a pena adquirir o conjunto mais compacto, de preferência em L, para que você possa conectar pia, geladeira e fogão.
Se a sua cozinha tem muito menos de 9 metros, então você deve dar uma olhada no layout linear como o mais aceitável. Tente arrumar os móveis de uma forma racional e conveniente para a anfitriã. Para uma cozinha estreita, pode considerar a disposição em duas filas, tendo em conta os corredores entre os móveis, caso contrário será impossível deslocar-se pela divisão sem problemas.
Desista das portas. Não importa o quão bonita e esculpida seja a porta da sua cozinha, ela esconde centímetros preciosos e torna o espaço desordenado.
Se você realmente deseja decorar uma porta, transforme-a em um arco ou pendure uma cortina, plantas ou outros elementos decorativos.
Nós mudamos dramaticamente
Muitos agora balançam a cabeça negativamente, porque o redesenvolvimento não é apenas difícil, mas também caro. Nem todo mundo quer mexer com papéis para a inspeção da casa, explicando por que de repente precisaram de um novo projeto de cozinha. No entanto, mudanças radicais só podem ser para melhor. Dê uma olhada em alguns substitutos ideais para sua rotina anterior:
- cozinha + sala;
- cozinha + loggia;
- cozinha + corredor.
Camadas, caixas e seções adicionais
Compre fones de ouvido com muitos compartimentos embutidos para esconder um monte de itens ou utensílios essenciais. Esconda os eletrodomésticos - eletrodomésticos fixos são absolutamente inadequados em uma cozinha pequena, eles literalmente "matam" todo o conforto, transformando a cozinha em uma espécie de oficina. Certamente, os aparelhos devem ser construídos de forma a não ocupar espaço.
Salas de armazenamento escondidas
Para acomodar tudo o que você precisa em uma cozinha tão pequena e não transformá-la em um lixo, você pode criar vários nichos em armários suspensos. Você pode pregar armários bem acima da porta. Se você tiver uma decoração com um sofá e pufes, certifique-se de que eles tenham caixas de armazenamento embutidas. Tente tornar a sua cozinha o mais hospitaleira possível, não obstrua muito. Para salas pequenas, o minimalismo é a solução mais racional. Use cada peça de mobiliário. Até a parte superior da geladeira deve ser usada para guardar algum tipo de utensílio.
Ilusões de ótica
Várias técnicas podem ser usadas para expandir visualmente o espaço.
- Experimente decorar as paredes com estampas e enfeites que aumentem visualmente o espaço. Você pode usar papel de parede com perspectiva.
- Faixa vertical no papel de parede Vai "elevar" o teto.
- Espelhos... Uma cozinha com espelhos parecerá várias vezes mais espaçosa do que realmente é. Tente pendurar um espelho na frente das janelas para refletir a luz.
A luz certa é a chave para o calor e o conforto
A iluminação da cozinha deve ser uniforme, sem mudanças bruscas e sombras. As sombras estreitam o espaço e diferentes fontes de luz literalmente "quebram" a cozinha em diferentes blocos. No entanto, não use iluminação padrão lustre no centro. A melhor opção seria vários holofotes embutidos nas paredes ou teto, ou fixos ao longo das paredes. Estas lâmpadas criam uma luz difusora acolhedora e agradável aos olhos.
Decorações mínimas, ergonomia máxima
Muitas pessoas acreditam erroneamente que se você arrastar muitos enfeites decorativos, ímãs de geladeira, vasos de chão, buquês e outros souvenirs de cozinha para uma pequena cozinha, isso a tornará incrivelmente bonita. Isso não é verdade.
Um mínimo de móveis e decorações e a praticidade completa de todos os elementos de design podem criar um verdadeiro conforto. Você também não deve dizer “não” completamente às joias, mas algumas pinturas e algumas estatuetas são suficientes para criar uma excelente impressão.
Cortinas pequenas. Não cubra as janelas com cortinas que vão até o chão - cortinas elegantes do tamanho de uma janela serão uma decoração maravilhosa.
E o último - se livrar do lixo desnecessário. Quanto menos na cozinha, mais espaço livre você tem para cozinhar e receber convidados. Mantenha sua cozinha limpa, não importa quão grande ou pequena você tenha - um espaço bem cuidado e organizado é sempre aconchegante.
Para dicas sobre como planejar uma pequena cozinha, veja o vídeo abaixo.