Design interior moderno da cozinha-sala de estar
Na maioria dos apartamentos standard, a área da cozinha está longe de ser a desejada. Via de regra, as donas de casa não têm espaço suficiente para implementar todas as suas ideias. É especialmente difícil para uma família grande morar em um apartamento com uma pequena cozinha. Hoje, o design moderno da cozinha-sala é muito popular. Um interior tão elegante envolve combinar a cozinha e uma das grandes salas. A sala combinada com a parede demolida torna-se muito mais espaçosa. Você pode decorar a cozinha-sala em quase todos os estilos e cores, tudo depende do seu gosto e desejo.
Características, vantagens e desvantagens
Esta solução é especialmente importante para apartamentos de pequena área, pois permite dar originalidade e ostentação a um traçado típico.
Prós.
Tem mais espaço. E não só visualmente, porque a parede demolida cede alguns metros quadrados para uso. Este local pode ser usado de forma racional. Dois pequenos quartos são transformados em um grande e vago.
Mais iluminação. Duas janelas na sala fornecem boa luz natural.
Área de jantar agradável. Infelizmente, uma pequena cozinha deve se contentar com minúsculas áreas de jantar. Em um projeto combinado, você pode colocar uma grande mesa e belas cadeiras. Você elimina a necessidade de se mover para a sala de estar e colocar a mesa lá.
Conforto da família. Cozinhar na maioria das vezes isola a anfitriã, ela não pode cuidar dos filhos ou se comunicar com eles e seu marido neste momento, a associação lhe dá essa oportunidade.
Existem também desvantagens que devem ser levadas em consideração:
o custo financeiro de tal projeto em comparação com reparos convencionais sem demolir as paredes;
a necessidade de equipamentos de boa qualidade, uma vez que os odores "circulam" livremente pela sala se o exaustor estiver ruim, e aparelhos barulhentos podem interferir nos membros da família;
esses reparos demoram muito, o trabalho é barulhento;
o consentimento é necessário para o redesenvolvimento, se a parede da planta de rolamento não puder ser demolida;
se a casa estiver equipada com gás, uma divisória é exigida por lei.
Zoneamento do espaço
Combinar duas salas para finalidades diferentes implica uma separação competente de zonas. Ao mesmo tempo, é necessário que o espaço permaneça visualmente unificado. Em primeiro lugar, é necessário organizar corretamente os móveis: mover um sofá, poltronas, uma TV para uma zona, uma mesa de jantar e cadeiras para outra, um conjunto de cozinha, eletrodomésticos em uma terceira. Além disso, os projetistas recomendam considerar diferentes métodos de zoneamento.
Arcos
Você pode deixar parte da parede restante e decorá-la no mesmo estilo da sala. Porém, esse método só é bom para salas grandes, ele rouba parte da área, escurece. Uma solução eficaz é uma divisória fina com um arco, decorada com vidro.
Balcões de bar
Esta é a forma mais comum de separar o espaço da cozinha da área de estar. Além da função decorativa, o rack pode ser usado como mesa, superfície de trabalho. Dentro dele você pode colocar seções de armazenamento.
Partições
Existem várias opções de criação: deixar parte da parede ou colocar uma parede fina com prateleiras, pastilhas de vidro. Normalmente usam drywall, paredes deslizantes de plástico, cortinas de tecido grosso, aquários, estantes com flores decorativas.
Terminando em dois níveis
Se os tetos forem muito altos, você pode elevar o piso em uma das zonas. Além disso, os tetos de dois níveis parecem ótimos. Deve ser lembrado que ao reorganizar os móveis, o zoneamento em dois níveis terá que ser desmontado, caso contrário, a integridade da percepção será violada.
Iluminação
Para uma cozinha-sala de estar, é inaceitável usar uma fonte comum de iluminação. A área de trabalho, via de regra, é destacada por holofotes, o mesmo pode ser feito com o balcão do bar. As luminárias de teto também podem ser usadas como iluminação suspensa. A sala de estar está decorada com um lustre, lâmpadas de piso e de mesa. Isso criará o contraste desejado.
Soluções de cor
É muito importante não só de forma eficaz, mas também combinar corretamente os tons, para que a cozinha-sala não seja apenas dividida em zonas, mas também uniforme na composição. Os designers sugerem considerar as seguintes combinações possíveis.
Aplique tons diferentes na mesma paleta. Por exemplo, destaque a cozinha com cores mais cativantes e decore a sala de forma neutra e calma.
Escolha os mesmos tons, mas diferentes acentos brilhantes. Ou seja, decore o ambiente em um único esquema de cores claras e divida as zonas com diferentes elementos decorativos em cores.
Faça o fundo geral diferente, os acentos são comuns. A solução mais lucrativa é escolher as cores principais luz, mas luz em ambas as zonas, e as cores complementares e de destaque - brilhantes e uniformes.
Seleção de estilo
Estilos contemporâneos são diferenciados por recursos como:
funcionalidade;
praticidade;
uma pequena quantidade de decoração;
espaço organizado.
O mais importante é escolher uma única direção e selecionar o acabamento, o mobiliário, a decoração de acordo com ela. A composição harmoniosa não permite a mistura de estilos. Se você adora fusão, terá que trabalhar duro para aprender as combinações certas de detalhes de diferentes direções. É mais fácil e eficiente parar em um. É importante que os eletrodomésticos sejam totalmente compatíveis com o estilo escolhido. Os designers sugerem considerar as seguintes opções para decorar uma cozinha-sala de estar.
Alta tecnologia
O mais importante aqui é liberar espaço o máximo possível e reduzir a decoração e os acessórios ao mínimo. Prevalecem as superfícies monocromáticas, mesmo acabamento. Metal, materiais de vidro e brilho parecem harmoniosamente. O esquema de cores inclui cinza, preto, branco, marrom. As silhuetas possuem linhas retas bem definidas. Para que a composição não pareça desconfortável visualmente, você pode incluir um tapete macio e uma bela iluminação nele.
É melhor substituir os têxteis da janela por persianas.
Minimalismo
Este estilo também não envolve muitos móveis e decoração. O próprio nome já diz que deve haver poucos detalhes. O esquema de cores inclui tons de branco, marrom, cinza, preto, todos os tons de madeira. Descarte a decoração chamativa. A técnica deve ser incorporada, não deve ser conspícua, tão oculta quanto possível.
Exclua pequenos elementos da composição.
Neoclássico
Os clássicos modernos envolvem a decoração de paredes, pisos e tetos em cores semelhantes. É preferível dar preferência a tons claros e neutros de bege, branco, areia, azeitona. As silhuetas são retas, mas não nítidas, suaves. Têxteis e móveis devem ser selecionados naturais, macios.
O design lacônico pode ser diluído com segurança com uma decoração espetacular: livros, antiguidades.
Estilo escandinavo
Um estilo muito popular, cuja característica é a escolha de tonalidades claras para a decoração, materiais de planta natural. Madeira usada, cerâmica, pedra. O branco predomina, o preto e o marrom costumam ser usados como sotaque e complementares. Os elementos decorativos não são provocantes, mas destacam-se claramente no contexto geral: fotos, pinturas, plantas, tapetes.
Kitsch
Este é um dos estilos contemporâneos mais desafiadores. Envolve o uso de detalhes chamativos, cores vivas. Na maioria das vezes são tons de azul, violeta, laranja, amarelo, vermelho. É melhor escolher móveis de formas complexas, não padronizadas.
Para evitar que a composição geral seja muito caótica e difícil de perceber, é melhor organizar o fundo em tons claros.
País
Este estilo é extremamente aconchegante e suave, combina simplicidade, naturalidade e funcionalidade. Você não deve usar elementos de metal, plástico ou sintéticos em uma cozinha / sala de estar deste estilo. Cores naturais: marrom, verde, bege. Use dourado, bordô, amarelo, preto como acentos.
Móveis de vime, pinturas, lindos pratos e grandes relógios se encaixam perfeitamente em tal sala.
Idéias de design moderno para a cozinha-sala estão no vídeo abaixo.