Cozinha-sala

Projeto da cozinha-sala de estar 30 sq. m: projetos e dicas de design

Projeto da cozinha-sala de estar 30 sq. m: projetos e dicas de design
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de layout
  3. Métodos de zoneamento
  4. Como escolher um estilo?
  5. Como escolher um esquema de cores?
  6. Dicas de decoração
  7. Belos exemplos

A área da sala com uma metragem de 30 metros quadrados permite a instalação de uma cozinha-sala completa e multifuncional. O amplo espaço livre pode ser facilmente transformado de acordo com qualquer estilo e design escolhido.

Peculiaridades

Projeto cozinha-sala com área de 30m2. m permite que você coloque todos os móveis e itens de decoração necessários, sem pensar em economizar espaço. Apesar de qualquer layout, forma ou características existentes da sala, o projeto de design acaba sendo muito confortável, não interferindo de forma alguma na movimentação dos habitantes no espaço.

A presença de nichos ou alcovas em tal sala é encorajada, uma vez que eles acomodam idealmente armários ou conjuntos de cozinha. No entanto, até mesmo um "retângulo" comum com zoneamento cuidadoso torna-se conveniente e bonito.

Opções de layout

Projecto de Cozinha e Sala Conjugada com área de 5x6m2. m é ligeiramente diferente em uma casa e apartamento privados. Em princípio, o design da área da cozinha é o mesmo em ambos os casos. Poderia ser disposição de duas linhas, em forma de L ou linear do conjunto de cozinha. Este último, no entanto, é considerado o menos bem sucedido e é adequado para quem raramente cozinha e cozinha pouco.

No entanto, ao reduzir a área de trabalho, será possível atribuir espaço livre suficiente na cozinha-sala para a área de jantar, que, na verdade, é uma sala de jantar completa.

Numa casa privada, uma boa solução seria organizar uma ilha de cozinha, que pode ser utilizada tanto para zonear o espaço como para combinar duas filas de um conjunto de cozinha.

A área de jantar está convenientemente organizada na junção entre a área da cozinha e a sala de estar. Novamente, ele pode se tornar um elo de conexão entre componentes individuais e um elemento de zoneamento. A concepção da sala é efectuada de acordo com as preferências e desejos dos proprietários.

No caso de uma grande cozinha-sala de um prédio de apartamentos, o espaço surge pela reconstrução e combinação de dois cômodos. De antemão, é claro, certas licenças para a demolição e transferência de paredes serão necessárias. Além disso, deve ser entendido que a transferência do riser de gás é proibida e também podem surgir problemas com o sistema de esgoto.

Métodos de zoneamento

A combinação da cozinha e da sala de estar é dividida de várias maneiras. A maneira mais fácil é usar uma paleta de tons: escolha o acabamento das zonas em cores diferentes que se combinam. Além disso, você pode escolher o mesmo papel de parede ou tinta, mas aplicar uma impressão incomum no topo de uma das zonas. Uma solução igualmente simples, mas eficaz, é o uso de vários materiais.

Se estamos falando de pisos, então ele pode ser o mesmo, mas em tons diferentes, ou inicialmente completamente diferente. Alternativamente, a parte da cozinha é decorada com ladrilhos e o parquet é colocado na sala de estar.

Alguns móveis também são usados ​​para divida o espaço comum em várias partes. A primeira coisa que vem à mente é o balcão do bar. Além do zoneamento, pode ser utilizado como área de trabalho ou como lanche rápido. Um grande sofá com as costas voltadas para a área da cozinha é capaz de realizar a função necessária. Se as oportunidades permitirem, seria bom pensar em partições ou outras estruturas erguidas artificialmente.

Neste caso, estamos a falar de estruturas de tectos com vários níveis, pódios, paredes falsas, "janelas" de vidro e outros elementos. Alguns deles delimitam completamente as zonas, outros apenas parcialmente.

Se estamos falando de um pódio de cozinha, é comum criar uma estrutura que ultrapasse o nível do chão em 20 centímetros. Alguns itens de decoração, que são bastante grandes, também podem ser zoneados. Por exemplo, pode ser um grande aquário, uma estante cheia de livros e estatuetas e uma elegante tela de madeira.

A iluminação não é a principal, mas uma forma adicional de realizar o zoneamento... Diferentes sistemas de iluminação são usados ​​para enfatizar os limites em diferentes áreas. Alternativamente, a sala de jantar é acentuada por um pequeno lustre, a área de trabalho é iluminada por holofotes e a sala de estar é iluminada por um grande lustre e um par de lâmpadas de piso.

Ao realizar o zoneamento, não se deve esquecer a necessidade de combinar a cozinha e a sala em um todo. Às vezes é suficiente usar uma paleta de cores semelhante, enquanto em outros casos, um acabamento semelhante funcionará.

Como escolher um estilo?

Ao escolher um estilo para quartos combinados, é importante levar em consideração várias nuances. O espaço não deve ser apenas decorado com estilo, mas também confortável., uma vez que a zona da cozinha é constantemente utilizada, e sem a presença do conforto seria simplesmente impossível estar nela. Você também terá que levar em consideração o preço, já que algumas direções são impossíveis sem o uso de materiais caros ou acabamentos complexos que requerem os serviços de especialistas.

Recomenda-se formar a disposição básica de tal forma que mude com bastante facilidade na substituição de tecidos e elementos decorativos. Por exemplo, tomando como base o estilo escandinavo, com a ajuda de acessórios ele mudará o clima a cada estação.

O estilo provençal combina perfeitamente com a atmosfera romântica de uma casa de campo, portanto, seu uso é recomendado para os amantes desse estilo de vida. Rústico combina perfeitamente com itens antigos encontrados em mercados de pulgas e herdados, com tecnologia moderna e designs multifuncionais.

Para quem não gosta particularmente de decoração, mas se esforça para aproveitar ao máximo o progresso tecnológico, faz sentido voltar sua atenção para o estilo de alta tecnologia... Para criar um ambiente aconchegante, mas não opressor, o estilo escandinavo é adequado. É caracterizada pelo uso de cores suaves, materiais naturais e poucos, mas elegantes detalhes.

Minimalismo corresponde ao princípio de "nada mais", e pode ter motivos japoneses ou notas industriais. Estilo classico cria um espaço universal no qual todos os membros da família se sentem confortáveis, independentemente da idade. Geralmente, a escolha do estilo, é claro, deve depender das preferências das pessoas que precisam usar a cozinha-sala de trinta metros.

Como escolher um esquema de cores?

As cores escolhidas para a decoração de interiores dependem totalmente do estilo preferido. Por exemplo, em designs clássicos, tons claros e pastéis são comuns, o mesmo pode ser visto no minimalismo e no estilo escandinavo. Alta tecnologia e loft preferem designs monocromáticos, acabamentos de materiais naturais, cores metálicas.

Em estilos modernos, deve-se dar preferência ao brilho. Além disso, não se esqueça de que as duas partes da sala devem ser combinadas uma com a outra e o equilíbrio entre o escuro e o branco deve ser observado para criar a atmosfera certa.

Dicas de decoração

Os móveis da cozinha devem ser funcionais e confortáveis, e os móveis da sala devem criar uma atmosfera de conforto e relaxamento. Não há requisitos especiais para o design do espaço combinado, mas todos os elementos macios: sofás, pufes, almofadas e poltronas devem estar localizados o mais longe possível do fogão e da pia, e também ser feitos de um material que não absorva odores e possa ser limpo.

Se uma área de jantar separada não for fornecida, então é melhor pedir um sofá em forma de U ou L, que, em combinação com uma mesa deslizante, pode acomodar um grande número de convidados.

Se falamos de móveis básicos, então a cozinha deve ter um conjunto, uma mesa de jantar com cadeiras e todo o equipamento necessário. Na sala, você não pode ficar sem um sofá, poltronas e uma mesa de centro. Faz sentido colocar aqui estantes com livros, uma cadeira de leitura, uma TV em um pedestal e um lindo armário.

Belos exemplos

Uma ótima ferramenta para zonear o espaço é a ilha de cozinha. Pode acomodar um fogão e uma pia, o que transforma um item de interior em uma superfície de trabalho completa.

Um grande relógio de design é colocado na parede ao lado da ilha, que também é a fronteira entre as duas zonas. Acima da placa encontra-se um exaustor invulgar que, para além da sua função principal, também serve para zoneamento. O design das paredes e do piso é o mesmo em todo o espaço combinado, mas, além disso, a área de TV se distingue por um invulgar acabamento cinza aço.

Os tons principais da área de estar são cinza e branco: eles são usados ​​para o sofá, mesas de centro, suporte de TV e tapete. Essas cores se repetem na área da cozinha - por exemplo, o branco é usado para a bancada da ilha e cinza para os puxadores das gavetas.

Em outro apartamento, na verdade, o zoneamento especial do espaço nem mesmo foi necessário devido ao formato incomum da sala. Pelo contrário, muitos meios estão envolvidos aqui para combinar a área da cozinha e a área da sala de estar em um único todo.

Isso é garantido por tons semelhantes de móveis e decoração, bem como decoração uniforme de parede e teto.A zona da cozinha é representada por um confortável conjunto e uma ilha com lava-loiça, que também serve para comer. A sala tem um conjunto básico: sofá, poltrona, estante para pequenas peças, mesa de centro e TV em pedestal.

A sala de estar da cozinha parece muito elegante, algumas partes da qual estão destacadas com a ajuda de diferentes designs de parede. Na zona da cozinha existe alvenaria e, na zona de estar, a habitual pintura branca. O piso permanece o mesmo em todo o espaço, mas um tapete estampado foi colocado em cima do laminado leve na área de cozimento.

A separação das duas salas também é realizada por meio de iluminação: na cozinha, é representado por vários candeeiros situados directamente por cima da ilha e, na sala, a iluminação ambiente é feita com candeeiros de mesa. A própria ilha da cozinha está, por assim dizer, localizada em ambas as partes do espaço: por um lado, representa uma área de trabalho adicional e, por outro, uma área de jantar, equipada com cadeiras altas vermelhas brilhantes.

Quando uma cozinha-sala de estar é formada simplesmente pela demolição de uma parede entre dois cômodos, algum tipo de unificação de espaço pode até estar ausente. Na verdade, a única coisa que conecta as duas zonas é um esquema de cores aproximado, mas o estilo e os materiais usados ​​para a decoração são completamente diferentes. No entanto, tudo parece bastante orgânico. O principal elemento divisor é o balcão da barra, que, no entanto, está equipada com dois tipos de cadeiras, diferindo em cada lado.

Para uma visão geral da cozinha-sala de estar, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa