Projeto da cozinha-sala de estar 20 sq. m: como zonear e decorar o quarto?
Nos últimos anos, uma solução particularmente relevante na área de design de interiores é a combinação de uma cozinha e uma sala em um único quarto. E essa mudança é muito conveniente não apenas para apartamentos tipo estúdio na cidade, mas também para casas particulares. O desenho de uma cozinha combinada com uma sala de estar pode ser muito diverso, o principal no planejamento é levar em consideração todos os pontos e nuances mais importantes. Além disso, aprenderemos com mais detalhes como escolher o design de uma cozinha-sala de 20 m². m. de forma independente, como zonear adequadamente este tipo de instalações, bem como se familiarizar com dicas importantes de profissionais.
Peculiaridades
A combinação de sala de cozinha e sala de estar é hoje uma solução ideal para a incorporação de uma variedade de soluções de estilo no interior. O espaço da sala parecerá unificado apenas se for corretamente dividido em zonas funcionais independentes. Isso geralmente é feito usando o denominado zoneamento. Os recursos também incluem os seguintes pontos.
- Grandes salas de estar e cozinha combinadas são igualmente adequadas para pessoas solteiras, bem como para famílias inteiras. Para estes últimos, são especialmente relevantes, uma vez que durante a cozedura pode facilmente cuidar de crianças pequenas.
- Na conjugada cozinha-sala de estar, pode facilmente reunir não só todos os membros da família, mas também convidados, pois um cômodo como este é sempre aconchegante, principalmente se for amplo e bem planejado.
Em alguns prédios de apartamentos, nem sempre é possível combinar duas instalações em uma, especialmente quando se trata de casas em estilo antigo, às vezes podem ser necessárias autorizações especiais. O planejamento não autorizado é considerado ilegal e pode levar a sérias consequências negativas.
Se a parede for resistente, é estritamente proibido quebrá-la. Nesse caso, a consulta de um especialista não pode ser evitada.
Opções de layout
Ao combinar uma cozinha com uma sala de estar de 4x5 m, você obtém muito espaço livre. Hoje já não é necessário inventar alguns projectos próprios para arranjar 20 quadrados, gastando muito tempo pessoal nisso, porque já existem planos prontos que pode tomar como base para o seu futuro interior. Vamos considerá-los com mais detalhes.
- Para salas estreitas e compridas especialistas recomendam usar arranjo paralelo de móveis. Com este layout, a cozinha fica em uma parede e a área de jantar na outra. Este layout é perfeito para salas retangulares, pois com ele você pode economizar muito espaço livre na sala.
- Um dos mais bem sucedidos é considerado layout com a letra P, assemelha-se muito a um paralelo e é ideal para divisões combinadas de cozinha + hall. Adequado para salas retangulares alongadas. Uma cozinha inserida em tal projeto é normalmente colocada ao longo de três paredes ao mesmo tempo, recriando a letra P e tornando-a a base para a passagem para a sala de estar.
- Muitos projetos interessantes são realizados por designers, criando Layout em forma de L. Este design assimétrico adapta-se melhor a interiores modernos. Este tipo de colocação de canto pode ser aplicado tanto no móvel da cozinha quanto no módulo do sofá. Esse layout é considerado o mais bem-sucedido para instalações do tipo quadrado.
Métodos de zoneamento
Hoje, a solução ideal para dividir as zonas funcionais de uma grande sala de passagem é o zoneamento, que pode ser executado de várias maneiras. Na maioria das vezes em salas de 20 m². m. para separar a área de cozinha da área de jantar e da área de lazer, as seguintes opções de separação são usadas.
- Divisórias decorativas em plástico ou vidro. Estes últimos são extremamente difíceis de cuidar, especialmente se a família tiver filhos.
- Balcões de bar, frequentemente combinado com um conjunto de cozinha, bem como conjuntos de cozinha com uma ilha ou uma península.
- De diferentes tipos telas e cortinas, bem como têxteis pelo tipo de tapetes.
- Materiais de Decoração cores e texturas diferentes: papel de parede e revestimentos para pavimentos. Ladrilhos na área de cozinha combinam bem com piso laminado ou em parquet na área de lazer.
- Na fase de planejamento, as premissas podem ser instaladas divisórias com arcos e nichos de drywall.
Também o zoneamento interno pode ser feito usando atributos de móveis: lareiras, sofás e todo o tipo de estantes, por exemplo, com livros ou flores; muitas vezes eles até usam aquários para zoneamento para criar um destaque especial no interior. A iluminação também pode ajudar a executar o zoneamento competente de uma espaçosa cozinha / sala de estar. Por exemplo, um lustre pode ser colocado em uma parte da sala de estar e uma iluminação local com pequenas lâmpadas na área de cozinha.
Como escolher um estilo?
A escolha do estilo da sala combinada, é claro, deve ser baseada em suas próprias preferências, e também levando em consideração os seguintes pontos.
- Decoração e design de todas as outras divisões da casa, do campo ou do apartamento.
- Oportunidades financeiras. Um dos estilos mais caros, por exemplo, é o clássico. É muito importante fazer todos os cálculos preliminares antes de reparar.
- As preferências de todos os membros da família. Recomenda-se selecionar o interior desejado do quarto combinado, de modo que cada membro da família em tal quarto seja aconchegante e confortável.
- As características individuais das duas divisões combinadas, nomeadamente a altura dos tectos, o material das paredes, a presença de nichos pré-fabricados nas mesmas.
Considere os estilos mais comuns em que uma cozinha-sala de 20 m² m.
- Estilo classico... É considerado um dos estilos mais procurados, que ganha vida em amplas salas. Normalmente ele usa cores suaves e pastéis com contrastes. Este estilo é muito respeitável e exige grandes investimentos, já que a maioria dos materiais usados no interior são naturais. Móveis caros e exclusivos feitos de madeira natural, muitas vezes carvalho maciço, parquete luxuoso, lareiras, lustres de cristal, tecidos da mais alta qualidade. Cozinha-sala 20 sq. m. no estilo clássico, é claro, vai se tornar uma verdadeira obra de arte, mas antes de perceber, é recomendável calcular todos os detalhes e formar um projeto preliminar com cálculos.
- Alta tecnologia. Este estilo moderno é considerado muito relevante e bastante acessível, especialmente entre as famílias jovens. Com a ajuda deste estilo, você pode encaixar as tecnologias mais modernas e avançadas em uma sala inteira, sem prejudicar o conforto geral. Normalmente, este estilo usa uma abundância de brilho, plástico, vidro, cromo e outras superfícies metalizadas. Os eletrodomésticos para uma cozinha neste estilo são normalmente selecionados embutidos com o mínimo de ruído, o que é especialmente importante para um ambiente combinado.
Um interior tão moderno é mais adequado para pessoas que valorizam seu tempo e tecnologias modernas que podem ser facilmente adaptadas para si mesmas.
- O estilo não é considerado menos popular. minimalismo... Este estilo é adequado para quem gosta de interiores onde "tudo está em ordem" e onde nada é supérfluo. Tudo é funcional e os móveis são ergonômicos. Normalmente, os aparelhos embutidos são usados em interiores minimalistas. Nesse caso, um pré-requisito é a disponibilidade de espaço livre na sala. O esquema de cores principal para este estilo é geralmente mais frio, com grande atenção sempre para uma iluminação correta e competente. Para decoração, podem ser usados superfícies cromadas, ladrilhos, ladrilhos, vidro e plástico.
- Amantes da França Provença, é claro, pode prestar atenção a este estilo particular. Normalmente os interiores das cozinhas de estilo provençal são muito "caseiros", acolhedores e acolhedores, é agradável estar neles para familiares de qualquer idade. Os designers de interiores dão grande atenção a peças forjadas, castiçais, molduras entalhadas, plantas ornamentais, bem como têxteis originais, por exemplo, tapetes feitos em casa.
Esses interiores são um pouco fantoches, mas se encaixam perfeitamente em salas grandes.
- Loft... Este estilo moderno irá agradar àqueles que estão interessados no estilo de edifícios industriais. Nos interiores de cozinhas e salas de estilo loft, você pode ver superfícies de concreto e tijolo, além de fios, canos e todos os tipos de acessórios originais inerentes ao estilo dos anos 40 de Nova York. Na cozinha-sala de estar do loft, é recomendável prestar atenção especial aos têxteis, cortinas retas feitas de materiais naturais parecem especialmente vantajosas. Você pode usar almofadas em miniatura de cores vivas para decorar a área de estar do sofá.
Como escolher um esquema de cores?
A seleção de cores geralmente depende do estilo de interior escolhido. Assim, o estilo loft é caracterizado por cores que não são chamativas, suaves, por exemplo, tons de cinza, marrom e outros tons calmos, mas ao mesmo tempo, os acentos brilhantes estão sempre presentes no estilo geral. Os estilos provençal e campestre caracterizam-se pelo uso de cores quentes, incluindo tons de nude, bem como opções de tons delicados com diferentes padrões e flores (principalmente para revestimentos de parede).
Para estilos modernos, como alta tecnologia, minimalismo e futurismo, os especialistas recomendam escolher um esquema de cores mais frio. Por exemplo, pode ser prata, branco, preto, cinza, azul, roxo e alguns outros. Independentemente do estilo, o esquema de cores do quarto geralmente é escolhido com base nas preferências e gostos pessoais de todos os membros da família. É importante lembrar que deve ser mantido um único esquema de cores no cômodo combinado, não devendo haver combinações inadequadas de tons que podem tornar a cozinha-sala sem gosto.
Se não deseja experimentar as cores e texturas de revestimentos de paredes e pisos, então você pode enfatizar a cor com a ajuda de vários tipos de tecidos que se destacam no fundo geral ou quaisquer outros acessórios.
Dicas de decoração
Na cozinha e sala de estar combinadas, recomenda-se instalar:
- conjunto de cozinha;
- televisão;
- um grande sofá espaçoso, um canto ou 2 sofás pequenos (também podem ser colocadas poltronas);
- mesa com cadeiras.
Ao usar o esquema clássico inventado por designers, o sofá de canto fica melhor encostado na parede, aqui você também pode colocar estantes com livros e até mesmo uma mesa de centro. Toda a área de cozimento deve estar localizada do outro lado da sala, enquanto uma grande mesa e cadeiras podem ser colocadas no centro. É melhor se o conjunto de cozinha for reto. Se você quiser usar um balcão de bar ou uma ilha com cadeiras altas em vez de uma mesa ao lado do conjunto de cozinha, então você pode facilmente fazer uma área de relaxamento muito espaçosa em outra parte da sala, onde vários sofás e uma pequena mesa podem caber de uma vez só.
Nos últimos anos, tornou-se muito importante combinar a área de trabalho da bancada da cozinha com o peitoril da janela. Nesse caso, além da pia, também podem ser encaixados uma máquina de lavar, uma lava-louças e um forno ao longo da parede.
Para ajustar as proporções de uma cozinha-sala estreita, recomendamos colocar os móveis ao longo de paredes menores. Ao mesmo tempo, é muito importante criar uma área de cozimento funcional. Para economizar espaço e criar espaço de armazenamento adicional para o estoque, é melhor escolher conjuntos de cozinha com gavetas superiores sob o teto. Para evitar a propagação de odores desagradáveis por toda a sala combinada, é recomendado instalar um exaustor de alta qualidade. Mas para que os agregados familiares não sejam perturbados por ruídos desnecessários emitidos pelos electrodomésticos, é melhor adquirir opções integradas, quase silenciosas, num conjunto de cozinha, que também poupam significativamente espaço na decoração de uma divisão.
Não é nada difícil mobilar e equipar uma divisão combinada, o principal é ter um projecto em mãos (embora feito de forma independente) e uma ideia geral do que e onde se pretende colocar.
Para informações sobre como organizar corretamente uma cozinha-sala com uma área de 20 metros quadrados, veja o próximo vídeo.