Cozinha-sala

Projeto da cozinha-sala de estar 18 sq. m: opções de layout e design

Projeto da cozinha-sala de estar 18 sq. m: opções de layout e design
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de layout
  3. Métodos de zoneamento
  4. Como escolher um estilo?
  5. Como escolher um esquema de cores?
  6. Dicas de decoração

Um apartamento estúdio é visto por muitos representantes progressistas da geração mais jovem como uma espécie de panaceia, que torna possível tornar uma casa não apenas confortável, mas também original. Ao mesmo tempo, você precisa entender que o design da combinação cozinha-sala pode ser ao mesmo tempo bem-sucedido e muito medíocre, portanto, seria errado perceber a reforma em si como uma ótima maneira de mudar tudo para melhor . Para que o resultado impressione em um sentido positivo, é necessário considerar cuidadosamente o conceito de interior e seguir o plano sem se desviar dele.

Peculiaridades

Uma combinação de cozinha e sala de estar não é, a priori, a solução ideal - ela tem vantagens e desvantagens. Contudo, se a área até mesmo da sala conectada for de apenas 18 m². m, então dificilmente há qualquer razão para duvidar da conveniência da unificação - seu apartamento pode ser chamado de pequeno com segurança, e remover paredes que ocupam espaço extra pode ser uma mudança muito razoável.

Uma vez que a divisória foi montada, pelo simples motivo de que uma família separada tinha que morar em cada apartamento, até mesmo no menor. Então, a parede entre os dois quartos foi justificada por considerações práticas - ao fazer as tarefas de cozinha com todos os cheiros e sons que os acompanham, você não pode perturbar o resto da família que está dormindo ou apenas relaxando na sala de estar. Hoje, a situação de moradia para a maioria das famílias parece muito melhor, e em um apartamento onde a sala de estar e a cozinha juntas ocupam apenas 18 m². m, na maioria das vezes uma ou, no máximo, duas pessoas vivem.

Ao dar preferência à remodelação do seu apartamento em favor da combinação de instalações, obtém vários resultados positivos ao mesmo tempo. Primeiro, você se livra das condições opressivas de limitação, de modo que há muito menos motivos para claustrofobia em sua própria casa. Em segundo lugar, em condições de habitação que não sejam muito prejudicadas pela iluminação natural, na ausência de parede, pode-se utilizar os raios que penetram todas as janelas da forma mais eficiente possível, e de facto a abundância de luz expande visualmente o espaço apertado. Em terceiro lugar, agora será mais fácil para você convidar grandes empresas de hóspedes para sua casa, pois é aconselhável colocar todos os convidados em uma sala, e no seu caso o apartamento inteiro está.

Opções de layout

Uma sala de estúdio com um tamanho aproximado de 3x6 m implica inevitavelmente limitações perceptíveis para a imaginação. Idealmente, tal sala combinada deve ter três zonas principais: uma sala de estar própria para relaxar, uma área de cozinha para cozinhar e uma área de jantar - para receber os hóspedes e todos os dias pequenos-almoços, almoços e jantares. Em apartamentos pequenos, a última zona é freqüentemente sacrificada - mais precisamente, ela existe, mas tão pouco espaço foi alocado para ela que nem mesmo é percebida como algo completamente separado.

Antes de demolir a parede, deve-se fazer um projeto para a futura sala, na qual serão marcados os locais para os futuros móveis. Muitas vezes, a reabilitação é percebida pelo proprietário dos metros quadrados como uma espécie de solução universal que permite liberar muito espaço livre para novos móveis, mas, via de regra, tais transformações preveem a preservação da quantidade original de móveis. a favor do aumento da área desocupada.

Na maioria dos apartamentos, que não foram originalmente projetados como um estúdio, a forma do espaço combinado será complexa - uma pequena extensão quadrada da antiga cozinha será contígua à parte principal, a antiga sala de estar.

Se for este o seu caso, faz sentido não alterar a localização das zonas - isso irá simplificar muito a tarefa de transferência de comunicações, e não só em termos de trabalho, mas também em termos de burocracia.

Com menos frequência, uma sala de estúdio é inicialmente quadrada ou muito semelhante a um quadrado. Neste caso, geralmente um dos cantos fica alocado sob a cozinha, pois uma área de trabalho confortável deve garantir que você, estando parado ou dando apenas um passo, possa alcançar todos os produtos e ferramentas. Respectivamente, a área de estar ocupa o canto oposto e espaço ao longo de duas paredes divergindo para os lados dela.

Métodos de zoneamento

A combinação de duas salas com funções diferentes não significa sua fusão completa - a natureza humana geralmente requer que as áreas funcionais ainda sejam diferentes umas das outras. Além disso, mesmo as características operacionais da cozinha e do hall indicam diretamente que precisam de acabamentos e móveis diferentes.

Deve ser dito imediatamente que algumas partições sólidas, como a mesma parede falsa, raramente são usadas em um espaço de 18 metros quadrados... Visto que você tem um quadrado tão modesto, o espaço liberado deve ser usado com a vantagem máxima e, portanto, os seguintes métodos de separação devem ser considerados primeiro.

Apenas terminar

Se você está muito apertado em um espaço limitado, você não pode separar a cozinha e a sala de estar, e desenhar a borda apenas condicionalmente. A área da cozinha é constantemente confrontada com elevada humidade, temperaturas extremas, salpicos de gordura e outros alimentos contaminantes, pelo que o seu acabamento deve resistir não só a todos os testes enunciados, mas também à limpeza com produtos químicos agressivos. A sala de estar não enfrenta tais testes, apenas deve ser o mais confortável e conveniente possível., portanto, prestam mais atenção à estética dos materiais de acabamento.

Mais uma vez, você pode enfatizar a linha fina elevando vários quadrados da área da cozinha ao pódio, e até mesmo enfatizando isso com um teto de vários níveis.

Mesa ou bar

Considerando que não irá atribuir de forma alguma uma zona de refeições completa e que esta teria inevitavelmente de ser organizada numa das duas zonas principais, a escolha da orla com a ajuda de um tampo de mesa parece completamente justificada. Esse acessório definitivamente não interfere na penetração da luz, e você dificilmente pode negar que é útil. - você quer comer como um ser humano, à mesa. Mesmo se você morar sozinho, amigos e parentes podem vir visitá-lo e precisar se sentar em algum lugar.

Se estás sempre em casa e não gostas muito de cozinhar, podes limitar-te ao mínimo balcão de bar, ao qual, se necessário, também podem sentar-se várias pessoas.

Outras partições funcionais

Uma das soluções mais exigidas é justamente considerada um rack pass-through - mesmo sem estar vazio, deixa passar mais luz por si do que uma parede em branco, e ao mesmo tempo ajuda a armazenar coisas ou organizar uma simples exposição de coisas interessantes . Uma boa alternativa é um aquário ou espaços verdes, ambas as soluções ajudam a relaxar e a animar, e a vegetação também contribui para o aumento do nível de oxigênio no apartamento. Para quem pretende isolar a sala dos cheiros e sons da cozinha, as divisórias de correr em plástico ou vidro, que ocupam um mínimo de espaço, podem ser uma boa opção.

... Se você quer apenas "regular" a iluminação, preste atenção nas cortinas blackout.

Como escolher um estilo?

Mais uma vez, o espaço limitado não dá muitas opções de como decorar uma cozinha-sala de tamanho tão pequeno, mas ainda assim alguns estilos ajudarão a expandir visualmente as paredes. Você pode experimentar por sua própria conta e risco, mas a maioria das pessoas em uma situação semelhante escolhe uma das seguintes direções.

Estilo escandinavo

Adequado para um ambiente interligado por dois motivos: em primeiro lugar, é minimalista e não confunde o espaço e, em segundo lugar, assume por defeito a utilização de cores mais claras de decoração e mobiliário, o que torna o espaço mais amplo. Em um quarto de hospital, você não se sentirá bem se adicionar acentos episódicos de qualquer outra cor e decorar o interior com grandes padrões geométricos.

Lembre-se de que todos os móveis devem ser puramente funcionais, sem enfeites bonitos.

Alta tecnologia

Adequado para condições semelhantes por um motivo diferente: ele dá grande ênfase à tecnologia multifuncional moderna, que não ocupa muito espaço, mas literalmente pode fazer tudo. O esquema de cores também é predominantemente claro - branco ou prata, manchas pretas são permitidas. Os materiais mais procurados são o metal e o vidro.e todas são superfícies brilhantes, graças às quais você não se sente pressionado em condições de aperto.

Ecostyle

Em contraste com a alta tecnologia descrita acima, ele pressiona materiais de origem tradicional - madeira, rattan, bambu, cerâmica. Um avental de cozinha é feito de ladrilhos que imitam uma pedra real; plantas vivas em vasos ficam mais bonitas como decoração. Essa abordagem fornece uma sensação indescritível de verdadeiro conforto em casa, de modo que de alguma forma você se esquece das condições apertadas.

Estilo classico

É usado com certas reservas - na maioria das vezes em espaços apertados, é escolhido em um esquema de cores claras, geralmente consistindo de uma combinação de branco e dourado. A ênfase está no alto custo de todo o mobiliário - as peças de madeira são feitas apenas de madeira maciça, o chão é de parquete caro ou mármore, os lustres são apenas de cristal, como decoração você pode adicionar estuques ou colunas do mesmo mármore ou gesso.Por isso, seu pequeno apartamento parece muito caro e chique, e aqui a ideia de falta de espaço é simplesmente inadequada.

Como escolher um esquema de cores?

As cores do interior nem sempre são selecionadas puramente de acordo com as preferências estéticas dos proprietários - por exemplo, em uma pequena sala onde é necessário colocar uma grande quantidade de móveis, é importante criar um sentido visual da amplitude do espaço, caso contrário, mesmo aqueles que não estavam familiarizados com ele enfrentarão claustrofobia. Exatamente por esse motivo uma pequena cozinha-sala de estar é geralmente terminada em cores claras - branco ou pastel com tons aceitáveis ​​intercalados com tons mais brilhantes. A maioria dos estilos recomendados é escolhida de acordo com este princípio.

É importante que pareçam orgânicos na versão light.

Ao mesmo tempo, ninguém o limita a tons puramente claros - você pode escolher uma combinação de duas ou três cores que transformará o estúdio em um foco de conforto e aconchego. Ao mesmo tempo, você também deve escolher as cores adequadas com base no grau de iluminação natural da sala e de acordo com o grau de aquecimento pelos raios solares. A parte quente da paleta é geralmente escolhida nos casos em que o ambiente claramente não tem sol. - então a decoração e os móveis no frio aumentam o clima e adicionam aconchego. Da mesma forma, e vice-versa - as cores frias são relevantes onde há abundância de sol no verão; a decoração subconsciente o ajudará a perceber a visita como um bom abrigo contra o calor. Em todos estes casos, o branco desempenha apenas o papel de fundo, o que tem um efeito positivo na iluminação e é neutro em termos de calor.

É importante lembrar que a cor afeta a percepção do espaço, mas sua influência pode ser nivelada (ou aumentada) pelas especificidades do padrão escolhido.

Um padrão grande inevitavelmente reduz o ambiente, portanto, para 18 quadrados, faz sentido escolher um padrão de tamanho pequeno e médio, caso contrário, mesmo um tom claro não ajudará. Se você também tiver problemas com tetos baixos, deve dar preferência a padrões alongados verticalmente nas paredes, pois isso vai "elevar" visualmente o piso.

Dicas de decoração

Quando quase todo o seu apartamento cabe em uma área modesta de 18 metros quadrados, os móveis devem ser escolhidos com sabedoria - é desejável que não ocupem muito espaço. Por esta razão, os designers geralmente não aconselham a escolha de guarda-roupas com portas de batente tradicionais - todos os móveis desta classe devem ter portas de correr, ou prescindir de tal detalhe, representando prateleiras abertas para não interferir na liberdade de movimento.

Nesse contexto a divisória entre a cozinha e a sala de estar, feita em forma de rack ou balcão de bar, parece especialmente prática - depois de zonear o espaço e praticamente sem perder o espaço livre, você adquire peças de mobiliário funcionais adicionais. O mesmo balcão de bar difere favoravelmente da mesa porque nem sempre é possível enfiar as pernas por baixo - as suas entranhas podem ser ocupadas com móveis úteis como gavetas para guardar várias pequenas coisas, um frigorífico ou um mini-bar.

Independentemente do que você decidir sobre o zoneamento, a mobília deve necessariamente se encaixar no design geral da sala.

Em condições de aglomeração, é desejável que os móveis não tenham cantos agudos que possam ferir-se facilmente, mas o proprietário deve orientar-se pelo estilo para entender o que dar preferência - cantos levemente suavizados ou sua total ausência.

Além do mais, é importante ajustar corretamente a mobília ao esquema de cores da sala... Note que as cores da cozinha e das áreas de estar podem ser diferentes, mas é aconselhável estabelecer uma sobreposição mínima de tonalidades entre elas, o que pode ser feito, entre outras coisas, graças aos móveis. Na sala de estar, as mesmas poltronas podem ser um sotaque perceptível, mas na cozinha tudo deve se sobrepor a alguma coisa.

Um exemplo do desenho de uma cozinha-sala no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa