Opções de design de cozinha 14 sq. m
O projeto e o planejamento do design da cozinha é um dos processos mais importantes e estimulantes na reforma de um apartamento. Quanto menor a sala, mais restrições e problemas surgem em sua disposição. 14 metros quadrados é uma área excelente que permite criar um interior interessante, acomodando tudo o que você precisa. Projeto da cozinha 14 sq. m permite equipar até uma cozinha-sala de estar. Portanto, você não pode se limitar apenas a traçar um plano de área de trabalho e a escolha de um conjunto de cozinha com eletrodomésticos e geladeira. Essa filmagem tem muito mais oportunidades.
O projeto atual da cozinha de 14 quadrados pode ser muito diversificado.
Layout
Entre os layouts que realmente podem ser implementados em uma sala desse tamanho, os mais populares são:
- cantoquando a mobília está localizada em duas paredes adjacentes no todo ou em parte;
- linearocupando apenas uma das paredes, não muito espaçosa, mas a mais orçamentária;
- Em forma de U, usando 3 paredes, proporcionando uma grande área de trabalho, enquanto 2 das paredes não podem ser completamente equipadas com um fone de ouvido para liberar espaço;
paralelo, aqui os móveis são colocados nas paredes opostas, adequadas apenas para salas estreitas;
ilha e peninsular, quando parte da seção está localizada separadamente do fone de ouvido ou adjacente a um dos lados, mas não fica ao longo da parede.
Para que o design e o layout da cozinha de 14 metros sejam harmoniosos e ergonômicos, diferentes fatores devem ser levados em consideração... A forma da sala é de grande importância. Se a sala for alongada, retangular, é melhor considerar um layout linear ou paralelo.No caso de um arranjo de uma fileira, os fones de ouvido são colocados ao longo de uma das paredes, enquanto a outra é usada como área de jantar. Você pode colocar uma mesa, cadeiras e até um pequeno sofá lá.
Um layout de duas fileiras usa ambas as paredes, mas se o fone de ouvido for menor do que a parede, você pode equipar um grupo aconchegante de jantar no espaço vago. Em salas de formato quadrado, os layouts de canto e em forma de U ficam melhores, que podem ser combinados com um peninsular.
Escolhendo um sofá para a cozinha, opte por um modelo tipo dobrável, assim você terá uma cama extra. Como alternativa, você pode escolher a opção com seções de armazenamento sob o assento, o que permitirá que você coloque pequenos eletrodomésticos ou outros itens raramente usados.
Se o quarto tiver porta para a varanda, é necessário repensar a disposição dos móveis para que a abertura seja totalmente livre. Se possível, conecte a cozinha com uma loggia isolada, isso aumentará a área. Outra forma menos drástica de aumentar o espaço é substituir a porta de entrada por um arco.
Como escolher um estilo?
Em uma cozinha deste tamanho, você praticamente não pode se limitar na escolha do estilo. O principal são os seus gostos e preferências... Além disso, o estilo da cozinha não deve contradizer a composição geral da casa ou apartamento.
Estilo moderno... O principal princípio dessa direção é a simplicidade. Fachadas lacônicas, cores calmas, decoração modesta. Em tal sala, você pode usar com segurança painéis decorativos, ladrilhos, mosaicos, pastilhas de vidro.
Clássico. Você não precisa se preocupar se esses designs sairão de moda e se tornarão irrelevantes. O estilo clássico é adequado para quem gosta de qualidade e soluções tradicionais no interior: tons contidos, materiais naturais, linhas fluidas e silhuetas suaves.
A decoração normalmente não é muito pretensiosa.
Alta tecnologia. Esta é uma das tendências modernas mais populares, as linhas nela são claras, a sala em si não está superlotada, com a maior liberdade possível. Existem poucos detalhes neste design, muitos consideram-no desconfortável e muito estéril. Um tipo de esquema de cores sem som é incentivado, mas os acentos devem ser cativantes.
Vidro, metal, plástico são freqüentemente usados.
- País. É um estilo country muito aconchegante e confortável. Ela usa muitos elementos têxteis, materiais de madeira, paisagens, floricultura, joias exclusivas feitas à mão. O lustre da cozinha rústica é forjado, há móveis de madeira.
- Chique gasto. Em tal cozinha há muitas rendas, estatuetas, pratos, detalhes decorativos no estilo antigo. Tons de azul e rosa prevalecem. O luxuoso quarto está adornado com móveis antigos.
Provença... O estilo da província francesa é muito popular, pois é o mais aconchegante e confortável possível. Móveis brancos como a neve, tons pastéis e motivos florais prevalecem.
Decoração em tons de lavanda, menta, limão, rosa.
- Minimalismo. Estilo muito restrito e lacônico, decoração e quaisquer pequenos detalhes são minimizados nele. Apenas cores neutras são usadas: branco, preto, cinza, bege, marrom.
escandinavo... Muito popular, ao mesmo tempo simples, contido, mas contendo detalhes não triviais, acentos brilhantes. A gama principal é leve, os materiais são na sua maioria naturais.
Escolha de cores
Como a filmagem é muito boa, na hora de escolher uma cor não é necessário contar apenas com sombras claras. Se você gosta de contraste, combinações cativantes, você pode experimentar com segurança. Porém, não sobrecarregue a cozinha com muita cor, pois a abundância de tonalidades e variegações simplificam a composição, tornam-na desleixada. Certifique-se de considerar a direção do estilo, a cor não deve contradizê-la. Os designers aconselham não usar mais de 3 cores na decoração e respeitar as proporções:
- Cor Principal - área máxima;
- adicional - pequena área;
- sotaque - na forma de detalhes.
Aqui estão os tons mais comuns no design de um espaço de cozinha.
Branco. É uma cor versátil e neutra que combina perfeitamente com todos os tons. Detalhes e decoração diferentes ficam bem em um fundo branco como a neve. No entanto, não exagere com branco, ele precisa ser corretamente distribuído e enfatizado. Um avental brilhante e uma decoração atraente podem diluir a composição branca.
Não se esqueça que a faixa branca como a neve é rica em tons, alguns dos quais quentes e frios.
Cinza. Outra sombra pertencente ao grupo neutro. Esta cor nobre e discreta fica bem em interiores modernos. A paleta de cinzas é bastante variada, então você pode usar tons diferentes e combiná-los com cores ricas ou pastéis.
Marrom. Esta cor natural tem muitas variações - claras e escuras. Em primeiro lugar, a madeira natural tem tons exatamente marrons, então para muitos estilos é um verdadeiro achado.
Esta gama é perfeitamente combinada com verde, amarelo e branco.
- Amarelo... Cor muito alegre e suculenta. Uma cozinha desta gama acabará por ser luminosa, ensolarada e arejada. É melhor concentrar-se em cores quentes, que são perfeitamente complementadas por tons de marrom claro e escuro, verde. A combinação contrastante de amarelo e branco parece ótima.
Verde... Esta gama inclui muitos tons de menta clara a grama suculenta e esmeralda escura. Para a cozinha, cores claras e ricas são adequadas, o verde escuro oprime. Os verdes ficam lindos em conjunto com o marrom, rosa, laranja e branco.
Acabamento
Em primeiro lugar, a escolha dos materiais deve ser feita levando em consideração a orientação estilística, no entanto, existem outras nuances às quais prestar atenção.
- Piso. A solução perfeita são os ladrilhos. É fácil de limpar, não tem medo de extremos de temperatura e umidade. Você também pode considerar laminado ou linóleo.
- Paredes... O papel de parede lavável é o líder em variações de decoração de parede de cozinha. Também costumam usar tinta, gesso decorativo. Composições combinadas são extremamente populares, você pode usar azulejos, vidro, pedra e suas imitações, papel de parede fotográfico, painéis de madeira, plástico. Em qualquer caso, a escolha é feita apenas dentro dos limites possíveis para o estilo escolhido.
- Teto... O tecido elástico é usado com mais frequência do que outros. Pode ser brilhante e fosco, o primeiro torna o teto mais alto, o segundo mais status. Os tetos extensíveis são convenientes porque são extremamente fáceis de manter.
Têxteis, decoração, iluminação
Sem decoração, qualquer cômodo parecerá inacabado. Preste atenção especial ao design da abertura da janela. Concentre-se no estilo escolhido e o quadro geral parecerá harmonioso e eficaz. Para adicionar um toque ao design vai ajudar: relógios, pinturas, fotografias, pratos, outros pratos decorativos, vasos, flores e plantas.
O principal é não sobrecarregar o espaço com detalhes e selecionar elementos de decoração de acordo com a direção escolhida.
Ao escolher cortinas preste atenção não só à estética, mas também à qualidade. É melhor escolher tecidos sintéticos que sejam fáceis de lavar e não absorvam odores como uma esponja. Não deve escolher cortinas escuras pesadas para a cozinha, pois reduzem o espaço e tornam o interior mais pesado. Além disso, sua manutenção é impraticável.
Certifique-se de considerar o lado em que a janela está voltada. Mais luz será necessária no lado norte. Considere um sistema de iluminação artificial para que haja luz suficiente em todas as áreas. Portanto, além do lustre, certifique-se de equipar a área de trabalho com lâmpadas embutidas ou faixa de LED. A iluminação permite não só tornar a sua estadia na cozinha confortável, mas também realça visualmente as zonas, confere um aconchego à divisão.