Opções de iluminação na cozinha
A iluminação da cozinha deve ser funcional, e o segredo desse fenômeno são as camadas. Cada área da cozinha deve ser iluminada à sua maneira. Ao colocar luminárias, muitos fatores são levados em consideração, como o tamanho da cozinha, a localização da janela, o estilo da sala. Vamos tentar descobrir como resolver o problema de iluminação da cozinha.
Qual deve ser a iluminação geral?
Os padrões de iluminação para as diferentes áreas da cozinha são diferentes. Portanto, a área de trabalho deve ser bem iluminada, sob a influência dessa luz todos os objetos ficarão bem visíveis, enquanto na área de jantar uma luz suave um pouco abafada é mais apropriada, que não deslumbre as pessoas sentadas à mesa. Mas mesmo quando o proprietário abordou o zoneamento de forma responsável com a ajuda de fontes de luz, o lustre comum no teto não será supérfluo. O seu componente funcional fica quase sem uso, pois ilumina um espaço quase vazio, mas a sua presença poderá equilibrar os desníveis de iluminação. Se o teto for suspenso ou suspenso, a melhor solução é a instalação de lâmpadas de teto.
É importante resolver o problema de iluminação da cozinha ainda na fase de sua reforma, quando os trabalhadores traçam a fiação e marcam os locais de instalação das tomadas e interruptores. Se você lidar com este problema mais tarde, então o proprietário terá problemas, por exemplo, você terá que fazer a fiação por cima.
Cada sala tem seus próprios requisitos de iluminação. Portanto, para a cozinha, esse valor é 150 lux por m2. Por exemplo, uma cozinha padrão de 12 metros requer 1.800 lux.Pelo fato de 1 lx = 1 lm, descobriu-se que esta sala precisará de lâmpadas que produzam pelo menos 1.800 lumens. Em watts, esses dados não são contabilizados agora, já que uma lâmpada LED de 7 W moderna pode emitir tanta luz quanto uma lâmpada incandescente de 50 W.
Ao zonear uma cozinha com luz, é importante calcular os dados acima para ambas as zonas separadamente. Para fazer isso, você precisa traçar uma planta baixa, dividi-la em áreas e contar o número de lâmpadas para cada peça. Lembre-se de que uma lâmpada de 100W fornecerá quase 3 vezes mais luz do que um par de lâmpadas de 50W. Na hora de escolher o tipo de iluminação, dê preferência ao mesmo tipo de lâmpadas: halógena, LED, luz natural. Uma combinação de dois tipos é permitida, mas se você aplicar os três, será um exagero. Todas estas opções são caracterizadas por uma iluminação diferenciada, o que significa que será quase impossível calcular a taxa de iluminação da cozinha. Neste caso, as lâmpadas incandescentes não são mencionadas, pois passaram a ser irrelevantes devido ao alto consumo de energia e à baixa iluminação.
Também é importante usar lâmpadas da mesma cor, esse indicador às vezes é chamado de temperatura de cor. As luminárias podem produzir tons de azul, amarelo e branco. Para visão humana e percepção confortável das cores na cozinha, recomenda-se o uso de opções quentes ou neutras, sendo preferível recusar totalmente a fria, embora ao iluminar algumas áreas de trabalho, um espectro frio possa ser apropriado.
A opção mais tradicional para iluminação de cozinha continua sendo um lustre. Não é uma má opção, mas nem sempre se encaixa no estilo moderno da cozinha. Se a cozinha for feita em formato retangular, recomenda-se selecionar uma cópia alongada do lustre. As formas finas permitem que a luz seja perfeitamente distribuída pela cozinha. Se o teto for baixo, é melhor recusar o lustre. Em alternativa, são adequadas luminárias planas em formato redondo ou de carbono. Em um teto suspenso ou tenso, os refletores "dispersos" terão uma aparência harmoniosa. Você pode até criar alguma composição abstrata com eles. A solução clássica é organizar a iluminação em torno do perímetro da zona central da cozinha. Esta opção tornará visualmente o teto mais alto e a cozinha mais espaçosa.
A seleção da iluminação para os proprietários de Khrushchev não é uma tarefa fácil. Em tais apartamentos, as cozinhas são muito pequenas - 5-7 "quadrados". Neste caso, não é recomendado o uso de lustres luxuosos "chamativos" e cortinas longas - os parâmetros dos dispositivos de iluminação devem ser selecionados de acordo com as dimensões da sala. E também em uma pequena cozinha, você não precisa colocar muitas luminárias. A melhor opção é um pequeno lustre único e iluminação LED para a área de trabalho.
Se o teto for muito baixo, o que também é típico de Khrushchev, é recomendável instalar lâmpadas LED e direcionar a luz para o teto. Esta técnica criará o efeito do teto flutuando no ar, o que aumentará visualmente sua altura.
Como iluminar adequadamente a área de trabalho?
Não só a comodidade de cozinhar depende da iluminação, mas também do humor da anfitriã, já que este elemento cria um tom geral para toda a sala. A localização das luminárias pode variar.
- A parte inferior dos armários. Uma solução moderna que atrai clientes pela sua componente decorativa e função prática. A faixa de LED é passada ao longo da parte inferior dos gabinetes de parede, de modo que toda a superfície de trabalho fica bem iluminada. Enquanto trabalha na cozinha, a dona de casa não precisa se esquivar para não obscurecer a luz.
- Muro. Uma opção interessante é a localização das luminárias acima da área de trabalho. Isso é possível se as unidades de parede forem colocadas no lado oposto. Nesta situação, você pode usar pontos comuns ou uma arandela requintada - a escolha é determinada pelo estilo da sala.Posicione o equipamento de forma que a luz seja claramente direcionada para a superfície de trabalho.
A luz acima da área de trabalho deve ser clara e expressiva. As lâmpadas não devem emitir luz difusa atenuada. Portanto, os dispositivos já mencionados são adequados para a área de trabalho.
- Luz de tira LED. Uma solução discreta, mas prática, com iluminação rica. A vantagem é a durabilidade do aparelho, bem como a possibilidade de ajustar o brilho. Você pode até obter um controle remoto que pode controlar a fita à distância.
- Pontos. Pequenas luminárias semelhantes a holofotes. Excelente opção para iluminação de bancadas. A vantagem dos spots é a capacidade, se necessário, de fixar o fluxo luminoso na direção desejada.
- Sconce. Qualquer tipo de arandela é adequado para a cozinha. Pode ser um abajur ou equipamento montado na parede, mas é importante que uma lâmpada forte seja inserida. Essa cópia geralmente é selecionada para estilos antigos e clássicos.
Luz na sala de jantar
Ao escolher as unidades de iluminação para a área de jantar, mais atenção é dada à sua função estética. A lâmpada não é mais usada para fornecer luz à superfície da mesa, mas para zonear a sala. As fontes de luz podem ser localizadas em locais diferentes.
- No teto. A opção mais natural. Esta solução é especialmente adequada para uma grande cozinha onde a mesa é instalada no meio da sala. A iluminação suspensa criará uma iluminação fraca e atenuada, acentuará visualmente a mesa e iluminará toda a área de jantar. Esta disposição também é conveniente na medida em que os aparelhos não interferem com os comensais, isto é, por exemplo, um lustre suspenso não pode ser derrubado ou inundado com líquido.
- Na mesa. Nesse caso, até mesmo um abajur comum serve. Essa opção é mais adequada para uma cozinha compacta e descomplicada, onde não há necessidade de se concentrar na mesa de jantar. Naturalmente, a mesa fica então encostada na parede e não no centro, além disso, ela tem grandes dimensões - quando a lâmpada é instalada em uma mesa pequena, vai atrapalhar os comedores.
- Na parede. Esta solução também só é adequada ao colocar a mesa contra a parede. Recomenda-se o uso de lâmpadas que possam ser direcionadas para baixo e para cima.
Várias opções de iluminação podem ser usadas na área para refeições.
- Lustres de teto. As lojas oferecem uma grande variedade dessas luminárias que nunca saem de moda. Entre a variedade de estilos e opções de design, cada cliente selecionará facilmente um item que seja mais adequado para o interior de uma cozinha específica. Por exemplo, para o estilo japonês, recomenda-se dar preferência às amostras com abajur de papel, para a Provença - lustres com estampa floral, para o estilo shabby chic - uma cópia de cristal com elementos suspensos. No caso de a cozinha possuir uma mesa comprida ou balcão de bar, a opção de colocar dois lustres ao mesmo tempo é bastante relevante.
- Lâmpada de mesa. Também é selecionado de acordo com o estilo da sala. Para os clássicos ingleses, os designers recomendam a escolha de produtos de metal com detalhes de vidro, para alta tecnologia - lâmpadas totalmente de metal, para o estilo chinês - dispositivos de iluminação de madeira ou mesmo papel. Na hora da escolha é importante levar em consideração a estabilidade do aparelho, pois durante a refeição certamente alguém vai derrubá-lo, e é preciso prever com antecedência para que o equipamento não quebre.
- Luz de parede. Como já mencionado, será conveniente se o proprietário puder controlar a direção do fluxo de luz na parede. Portanto, arandelas, focos ou iluminação LED servem. Os indicadores de brilho podem ser desprezados, o principal é a estética.
Iluminação decorativa
Neste caso, queremos dizer tipos de iluminação que não desempenham funções práticas. Seu objetivo principal é decorativo. A iluminação suave e agradável pode criar um ambiente confortável e aconchegante na cozinha. As luminárias podem ser colocadas nos locais mais inesperados.
- Entre o móvel da cozinha e o teto. Nesse caso, geralmente é usada uma faixa de LED. Nesse caso, a luz de fundo é algum tipo de truque de design. Por exemplo, uma fita entre os armários e o teto em uma cozinha em miniatura aumenta visualmente a altura da sala.
- Iluminação da base do conjunto móvel. Também é uma técnica interessante para iluminar uma pequena sala. Este projeto dá a impressão de uma cozinha flutuando no ar.
- Iluminação de elementos decorativos. Isso se refere à colocação de tiras ou arandelas de LED adicionais para chamar a atenção para pinturas, fotografias, lembranças e outros detalhes.
- Iluminação interna dos armários. É uma opção muito estética, em perfeita harmonia com fachadas em vidro fosco ou manchado. Você pode iluminar armários de parede, prateleiras, gavetas de dentro. Neste caso, a função decorativa é combinada com a prática - é muito mais conveniente usar armários iluminados. A melhor opção é usar uma faixa de LED. Este dispositivo não aquece, é seguro de usar, consome pouca energia e ilumina bem os armários internos. Você pode configurar o equipamento para funcionar permanentemente ou para ligar somente quando a gaveta é puxada para fora.
- Iluminação do fogão ou placa. Uma variante bastante rara, que também é usada principalmente como decoração. Para cuidar da panela, a dona de casa tem luz geral suficiente. Normalmente, essa iluminação é embutida na caixa do capô, embora a maioria dos modelos modernos já venha automaticamente com esse tipo de iluminação.
- Iluminação de piso. Usado como uma divisão do espaço funcional. Também é usado muito raramente, mas parece muito sofisticado.
Belos exemplos
Dê uma olhada em projetos interessantes de iluminação de cozinha.
- Iluminação embutida na diferença de altura do piso. Uma boa ideia para zonear um espaço de cozinha. A iluminação do piso não tem uma carga funcional especial, embora não permita que o hóspede tropece em um degrau. Parece muito elegante, brilhante e moderno. Preste atenção à iluminação clássica da área de trabalho.
- Neste caso, a superfície de trabalho e a área de jantar são destacadas com abajures suspensos.enquanto a mesa da cozinha compacta é iluminada por uma luminária de teto separada. E também holofotes estão "espalhados" no teto. A composição geral é muito harmoniosa e precisa.
- Apesar do espaço compacto da cozinha, os donos desta cozinha conseguiram organizar e dividir a cozinha de acordo com todas as regras... Uma luminária de parede é instalada acima da mesa, holofotes são montados no teto em torno do perímetro da área de trabalho e, por fim, um lustre comum feito no estilo de uma luminária de parede torna a iluminação de vários dispositivos uniforme, como se estivesse alisando-a Fora.
Para informações sobre como escolher a iluminação certa para a cozinha, veja o próximo vídeo.
É bom quando na sala, para além da luz principal, existem várias arandelas e contraluzes.