Iluminação

Holofotes na cozinha: características de seleção e colocação

Holofotes na cozinha: características de seleção e colocação
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Opiniões, fatos e dicas
  3. Tipos de lâmpadas
  4. Posicionamento e regras de "brincar com a luz"

Os holofotes desempenham um papel muito importante no interior de uma sala. Muitas vezes são instalados na cozinha, seja no teto ou, por exemplo, acima da superfície de trabalho. Mas para que a aparência do ambiente agrade aos olhos e crie uma sensação de aconchego, é necessário seguir algumas recomendações e seguir as regras básicas para a colocação dessas luminárias. Falaremos com mais detalhes sobre todas as complexidades de nosso artigo.

Vantagens e desvantagens

Atualmente, os consumidores, ao fazerem reparos na cozinha, preferem cada vez mais abandonar o lustre de costume ou, além dele, instalar holofotes. Sua principal vantagem é a capacidade de criar iluminação difusa uniforme. Quanto ao lustre tradicional, na ausência de iluminação adicional, ele cria sombras. Como resultado, a sala é visualmente reduzida.

Além da comodidade, deve-se observar também a possibilidade de economia significativa de energia. Isto é porque a iluminação pode ser acesa não completamente em toda a cozinha, mas apenas em uma determinada área: acima da mesa da cozinha ou acima do fogão durante o cozimento.

E também é muito cómodo quando as luminárias são rotativas, permitindo direccionar a luz para onde o consumidor julga necessário. Neste caso, é possível enfatizar com vantagem as vantagens da sala ou ocultar as suas desvantagens.

Também deve ser notado que hoje, os fabricantes oferecem lâmpadas em uma ampla gama de cores... Você pode usar opções monocromáticas e coloridas. Também ajudará a criar um estilo de cozinha único e original, realçar áreas e focar nelas.

No entanto, seria desonesto não falar sobre a falta dessas luminárias. Dentre eles, destaca-se a complexidade de instalação, já que um simples lustre é, sem dúvida, muito mais fácil de instalar.

As lâmpadas não podem ser instaladas espontaneamente, se falamos da disposição completa da cozinha, o esquema da sua disposição é pensado na fase de reparação. No caso em que os pontos de iluminação precisam ser integrados em um conjunto de cozinha, isso é decidido ainda na fase de montagem.

Alguém pode pensar que essa iluminação é muito "escritório". Porém, tal raciocínio é um delírio, pois hoje tais aparelhos podem ser colocados em qualquer apartamento, dando ainda mais conforto e valorizando os aspectos benéficos. O principal é não se confundir com o design e a localização.

Opiniões, fatos e dicas

Os holofotes podem ser divididos em subespécies de acordo com o método de instalação. Modelos aéreos, suspensos e com corte são marcados.

As luminárias de encastrar são instaladas exclusivamente em tectos tensos de qualquer material. Podem esconder-se no próprio tecto ou, pelo contrário, funcionar como elemento decorativo.

As luminárias de superfície podem ser facilmente colocadas em uma base regular, pois possuem uma placa de montagem para parafusos.

No entanto, na maioria das vezes, como mostra a prática, os consumidores param nas opções embutidas. Devo dizer que são eles que se apresentam nas prateleiras das lojas numa gama extremamente ampla. Eles estão disponíveis em uma variedade de cores, formas e tamanhos.

Os holofotes são altamente funcionais. Com a ajuda deles, você pode não só montar a iluminação principal, mas também fazer certos acentos nos pontos certos, bem como usar para fins decorativos. Deve-se ter em mente que 1 elemento não deve ter mais de 2 m2 de espaço.

Os holofotes atendem a todos os padrões de segurança contra incêndio. O material à prova de umidade com que é feito o corpo permite que sejam usados ​​na cozinha, onde a umidade pode ser aumentada. A lâmpada pode ser localizada tanto interna quanto externamente, respectivamente, a luz pode ser tanto direcionada quanto difusa.

Usuários experientes dão alguns conselhos para aqueles que decidem escolher a iluminação de sua cozinha. Em primeiro lugar, eles observam que quanto mais simples for o projeto, mais fácil será cuidar, lavar e limpar as luminárias.

Se houver tetos tensos no apartamento, modelos redondos ou com cantos arredondados são adequados. Para economizar energia, faz sentido instalar um dimmer, também chamado de dimmer.

Tipos de lâmpadas

Entre as próprias lâmpadas podem ser notadas lâmpadas incandescentes, LED ou aparelhos halógenos. Devo dizer que os LEDs são especialmente populares devido à sua economia, bem como ao fato de quase não aquecerem. Podem ser usados ​​independentemente do acabamento, pois mesmo os materiais inflamáveis ​​podem estar localizados nas proximidades deles. E é absolutamente seguro, uma vez que o fogo está excluído. Eles podem ser rotativos, mudando a direção da luz, ou fixos.

Lâmpadas incandescentes capaz de fornecer uma cor clara e familiar. No entanto, eles têm desvantagens. Eles são muito grandes e também se queimam muito rapidamente. Além disso, ficam muito quentes.

Lâmpadas halógenas têm uma longa vida útil e são econômicos no consumo de energia, mas ao mesmo tempo têm o preço de compra mais caro.

Devem ser colocados em luminárias com estrutura metálica e suporte de cerâmica, pois podem aquecer muito. Além disso, você precisará de um transformador que converta a voltagem normal da rede doméstica de 220 volts para 12 volts.

Posicionamento e regras de "brincar com a luz"

É necessário organizar essas lâmpadas, com foco em alguns fatores. Em primeiro lugar, é necessário ter em consideração as dimensões da cozinha e a altura dos tectos. Se a sala for pequena, vale a pena considerar outras ações com mais cuidado, afinal, o objetivo principal é que haja luz suficiente, mas não muito... Além disso, em tais salas, os holofotes não parecerão volumosos quando comparados a um lustre convencional.

Também deve ser lembrado que o estilo da sala não deve ser violado. Os holofotes apresentam-se nas prateleiras das lojas numa vasta gama, pelo que não terá dificuldades em escolher electrodomésticos para uma cozinha num estilo, por exemplo, high-tech ou moderno.

Você precisa se concentrar no tipo de teto. Devo dizer que as opções de tensionamento têm algumas limitações. Lâmpadas potentes não podem ser instaladas com eles. Lâmpadas halógenas de 35 W ou lâmpadas incandescentes de 60 W já estão proibidas. O material em contato com eles pode simplesmente derreter. No caso de tectos em gesso cartonado, pode escolher qualquer tipo de luminária.

A colocação caótica de holofotes não deve ser permitida. São especialmente concebidos para realçar certas áreas ou para realçar algo, por isso é muito importante organizá-los de acordo com um esquema bem pensado.

Se se trata de candeeiros de tecto, devem ser colocados a uma distância de pelo menos 30 cm entre si.A distância à parede deve ser superior a 20 cm. Calcule o número de candeeiros de forma que uma peça tenha cerca de 1,5 m2. Os especialistas recomendam fazer ainda mais fácil e colocar 1 lâmpada de 20 W para cada sq. medidor de teto. No caso em que a potência dos dispositivos planejados seja superior ao valor especificado, ou o lustre principal também esteja na sala, o número recomendado de lâmpadas pode ser reduzido.

Se você posicionar este tipo de iluminação corretamente, há uma chance de mudar a percepção geral do espaço. Por exemplo, para fazer uma cozinha pequena ou estreita parecer mais larga, você pode colocar pontos no centro, bem como em ambos os lados do teto. Neste caso, será possível iluminar o ambiente de maneira uniforme e sem o aparecimento de sombras.

Quanto às salas grandes, a tarefa aqui é criar a iluminação necessária, em primeiro lugar, em todas as áreas necessárias. Ao mesmo tempo, a cozinha deve ser aconchegante e confortável como um todo. Em tal situação, um lustre pendente também é usado com mais frequência. O lustre é geralmente colocado no centro da sala, e os pontos são instalados nas áreas de trabalho necessárias.

Na condição de tetos baixos, a situação será salva por focos giratórios, cuja luz é direcionada para o teto. Além disso, as lâmpadas estão localizadas em armários de parede. Pendurar lustres em tais casos não é recomendado.

Não devemos esquecer que tal iluminação permite zonear o espaço. Você pode selecionar qualquer uma das áreas funcionais. Isso é especialmente verdadeiro em cozinhas de estúdio.

Vale a pena mencionar os tetos de dois níveis, que ganham um visual completamente diferente graças aos holofotes. Nesta situação, a escolha é feita em favor das luminárias encastradas. Você pode selecionar cada nível ou apenas um deles.

Como instalar holofotes, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa