Iluminação LED para armários de cozinha: o que acontece e como escolher?
A iluminação LED para gabinetes é uma solução muito popular para móveis de cozinha. A iluminação bem projetada contribui para um ambiente de cozinha confortável e acentua efetivamente o design da sala.
Peculiaridades
A iluminação de fundo para armários de parede é um elo importante na iluminação de cozinha e permite que você faça o zoneamento da cozinha. Com a ajuda da luz, você pode não apenas decorar com bom gosto o espaço da cozinha, mas também tornar o local de trabalho o mais conveniente e funcional possível. A iluminação pode ser montada usando diferentes tipos de lâmpadas, no entanto, o mais procurado hoje são os LEDs.
Um LED é um semicondutor que emite luz quando a eletricidade passa por ele. Os modelos de diodo estão disponíveis em uma ampla gama de cores, iluminam perfeitamente pequenos espaços e consomem uma quantidade mínima de eletricidade.
Na maioria dos casos, eles usam Faixa de LED. Ele é colocado sob a camada inferior de armários de cozinha de madeira ou dentro de modelos de vidro. A disposição inferior dos LEDs dá ao móvel uma aparência flutuante e ilumina visualmente conjuntos de cozinha volumosos.
Além disso, a variedade de cores dos elementos LED modernos permite que você escolha a iluminação de acordo com sua finalidade funcional. Portanto, se o espaço sob os armários for iluminado exclusivamente para fins decorativos, então uma excelente solução seria uma faixa de LED colorida. Se apenas a área de trabalho estiver destacada, é melhor optar pela luz branca. Não distorce a tonalidade dos alimentos e ilumina perfeitamente a mesa de corte.
Vantagens e desvantagens
A demanda e a alta popularidade da retroiluminação LED são devidas a uma série de vantagens indiscutíveis deste tipo de iluminação.
- A facilidade de instalação dos LEDs permite que você mesmo monte a iluminação, sem recorrer aos serviços de especialistas.
- A longa vida útil permite que os LEDs sejam usados por 2 décadas sem gastar dinheiro em substituí-los. Esta é uma das principais vantagens dos díodos em relação às lâmpadas incandescentes, que têm de ser substituídas com bastante frequência.
- O consumo mínimo de energia torna os LEDs líderes em eficiência e permite que você economize significativamente no seu orçamento.
- Independentemente da forma de liberação, os LEDs começam a brilhar com potência total a partir do primeiro segundo após serem ligados. Eles não requerem tempo de aquecimento e o número de interruptores liga / desliga não afeta de forma alguma a duração de sua operação.
- Ao contrário das lâmpadas incandescentes, as fontes de luz LED não aquecem sozinhas e não aquecem o ar da divisão. Isso é especialmente importante na cozinha, onde o ar de um fogão em funcionamento já está muito quente.
- A retroiluminação LED é à prova de fogo: não explode se a água cair acidentalmente e pode funcionar em condições de elevada humidade.
- Uma vasta gama de produtos permite-lhe escolher um elemento de iluminação para qualquer tipo de armários de cozinha, independentemente da sua configuração e design. Além disso, existem muitas luminárias montadas na superfície sem fio alimentadas por bateria que não exigem que os fios sejam puxados até a fonte de alimentação mais próxima para conectá-los.
Praticamente não há desvantagens na retroiluminação por LED. As desvantagens incluem apenas o seu alto custo, o que é uma desvantagem muito condicional, uma vez que os custos são rapidamente recuperados devido ao baixo consumo de energia e uma longa vida útil.
Visualizações
A classificação das lâmpadas LED para cozinha é feita de acordo com características como a forma de liberação e o grau de proteção contra umidade. De acordo com o primeiro critério, distinguem-se 3 tipos de produtos: são modelos lineares e pontuais, bem como fita LED.
- Luminárias lineares são vendidos em conjuntos inteiros, incluindo vários módulos prontos de uma vez, e externamente se assemelham a lâmpadas fluorescentes. Esses kits são equipados com tudo o que é necessário para a autoconexão, incluindo fixadores e adaptadores. Durante a instalação, basta conectá-los em um único circuito e, como resultado, obter uma fonte de luz bastante longa. Os modelos lineares são muito convenientes para iluminar toda a área de trabalho e uma mesa de corte: eles fornecem uma luz uniforme e não cegam os olhos. Pela sua concepção, as luminárias lineares podem ser elevadas, suspensas, encastradas e anguladas, o que permite escolher qualquer tipo de instalação.
- Luminárias LED prontas para foco de acordo com o princípio de operação, eles diferem pouco dos modelos lineares, com a única diferença de que são pequenos produtos independentes de forma redonda, quadrada ou triangular, e não são montados em uma estrutura geral. Esses diodos têm um design embutido ou montado na superfície, uma espessura muito pequena e uma longa vida útil. O encaixe requer a formação de um nicho ou orifício e é embutido no painel inferior do gabinete. Eles estão alinhados com sua superfície externa e parecem muito orgânicos. A instalação de modelos integrados requer alguma experiência e precisão, por isso é melhor confiar a profissionais. Os overheads são montados na parte superior da parede do gabinete e não exigem o corte de nichos.
Modelos pontuais e lineares geralmente são equipados com controles de toque que permitem ligar e desligar a iluminação com um toque de sua mão. É muito conveniente em uma cozinha, e esses modelos parecem bastante agradáveis esteticamente.
- Luz de tira LED é a opção mais popular para iluminação de cozinha e possui uma ampla gama de cores, facilidade de instalação e custo razoável. As fitas multicoloridas são utilizadas não apenas para iluminar a área de trabalho, mas também como elemento decorativo. A sua luz suave e bonita pode tornar a cozinha acolhedora e dar-lhe um aspecto romântico.
O próximo critério para a classificação das fontes de luz LED é a classe de proteção contra umidade. Está sempre indicado na marcação e deve ser levado em consideração na escolha da iluminação da cozinha.
- Produtos marcados com IP 20 absolutamente não adequado para ambientes húmidos, aos quais pertence a cozinha, e não são recomendados como dispositivo de iluminação para áreas de trabalho.
- Modelos com classe de proteção IP 41-65 bem protegido da entrada de umidade e adequado para uso em cozinhas.
- Os mais poderosos e seguros são os LEDs marcados com IP 68. Têm um nível de proteção absoluto e podem ser instalados até no fundo da piscina.
Outro sinal de diferença é a cor da saída de luz. De acordo com esse critério, os modelos são divididos em monocromáticos e multicoloridos. Os primeiros são usados para iluminar a área de trabalho e os segundos são frequentemente usados para iluminar painéis de parede e aventais de cozinha.
Como escolher?
Ao escolher a iluminação LED para armários de cozinha, você precisa levar em consideração uma série de pontos importantes. Então, se você decidir comprar uma faixa de LED, você deve decidir sobre seu tamanho. O mercado de iluminação moderno oferece uma ampla gama de LEDs com uma grande variedade de tamanhos e formas. Portanto, a escolha da opção desejada depende das funções que serão atribuídas à luz de fundo.
Se a fita for adquirida como iluminação adicional da área de trabalho, onde uma luz uniforme e bastante brilhante é necessária, então seria melhor comprar produtos monocromáticos largos que serão capazes de iluminar bem a mesa de corte e não distorcerão a cor do produtos.
Para tais fins, é bem adequado fita de uma fileira em uma caixa fechada, 13 mm de largura... Quanto à altura do produto, tudo depende do tipo de proteção. Assim, a espessura mínima da fita em uma caixa aberta é de 2,2 mm, enquanto os modelos fechados podem ter uma espessura de 5,5 mm ou mais. É por isso a escolha da espessura depende dos requisitos de segurança para uma determinada área da cozinha e fica ao critério dos proprietários.
Se a retroiluminação LED for usada exclusivamente para fins decorativos e se destina a enfatizar o design da sala tanto quanto possível, então, nesses casos, você pode parar em modelos de uma única linha multicolorida de 8 mm de largura e até 3 mm de altura. E vice-versa - nos casos em que é necessário aumentar a área iluminada e a intensidade da luz de fundo, é melhor usar modelos de duas fileiras com largura de 15 mm ou mais com LEDs grandes.
Quanto ao brilho da iluminação, então cada fita possui uma marcação que indica quantos LEDs estão localizados em um medidor de corrida. Por exemplo, uma marca de 120 led / m significa que cada metro de fita contém 120 LEDs.
Neste caso, estamos falando de um modelo de duas fileiras, as amostras de uma fileira com LEDs do mesmo tamanho possuem apenas 60 diodos por metro, o que corresponde a uma marcação de 60 led / m.
Além do número de LEDs por metro em execução, seu tamanho também afeta a intensidade da luz. Existem diodos muito pequenos com um tamanho de 3,5x2,8 mm e amostras dimensionais de 5,0x5,0 e 5,7x3,0 mm.
Para facilidade de designação, a marcação de tais LEDs parece SMD3528, SMD5050 e SMD5730 respectivamente. Uma ampla variedade de tamanhos padrão de elementos de LED permite que eles sejam colocados na fita em quantidades de 30 a 240 peças. A faixa LED para iluminação de cozinha está disponível em bobinas de até 5 m de comprimento.Esta forma de liberação é muito conveniente e permite que você compre exatamente a quantidade de fita necessária para decorar o gabinete.
O próximo ponto importante é a escolha de uma fonte de alimentação (transformador). O principal é escolher tal opção para que sua potência seja suficiente para o correto funcionamento da lâmpada, mas ao mesmo tempo não seja excessivamente alta. Calcular a potência ideal é muito simples, você só precisa usar uma fórmula especial. Por exemplo, para uma faixa de LED com comprimento de 5 m, potência de 12 W e tamanho dos elementos de LED de 5x5 mm, o cálculo ficará assim: multiplique 12 W por 5 me obtenha 60.
Em seguida, fornecemos alguma reserva de energia, multiplicando esse número por um fator de 1,25. Como resultado, obtemos o número 75, que significa a potência do transformador. Portanto, para uma fita de 12 W de 5 metros com LEDs grandes de 5x5 mm, é necessário um transformador de 75 W.
Esta fórmula é universal e pode ser usada para LEDs de qualquer potência e comprimento.
Além da potência, ao escolher um transformador é preciso prestar atenção ao seu corpo. Até o momento, as fontes de alimentação são produzidas em caixas de plástico, alumínio sólido e alumínio perfurado.
Os modelos de plástico são bastante selados, pequenos e leves. As opções de alumínio sólido são muito mais caras do que as de plástico e são caracterizadas pela resistência a tensões mecânicas externas. As caixas perfuradas são grandes e relativamente baratas. Sua desvantagem significativa é a necessidade de proteção adicional contra umidade, e os benefícios incluem a capacidade de usar um dispositivo ao mesmo tempo para várias linhas de retroiluminação LED.
O próximo critério para escolher uma luz de fundo para um armário de cozinha é seleção de um interruptor, que pode ser de toque, infravermelho ou botão de pressão... Este último tem um projeto mecânico simples e opera com um botão conectado a um relé. O relé, por sua vez, fecha ou abre o circuito e é um dispositivo antigo e comprovado.
Os interruptores de toque são equipados com sensores particularmente sensíveis que reagem instantaneamente ao toque de seus dedos. Os modelos infravermelhos são equipados com um detector de movimento embutido e respondem a um aceno da mão.
Se a luz de fundo for comprada para fins decorativos, então é melhor optar por modelos com dimmer e unidade de controle... O primeiro é um interruptor especial projetado para regular o fluxo luminoso e o segundo é necessário para permitir vários tipos de efeitos, como piscar, piscar, transbordar e semelhantes.
Além disso, ao selecionar a luz de fundo é necessário focar nos produtos de fabricantes conhecidos, que têm boa reputação e produzem produtos de qualidade.
Nuances de instalação
A complexidade da instalação de iluminação LED em armários de cozinha depende da forma de produção da lâmpada LED. Assim, a instalação de modelos de pontos aéreos movidos a baterias não causa dificuldades, e qualquer dona de casa pode fazê-lo. A situação com a instalação da faixa de LED é um pouco mais complicada, antes de instalá-la é aconselhável se familiarizar com algumas das sutilezas do processo.
- A fita só pode ser cortada em alguns lugares. Normalmente, o fabricante coloca marcas especiais nas quais o corte pode ser feito. Para isso, pode-se usar uma tesoura simples, já que o substrato com pegadas de cobre não é muito grosso e está perfeitamente cortado.
- Caso seja necessário instalar várias fitas longas de uma vez, então a conexão é feita no bloco comum e é feita em paralelo, observando a polaridade.
- É aconselhável conectar o cabo elétrico que conecta a fonte de alimentação à faixa de LED usando solda, pois é muito mais confiável do que os conectores.As juntas são necessariamente vedadas por crimpagem com tubos termorretráteis. O uso de fita isolante também é permitido, no entanto, essas conexões ficarão feias.
- A instalação de um interruptor ou botão de pressão é feita antes da fonte de alimentação, e um dimmer ou bloco RGB - depois dela. O interruptor de toque pode ser instalado diretamente na frente da fita.
- Você pode prender a faixa de LED na parte inferior do armário da cozinha usando fita adesiva dupla-face. Antes de colar o LED, é necessário desengordurar completamente a superfície com um composto que não danifique a superfície do móvel. Primeiramente, recomenda-se "iscar" levemente a fita em vários lugares, certificando-se de que ela fique exatamente ao longo das marcações, e só depois pressioná-la em todo o seu comprimento. Muitas vezes você pode encontrar modelos equipados com uma superfície adesiva, o que facilita muito a instalação e não requer a compra de fita dupla-face.
- Para que os LEDs localizados sob o gabinete não ceguem os outros, mas iluminem apenas a área de trabalho, é recomendado o uso de caixas especiais que direcionam o fluxo de luz para baixo.
- Não torça ou dobre a fita para estender a vida útil da luz de fundo.
- Às vezes, a instalação de lâmpadas LED requer nichos e orifícios, que podem ser feitos com uma serra elétrica comum.
- Para criar o efeito de difusão de luz e pontos de luz, você pode usar um perfil de alumínio equipado com lados altos ou um filme de difusão de luz.
Se desejar disfarçar ao máximo a faixa de LED e torná-la invisível na superfície do móvel, pode-se usar um perfil guia da mesma cor do gabinete.
Lindos exemplos no interior
As luminárias LED não apenas iluminam bem o espaço de trabalho, mas também são uma ferramenta eficaz para completar a imagem da cozinha.
- A bela iluminação em um canto é uma solução elegante para uma cozinha moderna.
- A combinação da iluminação interior dos armários com a iluminação da área de trabalho parece muito impressionante e original.
- A luminária LED linear em caixa fechada não deslumbra os olhos e tem um aspecto muito elegante.
- Focos LED embutidos em interiores clássicos conferem à cozinha um aspecto romântico.
- As luminárias triangulares de superfície são ideais para interiores ultramodernos.
- Os modelos de montagem em superfície de canto com baterias são fáceis de instalar e perfeitos para um estilo minimalista.
Para obter informações sobre como fazer sua própria iluminação para o armário da cozinha, veja o próximo vídeo.