Fita LED para cozinha: qual escolher e como instalar?
A luz bem organizada é a base para uma estadia confortável em um quarto. É especialmente importante respeitar esta condição na cozinha, onde uma boa visibilidade é essencial para cozinhar. Um dos métodos de iluminação mais produtivos para a cozinha é considerado uma fonte de luz baseada em LED - uma faixa de LED.
Vantagens e desvantagens
Este tipo de iluminação é bastante popular e não é por acaso. As luminárias LED são um excelente elemento de decoração, cumprem uma função específica e são dotadas de uma série de qualidades positivas.
- Longa vida útil. Dependendo do fabricante e dos parâmetros técnicos, o dispositivo pode operar de 25.000 a 50.000 horas. O corpo é feito de alumínio e plástico, o que o torna resistente a danos e resistência ao choque.
- Baixo consumo de energia... Usar fita LED não danificará sua carteira. A iluminação à base de LED é a mais econômica e em menos de 12 meses justifica todo o dinheiro gasto nela.
- O funcionamento dessa iluminação é totalmente seguro devido às baixas correntes. (com exceção da faixa de LED de 220 V, esta tem suas peculiaridades).
- Ampla gama de cores. Os fabricantes oferecem uma grande variedade de cores. Você pode escolher a melhor opção para decoração de interiores: luz fria e quente, produtos monocromáticos e multicoloridos.
- Fluxo luminoso intenso... Este efeito permite que você aplique a luz de fundo como uma alternativa à iluminação principal.
- Segurança ambiental e a falta de condições especiais de descarte.
- Iluminação confortável, que liga instantaneamente, fornece uma luz medida sem piscar. Lâmpadas comuns criam piscadas imperceptíveis aos olhos, que sobrecarregam os olhos.
A principal desvantagem das fitas de LED pode ser considerada um preço bastante alto e comprimento limitado (principalmente 5 metros - esta circunstância está associada ao fornecimento técnico do mesmo poder de luminescência dos elementos de fita de LED).
Variedades
Hoje, os fabricantes oferecem vários tipos de fitas de LED. A gama de utilizações para estes dispositivos duráveis, ecológicos, econômicos e confiáveis é bastante extensa. São praticados na decoração e iluminação de montras, na decoração de interiores de estabelecimentos de restauração, locais de entretenimento e recreação, na publicidade de rua, para iluminar nichos e tectos, aquários, interiores de automóveis, espaços dentro de guarda-roupas, áreas de trabalho de cozinhas, etc. sobre.
Para facilitar a instalação de tiras de LED, eles são produzidos com uma tira autoadesiva fixada na parte de trás, o que torna possível instalar facilmente esses dispositivos em qualquer lugar. As fitas de LED são classificadas de acordo com uma série de recursos e características básicas, com as quais você deve se familiarizar para encontrar a opção ideal para você.
Por tipo de dispositivo semicondutor
O preço desses dispositivos de iluminação depende significativamente deste parâmetro. Fitas comuns com diodos SMD 3528 e 5050... SMD significa Dispositivo montado em superfície e significa método de montagem de LED ao ar livre comumente usado em engenharia. Os números após as letras indicam o tamanho do diodo em décimos de milímetro (por exemplo, "5050" deve ser entendido como 5,0x5,0 e "3528" - 3,5x2,8 mm).
O LED 5x5 mm tem 3 cristais separados, enquanto o SMD 3528 - apenas um. Isso determina o poder do brilho: Tira LED 5050 mais brilhante (aproximadamente 2,5-3 vezes) a modificação com o tamanho de 3,5x2,8 mm. Portanto, quanto mais potente for o dispositivo, maior será seu preço.
Por cor
Todo mundo provavelmente já se deparou com a combinação das palavras faixa de LED RGB. Esta abreviatura em inglês significa Red, Green, Blue (vermelho, azul, verde) e apresenta um método de codificação de cores para sua reconstrução com base nos princípios da percepção pela retina do olho humano. Ao misturar em várias proporções e combinações dessas 3 cores-chave, você pode obter tons diferentes.
A fita RGB difere da fita comum por conter cristais vermelhos, verdes e azuis de tamanhos pequenos, que, se controlados por um controlador, podem fornecer qualquer cor. A luz branca surge quando todas as 3 cores acima se fundem, ou pode ser extraída de um diodo azul coberto com um fósforo, dependendo da espessura do qual pode se tornar quente, fria ou neutra (durante o dia). Essas sombras também são formadas pela temperatura dos LEDs usados.
As cores amarelo e branco são particularmente procuradas pelos compradores.
Por densidade de LEDs por metro
O próximo indicador, que afeta fortemente o preço do aparelho, é o número de diodos por 1 M. Quanto maior esse valor, mais saturada e medida a iluminação do aparelho. A maior demanda é por fitas com saturação de 30, 60, 120 LEDs por 1 m.
Decidir qual você deseja comprar depende de suas necessidades. Para iluminação adicional, você pode usar dispositivos com uma frequência de 30-60, para o principal - 60-120 LEDs por metro.
De acordo com o grau de resistência à umidade
Uma vez que estes dispositivos são utilizados não só no interior das instalações, mas também na decoração e iluminação de edifícios, centros comerciais, na publicidade exterior, alguns deles possuem protecção especial contra os efeitos da humidade. Pode ser diferente em classe e ser rotulado de acordo com os padrões internacionais. Por exemplo, O dispositivo LED com a designação IP 68 é o mais impermeável, pode ser usado para iluminar piscinas, congelar no gelo, colocar na água, respeitando as normas de segurança contra incêndio.
A faixa de LED com a designação IP 20 pode ser usada em salas que não requeiram proteção adicional contra umidade, em particular, para iluminar um teto de dois níveis, prateleiras, monitor de PC, gabinete, nicho. Um dispositivo da classe IP 65 (grau de proteção médio) pode ser usado na área de trabalho da cozinha, no interior do carro, no banheiro e, às vezes, também na iluminação pública.
As fitas impermeáveis, via de regra, são tratadas com uma camada de silicone ou envoltas em invólucros feitos desse material... Sem qualquer proteção, a faixa de LED faz sentido operar onde a umidade definitivamente não entra em contato com eles.
Por tensão elétrica e energia
Outro indicador significativo na especificação desses dispositivos é a potência transmitida em watts. Depende diretamente do tamanho dos diodos e do seu número por metro de fita em execução. Por exemplo, o consumo dos modelos SMD 3528, que contém 60 LEDs por metro, é de 4,8W.
Conhecendo a potência e o comprimento de uma determinada fita, você selecionará com precisão uma fonte adequada de energia elétrica para ela. A tensão elétrica mostrada em volts é unificada para tiras de LED. O mercado é dominado por projetos desenvolvidos para uma tensão de 12,24 V (a mais comum), bem como modificações para 36, 48 V.
Considerando tudo isso, não será um grande problema para você escolher uma faixa de LED específica.
Além disso, o mercado no momento pode oferecer uma ampla gama de dispositivos LED.
Recomendações de seleção
Depois de ter uma ideia das principais áreas de uso e características, você pode começar a selecionar o produto desejado. Aqui estão algumas dicas sobre como escolher uma faixa de LED para iluminação de fundo.
- Com base nas necessidades. Para um apartamento são necessárias algumas características, para uma rua são completamente diferentes. Certifique-se de verificar os pontos relacionados à conexão à rede elétrica e ao grau de proteção contra poeira e umidade do dispositivo.
- Escolha uma cor adequada ou uma combinação delas. Designers ou recursos especiais da Internet para construção e design podem ajudá-lo nisso. Se você já tem um projeto, proceda de suas condições. Se você colocar uma luz de fundo em seu apartamento, tome cuidado para que ela não o canse ou irrite.
- Faça as medições necessárias. A execução de cálculos e planejamentos permitirá calcular a quantidade de material e não gastar recursos extras.
- Siga as recomendações dos vendedores ou construtores profissionais. Amostras baratas podem não ser da melhor qualidade, o que as ameaça de superaquecimento e falha.
Onde você pode colocá-lo?
A faixa LED para cozinha, dispersa na zona da zona de trabalho, é uma excelente solução para divisões, cujo design se concretiza tanto no estilo clássico como no moderno.
Para o primeiro, você pode escolher opções que emitem um brilho quente. Para um interior moderno, uma fita com luz fria será uma boa opção. O excelente desempenho aliado à estética tornou esses dispositivos muito procurados para o arranjo de iluminação de cozinha.
Por meio deles, você pode:
- destacar armários e nichos;
- destacar a pia, backsplash e área de trabalho;
- iluminar pinturas e outros elementos decorativos de design;
- é interessante destacar tetos extensos ou de vários níveis;
- iluminar armários e gavetas dentro;
- crie a impressão de peças de mobília suspensas no ar, colocando fitas de iluminação sob o conjunto de cozinha;
- reproduzir o estilo e atmosfera peculiar de um verdadeiro bar, jogando vantajosamente com o lugar do balcão do bar por meio da faixa de LED.
A iluminação da fita é harmoniosamente combinada com outras fontes de luz, seja o lustre principal ou holofotes embutidos ou montados na superfície.
Se você quiser decorar a borda do tampo da mesa com fita adesiva, então você precisará de um perfil de alumínio especial que possa escondê-la dos olhos de maneira confiável e trazer graça e originalidade ao espaço ao redor.
Quando o backsplash está iluminado, a fita geralmente é fixada sob os armários da cozinha, mas também pode ser colocada em outras áreas. LEDs colocados corretamente fornecem iluminação sem sombras, o que é conveniente durante o trabalho.
Para a área de jantar e área de preparação de alimentos, é melhor escolher um esquema de cores branco quente, pois não alterará a cor natural dos alimentos. Um efeito decorativo interessante pode ser criado conectando várias fitas.
Sutilezas de instalação
Considere o problema de instalação Fita LED para armários de cozinha.
- Determine o local onde você esconderá a unidade de fonte de alimentação (PSU), o comprimento do cabo usado depende disso. Você pode encontrar um lugar perto da tomada, você pode conectar no ponto de conexão do exaustor. Tudo depende do “relevo” da sua cozinha.
- Meça a superfície da instalação pretendida.
- Corte a quantidade necessária de tira de LED. É necessário cortar estritamente de acordo com as marcas! Cortar a fita em outro lugar pode arruiná-lo.
- 2 conectores são colocados nos contatos ou 2 fios são soldados.
- Em seguida, é feito o isolamento (com tubo ou fita).
- Os fios são conectados em paralelo com relação à polaridade - menos com menos, mais com mais. As conexões resultantes são conectadas à saída da fonte de alimentação.
- A base da faixa de LED é autoadesiva, portanto, após limpar e desengordurar previamente a superfície, é simplesmente colado.
- Não ligue a luz de fundo imediatamente após a instalação, deixe a cola esfriar e endurecer.
Uma das etapas mais inconvenientes na instalação da luz de fundo de faixa de LED é a necessidade de instalar um interruptor separado para ela. Via de regra, esta questão é relevante para destacar a área de trabalho na cozinha.
Para resolver este problema, agora existem interruptores portáteis, infravermelhos ou de toque (sem contato), que têm a largura da própria fita e se encaixam perfeitamente no perfil de alumínio.
Você calmamente os posiciona bem no início da faixa de LED e os cobre com um difusor, para que eles não sejam notados de forma alguma.
Exemplos de sucesso no interior
Neste caso, o destaque da área de trabalho é aplicado, Tiras de LED no teto são colocadas ao longo da borda da parte inferior dos gabinetes de parede, efetivamente refletido em um avental de vidro.
Nesta opção, de forma especial, iluminação da área de jantar.
Junto com a iluminação da área de trabalho, este projeto envolve iluminação de armários de chão.
Para o conforto da operação, é fornecido iluminação dentro da gaveta.
Para saber como fazer iluminação LED na cozinha com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.