Iluminação da cozinha com tecto falso: escolha e localização das lâmpadas
Para tornar a sua cozinha o mais esteticamente agradável e bonita possível, não basta instalar um tecto falso. Também é importante montar a iluminação de forma a desempenhar todas as funções necessárias, criar um ambiente adicional agradável e condizer com o estilo do interior. Nem todos sabem escolher luminárias para uma estrutura de tecto falso, bem como organizá-las da forma mais orgânica possível. Portanto, antes de instalar luminárias em uma cozinha com teto falso, familiarize-se com todas as nuances dessa iluminação.
Requisitos primários
Para que o sistema de iluminação da cozinha com tecto falso dure muito tempo e pareça o mais esteticamente agradável possível, vale a pena prestar atenção a alguns nuances, que deve ser observado para uma instalação bem-sucedida.
- Seja qual for a luminária que você escolher, é necessário fixá-la na superfície da base antes de iniciar a instalação do revestimento do teto.
- Antes desse processo, vários cálculos são realizados, o que determina um trabalho futuro. Os cálculos incluem o número de luminárias por unidade de área, que geralmente varia de 1,5 a 2 quadrados. E também as dimensões do teto de base, marcações e medidas da estrutura de tensão, a distribuição da fiação de acordo com o esquema de colocação das lâmpadas da cozinha.
- Combine o brilho das lâmpadas de acordo com a textura do fone de ouvido. Se a sua superfície for brilhante, então devido a isso, o efeito das luminárias é multiplicado. Muita luz pode ser cansativa com o tempo.Para uma cozinha branca brilhante, produtos com uma potência inferior a 40 watts serão suficientes.
- Um pré-requisito para a segurança na instalação da iluminação da cozinha é a desenergização da sala onde será realizado o trabalho.
- A potência das luminárias selecionadas afeta completamente a distância a que devem ser colocadas dos tectos tensos. Se preferir produtos LED, então é permitido colocá-los mesmo muito próximos da superfície, pois não aquecem a ponto de afetá-la negativamente. Já para as lâmpadas incandescentes, a distância ideal para sua localização é de 10 cm, e as velas do tipo fluorescente são colocadas a pelo menos 6 cm do teto falso.
- Se houver mais de um tecido elástico no teto e houver costuras, a instalação dos dispositivos de iluminação embutidos deve ser realizada a uma distância de pelo menos 15 cm da junção.
- É importante que a temperatura da luz de todas as fontes de luz na cozinha seja a mesma.
Se combinar a luz fria e quente das lâmpadas na mesma divisão, cria-se um desequilíbrio e até uma atmosfera desconfortável.
Visão geral da iluminação
Existem várias estruturas de iluminação que permitem tornar o tecto falso da cozinha verdadeiramente original. Esses produtos incluem alguns tipos de equipamentos de iluminação.
- Os candeeiros pendentes significam que o candeeiro, juntamente com a cortina, está ligado a um cordão, que se encontra a uma distância considerável do tecto. Essas estruturas são melhor colocadas apenas em cozinhas com tetos altos, por exemplo, as de 3 metros.
- Os produtos Spot, embutidos em um teto falso, direcionam pequenos feixes de luz para uma área específica e, em combinação uns com os outros, iluminam todo o espaço da sala. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos e são virtualmente universais, pois se adequam a muitos conceitos de interior.
- Modelos interessantes são manchas - pequenas lâmpadas de teto com um brilho especial. Sua característica é o corpo, cuja luz pode ser direcionada na direção desejada, criando uma iluminação de destaque.
- Retroiluminação LED. Ele é colocado ao longo da borda do nível do teto em uma moldura especial de poliuretano pré-instalada. Este projeto de iluminação dá uma ênfase adicional na geometria das camadas de estruturas de teto de vários níveis. Este tipo de iluminação pode até ampliar visualmente o espaço da cozinha.
- É bastante difícil de instalar, mas muito eficaz é a iluminação com auxílio de fibra ótica, que é colocada em locais pré-planejados sob o tecido elástico a uma distância de 50 mm. Graças a essa iluminação, você pode criar em um teto falso o efeito de um céu estrelado, aurora boreal ou mesmo chamas, o que parece realmente fascinante, especialmente à noite.
- A iluminação parcial em combinação com um padrão incomum pode ser feita usando tiras de LED. Eles são instalados no espaço entre o concreto e a estrutura de tração. Para essa iluminação, você pode alterar o brilho usando um controle remoto especial. E também a faixa de LED linear pode ser combinada com holofotes, que estão localizados em zonas.
Opções de localização
É importante não só escolher o modelo certo de candeeiro de cozinha para tecto falso, mas também dispor os dispositivos de forma a que pareçam o mais orgânicos possível na divisão ou até funcionem como elementos de zoneamento no interior. Normalmente, as luminárias são colocadas de acordo com um dos padrões tradicionais.
- Os focos de luz podem ser localizados ao longo do perímetro da tela e ao longo da borda de um nível de teto específico.
- A colocação uniforme assume que o espaço da cozinha está uniformemente preenchido com luz.Isso pode ser obtido combinando vários tipos de fontes e usando uma única fonte com potência suficiente.
- Às vezes, os dispositivos são posicionados de forma a iluminar um assunto específico. Esta opção é chamada de colocação de luminária acentuada. Um exemplo seria lâmpadas montadas no teto acima de uma laje.
- A iluminação da área geralmente envolve a delimitação de níveis de teto usando luz. Isso se deve ao fato de que as zonas são inicialmente enfatizadas por estruturas de teto de vários níveis, e a luz localizada ao longo de suas bordas cria um efeito de delimitação adicional. Na maioria das vezes, os holofotes embutidos são colocados dessa maneira.
Mas às vezes, no centro do nível do teto, podem haver produtos maiores que iluminam o elemento principal da zona, por exemplo, uma mesa de jantar.
Estilos de interiores
Também deve-se ter em mente que para um teto falso de cozinhas em diferentes estilos, os tipos e designs dos dispositivos de iluminação podem variar significativamente, o que também afeta a escolha dos produtos.
- Para direções clássicas O teto falso é mais bem combinado com lustres suspensos. O conceito shabby chic inclui até elementos como candelabros.
- Para uma cozinha de alta tecnologia, a melhor opção seria dispositivos de iluminação embutidos ou tiras de LED. Iluminação colorida também é aceitável.
- Estilo loft pode incluir um teto tenso com iluminação spot e contorno. Podem ser luzes e fitas embutidas. E também pequenas lâmpadas de teto em uma fileira às vezes são instaladas nesse teto.
- Teto extenso em interior escandinavo cozinha pode combinar lâmpadas embutidas com lâmpadas pendentes, cujo design é bastante simples em comparação com os modelos para a direção clássica.
Dicas úteis
Para tornar a instalação de lâmpadas de cozinha em teto falso o mais simples possível, e seu funcionamento - econômico e eficiente, preste atenção aos conselhos de especialistas.
- Se forem construídas 20 ou mais luminárias no tecto falso, é aconselhável ligar a cablagem de cada 4 ou 5 dispositivos a uma fonte de alimentação separada. Isso o ajudará a evitar altos custos de energia e também facilitará a substituição de uma lâmpada quebrada, se necessário.
- Se você tiver dúvidas sobre a escolha entre as fontes de luz fluorescente, LED e halógena, dê preferência aos LEDs. No caso de tectos falsos, são o mais seguros possíveis, uma vez que são os mais "frios" dos tipos anteriores.
- Um nível adicional de proteção será a escolha de tais LEDs que possuem anéis térmicos de proteção. Graças a eles, os elementos quentes não entram em contato com o filme.
- Se você deseja criar um efeito óptico em um teto falso, a localização das lâmpadas desempenha um papel importante nisso. Se a luz dos dispositivos for direcionada para cima, a altura da superfície do teto aumentará visualmente. Para aumentar visualmente a cobertura do teto, você também pode instalar uma faixa de LED em torno de seu perímetro. Se os raios estiverem brilhando para baixo e horizontalmente, a altura do teto parecerá mais baixa. Para expandir visualmente um espaço estreito de cozinha, é aconselhável instalar dispositivos com luz direcionada transversalmente.
Se houver também a luz das lâmpadas contra o fundo do forro brilhante, a desordem ou poluição no cômodo será duplamente perceptível. Portanto, considere este fator ao escolher as texturas.
- Se você decidir colocar lâmpadas de cozinha em um teto falso acima da área de trabalho, é melhor que elas estejam localizadas a uma distância de 40 a 50 cm da parede. Caso contrário, a sombra de sua cabeça bloqueará a luz que atinge a bancada enquanto você cozinha.
- Combine a temperatura da iluminação com a cor das paredes e do teto da cozinha. Se forem pintados com cores frias, fontes artificiais adicionais de luz fria podem privar a cozinha do conforto necessário.
Para informações sobre como posicionar as lâmpadas para iluminação da cozinha, veja o próximo vídeo.