Iluminação

Variedade de tipos e dicas para escolher lâmpadas para cozinha

Variedade de tipos e dicas para escolher lâmpadas para cozinha
Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Opções de design
  3. Como escolher?
  4. Como colocar?

O design do espaço da cozinha implica não só uma seleção muito cuidadosa de móveis e itens de interior, mas também uma iluminação criteriosa de todas as áreas da sala. É aqui que é muito importante diferenciar com precisão o brilho e a direcionalidade do fluxo de luz. Os candeeiros de cozinha modernos têm um design bastante variado, podendo caber harmoniosamente no interior com diferentes disposições. Mas como entender suas características, funcionalidades e tipos de construção?

Arandelas de cozinha e lâmpadas sensíveis ao toque montadas na parede, cortinas e modelos montados na superfície e trilhos, outras opções para a construção de equipamentos de iluminação doméstica - como eles diferem uns dos outros? É necessário pendurar um lustre no teto e como substituí-lo em um interior moderno? Essas questões devem ser tratadas por designers e proprietários individuais. E quanto mais informações estiverem disponíveis, mais fácil será escolher a iluminação certa.

Visão geral da espécie

Entre os candeeiros para cozinha encontrados no mercado, é possível encontrar vários grupos de produtos ao mesmo tempo, que se diferenciam no tipo de localização e na direção do fluxo luminoso. Dependendo do projeto de design escolhido em uma sala pode haver não um, mas vários grupos de tais produtos ao mesmo tempo.

Teto

As luminárias de cozinha colocadas no teto podem ser equipadas com persianas ou ter um tipo diferente de habitação. As opções de iluminação embutidas podem ser instaladas diretamente na estrutura do teto. Entre as soluções mais populares, existem várias opções adequadas para instalação no interior da cozinha. Pelo tipo de design, eles são entalhe, suspenso, suspenso e pode ser fixado em diferentes superfícies - de uma caixa de gesso para um piso de concreto convencional.

Lustres

O elemento mais comum de um sistema de iluminação usado para criar um fluxo luminoso geral e difuso. Os modelos modernos de lustres podem ter o formato usual com montagem pendente e um ou mais tons, ou o original, que ocupa um mínimo de espaço. Acima do balcão do bar e na área de jantar, costuma-se colocar uma fileira de 3 ou 5 dispositivos dispostos de forma linear.

Os lustres pertencem ao tipo de lâmpadas suspensas, na cozinha são mais frequentemente equipados com várias lâmpadas multidirecionais com persianas fechadas ou semiabertas. Em modelos de lâmpada única, abajures são usados ​​para criar uma difusão mais direcional do fluxo de luz. Os lustres modernos são equipados com reguladores de intensidade de luz que permitem controlar a potência da iluminação e alterá-la a seu critério.

Holofotes e focos

Os acessórios de iluminação para tetos de cozinha podem ser embutidos e montados na superfície. Na maioria das vezes, focos e holofotes são usados ​​nesta capacidade. Eles geralmente são instalados na área de trabalho e fornecem uma luz direcional local acima dos gabinetes. A melhor escolha aqui podem ser modelos de aparelhos que podem mudar de direção - neste caso, será possível garantir a sua utilização racional em cozinhas grandes e pequenas.

Essa iluminação pode ser construída em fachadas de móveis de madeira, escolhendo as lâmpadas LED mais finas que não ocupem uma área significativa dentro dos gabinetes. Os modelos de toque serão acionados por toque sem desperdiçar energia extra. As opções do sensor de movimento eliminam a necessidade de girar um botão.

Nas versões modernas, também podem ser lâmpadas halógenas, LED ou fluorescentes, colocadas em caixa saliente e fixadas no teto. Essa iluminação também é considerada local, mas é adequada para alta tecnologia, minimalismo e outras opções onde os lustres são inadequados. Devido ao facto de poderem encontrar modelos de diferentes comprimentos que podem cobrir até uma parte significativa do tecto, estas lâmpadas podem facilmente substituir as clássicas lâmpadas suspensas de tecto.

Painéis aéreos e encaixes

Grandes painéis de LED podem ser embutidos em uma caixa de gesso ou instalados como sobreposições. A aparência futurística de tais estruturas combina bem com interiores de alta tecnologia. Os painéis são muito finos e leves, fornecem muita luz, são econômicos mas caros e requerem instalação adequada.

Luminárias suspensas em um trilho

Esta categoria de iluminação de cozinha é geralmente montada acima da área de jantar ou de estar. É feito em forma de esporte sobre um trilho especial, que é fácil de ajustar em altura.

Essa iluminação parecerá vantajosa em um interior moderno, mas do ponto de vista prático, não é muito benéfica.

montado na parede

Os dispositivos de iluminação para uso local são geralmente montados na parede. Esses modelos não fornecem luz difusa, mas ajudam bem a zonear o espaço. São fáceis de montar e podem ser fixados em diferentes alturas. Mas a iluminação de parede não pode existir separadamente da base.

Arandela

Uma opção bastante popular para iluminação de parede local. Apesar de sua demanda, as arandelas com fixação em ângulo ou em linha reta são adequadas apenas para fixação na área da sala de jantar ou em cantos macios. Se, no entanto, decidir usar este tipo de luminária, é melhor prestar atenção aos modelos montados, que podem ser facilmente movidos para um novo local em caso de rearranjo.

Feixes tubulares ou de luz

Luminárias amplamente utilizadas como elemento de design de iluminação local ou decorativo.Eles facilmente se escondem em nichos especialmente cortados, têm uma aparência esteticamente agradável e são eficientes em termos de energia. Os modelos tubulares são equipados com lâmpadas fluorescentes ou LED, e podem ser apresentados na forma de tiras flexíveis. Eles são escolhidos para iluminar a área de trabalho.

Luzes de trilho

As luminárias de trilhos que raramente são usadas em um interior residencial são radicalmente diferentes de todos os outros tipos em suas características de design. O sistema modular no trilho-guia pode ser linear ou fechado, os elementos nele se movem livremente e mudam de direção. Os sistemas de iluminação da pista são categorizados como sistemas de iluminação de realce que permitem a ênfase em áreas iluminadas específicas.

A calha de barramento neste tipo de equipamento pode ter a seguinte fixação:

  • suspenso;
  • fatura;
  • construídas em.

A modularidade do equipamento permite ajustar facilmente a iluminação da cozinha para diferentes tarefas - alterar o número de lâmpadas fixas, agrupá-las, girar na direção desejada.

Os tipos de lâmpadas utilizadas podem ser halógenas, fluorescentes, LED, mas sempre energeticamente eficientes.

Opções de design

Lâmpadas de cozinha podem se tornar um destaque brilhante e elegante no interior. Além disso, entre as opções de design existentes, você pode realmente encontrar soluções adequadas para quase todos os estilos de design de espaço. Portanto, os modernos painéis de LED de grande formato ficarão bem no interior futurista de uma espaçosa cozinha / sala de estar. Eles vão decorar o interior e ajudar a garantir um brilho de iluminação suficiente.

Entre as opções de design interessantes para lâmpadas de cozinha, você definitivamente deve prestar atenção às seguintes soluções atuais.

  • Lustres clássicos de ferro forjado com suspensão longa. Lâmpadas de velas são montadas nelas, criando o efeito do luxo palaciano. É importante considerar que essa solução de design requer uma área significativa da sala e a altura dos tetos.

As soluções originais de suspensão em correntes em combinação com enormes vigas de madeira e móveis de estilo campestre parecem especialmente impressionantes.

  • Lustres em cascata brilhantes e elegantes. Eles costumam usar pingentes iridescentes, semelhantes a jatos d'água caindo. Não tenha medo de tais modelos espetaculares, eles estão em boa harmonia com os interiores Art Nouveau e tetos espelhados. Você pode encontrar modelos compactos e lustres enormes para a área de jantar.
  • Padrões geométricos complexos. Lâmpadas de cozinha triangulares, poligonais e quadradas são mais frequentemente encontradas na forma de arandelas ou pequenas opções pendentes dispostas em uma fileira. Esta solução de design é combinada com interiores minimalistas ou de alta tecnologia.
  • Luzes suspensas de vime. Eles são geralmente colocados em uma fileira de 2-3, presos ao teto em uma suspensão e complementados com cortinas semelhantes. A forma esférica confere a um tom tão incomum uma aparência particularmente marcante. A tecelagem é feita em rattan e é um verdadeiro sucesso da moda, harmoniosamente combinada com estilos étnicos, loft e design amigo do ambiente.
  • Pontos multicoloridos com mudança de tonalidade de iluminação. Os sistemas controlados remotamente requerem instalação profissional. Mas são precisamente essas lâmpadas suspensas ou embutidas que parecem especialmente impressionantes no espaço combinado da cozinha e da sala de estar.
  • Lustres de cristal em estilo retro. Voltaram triunfantes à moda e não vão ceder lugar a outras tendências. A abundância de pingentes, criando um complexo jogo de luz, parece grandiosa e solene.

Essa iluminação é adequada para o interior de uma espaçosa cozinha-sala de jantar.

  • Lustres de teto com ornamentos florais. Essas lâmpadas são montadas diretamente na superfície do teto, permanecem uma decoração verdadeiramente elegante, mesmo para uma pequena cozinha e fornecem uma luz difusa bastante suave.
  • Lâmpadas no estilo Art Nouveau. Eles usam os materiais mais simples - vidro, plástico, usam formas e cores incomuns. Esta adição vai se encaixar harmoniosamente em interiores vintage e vanguardistas.
  • Luminárias em tecido escuro. Eles não espalham luz nas laterais, mas estão em boa harmonia com a sala de jantar. Esta solução de design está em harmonia com acessórios cromados e cozinhas de alta tecnologia ou minimalistas.
  • Lustres abobadados brilhantes e claros com cortinas de metal. Eles são criados para servir como um destaque incomum no interior. Se a cozinha carece de frescor, às vezes basta substituir os utensílios.

Como escolher?

A escolha dos aparelhos para iluminação de cozinha deve levar em consideração a sua localização no interior, algumas outras características do próprio produto e a forma como está colocado. Entre os pontos importantes, vários podem ser destacados.

  • Tipo de construção. Um lustre clássico será necessário para organizar a iluminação geral. Uma luminária modular ou spot light fornecerá a iluminação necessária em certas áreas da cozinha. É imprescindível levar em consideração as peculiaridades do local onde as lâmpadas são instaladas. Pode-se dizer claramente que você definitivamente não será capaz de fazer apenas iluminação auxiliar.
  • Eficiência energética... As mais lucrativas são as lâmpadas LED, que podem ser substituídas, e as lâmpadas não separáveis, que, depois que os LEDs queimam, terão que ser sucateadas. Além disso, os dispositivos de iluminação fluorescente têm maior eficiência energética, têm uma longa vida útil e consomem muito menos energia elétrica. Em comparação, as lâmpadas incandescentes convencionais parecem muito menos atraentes.
  • Método de controle... O tempo das chaves clássicas, conduzidas para o corredor ou localizadas na porta, já se foi. As luminárias modernas estão equipadas com interruptores integrados, com a ajuda dos quais pode facilmente fornecer uma regulação fácil e rápida da intensidade da iluminação em zonas individuais. Nas áreas de trabalho da barra, você pode instalar modelos de sensores com um sensor de movimento. Eles vão reagir ao aparecimento de um objeto em movimento, mas se houver animais na casa, a opção pode levar a um aumento nos custos de energia.
  • Tipo de fluxo luminoso. Basicamente, este ponto é importante para os LEDs, mas ao escolher outras lâmpadas, preste atenção se o brilho será quente ou frio. As lâmpadas incandescentes fornecem uma luz amarela suave. Frio azulado - holofotes de halogênio e luz do dia pura fornecem opções de iluminação fluorescente. É melhor escolher lâmpadas LED com um brilho branco quente e frio - são as mais brilhantes e mais confortáveis ​​para os olhos.
  • Altura dos tetos internos... É melhor não escolher lâmpadas para a cozinha em um apartamento típico entre os modelos com suspensão longa. Para compensar a falta de brilho do lustre em uma pequena cozinha, você pode usar luzes de teto LED ou lâmpadas embutidas.
  • A peculiaridade da organização da iluminação. Dispositivos com luz difusa ou refletida podem ser usados ​​para formar o fluxo luminoso total. Para localização, modelos com tipo de iluminação direcional são adequados.
  • Tipo de difusor. Este indicador afeta a transmissão da luz e a segurança da luz de fundo. A solução ideal são os elementos difusores de vidro de fácil manutenção, totalmente incombustíveis e com alta transparência. Com o tempo, os produtos plásticos perdem sua apresentabilidade, têm menos transmissão de luz e são inflamáveis. Os difusores de papel e tecido devem ser usados ​​com muito cuidado e somente em locais onde a queima da lâmpada por muito tempo não é necessária.

      Os critérios para a escolha de lâmpadas de cozinha não se limitam a isso. Mas outros aspectos estão relacionados principalmente às preferências individuais de cada proprietário de uma casa ou apartamento.

      Como colocar?

      As características de colocação das lâmpadas para a cozinha também precisam ser levadas em consideração. Dependendo da escolha do modelo, podem ser designs com diferentes fechos.

      1. Na parede. Como regra, a altura de sua colocação é escolhida com base nos recursos de design do fone de ouvido ou canto macio. É melhor colocar modelos de canto não muito altos, escolhendo arandelas com vários tons multidirecionais.
      2. Embutido ou encaixado... Para eles, é utilizada uma placa de gesso ou base tensionada, pode-se usar painéis de forro de PVC e MDF. É permitido montar luminárias embutidas em móveis e pódios, elementos complexos de tetos de vários níveis, balcões de bar.
      3. Suspenso. Eles são fixados em ganchos especiais com altura ajustável. Esta categoria inclui lustres que decoram a área de jantar da cozinha.
      4. A sobrecarga... Eles podem ser montados em tetos, paredes, armários. Fácil de consertar, geralmente tem um switch embutido. Fácil de mover ao renovar ou reorganizar a casa.

      A escolha correta e a colocação dos candeeiros na cozinha permitem obter um espaço confortável para cozinhar, conviver em casa ou receber convidados a qualquer hora do dia.

      O vídeo a seguir o ajudará a escolher a iluminação de sua cozinha.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa