Iluminação

Opções para organizar a iluminação da área de trabalho na cozinha

Opções para organizar a iluminação da área de trabalho na cozinha
Contente
  1. Para que serve a luz de fundo?
  2. Requisitos primários
  3. Tipos de iluminação
  4. Alojamento
  5. Seleção de luminária
  6. Exemplos de sucesso no interior

A organização da iluminação para a área de trabalho da cozinha é uma etapa integrante do design do interior da cozinha. Permite garantir o aconchego e conforto da sala, confere-lhe grande funcionalidade e praticidade.

Para que serve a luz de fundo?

A iluminação da área de trabalho pode ser instalada em locais selecionados ou em torno do perímetro do avental da cozinha. Ele remove a desordem de lâmpadas lineares, fornecendo iluminação suficiente acima da bancada. Essa luz é auxiliar, é necessária para facilitar o preparo dos alimentos.

As luminárias localizadas na área de trabalho não são tanto elementos de apelo estético e de zoneamento do espaço, mas sim uma questão de segurança elementar. Eles minimizam a probabilidade de queimaduras e hematomas, que podem estar associados à má iluminação da área de trabalho.

A retroiluminação tem um efeito benéfico na visão e reduz a probabilidade de depressão associada à presença de luz fraca, uma reminiscência de uma atmosfera de porão.

Esta abordagem moderna para compensar a iluminação inadequada na área de trabalho é essencial. É na área de trabalho que se concentra a atenção da dona de casa: esta é a área mais funcional, que deve ser iluminada melhor que as outras. A luz de fundo deve aumentar a funcionalidade do espaço de trabalho, direcionando corretamente o fluxo de luz.

Requisitos primários

Independentemente do projeto e desejos dos proprietários, a iluminação da área de trabalho está sujeita a uma série de requisitos específicos. Por exemplo, ela deve:

  • aumentar o conforto da casa preparando comida;
  • exclui um brilho forte nos olhos;
  • iluminar todos os cantos da superfície de trabalho de bancadas e fogões;
  • prever a instalação de acordo com as normas e regulamentos técnicos;
  • atender às regras de segurança contra incêndio estabelecidas;
  • ser selecionado levando em consideração a iluminação calculada a fim de evitar a dureza excessiva da luz;
  • diferem em um custo aceitável;
  • coincidir com o desenho aproximado de outras fontes de luz;
  • adaptam-se bem ao interior, tendo em conta a zona específica da zona de trabalho;
  • para projetar com a aquisição simultânea de elementos de decoração.

Além disso, o tipo de iluminação escolhido para o espaço de trabalho da cozinha deve obedecer aos padrões de praticidade, ser fácil de limpar e o mais cómodo possível em termos de acesso aos interruptores. Dependendo das preferências do comprador, o produto pode ter um visual diferente.

Tipos de iluminação

A iluminação da área de trabalho do conjunto de cozinha depende do seu tipo. Por exemplo, se o móvel não tiver módulos superiores, as luminárias podem ser suspensas ou embutidas no teto. Mas se o móvel tiver armários superiores, você pode equipá-lo com outros tipos de iluminação... Em geral, pode ser representado por produtos de diversos tipos: holofotes, lâmpadas fluorescentes e também faixas de LED.

A escolha de um tipo ou de outro pode ser em função do projeto do interior planejado ou das preferências dos proprietários da casa. Os produtos podem ser simples ou sensíveis ao toque (com sensores de movimento integrados), o que aumenta significativamente sua conveniência e economiza luz quando não é necessário. Quanto aos lustres, hoje não são tão populares para isolar a área de trabalho da cozinha.

Isso se deve ao fato de que a luz que cai do teto é bloqueada pelo próprio fogão.

Nesse sentido, os holofotes são mais convenientes, embora na maioria dos casos tenham um fluxo luminoso direcional. As lâmpadas fluorescentes são caracterizadas por um tipo uniforme de iluminação do espaço. No entanto, o tipo de luz de fundo mais conveniente ainda é uma faixa de LED. Dependendo da espécie, pode ter luz uniforme ou variável.

A montagem deste tipo de iluminação é realizada nos armários superiores da cozinha montados acima do avental por meio de grampos, cola ou fita dupla-face. Essas luminárias são econômicas, duráveis ​​e resistentes à umidade. Eles também são usados ​​se você precisar iluminar a área de trabalho sem armários, mas com prateleiras de console ou outras projeções decorativas. Ao mesmo tempo, a retroiluminação fica praticamente oculta, mas permite tornar a iluminação da área de trabalho não trivial.

Alojamento

O tipo de lâmpada para iluminar a área de trabalho da cozinha pode ser diferente, o que se reflete no local e na forma de sua colocação. Todas as opções de iluminação podem ser divididas em diferentes categorias: com luz direcional, sem ajuste do ângulo de inclinação, giratória e embutida no backsplash da cozinha (destacando peles). As variantes com luz direcional são chamadas de spots e são fixadas de duas maneiras: diretamente nos gabinetes de parede dos fones de ouvido ou logo abaixo deles.

Esses dispositivos de iluminação podem ser um tipo de iluminação auxiliar ou principal.

Os análogos do tipo rotativo permitem o ajuste do ângulo de inclinação do fluxo de luz. Isso é muito importante nos casos em que você precisa corrigir a direção da luz para iluminar um canto específico da zona de cozinhar, excluindo a luz forte nos olhos. Eles são montados não apenas na parede, mas também no teto, podendo se tornar os principais dispositivos de iluminação. Modelos pendentes são usados ​​com menos frequência, uma vez que nem todo proprietário de casa gosta de uma lâmpada suspensa que é coberta por sua cabeça.

A iluminação interior é boa, assim como adicionar volume à profundidade de um backsplash. Não se pode afirmar de forma inequívoca que compensa totalmente a falta de iluminação da área de trabalho.Em vez disso, com este tipo de colocação, a ênfase está no componente estético do que na praticidade e iluminação das superfícies de trabalho. Porém, a luz acaba sendo difusa, não atingindo os olhos, o que é muito bom.

A colocação da luz de fundo pode ser multi-zona, à prova d'água, distribuída, oculta e com perfil de LED. Na área de trabalho, pode ser localizado em um capô (na verdade, um tipo embutido), acima de algumas gavetas suspensas, na camada inferior do móvel e até mesmo sob bancadas de vidro ou de um material compósito translúcido. Além do avental, a iluminação pode ser localizada dentro de expositores de parede ou prateleiras abertas.

Os perfis podem ser elevados, de canto e embutidos, eles são montados na parede. Quanto à fita, pode ser instalada no exaustor, superfícies de vidro de armários de parede e, se a altura da parede for suficiente, também pode ser instalada por cima dos armários. Se a área de trabalho estiver equipada com uma península, a iluminação é colocada no teto. Além disso, o gabinete acima da pia pode ser iluminado.

Cada tipo de acomodação tem suas próprias nuances.

  • As lâmpadas de teto não fornecem luz para toda a área de trabalho, o que pode levar a áreas escuras.
  • A colocação dentro do avental proporciona uma luz suave e suave, mas nem sempre é suficiente.
  • Se o holofote não estiver ajustado corretamente, a luz atingirá os olhos.
  • A iluminação da pia deve ser especial. Isso pode exigir o uso de feixes de luz ou fita.
  • Nem todos os tipos de fontes de luz são capazes de suportar altas temperaturas e umidade.
  • Alguns produtos possuem componentes de plástico, o que os torna completamente impraticáveis ​​e de curta duração.

Seleção de luminária

Ao escolher sua própria versão de lâmpadas, não se pode ignorar o tipo de conjunto de cozinha. Hoje, alguns fabricantes fazem móveis com caixas especiais para um tipo específico de luminária. Se a mobília é assim, não faz sentido ser inteligente com dispositivos de iluminação.

Além disso, é necessário considerar o mascaramento dos fios.

A fiação pode ser escondida ou aberta, colocada em canais de cabo de plástico. Algumas lâmpadas são compradas com fiação embutida na parede, outras são compradas quando o reparo principal já foi concluído. Alguém esconde completamente os fios atrás das prateleiras. De todos os tipos de iluminação, a opção por cima dos armários de parede é considerada a melhor.

Essa iluminação não só compensa a falta de iluminação da área de trabalho, mas também eleva opticamente o teto, tornando as paredes mais altas. Neste caso, muitas vezes é dada preferência à faixa de LED. Ele não apenas liga rapidamente e não aquece, mas é caracterizado por uma operação silenciosa e uma variedade de designs. Além do mais, no processo de trabalho, não emite no ar toxinas prejudiciais à saúde das famílias.

Ao escolher o tipo de luminária para a área de trabalho, é necessário basear-se também na finalidade. Se for uma iluminação decorativa, é compatível com prateleiras com portas de vidro e geralmente é ligada manualmente. O tipo funcional de luz de fundo liga automaticamente. Essas luminárias podem ser alimentadas por baterias ou fornecendo eletricidade por meio de um transformador abaixador.

Observando o tipo de iluminação na área de trabalho da cozinha, você pode escolher não apenas o contato, mas também o tipo de dispositivo sem contato que pode ser ligado quando os elementos estruturais se movem. Se o móvel ainda não foi comprado, você pode começar com ele: muitas vezes, os grandes vendedores têm a gama certa de iluminação para móveis específicos em estoque.

Já a iluminação do subsolo da área de trabalho não tem uma carga prática, é a iluminação decorativa que confere um ambiente especial à cozinha.

A temperatura de cor das fontes de luz adquiridas não é de pouca importância na hora da escolha. Muitas vezes é ela quem cria um ambiente especial na cozinha e é selecionada em função do estilo do interior de uma determinada divisão, tendo em conta a localização das janelas. Por exemplo, fontes de luz coloridas (tipo lâmpadas RGB) são apropriadas no estilo Art Nouveau.Os frios são usados ​​em estilo moderno.

Porém, na hora de comprar, vale considerar o fato de que para alguém a cor fria do fluxo luminoso é inaceitável. Além disso, a iluminação fria é inadequada em uma cozinha voltada para o norte. Em tal sala, é visualmente desconfortável, parece escuro. Ao mesmo tempo, uma luz muito quente em uma cozinha do sul também é indesejável, uma sala parece abafada.

Ao comprar dispositivos de iluminação auxiliares para a área de trabalho da cozinha, vale a pena considerar a área disponível de um determinado cômodo. É indesejável complicar o interior com uma pilha de lâmpadas. Além disso, você precisa determinar imediatamente a temperatura da luz, porque ela deve estar o mais próximo possível da luz natural do dia. Caso contrário, os olhos da família ficarão cansados ​​quando estiverem na cozinha.

Se os dispositivos de iluminação de fundo forem adquiridos para automontagem, é preferível usar opções do tipo suspensa, cuja instalação pode ser realizada por qualquer proprietário de casa. Também é importante levar em consideração o nível de iluminação necessária, pois o excesso de luz atingirá os olhos e consumirá o excesso de energia. Você não deve comprar luz de fundo com pressa, pois uma abordagem desarrazoada pode se transformar em despesas injustificadas e um mau resultado.

É necessário levar os dispositivos de iluminação em uma loja confiável e com boa reputação. Isso eliminará a possibilidade de adquirir produtos de baixa qualidade que podem não atender aos padrões de segurança.

Exemplos de sucesso no interior

Oferecemos alguns exemplos boa localização da iluminação da área de trabalho.

  • Iluminação da área de trabalho da cozinha por meio de holofotes.
  • A iluminação foi ignorada com uma faixa de LED embutida.
  • Fixação dos dispositivos de iluminação na fachada inferior dos armários de parede do conjunto de cozinha.
  • Instalação de tiras de diodo sob as gavetas articuladas da cozinha.
  • Diodos de fixação ao longo da borda frontal dos gabinetes superiores do fone de ouvido.
  • Instalação de lâmpada com faixa que protege os olhos da radiação direcional.
  • Uso de luminárias de tipo padrão com design moderno.
  • Uma abordagem do designer para iluminar a área de trabalho da cozinha usando uma estrutura de teto de gesso cartonado.
  • Iluminação de elementos individuais do conjunto de cozinha.
  • Possibilidade de acender a placa por baixo do exaustor, lava-loiça e bancada.

Como organizar a iluminação da área de trabalho da cozinha com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa