Lustres modernos para a cozinha: uma variedade de modelos e segredos de escolha
Todas as pessoas desejam criar um belo interior em sua casa. A área da cozinha merece atenção especial. Hoje vamos falar sobre como escolher um lustre para uma determinada zona, que tipos de lâmpadas existem.
Peculiaridades
As luminárias devem criar a atmosfera certa na sala. Lustres de estilo moderno para a cozinha podem complementar o interior e tornar-se um destaque brilhante. Atualmente, mesmo para uma pequena cozinha, várias fontes de luz devem ser fornecidas para zonas individuais:
- Zona de jantar;
- iluminação geral;
- zona de trabalho;
- iluminação decorativa.
Hoje, os designers modernos se oferecem para criar um conjunto completo de fontes de luz na área da cozinha. O projeto com um lustre principal na parte central da sala é considerado irrelevante, pois não permite uma boa iluminação em algumas áreas.
Visão geral da espécie
Hoje, há um grande número de opções diferentes de luminárias. para decorar a cozinha:
- suspenso;
- clássico;
- teto.
Os lustres suspensos incluem uma ou mais cortinas. Todos eles são montados em um cordão, corrente ou tubo especial de metal. Às vezes são pendurados em ganchos, este método é considerado o mais fácil. O gancho é pré-parafusado no teto e, em seguida, é rosqueado no orifício através da folha de drywall. Essas fontes podem ser facilmente substituídas sem arranhar a superfície.
Amostras clássicas também pertencem às suspensas, mas nem sempre têm tons separados. Alguns modelos consistem em muitas partes: pingentes, chifres e pequenas lâmpadas.Eles geralmente são feitos de uma base de vidro ou metal. Também há amostras de cristal, o plástico para a fabricação dessas lâmpadas praticamente não é usado.
As luminárias de teto são fixadas em uma cruz especial ou faixa de montagem, que pode cobrir completamente a fiação. Neste caso, uma ou mais cortinas estão localizadas diretamente sob o forro, enquanto a suspensão pode estar ausente. Na maioria das vezes, os lustres do teto são retangulares, redondos ou quadrados. Eles são feitos de vidro transparente ou translúcido.
Materiais (editar)
Os lustres de cozinha podem ser feitos de uma grande variedade de materiais.
- Metal. Lustres feitos de uma base de metal costumam ser usados para complementar designs de alta tecnologia ou minimalistas. Freqüentemente, várias pequenas lâmpadas separadas são feitas de metal, que são colocadas lado a lado.
- Plástico. Lustres de plástico combinam com quase todos os interiores da cozinha. Às vezes, esses modelos são feitos de materiais de várias cores brilhantes, essas amostras podem se tornar um maravilhoso destaque rico no interior de uma sala.
- Madeira. Esses modelos são os mais originais e bonitos. Produtos de várias formas incomuns podem ser cortados de madeira de vários tons, o que tornará o design ainda mais interessante.
- Pedra. Fontes de luz feitas com este material podem ser penduradas em cozinhas de estilo clássico. Hoje eles produzem grandes amostras feitas de pedra e metal, eles serão um excelente complemento para qualquer projeto.
- Copo. Esses modelos podem adicionar elegância ao interior. Hoje você pode encontrar lustres de vidro com padrões finos e desenhos florais na superfície. Freqüentemente, são produzidas luminárias de vidro com revestimentos multicoloridos.
- Cerâmica. Muitas vezes, esses lustres são criados em cores preto e branco. Eles se encaixam perfeitamente em vários estilos e se tornam um sotaque leve.
- Concreto. As luminárias feitas com este material são perfeitas para designs modernos. Na maioria das vezes, eles vêm em vários formatos sofisticados que tornam o interior das áreas da cozinha mais interessantes.
- Têxtil. Ao criar essas fontes de luz, tecidos duráveis são puxados sobre uma base resistente de metal ou plástico. Alguns desses modelos são feitos de várias camadas.
Opções de design
Atualmente, os lustres de cozinha podem ser decorados com uma variedade de designs. Hoje, os designs de estilo loft são considerados uma opção popular. Essas amostras são geralmente criadas a partir de uma base de vidro ou metal. Esses lustres não devem conter elementos individuais de formas muito complexas. A execução deve ser o mais simples possível. Às vezes, eles consistem apenas em algumas lâmpadas de tamanho médio penduradas no teto. Essas luminárias devem ser usadas em salas espaçosas com tetos altos.
Lustres de alta tecnologia são considerados uma opção popular hoje. Eles devem incluir concisão e minimalismo. Eles são freqüentemente usados em cozinhas com muita luz natural. Os lustres de alta tecnologia podem ter uma variedade de formatos bizarros. Alguns modelos estão disponíveis em cores monocromáticas brilhantes, o que permite fazer um belo destaque no interior da cozinha. Mas, ao mesmo tempo, eles não devem conter muitos detalhes decorativos adicionais que podem sobrecarregar o design.
Existem também lustres de estilo country. Eles permitirão que você faça um toque rústico aconchegante no quarto. Cores naturais e materiais naturais são característicos desta direção, portanto, cerâmica, madeira ou vidro são usados para criar lustres, e elementos têxteis também serão adequados. Freqüentemente, esses produtos são complementados com detalhes decorativos forjados.Ao projetar lâmpadas, uma variedade de formas complexas são permitidas. Vitrais e mosaicos às vezes também são usados na fabricação.
Se você deseja decorar o interior da sua cozinha de uma forma romântica, deve comprar arandelas. Eles serão capazes de fornecer luz e luz difusa. Freqüentemente, em tais interiores, existem pequenas fontes de luz separadas na forma de velas decorativas.
Como escolher?
Antes de comprar um lustre adequado para a área da sua cozinha, há algumas coisas a prestar atenção. Portanto, é necessário levar em consideração o esquema de cores da lâmpada. As cores vermelhas podem ser adequadas para estilos de glamour ou barroco. Esses elementos podem se tornar um excelente acento interior. Mas, neste caso, é importante que a cor vermelha esteja no design em quantidades limitadas.
Um lustre verde pode caber em quase qualquer tipo de interior, tal elemento pode reavivar o design e torná-lo mais interessante. Nesse caso, você também pode incluir tons de amarelo, marrom ou laranja no design. Se a sua cozinha tem uma área pequena, então um lustre branco seria uma excelente opção. Além disso, essa cor é considerada universal, por isso pode ser usada em qualquer direção estilística.
Um lustre preto é freqüentemente usado para decorar os estilos barroco e gótico. Lâmpadas desta cor podem dar um efeito dramático de luz ao projeto da cozinha. Freqüentemente, essas cores são usadas para diluir o teto branco. Um acento incomum no interior da cozinha pode ser um lustre roxo. Ele se encaixa perfeitamente no estilo barroco, glamour ou oriental. Mas esta sombra é recomendada para uso em quantidades limitadas.
As opções mais populares hoje são luminárias azuis ou turquesa. Eles parecem tão novos e modernos quanto possível em cada design. As fontes de luz amarela são mais utilizadas em cozinhas onde muitos tons de cinza e branco são combinados. Afinal, esses elementos serão claramente visíveis apenas contra o fundo geral de tons mais claros.
Você também precisa considerar o tamanho da sua cozinha. Se for pequeno em tamanho, mas tectos altos, é recomendável escolher modelos de teto. Outros padrões não se encaixam bem em tal interior, pois podem tornar a decoração ainda mais justa e menor.
Para salas alongadas, mas estreitas, opções com vários tons pequenos, mas com suspensões longas, são adequadas. Também neste caso, é permitido o uso de várias fontes pontuais de luz, que são mais frequentemente instaladas em torno do perímetro da sala. As cozinhas sem um lustre central parecerão mais espaçosas.
Certifique-se de considerar o tipo de teto. Para acabamentos brilhantes, uma luminária multi-LED é perfeita. Eles vão refletir na superfície do teto e criar um belo efeito. É necessário levar em consideração a localização das áreas da cozinha. Se a cozinha for dividida em uma sala de jantar e um espaço principal, então para a primeira seção é melhor instalar fontes com luz suave, e para a segunda você pode usar fontes um pouco mais claras.
Se você quiser colocar uma fonte de luz separada acima da mesa de jantar, deve considerar a altura do tampo da mesa até a estrutura. Deve ter pelo menos 1,5 metros. Se você deseja obter o design mais prático, é melhor obter um produto com um ventilador embutido. Estas luminárias conseguem dispersar facilmente o ar da divisão e promover a sua circulação. Mas essas fontes não são recomendadas para serem montadas em tetos tensos, porque neste caso as vibrações do motor serão muito mais fortes, elas podem criar sons desagradáveis na sala.
O lustre da sua cozinha deve ser limpo regularmente, então escolha opções que sejam fáceis de limpar. Os modelos com cortinas de tecido se sujam rapidamente e são mais difíceis de limpar. As amostras feitas de plástico, vidro ou metal são muito mais fáceis de limpar.
Lindos exemplos no interior
Uma grande lâmpada composta por uma base de metal e vários tons grandes de um tom mais escuro (marrom, preto, bordô, violeta) se encaixará perfeitamente em um interior clássico, criado em cores pastel. Às vezes, eles são também decorados com cristais decorativos de várias formas.
Um grande lustre branco pode caber no design, feito em tons de marrom e bege. Neste caso, você pode escolher um modelo de formato simples (quadrado, retângulo) com uma base de metal. Além disso, várias pequenas fontes de luz circulares podem ser instaladas no teto.
Para um espaço de cozinha decorado nas cores azul claro e cinza, um lustre de vidro cilíndrico seria uma excelente opção. Além disso, pode consistir em muitos pequenos cristais de várias formas. Sua base pode ser revestida de metal ou mesmo espelhada. Nesse caso, modelos com várias camadas também são aceitáveis.
Para informações sobre como escolher um lustre de estilo moderno para sua cozinha, veja o próximo vídeo.