Mobiliário

Tipos e características de colocação de prateleiras abertas na cozinha

Tipos e características de colocação de prateleiras abertas na cozinha
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades
  3. Para quais estilos são adequados?
  4. Opções de acomodação
  5. Como e com o que você pode decorar?

Os interiores das cozinhas modernas são equipados com diferentes componentes de conjuntos de móveis. Dentre as variedades disponíveis, vale destacar as opções bastante populares de estantes abertas, que se destacam por seu apelo visual e funcionalidade.

Vantagens e desvantagens

Esses elementos de móveis de cozinha têm características positivas e negativas. As vantagens das prateleiras abertas incluem o seguinte.

  • A presença de tais móveis traz notas adicionais de conforto para a atmosfera da sala. É por isso que os conjuntos de cozinha com esse tipo de recheio são tão procurados.
  • Prateleiras sem portas facilitam o acesso a objetos, coisas, produtos. O que fala sobre sua funcionalidade.
  • O design da cozinha com prateleiras abertas inferior e superior permite ampliar visualmente a área da divisão, o que será relevante para cozinhas de pequena dimensão. A instalação de tais elementos não sobrecarrega o espaço.
  • Graças à colocação de prateleiras abertas na cozinha, será possível evitar o armazenamento de coisas desnecessárias do dia a dia, que muitas vezes ocupam muito espaço em armários fechados, e não são utilizadas de forma alguma no processo de cozimento.
  • Muitas vezes, elementos semelhantes são encontrados nas opções de móveis modernos, o que permite equipar a cozinha, aderindo às últimas tendências da moda.
  • O custo dessas prateleiras será menor do que os produtos cuja fabricação um grande número de materiais e componentes são utilizados para o funcionamento das portas.
  • Mesmo em prateleiras pequenas, os principais produtos ou produtos utilizados estarão visíveis e à mão, o que dispensará a procura dos artigos necessários.
  • As prateleiras abertas podem ser utilizadas na cozinha não só como uma peça funcional de mobiliário, mas também para a colocação de peças de decoração, o que não é possível nas variedades fechadas.
  • Em cozinhas com espaço limitado, escolhendo esta opção de mobiliário, pode-se economizar metros úteis de espaço devido à ausência da necessidade de instalação com o cálculo da área que será utilizada para a abertura das portas.
  • As prateleiras sem portas podem ser combinadas harmoniosamente com armários ou estojos de diferentes decorações e funcionalidades. Portanto, eles podem ser classificados como uma categoria de móveis de cozinha versáteis.

Entre as desvantagens das prateleiras abertas estão esses pontos.

  • Eles se destacam por menos espaço em comparação com as opções de armário de parede fechado.
  • Se você precisar armazenar itens pouco atraentes ou volumosos, as prateleiras desse tipo serão menos funcionais. Para tais propósitos, seria mais correto usar opções do tipo fechado.
  • As prateleiras abertas requerem atenção especial à limpeza. Esses elementos do fone de ouvido precisarão ser limpos de poeira e outras sujeiras com mais frequência, o que pode ser inconveniente para alguns proprietários. Isso é especialmente verdadeiro para os elementos colocados acima do fogão, onde os objetos colocados serão mais rapidamente cobertos com respingos dos pratos de cozinha.
  • Pratos pouco atraentes não podem ser armazenados em prateleiras abertas, pois sua presença afetará negativamente o interior da cozinha.

Variedades

As estantes abertas são classificadas pelos fabricantes de móveis de cozinha com base em critérios diferentes. Em primeiro lugar, trata-se dos materiais usados ​​para a fabricação dos produtos. Então, hoje as prateleiras deste tipo são feitas de:

  • Madeira;
  • copo;
  • metal;
  • plástico;
  • MDF;
  • Chipboard.

Os produtos de madeira pertencem à categoria dos produtos mais caros, porém, em termos de operação, tais opções nem sempre são práticas. Os produtos de vidro se destacam pela apresentabilidade e facilidade de manutenção.

As prateleiras feitas de polímeros, MDF e aglomerado se destacam por seu custo acessível, por isso são bastante procuradas nas cozinhas modernas.

De acordo com a opção de montagem e configuração, as prateleiras abertas são as seguintes.

Tradicional

A opção mais popular para estruturas de tipo aberto. A sua instalação é efectuada directamente nas paredes da divisão, sem a utilização de fechos ou sistemas adicionais. Estas prateleiras podem ser utilizadas na parte inferior do móvel, na parte central ou na parte superior. Os produtos se distinguem por uma variedade de cores, podem ser feitos de diferentes materiais e têm uma textura de superfície diferente. As prateleiras padrão são adequadas para salas em qualquer solução estilística.

Em alguns casos, essas estruturas podem ser fixadas não na parede, mas no teto, às vezes existem fechos do tipo combinado.

Construídas em

Na maioria das vezes, essa opção é escolhida para quartos com um layout não padrão ou complexo. Isso se aplica a cozinhas com nichos e outros designs. As prateleiras abertas integradas nas áreas rebaixadas têm um aspecto elegante e atraente e ajudam a suavizar as imperfeições arquitetônicas, aproveitando-as ao máximo.

Canto

Uma solução bastante difícil para a disposição de uma sala de cozinha, principalmente do ponto de vista do preenchimento da área livre. Esta opção estará em demanda por quartos espaçosos.

Uma característica positiva dos elementos de canto dos fones de ouvido é a possibilidade de uso racional do espaço nas juntas das superfícies.

Prateleiras como componentes do rack

Esta opção difere de um estojo de lápis padrão porque não terá uma parede posterior e faixas. O design é o mais aberto e arejado possível.As estantes abertas neste estilo destacam-se pelo custo acessível, uma vez que os principais custos relacionados aos sistemas de fixação e fachadas, neste caso, não serão relevantes para o fabricante. Uma característica positiva desse móvel é a possibilidade de utilizar estruturas para colocação estacionária no chão ou por meio de fixação, como a camada superior do fone de ouvido. Os tamanhos dessas prateleiras podem ser diferentes, dependendo das preferências dos consumidores e do estilo da cozinha.

Para quais estilos são adequados?

As decisões quanto à adequação das estantes abertas dependem diretamente do material utilizado na confecção dos móveis. Quanto às opções de madeira, serão adequadas tanto em interiores clássicos como em estilos rústicos - provençal, country, escandinavo, etc. As estantes de metal são normalmente utilizadas em cozinhas de alta tecnologia, loft ou de fusão.

Além disso, o metal será apropriado em quartos decorados em estilo minimalista.

Opções de acomodação

O layout e a disposição dos móveis dependerão da área e do layout da cozinha. Além disso, a colocação de prateleiras abertas dependerá de sua finalidade funcional e das preferências pessoais do proprietário da cozinha. Quanto aos elementos sobre os quais se pretende guardar os elementos decorativos, convém utilizar vários elementos pequenos colocados no canto ou na zona da abertura da janela. Além disso, para armazenar itens decorativos, você pode fixar uma prateleira aberta acima da entrada da cozinha em um ou nos dois lados. Colocar perto de fogões ou fogões deve ser descartado.

Em alguns casos, será apropriado ter prateleiras acima da superfície de trabalho.

No caso de armazenamento em superfícies abertas de pratos, temperos e outros itens de uso frequente e necessários ao uso diário, as opções de colocação devem ser baseadas na conveniência de seu acesso por uma pessoa sem movimentos desnecessários. Portanto, na maioria das vezes, essas estruturas estarão localizadas na área de um avental de cozinha de trabalho ou na área de jantar. A altura do anexo é selecionada individualmente de acordo com a altura da anfitriã e outros membros da família.

Se as prateleiras abertas funcionarem como a estrutura principal ou única da camada superior do fone de ouvido, é recomendável fixá-las em ambos os lados da placa no nível do capô. Eles também podem ser colocados em qualquer lado da pia da cozinha. Se o lavatório estiver perto da janela, a instalação de prateleiras em ambos os lados a diferentes alturas tornará o interior da divisão interessante e funcional. As prateleiras rasas podem ser combinadas com armários cegos montados na parede do tipo suspenso. Eles podem atuar como uma continuação completa da camada superior se você anexar uma prateleira aberta na parte superior do gabinete ou abaixo da parte inferior.

Como e com o que você pode decorar?

Mesmo as prateleiras feitas de materiais brilhantes precisarão de decoração adicional. Pode complementar a decoração da cozinha com livros de receitas, acompanhados por pratos ou estatuetas. Também será possível transformá-los com a presença de utensílios decorativos que podem ser armazenados junto com os utensílios comuns. As prateleiras de madeira branca ou escura podem ser decoradas com vasos colocados com flores naturais ou artificiais, pequenas toalhas decorativas com uma bela orla que vai cair parcialmente. Velas em candelabros, relógios, caixas, cestos de vime serão adequados em todas as cozinhas, tais adições tornarão o ambiente mais confortável, além disso, adicionarão laconicismo ao interior. Uma cozinha tão original será mobiliada e decorada com bom gosto.

Você pode saber mais sobre as vantagens e desvantagens das prateleiras abertas na cozinha assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa