Cadeiras

Cadeiras para cozinha: tipos, tamanhos e seleção

Cadeiras para cozinha: tipos, tamanhos e seleção
Contente
  1. Tipos de design e funcionalidade
  2. Dimensões (editar)
  3. Materiais (editar)
  4. Cor e design
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Como escolher?
  7. Como colocar?
  8. Exemplos de sucesso no interior

A disposição da cozinha deve ser feita com cuidado - pois comodidade e conforto dependem disso. Mesmo uma coisa tão comum como uma cadeira não é fácil de escolher. Afinal, nem todos serão confortáveis, fortes e duráveis. E além do lado prático, as cadeiras devem se encaixar bem no interior.

Tipos de design e funcionalidade

Para facilitar a busca pela opção ideal, primeiro é necessário considerar todos os modelos existentes e destacar os mais atraentes. Uma cadeira é uma peça de mobiliário desenhada para se sentar. Suas características distintivas são a presença de encosto, assento e pernas. Portanto, as fezes devem ser removidas desta categoria (elas não têm suporte para as costas). Existe uma controvérsia sobre cadeiras com apoio de braços, muitos chamam de poltronas. Mas a principal diferença entre uma cadeira e uma poltrona é o nível de conforto.

Podemos dizer que uma cadeira é uma espécie de cadeira.

Por sua funcionalidade, todas as cadeiras de cozinha podem ser divididas condicionalmente em dois tipos:

  • salas de jantar (onde você pode sentar ao lado de uma mesa comum e comer);
  • bar (adequado para balcões de bar, ilhas, bancadas e mesas altas).

A cadeira de jantar, via de regra, possui encosto alto (até 40 cm), podendo ser retangular, trapezoidal ou redonda. A forma do assento é próxima a um quadrado ou círculo. Você pode encontrar assentos e encostos retos e curvos. Isso é feito não apenas por beleza, mas também por conveniência. Claro, é impossível encontrar cadeiras ortopédicas para cozinha, já que não se gasta muito tempo com elas, mas as características ergonômicas não serão supérfluas.

Se considerarmos a base da cadeira, ela pode ter:

  • quatro pernas;
  • uma perna;
  • pernas largas, fundidas com a superfície do assento ou encosto.

Para bancos de bar, outro elemento é adicionado - um apoio para os pés, pois eles não alcançam o chão, e isso pode ser desconfortável. O balcão do bar é mais informal, pelo que as cadeiras podem ser equipadas com mecanismos de elevação e rotação do assento. Os mecanismos são mais frequentemente instalados em cadeiras giratórias com uma perna. Mas também existem modelos que lembram uma sala de jantar comum - com quatro suportes altos.

O encosto dos bancos de bar pode ser absolutamente qualquer - existem opções muito curtas (até 15 cm) e as habituais altas.

Todas as cadeiras de cozinha podem ser divididas condicionalmente nas seguintes variedades:

  • moles - possuem revestimento e acolchoamento interno de até 10 cm de altura (com enchimento ou molas);
  • semi-soft (revestimento com uma pequena camada de enchimento);
  • duro (sem revestimento).

    Não só o assento pode ser macio, mas também o encosto e os apoios de braços. Isso é feito principalmente para maior conforto, porque é difícil passar mais de uma hora em um assento duro. Além disso, o revestimento permite que você não sinta desconforto pelo contato com superfícies desagradáveis ​​ao toque (por exemplo, frias).

    Dimensões (editar)

    Falando sobre os parâmetros da cadeira, a primeira coisa a se considerar é o tamanho do assento. Em média, sua largura varia entre 35 e 45 cm. Claro, existem modelos mais estreitos e mais largos, mas ainda precisam ser procurados. O tamanho longitudinal do assento (da parte de trás até a borda) é de cerca de 50 cm. Essas figuras não são acidentais e são projetadas para que uma pessoa com um físico padrão possa passar bastante tempo sentada.

    A altura da cadeira deve ser apropriada para sua finalidade. Neste caso, é a altura do chão ao assento que é considerada - normalmente é de 45 cm. E os parâmetros médios da altura de todo o produto (incluindo o encosto) são cerca de 90 cm. Este valor pode ser inferior ou mais se o encosto ou assento estiver inclinado. Estas dimensões são bastante adequadas para uma mesa de jantar média (72 cm). Com bancos de bar, as coisas não são tão simples. A altura em relação ao assento pode ser 58 ou 91 cm - tudo depende do tamanho do rack. Afinal, a parte inferior do corpo deve caber confortavelmente sob ele, mesmo que você coloque as pernas sobre as pernas.

    Um lugar separado é ocupado por cadeiras transformadoras, nas quais a distância até o chão pode ser ajustada para que seja confortável sentar. Normalmente, esses modelos são adquiridos por crianças, para as quais muitas vezes têm que mudar de móveis de acordo com sua altura.

    Existem modelos universais que podem acomodar uma criança e um adulto com igual conforto.

    Naturalmente, é preciso levar em conta que cada pessoa tem proporções corporais individuais - além do peso, há pessoas com pernas ou torso mais longos. É por isso no processo de aquisição, você precisa se concentrar apenas em si mesmo, mas melhor - experimentar a cadeira em ação e sentar-se nela... Normalmente, os pés devem estar totalmente apoiados no chão, enquanto os joelhos não se elevam. Se o encosto da cadeira for mais curto do que o nível das omoplatas, o suporte para as costas será insuficiente. Na posição normal, a profundidade e a largura do assento devem ser suficientes para acomodar, uma pequena distância entre a borda do assento e os joelhos é considerada aceitável.

    Caso a opção desejada não seja encontrada, pode-se sempre utilizar os serviços de manufatura sob medida.

    Materiais (editar)

    Diferentes materiais podem ser usados ​​para fazer cadeiras.

    • Madeira. Vários tipos de madeira são usados. As cadeiras feitas de bétula e carvalho duram mais de uma dúzia de anos, mas o pinho e a faia são mais fáceis de processar e os móveis com eles revelam-se mais elegantes. A árvore é amiga do ambiente e tem uma aparência respeitável. Porém, em uma cozinha, é muito mais difícil cuidar dele, e o peso dos produtos será mais impressionante. Móveis de madeira maciça são sempre de alto custo.

    Algumas peças podem ser feitas de um substituto (fração de madeira) - tal produto será barato, mas menos durável.

    • Plástico. Este material tem capacidade grande o suficiente para a fabricação de cadeiras e peças individuais de qualquer formato. Além disso, o material pode ser tingido - portanto, o produto será brilhante e mais atraente para o uso. Móveis de plástico são leves, fáceis de limpar e baratos. No entanto, o plástico muito fino será frágil.

    Para fortalecer a estrutura e aumentar a resistência, os suportes de metal ou uma moldura são usados ​​com mais frequência.

    • Metal. As peças de aço adicionam peso ao produto, mas aumentam sua confiabilidade. Ao mesmo tempo, as cadeiras com estrutura em metal cromado ou escovado combinam bem com qualquer design moderno. Uma posição separada é ocupada por cadeiras forjadas - seu custo é muito mais alto. No entanto, a especificidade do fabrico e a sua beleza o justificam. Normalmente, as cadeiras de ferro forjado estão repletas de detalhes decorativos.
    • Rattan, vinhas e outros materiais para tecelagem. Esses móveis se destacam na linha geral por sua textura e aparência incomuns. Sempre haverá demanda por materiais naturais e leves. Cadeiras de vime são caprichosas a influências externas na forma de umidade e calor.

    A carga na cadeira de vime deve ser leve.

    Entre as cadeiras, você encontra modelos inteiramente em madeira, rattan ou metal. Mas na maioria das vezes as cadeiras são feitas combinadas. Isso é necessário para melhorar o desempenho - por exemplo, para aumentar a resistência e estabilidade, para tornar o custo mais acessível. Além disso, procuram fabricar as partes que estão em contato direto com o corpo humano com materiais agradáveis ​​ao toque.

      Na maioria das vezes, o encosto e o assento são revestidos de couro genuíno, couro sintético ou tecido.

      Cor e design

      A aparência da cadeira dependerá inteiramente das capacidades do material de que foi feita. Nas cadeiras de madeira, atenção especial é dada ao dorso e às pernas. Eles podem ser retos ou curvos. Os artesãos podem esculpir formas incomuns ou fazer esculturas requintadas para transformar uma cadeira comum em uma obra de arte. Na confecção de cadeiras de madeira, a textura e a cor são enfatizadas (com o auxílio de impregnações, manchas e vernizes). Pode encontrar cadeiras naturais - bege, castanho claro e escuro (nogueira, wengué) com tons avermelhados e avermelhados. Também existem modelos pintados em cores, inclusive patinados (por exemplo, douramento).

      Para cadeiras com assentos e encostos de plástico, a ênfase principal está no formato incomum. As curvas mais extremas e contornos inimagináveis ​​podem ser vistos aqui. Os móveis de plástico podem ser lisos ou gofrados ao toque (nervurados, ásperos, etc.). Você pode encontrar qualquer coisa por cor entre eles - o plástico pode ser pintado em quase todas as cores conhecidas.

      Como último recurso, você pode escolher uma opção neutra - cadeiras feitas de plástico transparente.

      Nas cadeiras modernas, a característica que mais chama a atenção é a superfície cromada com brilho metálico. Além disso, as armações de metal são geralmente pintadas em cores neutras ou para combinar com o resto das peças. O estofamento pode ser um detalhe interessante. As cores pastéis claras têm uma aparência esteticamente mais agradável e combinam com tudo. O estofamento brilhante e contrastante pode atrair toda a atenção para você. Claro, ele deve ser combinado com o resto dos tecidos da cozinha. O estofamento estampado (floral ou abstrato) cria um clima especial.

      Avaliação das melhores modelos

      Entre as opções de cadeiras de cozinha apresentadas na loja De particular interesse são os seguintes:

      • Pion 2 manteiga branca - uma cadeira macia clássica com linhas suaves e arredondadas. Existem outras opções de estofamento. O modelo lembra uma cadeira vienense de elite. Bom valor para o dinheiro. A mobília é feita pela Malásia.
      • "Grandee" - outro representante de móveis de madeira maciça, produzido por "Orimex" (Rússia).As cadeiras de carvalho não são apenas bonitas, mas também duram muitos anos de serviço. A silhueta do modelo se aproxima da moderna. O assento é macio com enchimento de poliuretano e espuma de borracha, além de estofamento nas costas.
      • Eames PC-015 - uma cadeira barata com estrutura de metal, pernas de faia maciça e assento de plástico. Este modelo possui uma ampla gama de cores. O assento é firme, mas amplo e confortável devido ao seu formato. Fabricado na China, a marca Woodville.
      • Toledo (Hoff, China) - um modelo brilhante com muitos fãs. A capa de couro sintético não só parece ótima, mas é fácil de limpar. Uma opção fácil e prática que pode ser combinada com qualquer cozinha.
      • Calligaris pular - uma cadeira dobrável feita na Itália. O assento de madeira está firmemente preso a uma estrutura de metal. Apesar de sua aparência frágil, o design é bastante confiável e, devido ao seu tamanho compacto, é adequado para cozinhas pequenas.
      • Bombo (Cosmorelax, Rússia) - um modelo popular para uma barra de meia altura. O design moderno encontra a boa qualidade. Equipado com um mecanismo de levantamento e giratório, há um pequeno encosto e um apoio para os pés.

      Como escolher?

      Escolher a opção desejada não é fácil. Para facilitar este processo, você só precisa definir algumas das posições mais importantes.

      • Primeiro você precisa determinar o número de cadeiras e imediatamente se perguntar se elas estão disponíveis. Às vezes, um pedido adicional não é possível e o conjunto pode acabar não sendo adequado.
      • Ao comprar, você deve utilizar suas próprias capacidades financeiras. A indústria moveleira tem opções para diferentes gostos e carteiras. Às vezes você pode economizar em estofamento, escolher um modelo mais simples ou recusar a entrega paga.
      • Em seguida, você precisa descobrir o tamanho necessário. A conveniência das opções de que você gosta deve ser avaliada imediatamente - diretamente na loja. Depois de se sentar em modelos de diferentes alturas e formas, pode escolher os mais adequados.
      • É melhor se o material com o qual a mobília é feita for resistente à umidade e fácil de limpar. O mesmo vale para o material de estofamento. Como último recurso, podem ser costuradas capas de tecido removíveis.
      • A opção escolhida deve ser forte o suficiente para suportar o estresse diário. É importante inspecionar o produto no momento da compra - nada deve enrugar, cair ou ranger. Verifique a estabilidade com cuidado, especialmente se a cadeira tiver apenas um suporte. Se houver quatro pernas, certifique-se de que todas tenham o mesmo comprimento e que a cadeira esteja nivelada com o chão, caso contrário, ela oscilará.
      • Todos os móveis de cozinha devem ser seguros, se o cheiro ou a qualidade do material o incomodar - peça documentos.
      • Não menos importante, na hora de comprar móveis, está a disponibilidade do serviço de garantia e a reputação do vendedor. Se você encontrar comentários negativos, é melhor procurar uma opção alternativa.

      Como colocar?

      É bom se uma sala separada for alocada para comer - uma sala de jantar. Pode acomodar uma grande mesa com cadeiras ao redor. Mas se você precisar encaixar a mesa na cozinha, e mesmo em uma área pequena, terá que pensar em um posicionamento compacto. Mesmo se houver muito espaço, você não deve expor todas as cadeiras disponíveis - isso nem sempre é apropriado. Para uma cozinha pequena, é especialmente importante prestar atenção a todas as dimensões do mobiliário. A opção mais conveniente neste caso são os produtos com verso rebatível, que posteriormente podem ser simplesmente escondidos debaixo da mesa. Ou, como último recurso, algumas das cadeiras podem ser substituídas por bancos.

      É mais difícil esconder os bancos de bar, é melhor levá-los com uma altura mínima para trás - então eles também deslizam para baixo do balcão e não bloqueiam a passagem.

      Normalmente, o número de cadeiras é determinado pelo número de membros da família. E mesmo na sala de jantar mais cerimonial, eles não têm mais de seis. O armazenamento de móveis excedentes (no caso de chegada de convidados) também deve ser compacto.

      • Aqui, os modelos dobráveis ​​serão a melhor solução. O mecanismo de dobramento pode ser complexo ou simples.No entanto, as cadeiras que se desdobram em um degrau nem sempre têm uma aparência atraente.
      • A próxima opção são os modelos empilháveis. O seu design é tal que as cadeiras podem ser simplesmente empilhadas umas sobre as outras. O resultado é, embora uma pilha alta, mas bastante estreita. Você pode armazená-los desta forma na despensa ou na varanda. Eles são convenientes porque você não precisa perder tempo com a montagem.
      • Existem modelos desmontáveis ​​de cadeiras em que as peças são fixadas com vários parafusos. É melhor se houver poucos deles, uma vez que pode não haver nenhuma habilidade e tempo especiais. Mas as peças desmontadas podem ser guardadas até no armário.

      Em termos de economia de espaço, você pode considerar cadeiras com espaço de armazenamento. A cadeira de pedestal apenas à primeira vista parece um pouco pesada, na verdade, é bastante conveniente de usá-la.

      E para facilitar a movimentação desses móveis, é melhor escolher a opção sobre rodas.

      Exemplos de sucesso no interior

      O estilo com que as cadeiras são feitas deve ser consistente com todos os móveis da cozinha. Mas, em primeiro lugar, diz respeito à mesa. Não é de admirar que tal conjunto seja chamado de grupo de jantar e seja percebido como um único conjunto. O fator comum pode ser forma, material, cor, textura, etc. E, é claro, o fator unificador deve ser o estilo. O exemplo mais simples é a Provença ou país. Essas direções são sempre reconhecíveis e carregam certas obrigações - isso é tanto proximidade com a natureza quanto o encanto oculto de uma decoração despretensiosa. Eles podem se opor a qualquer uma das tendências modernas com uma combinação original de linhas, brilho de vidro e cromo.

      No entanto, você não deve ir a extremos - criatividade e conveniência nem sempre são a mesma coisa.

      Para os conservadores, o minimalismo é a melhor solução. com clareza de linhas e severidade de contornos. Em certo sentido, tal arranjo pode se tornar uma filosofia de vida. Ao mesmo tempo, você não deve pensar que tal interior pode ser entediante. Mesmo com uma cor, uma cozinha pode ser apelativa pelos seus detalhes. O branco pode ser chamado de uma cor universal; em qualquer situação, parece solene, mas ao mesmo tempo discreto. Para iluminar móveis pesados, escolha opções com costas finas e transparentes. Para o mesmo fim, cadeiras de plástico transparente são adequadas para a cozinha.

      Para diversificar o interior da cozinha e tornar o ambiente mais informal, você pode escolher cadeiras multicoloridas... Nesse caso, o modelo deve ser o mais simples possível, sem detalhes evidentes. A mesma técnica pode ser usada se for difícil fazer uma escolha - cada membro da família pode pedir a opção de cor que mais gosta. Existem também exemplos opostos - quando todas as cadeiras são da mesma cor, mas diferem na forma. É importante respeitar as proporções e o tamanho, caso contrário as cadeiras individuais irão se destacar fortemente.

      No próximo vídeo, uma visão geral de uma variedade de cadeiras para a cozinha.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa