Cadeiras

Cadeiras com encosto na cozinha: vários modelos e uma escolha

Cadeiras com encosto na cozinha: vários modelos e uma escolha
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Formas e tamanhos
  3. Materiais (editar)
  4. Design e cor
  5. Como escolher?
  6. Exemplos de sucesso no interior

As cadeiras são um dos acessórios obrigatórios para o mobiliário de cozinha, a sua gama é muito vasta e representada por modelos em diversos materiais e com diversos formatos. As mais populares são as cadeiras com encosto.

Vantagens e desvantagens

As cadeiras com encosto são tradicionalmente utilizadas na cozinha. Isso se deve às seguintes vantagens:

  • possuem um design confortável, já que o encosto, por ser um suporte para a coluna vertebral humana, facilita assim a carga nas costas da pessoa sentada;
  • eles têm boa estabilidade;
  • a parte traseira é, entre outras coisas, um elemento de design que adorna a aparência do produto;
  • uma grande variedade de modelos permite escolher a melhor opção para uma determinada cozinha, por exemplo, as cadeiras dobráveis ​​são convenientes em cozinhas pequenas, pois, se necessário, podem ser dobradas e retiradas, libertando espaço útil.

Mas junto com as vantagens, também existem desvantagens. Estas são, em primeiro lugar, as suas dimensões algo grandes, exigindo muito espaço. Portanto, é inconveniente usar tais cadeiras em cozinhas pequenas, uma vez que ocupam muito espaço utilizável e criam espaço apertado. Eles também restringem os movimentos da pessoa sentada sobre eles.

Formas e tamanhos

O mercado moveleiro caracteriza-se por uma grande variedade de modelos de cadeiras para cozinha, que se diferenciam pela forma e pelo tamanho. No entanto, existem requisitos padrão para seus tamanhos. Em primeiro lugar, a altura das cadeiras da cozinha deve corresponder à altura da mesa. O conforto de uma pessoa sentada depende diretamente disso. Para uma mesa padrão com uma altura de 72-78 cm, as dimensões da cadeira podem ser as seguintes:

  • a altura da cadeira do piso até a borda superior das costas deve ficar na faixa de 80 a 90 cm, do piso ao assento - de 40 a 45 cm;
  • a altura do encosto deve corresponder a aproximadamente 45 cm;
  • a largura do assento e do encosto deve ser de no mínimo 35 cm, a profundidade deve ser de 50 a 55 cm.

No entanto, deve-se notar que a largura do assento, bem como a altura do encosto podem variar ligeiramente. As cadeiras podem ser altas ou baixas. Modelos de costas altas e baixas ficam bem em cozinhas clássicas. A parte traseira pode ser entalhada, estofada ou com vigas de madeira comuns. Cadeiras de encosto simples e lisas, tanto altas como baixas, destacam o laconicismo dos estilos modernos.

Cadeiras com encosto baixo e apoios de braços ficam harmoniosamente em uma cozinha moderna e retrô dos anos 60, onde o minimalismo está presente.

A forma do encosto e do assento também é diferente: retangular e quadrada, oval e redonda. Às vezes, há cadeiras com encosto e um assento em forma de trapézio. Cadeiras com costas ovais e redondas são muito bonitas. Contornos suaves, substituindo linhas retas, enfatizam a aristocracia do produto. Cadeiras clássicas com essas formas são geralmente complementadas por pernas finas e graciosas e apoios de braços com contornos fluidos. Estas cadeiras criam uma atmosfera de grandeza, sofisticação e são adequadas a uma cozinha clássica.

Importante! Existem, de acordo com a sua forma construtiva, os tipos de cadeiras de cozinha com encosto, tais como: clássicas monolíticas, dobráveis, empilháveis ​​(instaladas em coluna).

Materiais (editar)

As cadeiras são feitas de uma variedade de materiais. Pode ser madeira, plástico, metal, videira e outros materiais naturais. Além disso, existem modelos combinados nos quais metal, plástico ou madeira podem ser combinados em diferentes versões. Vamos examinar mais de perto os materiais mais populares.

Madeira

Os modelos em madeira caracterizam-se por um design único e versatilidade no interior. Estas cadeiras combinam bem com outras peças de mobiliário de madeira: armários, uma mesa e um conjunto de cozinha de madeira. Eles podem ser usados ​​na cozinha com qualquer estilo de design - do clássico ao de alta tecnologia e loft. As cadeiras de madeira são lindamente combinadas com elementos decorativos feitos de vidro, metal e pedra natural.

Eles se distinguem pela segurança ambiental, confiabilidade estrutural, durabilidade, longa vida útil e facilidade de manutenção.

Estas cadeiras são de alta qualidade apenas se forem feitas de madeira maciça. Mas muitas vezes a madeira natural é substituída por aglomerado. Esses modelos não possuem a durabilidade e compatibilidade ambiental exigidas. As cadeiras são feitas de espécies de árvores como faia e carvalho (eles têm a maior resistência), bétula, mas tem menos resistência.

Esses modelos podem ser executados em uma versão combinada: a base é de metal, o assento e o encosto são macios e as pernas são de madeira. Para estofamento macio, couro ecológico, vários tecidos densos, couro natural são freqüentemente usados. Na cozinha, é preferível utilizar modelos com estofamento e assento em pele genuína, que tem uma longa vida útil, elevada resistência ao desgaste e mantém o seu aspecto por muito tempo. O estofamento de tecido da cozinha suja rapidamente. Borracha de espuma, feltro especial (calandrado), spunbond e inverno sintético são usados ​​como enchimento de assentos.

Plástico

Os produtos plásticos se distinguem por uma variedade de formas e cores. Plástico refere-se a materiais que podem ser facilmente processados, a partir dele são feitas cadeiras leves, confortáveis ​​e muito práticas. Portanto, eles são muito populares entre os consumidores. Os modelos de plástico também têm as seguintes vantagens:

  • eles têm um preço baixo;
  • ter um design confiável;
  • não são expostos aos efeitos nocivos da umidade;
  • com baixo peso, têm resistência suficiente e podem suportar um peso de até 90 kg;
  • não requerem manutenção complexa.

As desvantagens desses modelos são as seguintes:

  • facilmente sofrer vários danos mecânicos - arranhões e até mesmo rachaduras são formados;
  • não tolera mudanças de temperatura e pode deformar;
  • desbotam sob a influência de luz solar intensa;
  • algumas limitações no uso do estilo: compatível com o estilo de folga e minimalismo, nada em harmonia com o estilo clássico.

Os modelos de plástico se distinguem por uma ampla paleta de cores - desde tons clássicos contidos até cores vivas originais. Eles adicionam cor e frescor ao interior da cozinha. Os modelos com costas retangulares irão enfatizar a restrição do design, os redondos e ovais irão suavizar o espaço. O material para o assento e encosto é geralmente cloreto de polivinila, e para as pernas - metal ou madeira, mas também existem modelos totalmente de plástico. As cadeiras de plástico ficam bem em uma cozinha com muitas superfícies brilhantes. Os modelos de plástico transparente são perfeitos para uma pequena cozinha: aumentam visualmente a área livre.

Metal

Cadeiras de metal são duráveis ​​e fáceis de usar. Os produtos de metal são uma opção prática, conveniente e econômica para a cozinha. Eles podem suportar um peso de até 150 kg, têm uma longa vida útil e são fáceis de limpar. Eles têm vantagens como:

  • resistente a umidade e temperaturas extremas, bem tolerado por agentes de limpeza;
  • têm uma longa vida útil - não perdem o seu aspecto e não se deformam durante muitos anos;
  • têm uma elevada resistência ao desgaste - com o tempo, não aparecem rangidos, não são capazes de secar e soltar.

Sua principal desvantagem é considerada um uso de estilo limitado: a melhor opção é uma cozinha minimalista, mas não é recomendável usá-la em uma cozinha de estilo clássico ou provençal. Outra desvantagem é que, com o tempo, as pernas de metal deixam marcas de indentação no linóleo. As matérias-primas para a fabricação desses produtos são o alumínio e o aço cromado, metal revestido com tintas em pó de diferentes tonalidades ou com revestimento galvanizado. Esses materiais são altamente duráveis ​​e podem suportar cargas pesadas.

Os assentos podem ser os seguintes:

  • macio, feito de enchimento natural ou artificial, coberto com couro (natural ou artificial) ou tecido denso;
  • rígido, feito de madeira, plástico, aglomerado, metal.

O encosto é de metal ou feito de um material semelhante ao do assento. Em alguns modelos, é possível ajustar a altura do encosto e o ângulo de inclinação. Os modelos de combinação podem incluir combinações como metal e madeira, vidro e metal, plástico e metal. Uma opção cara e de elite são as cadeiras forjadas de metal, que se distinguem por sua decoração única e original. Eles parecem luxuosos em uma cozinha de estilo provençal.

Cadeiras de metal com encosto macio e estofamento de couro artificial ou tecido denso ficam bem em uma cozinha de alta tecnologia, loft e harmonizam-se perfeitamente com elementos decorativos feitos de vidro e pedra natural.

Cadeiras de vime

A matéria-prima para esses produtos é a natural: videira e salgueiro, bambu e vime, taboa e junco. Estes modelos têm uma decoração única e extraordinária e são bastante adequados para cozinhas provençais e rústicas. Suas vantagens são as seguintes:

  • alto grau de compatibilidade ambiental;
  • peso leve;
  • aparência decorativa estética, exclusividade e originalidade, pois são feitas à mão.

As desvantagens são as seguintes:

  • alto custo dos produtos;
  • exposto à umidade e luz solar direta;
  • requerem cuidados complexos;
  • baixo nível de força.

Pelo tipo de construção, os modelos de vime são sem moldura (o papel da moldura é desempenhado por hastes grossas e fortes) e moldura, em que a moldura é feita de metal, madeira e trançada com qualquer material natural.

Design e cor

O design e o esquema de cores das cadeiras para a cozinha também variam em variedade. A decoração variada foi pensada para harmonizar bem as cadeiras com o interior. Os modelos de madeira costumam ser envernizados ou pintados. O verniz branco é especialmente popular. Esses produtos são ótimos para a cozinha e combinam com qualquer estilo. As esculturas em madeira são frequentemente utilizadas para decoração.

O dorso pode ser desenhado com uma forma regular, com contornos distintos, ou uma configuração oval, redonda ou mesmo curva. Os modelos com pernas curvas e encosto oval macio têm uma aparência bonita e sofisticada. Os modelos com costas arredondadas costumam ser decorados com motivos florais ou cacheados. Os encostos são frequentemente feitos na forma de uma composição intrincada com elementos entrelaçados. Cadeiras com encosto oval ou redondo macio com moldura e forro macio, de cor contrastante, por exemplo, armação em vermelho vivo e estofamento em tom leitoso ou verde-limão, ficam espetaculares. Freqüentemente, as cadeiras são complementadas por apoios de braços de várias formas: arredondadas, torcidas ou retangulares.

Importante! O esquema de cores das cadeiras não deve trazer dissonância ao interior, mas deve estar em harmonia com o esquema de cores da cozinha, combinado com a mesa e demais móveis e decoração. Normalmente, cores brilhantes não são recomendadas para designs claros e cadeiras pretas são inadequadas em interiores pretos.

Como escolher?

Um dos principais critérios para a escolha de cadeiras de cozinha é o seu conforto e tamanho. Com uma cadeira de tamanho adequado, as pernas de uma pessoa sentada tocam o chão, os joelhos são dobrados em um ângulo de 90 graus e a borda frontal do assento não deve encostar na região poplítea. Você também deve levar em consideração nuances como:

  • mais confortáveis ​​para o encosto são as cadeiras com encosto alto, que apresentam inclinação de no máximo 5 graus;
  • se a altura dos membros da família for muito diferente, então você pode escolher modelos nos quais a altura do encosto e a posição do assento sejam ajustadas;
  • o peso das cadeiras também é importante - se você pretende carregá-las, é melhor comprar estruturas leves de alumínio ou plástico;
  • modelos de plástico e metal não requerem manutenção complexa, basta limpá-los periodicamente;
  • o estofamento de produtos têxteis é menos durável e durará menos;
  • para cozinhas com espaço livre limitado, modelos dobráveis ​​ou empilháveis ​​são mais adequados.

Um ponto importante é a combinação de cadeiras com mesa. Qualquer modelo de madeira é adequado para uma mesa de madeira clássica. Para mesas de design moderno (em plástico, vidro e outros materiais), a melhor opção será a cadeira com estrutura metálica, sendo também permitidas opções combinadas.

Exemplos de sucesso no interior

Modelos clássicos de madeira são adequados para qualquer estilo.

Modelos confortáveis ​​com estofamento macio e pernas curvas enfatizam o ambiente aconchegante da cozinha em estilo provençal.

Cadeiras de plástico ficam bem em uma cozinha minimalista. Eles enfatizam o racionalismo e o rigor do interior.

As cadeiras de metal com superfícies cromadas na cozinha de alta tecnologia enfatizam o design moderno, a simplicidade e uma atmosfera de perfeita ordem.

Para informações sobre quais cadeiras com encosto na cozinha são melhores escolher, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa