Mesas

Mesas de cozinha de vidro: escolhas, prós e contras

Mesas de cozinha de vidro: escolhas, prós e contras
Contente
  1. Requisitos
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Como escolher?
  5. Como encaixar no interior?
  6. Operação e cuidados

Tradicionalmente, as mesas da cozinha foram e são feitas de madeira. Mas junto com esse material, assim como com o metal, o plástico e a pedra, é aconselhável o uso de vidro. As mesas feitas a partir dele não são piores, o principal é levar em consideração todas as sutilezas e nuances na hora de escolhê-las.

Requisitos

Ao escolher uma mesa de vidro de cozinha, não devemos esquecer que, antes de mais nada, ela deve ser prática e sua aparência desempenha um papel secundário. Todos os principais requisitos para móveis de cozinha são definidos em um GOST especializado. Sim, destina-se a estabelecimentos de restauração. No entanto, é ainda mais relevante levar em consideração os princípios básicos ao selecionar os móveis para a casa. É imperativo verificar se a geometria de uma mesa específica e sua estrutura atendem às necessidades das pessoas:

  • sua alta;
  • largura;

  • tipo de material usado;

  • estabilidade;

  • confiabilidade;

  • conforto.

As pernas da mesa devem ser capazes de suportar a carga necessária. Um papel importante é desempenhado pela força da conexão entre esses suportes e o tampo da mesa. Por último, mas não menos importante, é avaliado o quão bem a mesa ficará em um ambiente específico.

Vantagens e desvantagens

Móveis de vidro têm um aspecto muito bom e se adaptam a quase todos os tipos de interiores sem problemas. O material reflexivo e ao mesmo tempo transparente parece leve e agradável. O espaço interno não será excessivamente confuso. Em termos de propriedades funcionais, os produtos de vidro não são inferiores a outros designs.

Os tampos das mesas de vidro modernos são fortes o suficiente e não há necessidade de temer sua destruição mecânica ou ferimentos.

Você também deve considerar vantagens como:

  • respeito pelo meio ambiente indiscutível (quase igual ao da madeira natural);

  • nenhum perigo de apodrecimento;

  • ausência de infecções bacterianas e fúngicas;

  • risco zero de infestação do parasita.

Os problemas surgem depois de um tempo, quando se torna necessário cuidar da mesa de vidro. A superfície brilhante fica coberta com impressões digitais muito rapidamente e elas são claramente visíveis. Mesmo as marcas de vidro mais difíceis arranham facilmente e você precisa ter cuidado constante para manter tudo em ordem. Somente compostos de limpeza suaves são adequados para limpeza.

E mais uma coisa - uma mesa de vidro sólido é bastante pesada, nem todos podem movê-la para um novo lugar, se necessário.

"Anéis" de vidro. Basta mover algum tipo de xícara ou prato, com talheres, e imediatamente ouve-se um barulho alto. Você terá que usar bases para copos ou lenços suavizantes. Os alimentos esfriam em uma superfície de vidro muito mais rápido do que em uma mesa de madeira normal. E algumas pessoas podem não gostar da sensação de frio ao tocá-lo.

Variedades

Mesa de cozinha redonda, junto com os desenhos quadrangulares mais familiares, está em grande demanda. Essa mobília foi usada por muitos séculos. Você pode escolher essa solução na gama de qualquer fabricante que se preze. A própria forma do círculo é valorizada por sua demonstração da igualdade de todos os membros da família e outras pessoas. Afinal, cada um deles está igualmente longe do meio.

Uma mesa redonda é mais segura do que uma retangular devido à ausência de cantos. Essa circunstância é extremamente importante ao mobiliar uma cozinha em uma casa com crianças. Vai ser possível colocar muita gente atrás dele, e a perna do meio não vai incomodar ninguém. Existem também modificações de tripé redondo. Eles são muito mais confiáveis ​​e estáveis ​​do que as versões de uma perna.

Mas nenhuma quantidade de pernas corrige outra desvantagem - é quase impossível colocar duas mesas redondas lado a lado. Se a bancada for grande, será muito difícil alcançar os pratos localizados no meio. Por causa dessas considerações, muitas pessoas que compram móveis de jantar preferem estruturas quadradas... De acordo com os requisitos de ergonomia, para cada pessoa sentada, sejam adultos ou crianças, deve haver pelo menos 0,7 m de espaço livre.

Uma mesa quadrada fixada na parede deve, portanto, ter um lado de pelo menos 0,7 m.

Neste caso, 3 pessoas podem sentar-se atrás dele ao mesmo tempo. Mesmo quem vive sozinho muitas vezes enfrenta essa necessidade. Eles merecidamente ganharam uma popularidade considerável e mesas de cozinha ovais... Como suas contrapartes redondas, obviamente não há cantos agudos aqui. Portanto, é essa decisão que é apreciada por pessoas ativas e hospitaleiras.

Embora a mesa oval ocupe o mesmo espaço que a mesa redonda, ela também acomodará mais pessoas. Se não houver espaço suficiente, você pode comprar um pequeno modelo com um "oval" tampos de mesa com 1 m de comprimento. Quanto às mesas transformadoras, elas também se tornarão um verdadeiro achado para os conhecedores de estilos modernos extraordinários.

Em qualquer lugar, esse produto parece sofisticado e elegante.

Mesas transformadoras são feitos na Rússia e no exterior. Portanto, os adeptos de qualquer tradição de móveis poderão encontrar uma opção adequada. Nesse caso, um papel importante é desempenhado pelo material específico que o fabricante usou. As estruturas são geralmente feitas de vidro temperado (o nome profissional é estalinita). A praticidade do produto só aumenta quando um padrão é aplicado no tampo da mesa por jato de areia.

Esses modelos não são cobertos por arranhões microscópicos (ou melhor, esses arranhões são extremamente difíceis de notar). Arrumar a superfície do vidro temperado é um prazer. Existem também três outras variedades de material particularmente durável:

  • vidro float;
  • triplex;

  • vidro temperado termicamente.

Mas seja qual for o material, as pessoas também se interessam pela cor da bancada. O vidro pode ser pintado em uma ampla variedade de tons - superando até mesmo os melhores tipos de madeira. Você pode escolher aquelas que coincidem com a cor predominante e as tonalidades que contrastam com ela. Branco e preto são tradicionalmente uma solução ganha-ganha.

Definitivamente, eles não causarão agressividade excessiva e outras emoções negativas nas pessoas.

Apesar da popularidade de combinações contrastantes, a grande maioria das pessoas ainda prefere usar as mesmas cores em toda a cozinha. Neste caso, a seleção correta de tonalidades desempenha um papel importante. Uma diferença de 1-2 tons é suficiente para tornar o interior mais agradável e gracioso (ou, inversamente, uma vaga atmosfera indefinida formada).

Amarelo, pêssego e outros tons "ensolarados" animam, mas também estimulam o apetite. Para quem não tem nenhum problema particular com essa sensação, é melhor se concentrar em um esquema de cores mais familiar e calmo. Afinal, se branco e preto não combinam com você, há também tons de verde e marrom e cinza (com muitos tons em cada caso). Outra solução bastante incomum são as mesas com vidro fosco. As bancadas opacas ou parcialmente transparentes são amplamente utilizadas e podem ser encontradas em muitas casas.

Os vidros foscos são, na maioria dos casos, perfeitamente lisos e fáceis de limpar.

O mate não é feito pela frente, mas por trás. Esta tecnologia permite não só tornar o material opaco, mas também obter efeitos visuais originais. A aparência não será danificada mesmo após o uso a longo prazo. Você sempre pode levar essa mesa para fora e usá-la lá. Se você não gosta muito do acabamento fosco, pode escolher opções com impressão de fotos.

A diferença entre as mesas de vidro também pode estar relacionada ao design. Um bloco monolítico se parece com uma mesa de uma peça, fixada de cima ou colada na base. No primeiro caso, são feitos vários furos, que permitem colocar as estruturas de fixação. No segundo, são utilizadas misturas adesivas confiáveis ​​e muito duráveis.

Eles ajudam a garantir que as peças sejam seguras juntas.

Modificações deslizantes merecem uma discussão separada. Eles são usados ​​quando eles usam uma pequena mesa todos os dias, mas ao mesmo tempo você precisa receber convidados de vez em quando. Em mesas extensíveis, um mecanismo relativamente simples é usado, localizado estritamente no meio da parte inferior do tampo da mesa. As mesas dobráveis ​​também podem ser transformadas conforme necessário para aumentar o tamanho.

Ocasionalmente, existem modelos de mesas de vidro com inserções de madeira. Mas eles não são muito práticos, pois a árvore é danificada pela água e pelos inchaços. Mas as pernas feitas de madeira laqueada não são piores do que suas contrapartes de metal.

Concluir a revisão das mesas de cozinha de vidro é apropriado em modelos com tampos de plexiglass. Esse revestimento dura muito tempo e mantém sua aparência perfeitamente. A popularidade do vidro orgânico era muito alta em meados do século XX. Agora que esse material está renascendo, sua demanda na indústria moveleira volta a crescer. O polímero pode ser obtido por fundição ou extrusão. A segunda versão da tecnologia é bastante complicada e demorada. Portanto, ele é usado com pouca frequência.

Ao mesmo tempo, o polimetilmetacrilato extrudado não é suficientemente resistente a tensões e impactos mecânicos. Vale a pena deixar cair algo pesado sobre ela, e a tela ficará quase irreversivelmente quebrada. A versão fundida é muito mais forte e confiável na operação. Você pode encontrar plexiglass em uma variedade de cores. Os designers profissionais costumam usar o chamado vidro orgânico macio, que:

  • não escorrega;
  • seguro de usar;

  • tolera até o contato com objetos quentes.

Como escolher?

Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção ao tamanho dos móveis. Os espécimes pequenos são atraentes para os proprietários de imóveis de pequeno porte. Os especialistas recomendam escolher as mesas de acordo com a altura do membro da família mais alto ou convidado regular. Para a conveniência das pessoas mais baixas, são utilizadas almofadas de assento ou cadeiras com pernas alongadas.

A maioria dos modelos são projetados para uma altura de 1,6-1,8 m.

A largura da mesa de vidro deve ser de pelo menos 0,6 m para 1 comedor. Se for menor, os sentados causarão grandes transtornos uns aos outros. Quanto à profundidade da bancada, geralmente é de 0,4 m por usuário. No entanto, você precisa reservar mais 0,2 m acima disso para que possa colocar com segurança um prato grande no meio e usá-lo.

A geometria da mesa merece uma discussão separada. Às vezes, existem formas geométricas completamente incomuns. No entanto, eles não são adequados em todos os interiores. A espessura dos produtos de vidro temperado deve ser idealmente de 0,01 m. E o valor mínimo permitido é 0,008 m. Os produtos de qualidade feitos em instalações industriais são marcados com as palavras "vidro temperado".

Os conhecedores acham melhor escolher a versão com bordas arredondadas. Eles são tão convenientes e práticos quanto possível. Um tampo de mesa colorido é mais conveniente do que um transparente (já que não permite ver as pernas das outras pessoas). Para encontrar o melhor compromisso entre o tamanho de mobiliário pretendido e a área limitada da divisão, é necessário escolher produtos transformadores.

O caixilho permite colocar guardanapos e outras peças pequenas, o que é muito prático e cómodo.

Se uma loja ou fabricante dá uma garantia de 2 anos ou mais, isso é extremamente útil. O vidro triplex tem a maior confiabilidade. Os espaços em branco não podem custar menos de 1.200 rublos por 1 quadrado. m. Esse vidro pára com sucesso até mesmo as balas disparadas de armas portáteis de pequeno calibre.

Ele permanecerá intacto mesmo após um golpe muito forte.

O Triplex está rachado, ao contrário do vidro temperado, que, no entanto, se desfaz em pedaços com o impacto. O vidro temperado é mais resistente do que o vidro normal, mas menos durável do que o vidro temperado. As bancadas de vidro termoendurecido não têm medo de objetos quentes. No entanto, esse material se divide com o impacto em fragmentos pontiagudos. Portanto, não é usado com muita frequência.

Em uma casa com crianças pequenas ou animais de estimação, é aconselhável usar mesas onde o vidro seja emoldurado com plástico. Isso reduz significativamente o risco de lesões. Uma grande variedade de materiais pode ser usada para fazer as pernas. No entanto, as peças cromadas têm maior impacto visual. Se o caixilho for de madeira, será possível encaixar o móvel mesmo no estilo country; a perna, neste caso, também é feita de madeira.

Como encaixar no interior?

Um bom ponto de partida ao discutir o projeto de uma mesa de cozinha de vidro é que muitas pessoas a consideram incomum e inadequada para uso doméstico. Essa é a inércia do passado, pois há 30 anos a fragilidade do vidro não permitia fazer móveis com ele. Hoje é mais apropriado no estilo de alta tecnologia. Para fazer com que a composição pareça original e completa, você precisa combinar elementos de vidro e metal.

Em uma versão minimalista de alta tecnologia, as mesas de vidro devem ocupar um dos lugares mais visíveis. Uma forma oval será preferível a uma forma redonda ou retangular. As pernas devem ser feitas estritamente de metal. As mesas de vidro funcionam melhor em combinação com cozinhas em branco brilhante. No entanto, as estruturas de vidro são adequadas não apenas em ambientes de alta tecnologia.

Eles se encaixam perfeitamente na atmosfera Art Déco. Nesse caso, a propriedade mais importante será o brilho do vidro - ele deve ser usado e brincado de todas as maneiras possíveis. As mesas Art Déco têm um formato incomum e muitas vezes sofisticado.O tampo da mesa deve ser equipado com uma borda original e luzes embutidas. O formato Art Déco implica luxo externo máximo e aparência sofisticada.

Por mais estranho que possa parecer, o vidro pode ser usado até no estilo da Provença. Neste caso, é utilizado de forma limitada e o papel principal é atribuído às peças de madeira. Versões equipadas com pernas de metal forjadas ou com as mesmas mesinhas de cabeceira também terão uma boa aparência. Com muito mais frequência, no entanto, a mesa de vidro é usada nos estilos de vanguarda e pop art.

Nestes casos, escolha modelos com tonalidade ou impressão de fotos 3D.

Para decorar harmoniosamente a cozinha, você pode usar aventais de cozinha com uma foto impressão semelhante. As soluções mais avançadas estão equipadas com monitores conectados à Internet. Quanto às mesas tipo loft, elas devem ser colocadas em uma cozinha bastante espaçosa. Se a área da sala for pequena, esta solução não funcionará. O vidro em um loft está se tornando um dos principais materiais, o objetivo de seu uso é criar uma sensação de espaço livre.

O estilo Art Nouveau é diferente, pois você pode mostrar o máximo de sua imaginação. A seleção de tabelas adequadas é simplesmente avassaladora. Freqüentemente, a ênfase está no contraste de cores de partes da mesa, enquanto o mesmo contraste deve estar contido na sala como um todo. Em uma pequena cozinha, uma mesa de vidro adicionará "ar", o que ajudará a evitar o transbordamento visual do espaço.

Os produtos de vidro "esfriam" externamente o interior, mas com um excesso de tais móveis, o ambiente será desconfortável.

Operação e cuidados

Costuma-se dizer que cuidar de uma mesa de cozinha de vidro é muito difícil. Não é difícil encontrar histórias sobre móveis de vidro, que são constantemente manchados. Mas o ponto principal aqui é a falta da abordagem certa. Você precisa aprender imediatamente um princípio claro - colocamos os pratos na pia, o que significa que é hora de coletar toda a sujeira com um guardanapo macio da mesa. Não é recomendado fazer isso com dispositivos rígidos, porque mesmo o vidro mais durável é facilmente destruído.

É melhor comprar trapos especiais que são vendidos em lojas de ferragens. Um pano emborrachado para limpar o vidro do carro também é adequado. Outra opção é um produto de microfibra. Não é recomendado limpar a mesa de vidro com detergentes comuns para lava-louças. É muito mais correto usar compostos para limpar janelas.

Quando há crianças pequenas em casa, uma solução suave de vinagre pode ser usada. Este reagente caseiro é muito mais seguro do que medicamentos de marca. Para limpar e lavar a superfície com menos frequência, é aconselhável colocar guardanapos em todas as áreas de jantar. Os serviços de substituição de tampos de vidro são menos prováveis ​​de serem necessários se:

  • não coloque pratos sobre ele, cuja temperatura seja superior a 45 graus;

  • não coloque objetos com mais de 50 kg sobre ele (e de preferência com mais de 30 kg);

  • evite tocar a mesa com garfos, facas, machadinhas de chef, lâminas de tesoura e assim por diante;

  • abster-se de lavar com misturas agressivas e limpar com abrasivos.

As partes acrílicas da bancada são lavadas com uma solução de sabão neutro. Você só pode esfregá-los com esponjas macias. Pincéis com cerdas duras escuras e lã de aço são estritamente inaceitáveis. Percebendo um pequeno arranhão, você pode removê-lo suavemente, sem pressão indevida, esfregando com uma lixa. Além disso, este local está coberto com pasta GOI.

Veja o próximo vídeo sobre como escolher uma mesa de vidro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa