Mesas

Mesas dobráveis ​​para uma pequena cozinha: vantagens e desvantagens, variedades e dicas de escolha

Mesas dobráveis ​​para uma pequena cozinha: vantagens e desvantagens, variedades e dicas de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de estruturas
  4. Dimensões (editar)
  5. Materiais (editar)
  6. Solução de cor
  7. Como escolher?
  8. Exemplos interessantes

É muito difícil mobiliar uma cozinha pequena, pois é imprescindível colocar nela tudo o que é necessário e ao mesmo tempo deixar a disposição o mais cômoda possível. O mais difícil é com peças grandes, em particular com uma mesa. Nesse caso, é melhor prestar atenção aos modelos dobráveis, com os quais você pode organizar facilmente até mesmo um pequeno espaço de cozinha.

Peculiaridades

A mesa da cozinha realiza várias funções ao mesmo tempo:

  • é necessário um posicionamento confortável durante as refeições;
  • pode ser usado como uma superfície adicional para cozinhar;
  • a sua superfície (bem como gavetas ou nichos adicionais) pode servir de local para guardar utensílios de cozinha;
  • como qualquer outro móvel, ele decora o ambiente, cria o clima desejado.

Se não houver outro local no apartamento, muitas vezes encontra-se na mesa da cozinha um laptop, cadernos escolares, livros, artesanato, etc. Portanto, os requisitos correspondentes se impõem: resistência, durabilidade, resistência ao desgaste, ergonomia e comodidade .

Mas o principal é a possibilidade de alterar o tamanho de acordo com a situação. A solução ideal neste caso seria uma mesa dobrável.

Geralmente tem três partes principais:

  • Capas. Quando dobrada, dependendo do desenho, é composta por uma ou duas telas (tampos de mesa). Em seguida, uma parte adicional é anexada a ele.
  • Suportes (pernas). Não só a aparência e conveniência, mas também a estabilidade do produto depende de sua quantidade, espessura e forma.
  • Estrutura inferior, com a ajuda do qual a forma e as dimensões da mesa podem ser alteradas.

Vantagens e desvantagens

Entre os pontos fortes da mesa dobrável as seguintes características podem ser distinguidas.

  • Multifuncionalidade - se necessário, ele pode ser almoçar, açougueiro ou mesmo trabalhar.
  • Adaptabilidade - quando dobrado, é bastante compacto, mas a área de trabalho do tampo da mesa pode ser alterada se necessário. Mesmo famílias pequenas deveriam ter essa mesa, porque os convidados sempre podem vir.
  • Ergonômico Mesmo quando desdobrado, é confortável sentar atrás dele.
  • Variabilidade - a escolha de materiais, cores e formas de tais tabelas é ampla o suficiente.
  • Economizando espaço em uma sala pequena. Em casos extremos, quando dobrado, é fácil movê-lo para outra sala e espalhá-lo lá.

As desvantagens das mesas dobráveis ​​residem nas peculiaridades de seus designs e na complexidade do mecanismo de dobragem. Afinal, separar alguns modelos requer não apenas tempo, mas um esforço considerável. Felizmente, esta é uma exceção. A maioria dos sistemas deslizantes são bem pensados ​​e funcionam facilmente.

Tipos de estruturas

Qualquer tabela que pode mudar seu tamanho é uma estrutura complexa. Dependendo disso, vários tipos principais podem ser distinguidos.

O dobramento é um dos maiores grupos. Os mecanismos usados ​​aqui podem variar em complexidade. A opção mais simples é uma mesa de duas camadas conectada por dobradiças. Mais complexos - com uma parte giratória. É melhor se o mecanismo estiver sincronizado, quando o impacto em uma parte aciona todas as outras. Assim, o desdobramento acontece com a velocidade da luz e sem movimentos desnecessários.

Deslizamento são subdivididos em:

  • modelos em que as mudanças dizem respeito apenas à área da mesa (principalmente com o auxílio de guias);
  • mesas com a capacidade de mover as pernas (opção mais confiável para modelos longos).

Retrátil - neles, o tampo da mesa pode ser retirado de móveis existentes (por exemplo, debaixo da bancada de um móvel de cozinha), de um peitoril de janela ou de uma parede.

    Dobrável - é um tipo de dobra. Seu design implica a presença de uma ou duas tampos de mesa adicionais na lateral, que podem ser facilmente levantadas ou abaixadas. Para uma cozinha pequena, a melhor opção é uma mesa, um dos suportes da qual é uma parede - quando dobrada fica quase invisível. O mesmo princípio é usado em tabelas de livros bem conhecidas e suas modificações.

      Transformadores - é comum entendê-los como aqueles modelos que podem alterar não só a largura, mas também a altura. Isso é especialmente conveniente para cozinhas combinadas com uma sala de estar, porque uma mesa de jantar completa pode ser transformada em uma mesa de centro compacta a qualquer momento.

        Dimensões (editar)

        Selecionando um tamanho de tabela depende de dois fatores:

        • espaço de cozinha;
        • a quantidade de pessoas que precisam ser acomodadas no dia a dia e em situações especiais.

        No primeiro caso, além da mesa e das cadeiras com pessoas sentadas, é preciso levar em consideração o espaço de passagem para o fogão, a geladeira e a pia. A distância entre a mesa e o conjunto de cozinha deve ser de no mínimo 60 cm, no segundo caso é importante observar o conforto da pessoa sentada. Para se alimentar, cada pessoa precisa de um espaço de pelo menos 40 cm de largura. Isso é necessário não apenas para o conforto, mas também para evitar situações embaraçosas, uma vez que todos os movimentos das mãos serão limitados.

        O tamanho padrão de uma mesa em torno da qual pode caber uma pequena família é de 60x80 cm. Também existem modelos mais compactos - 50x50 e 60x60 cm.

        Quando dobrado, em uma mesa tão modesta, você terá que se revezar para comer. Mas esta solução é ideal para cozinhas estreitas. Quando desdobradas, essas mesas aumentam 30, 40 cm ou até o dobro. Um lugar especial é ocupado por modelos com tampo de mesa redonda com mecanismo dobrável. É difícil encontrá-los com um diâmetro menor que 85 ou 90 cm, e aumentam para 115 e 120 cm, respectivamente. Nesse caso, o formato da mesa muda para oval.

        Materiais (editar)

        As pernas e o tampo da mesa são geralmente feitos de materiais diferentes. Para os apoios, a força é antes de tudo importante, e só então - a aparência. Portanto, os seguintes materiais são usados ​​com mais frequência aqui.

        • Metal. O material mais resistente. As pernas e a base de metal podem ser cromadas, mate ou pintadas.
        • Madeira. A massa de rocha dura é bastante confiável. Um bom revestimento resistente à umidade garante durabilidade e facilita a manutenção dos móveis. A vantagem indiscutível é a aparência respeitável e o respeito ao meio ambiente do produto.
        • MDF. O revestimento folheado praticamente não é inferior ao da madeira maciça, mas é uma opção mais acessível. O MDF com revestimento de filme é mais prático - um preço acessível e a resistência à umidade falam a seu favor. Essa mesa pode ser multicolorida ou em tons amadeirados com uma imitação da textura correspondente. Esse revestimento é fácil de danificar, portanto, com uma atitude descuidada, perde rapidamente o brilho.
        • Chipboard. Suas propriedades são semelhantes às do MDF, mas sua aparência geralmente é avaliada como menos apresentável. Apesar da média resistência ao desgaste, é uma das variedades mais populares e econômicas.

        Para o tampo da mesa (tampo da mesa), além dos materiais acima, podem ser usados ​​pastilhas de vidro temperado, pedra ou cerâmica.

        Solução de cor

        Em primeiro lugar, a mesa não deve parecer um objeto estranho no interior da cozinha. No design da sala, é melhor não usar mais de três cores correspondentes. Nesse caso, a cor da mesa deve ser uma delas. Geralmente, os móveis devem ser selecionados ainda na fase de planejamento do reparo - neste caso, a cor do modelo de sua preferência pode ser combinada com o revestimento das paredes, pisos, portas, eletrodomésticos... Além disso, depende muito do material da mesa. Por exemplo, madeira maciça ou folheado têm sua própria paleta especial. Claro, móveis de madeira podem ser pintados, mas são os tons naturais que são considerados os mais agradáveis ​​para a percepção humana.

        Já que estamos falando de uma pequena cozinha, é importante colocar os acentos corretamente nela. Apesar do tamanho, a área de jantar pode ser tornada central. Para fazer isso, você deve optar por amarelo, oliva, azul ou verde - eles são brilhantes o suficiente, promovem o apetite e parecem discretos. Além disso, eles tentam tornar o resto da mobília neutra, a fim de expandir visualmente os limites da sala. A mesma técnica pode ser aplicada na área de jantar. Para não chamar a atenção para a parte mais volumosa da mesa - a tampa, costuma ser pedida em branco ou bege.

        Mesmo a estrutura mais volumosa pode ser iluminada com uma superfície de vidro. Além disso, os acessórios de talheres (talheres, guardanapos e pratos) ficarão mais vantajosos com esse fundo.

        Como escolher?

        Normalmente, o processo de escolha de uma mesa leva muito tempo. Claro, você pode navegar desordenadamente por catálogos ou amostras de exposições, mas é melhor determinar as características necessárias no estágio inicial.

        • Primeiro você precisa descobrir o tamanho. Para fazer isso, meça o quarto e aloque espaço para a mesa nele. É importante calcular os tamanhos máximos possíveis (dobrado e desdobrado) e escolher entre eles. Nem todos os fabricantes fazem móveis personalizados. Mesmo no estado desdobrado, o transformador deve manter sua estabilidade.
        • Em uma casa com membros ativos da família (incluindo crianças), a mesa deve ser o mais prática possível - aqui é importante não se confundir com o material. A superfície da tampa não deve deixar marcas e deve ser fácil de limpar.
        • A complexidade do mecanismo depende da freqüência com que surge a necessidade de desdobramento. Deve ser simples e bem depurado. Aqui você também precisa prestar atenção ao peso das peças nas quais você terá que se esforçar.
        • A forma da mesa e suas pernas são de grande importância.Uma mesa retangular e quadrada é mais fácil de colocar em um canto ou perto de uma parede, enquanto uma mesa redonda ou oval pode acomodar mais convidados. As pernas não devem interferir em uma posição confortável à mesa.

        Não se esqueça das cadeiras - elas também precisam de espaço. Em uma cozinha pequena, é melhor recusar cadeiras ou sofás volumosos. A solução ideal são bancos pequenos, modelos dobráveis ​​ou empilháveis.

        Exemplos interessantes

        Apesar de para uma pequena cozinha a possibilidade de aumentar as dimensões deva ser aliada à compacidade, a escolha nesta categoria é bastante diversa. Você pode escolher um modelo "semi-antigo" com linhas suaves, pernas esculpidas, muitos detalhes decorativos. Uma mesa de madeira próxima a esta opção é adequada para uma cozinha que tem o charme de um estilo rústico.

        Uma atmosfera especial é evocada pela mobília, que deixou marcas externas nela - arranhões, rachaduras.

        O mobiliário chique e surrado permite que você seja criativo, pois você mesmo pode criar sinais de envelhecimento artificial.

        Uma suavidade e conforto semelhantes podem ser encontrados em direções mais modernas. Isso é especialmente verdadeiro para a modernidade. Não há muitas decorações nele, a elegância e a graça estão em primeiro plano. Em contraste com isso, atos ultra-modernos de alta tecnologia - aqui você pode sentir rapidez e clareza em tudo. Os mecanismos deslizantes e dobráveis ​​enfatizam o componente técnico. A decoração de tal mesa será moderada; o melhor de tudo, seu caráter enfatizará o brilho do metal e do vidro. O minimalismo não é menos relevante para os tempos modernos - tudo é lacônico e prático aqui. Isso se manifesta tanto na cor quanto na textura do material.

        Abaixo você pode assistir a um vídeo com opções de mesas de jantar para uma pequena cozinha.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa