Mesas

Mesa de peitoril na cozinha: como desenhar e utilizar?

Mesa de peitoril na cozinha: como desenhar e utilizar?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. A forma
  3. Material
  4. Madeira
  5. Como escolher?
  6. Instalação

Toda pessoa sonha em equipar seu apartamento de forma que possa morar bem e com conforto. No entanto, a maioria dos proprietários de apartamentos típicos em nosso país não pode se orgulhar de cozinhas espaçosas, por isso o problema de como colocar tudo o que precisam em uma pequena sala vem à tona. Uma excelente solução seria uma mesa de peitoril de janela.

Peculiaridades

Na esmagadora maioria dos casos, os problemas dos proprietários de apartamentos de pequena dimensão surgem justamente com a ergonomia da cozinha, onde é necessário realçar as zonas de jantar e de trabalho, colocar todos os electrodomésticos necessários. Instalar uma bancada em vez de um peitoril de janela pode ser uma opção ganha-ganha. Essa solução é especialmente relevante em edifícios Khrushchev, o tamanho das cozinhas em que é pequeno.

Ao instalar uma bancada em vez do peitoril da janela, você libera espaço significativamente para a lavagem de produtos., cozinhar e comer, e graças à luz natural, os custos com eletricidade são reduzidos significativamente.

A forma

As bancadas combinadas com um peitoril de janela estão disponíveis em vários modelos.

A opção mais comum de mesa de janela é o modelo retangular, o que economiza espaço aproveitável na cozinha, e sua instalação é tão simples que você pode manuseá-la mesmo sem recorrer aos serviços de profissionais.

Uma mesa de peitoril de janela com uma mesa dobrável é outra opção interessante quepor um lado, libera espaço para se locomover e, por outro, permite montar uma mesa a qualquer hora que precisar, na qual toda a família pode se reunir para um delicioso jantar ou almoço.Esta opção é cómoda, mas tenha em atenção que no inverno, quando o aquecimento está ligado, a parte dobrável criará obstáculos à circulação do ar quente das baterias e pode ser frio na cozinha.

O tampo da mesa, passando para o balcão do bar, é mais comum em salas grandes e espaçosas., especialmente se a cozinha for combinada com o corredor. Neste caso, a mobília corretamente selecionada tornará a sala de jantar confortável e funcional.

Também estão à venda modelos extraíveis muito funcionais e ergonômicos.

Material

Antes de pedir uma bancada, é necessário estudar cuidadosamente as propriedades dos materiais que são usados ​​para fazê-la. É necessário obter o máximo de informações possível sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Plástico

Esta é uma opção muito eficaz e ao mesmo tempo a mais orçamentária de todas oferecidas no mercado. Os modelos de plástico geralmente complementam harmoniosamente os fones de ouvido de MDF ou aglomerado. Graças à grande variedade de tons, texturas e decorações, você pode escolher uma opção que se encaixa em qualquer projeto de cozinha.

Vantagens:

  • aparência atraente, ampla gama de cores;
  • versatilidade - o plástico combina bem com uma ampla variedade de acessórios;
  • facilidade de cuidado e limpeza;
  • resistência à radiação ultravioleta;
  • custo democrático.

Desvantagens:

  • com uma mudança brusca de temperatura, o revestimento é danificado;
  • o plástico está sujeito a arranhões;
  • quando a água entra nas juntas, a superfície interna começa a inchar e deformar.

MDF e aglomerado

Este material é muito popular entre as donas de casa russas devido à sua aparência estética e uma grande variedade de cores disponíveis nas lojas. Existem até placas à venda que imitam a textura da pedra natural e da madeira.

Vantagens:

  • alta resistência ao desgaste;
  • facilidade de atendimento;
  • uma ampla gama de tons e texturas;
  • baixo custo.

Desvantagens:

  • ao lavar o tampo da mesa, deve-se tomar extremo cuidado, caso contrário, a camada protetora do material pode ser danificada;
  • se a umidade entrar em áreas danificadas, começa a deformação do painel.

Além disso, apesar das garantias dos fabricantes, na prática, muitas vezes há uma resistência ao impacto reduzida do tampo da mesa.

Madeira

Normalmente, a madeira não é utilizada para a fabricação de bancadas embutidas no peitoril da janela, mas se você mora em uma eco-casa ou adere a um estilo único no interior de interiores, a madeira se tornará um material indispensável.

Na maioria das vezes, espécies de madeira de elite são usadas para a fabricação de móveis de cozinha - cereja, faia, mogno e carvalho. No entanto, também existem mais opções de orçamento de pinho. Normalmente, a madeira é revestida com impregnações repelentes de umidade à base de cera.

Vantagens:

  • alta segurança ambiental;
  • aparência espetacular.

Desvantagens:

  • baixa resistência ao calor;
  • em contato com o fogo, ocorre um incêndio, que se espalha rapidamente;
  • sob a influência da gravidade, a superfície começa a se dobrar.

Além disso, o material requer cuidados especiais e processamento regular.

Pedra

Esta é a opção mais prática. Normalmente, essa bancada é feita de tipos de pedra naturais ou artificiais. O granito mais comumente usado, quartzito, mármore, bem como placas de polímero-mineral. No entanto, poucas pessoas sabem que a pedra tem a propriedade de absorver radiação, e isso com o tempo passa a ter um efeito patogênico nos moradores do apartamento... É por isso que, ao comprar ou solicitar tal modelo, pergunte sobre a classe de segurança da pedra - apenas a primeira é adequada para uso na cozinha. A exceção é o mármore - esta pedra é incapaz de absorver a radiação radioativa, mas também pode se tornar uma fonte de problemas para seus proprietários.

    O fato é que as bebidas derramadas na superfície (chá, suco, café ou vinho) deixam manchas que dificilmente serão eliminadas.

    A pedra artificial não tem as desvantagens acima. Suas vantagens incluem:

    • durabilidade:
    • Resistência ao impacto;
    • resistência a altas temperaturas;
    • propriedades repelentes de água.

    No entanto, também apresenta desvantagens, a saber:

    • peso pesado;
    • Preço Alto.

    Como escolher?

    Ao comprar bancadas em vez de peitoril de janela ouça algumas orientações simples.

    • Para um conjunto de cozinha simples, é melhor escolher uma bancada lacônica. Por exemplo, se você tiver móveis de MDF, uma mesa de peitoril de janela de mármore seria inadequada.
    • As bancadas mate são sempre mais resistentes e duráveis ​​do que as brilhantes.
    • As placas de pedra são bastante densas, duras e resistentes, por isso o proprietário terá de aprender a colocar pratos e chávenas da forma mais organizada possível.
    • Ao comprar ou solicitar uma bancada para peitoril de janela, certifique-se de olhar a amostra da exposição com seus próprios olhos e tocá-la.
    • Dê preferência aos modelos claros, pois durante o uso em áreas frequentemente lavadas, alguns materiais tornam-se mais claros, em uma superfície escura essas áreas ficarão bem visíveis com o tempo.

    Instalação

    Ao instalar uma bancada no peitoril da janela, é extremamente importante que o ar circule livremente perto do radiador. TO calor gerado pelas baterias deve subir até a janela e o ar frio deve cair no chão. Se a troca de calor for interrompida, a sala ficará úmida, fria e úmida, e isso, por sua vez, levará ao embaçamento excessivo das janelas. Nessas condições, cria-se um ambiente favorável ao aparecimento de mofo e bolor. Para evitar essas consequências desnecessárias, basta fazer vários furos na bancada para manter a troca de ar normal.

    Lembre-se de que uma soleira da bancada piorará o aquecimento da cozinha em alguns graus. O calor pode ser compensado com a instalação de uma bateria adicional ou sistema de aquecimento por piso radiante.

    É importante que a janela fique pelo menos 1,5 cm acima da mesa conectada ao peitoril da janela, para evitar o aparecimento de mofo nas encostas, trate-as periodicamente com antissépticos.

      Lembre-se - é proibido instalar fogão perto da janela. Em primeiro lugar, tal solução não está em conformidade com os códigos de construção e, em segundo lugar, é impraticável, uma vez que durante o cozimento, todos os respingos de óleo irão aparecer nas janelas e a dona de casa terá que lavá-los constantemente para devolver um aspecto fresco e estético .

      Não importa como você organize o espaço sob a janela, ela precisa de boa iluminação. Normalmente, arandelas de parede são penduradas para isso ou holofotes são montados. As lâmpadas podem ser penduradas em qualquer altura, o principal é colocá-las acima ou na frente do local de trabalho, e não atrás dele. Caso contrário, a pessoa que estiver perto da bancada bloqueará a luz com as costas.

      Para obter informações sobre como projetar e usar uma mesa de peitoril de janela na cozinha, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa