Mesas

Mesas de cozinha ovais: tipos, materiais e seleção

Mesas de cozinha ovais: tipos, materiais e seleção
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Materiais (editar)
  5. Espectro de cores
  6. Como escolher?
  7. Onde colocar?
  8. Exemplos interessantes

Uma mesa oval é um convidado bastante frequente na sala de estar ou na cozinha. Para além do seu aspecto estético, caracteriza-se pela maior capacidade e possibilidade de criar um ambiente confortável para refeições.

Vantagens e desvantagens

A mesa de jantar oval tem muitas vantagens. Permite colocar um grande número de pratos, o que significa que pode servir um maior número de convidados. Se for escolhido um modelo dobrável, será moderadamente compacto para refeições em família e bastante espaçoso para grandes festas. A mesa oval da cozinha é composta por diversos materiais e com diferentes designs, o que permite escolher móveis que se enquadram perfeitamente no interior da família e se adaptam ao interior já escolhido. A vantagem deste design também é a segurança - adultos e crianças serão poupados de lesões devido à interação com os cantos.

Acredita-se que a mesa oval cria o efeito psicológico correto - as pessoas se sentem mais confortáveis ​​e relaxadas.

No entanto, as mesas ovais têm várias desvantagens. Eles dificilmente podem ser chamados de miniaturas, por isso é impossível colocar tal forma em uma pequena cozinha. Ainda denovo a mesa oval não pode ser colocada em um canto ou aproximada da parede, o que não permite a liberação de espaço livre.

Muitas vezes, essas mesas de cozinha são diferenciadas por seu custo elevado.

Visualizações

As mesas ovais para cozinha podem ser produzidas em diversas variedades. Os modelos clássicos geralmente estão disponíveis em tamanhos grandes ou médios e são instalados em salas com uma grande área.Eles parecem sólidos e apresentáveis ​​e, portanto, requerem o design adequado do espaço da cozinha. O material principal é madeira maciça ou vidro durável, caracterizado pela resistência e durabilidade. É comum comprar uma mesa oval clássica para famílias numerosas ou que costumam receber convidados, já que o tampo largo é uma excelente oportunidade para acomodar um grande número de pratos.

A mesa oval extensível é instalada em cozinhas com dimensões reduzidas. Quando dobrado, ele se assemelha a um círculo e, portanto, ocupa muito menos espaço. O aumento da superfície se deve a um inserto adicional, cujo comprimento varia de 30 a 40 centímetros. Como resultado, se a versão pequena pode acomodar no máximo 4 pessoas, a versão grande é capaz de atender o dobro. A versatilidade desse design explica sua popularidade significativa.

É habitual escolher um livro de mesa para a concepção de pequenas cozinhas. O design é de tal maneira que, quando dobrado, lembra um gabinete compacto ou uma mesa quadrada. Alguns até têm prateleiras ou outras opções de armazenamento para utensílios de cozinha. Se você elevar os lados arredondados, obterá uma mesa oval completa que pode acomodar um grande número de convidados.

A mesa transformadora oval pode ser produzida em diversas variações, pois apenas a imaginação de seus criadores se torna uma limitação.

Quando montado, parece muito compacto e não ocupa muito espaço. A transformação em uma estrutura maior é realizada devido ao mecanismo mais simples que até as crianças são capazes de enfrentar. A principal vantagem dos transformadores também é chamada de design incomum. Merecem destaque as mesas com pés reguláveis. A característica de design permite, se necessário, transformá-los em mesas de jantar completas ou mesas de centro confortáveis.

Dimensões (editar)

O tamanho da mesa oval da cozinha é selecionado em função da área da sala e de quantas pessoas irão utilizá-la. É geralmente aceito que uma pessoa precisa de uma superfície de pelo menos 60 centímetros de comprimento para uma estadia confortável à mesa. Isso sugere que um grupo de 2 a 4 pessoas precisará de uma mesa com 75 centímetros de largura e 100 centímetros de comprimento. Um dos modelos mais populares é aquele que possui apenas os parâmetros de 120x80 cm. Se falamos de estruturas dobráveis, geralmente uma pequena mesa com parâmetros de 75 por 120 centímetros se expande para uma área de 75 por 160 centímetros.

A mesa grande é adequada para um grupo de 6 ou mais pessoas. Seu comprimento deve variar de 100 a 154 centímetros, e sua largura deve ser de cerca de 80 centímetros. Em princípio, os parâmetros máximos de um tampo oval de mesa são considerados 140 centímetros de largura e 260 a 300 centímetros de comprimento, o que permite acomodar confortavelmente até 14 pessoas, mas, é claro, a mesa pode ser aumentada a pedido do cliente. Ao decidir sobre as dimensões da mesa da cozinha, não se deve esquecer que todas as cadeiras ou bancos disponíveis devem mover-se livremente, sem criar obstáculos entre si. Além disso, é importante manter um espaço de pelo menos 70 cm em relação à parede para um uso confortável do tampo da mesa. É melhor não fazer a largura mais de 110 centímetros, e já o comprimento pode ser qualquer.

Materiais (editar)

Os modelos ovais são feitos de diferentes materiais, que diferem não só na aparência e no preço, mas também no grau de resistência. Neste caso, estamos a falar de madeira, vidro, plástico, mas também de pedra, metal e até cerâmica. A mesa de vidro sempre parece moderna e se adapta à maioria das soluções de design. O material é altamente durável, uma vez que apenas variações de vidro especialmente processado são usadas para móveis.

Esse modelo lida bem com as mudanças de temperatura típicas de um espaço de cozinha e também não tem medo da umidade.

Além disso, hoje o vidro é produzido em várias modificações de cores, o que possibilita a escolha do móvel perfeito. Talvez a única desvantagem das bancadas de vidro seja a dificuldade de cuidar delas - a limpeza deve ser feita de forma que não fiquem estrias na superfície.

No entanto, lenços e soluções especiais são capazes de lidar com essa tarefa.

A mesa oval de madeira é a mais popular. Possui a resistência e confiabilidade necessárias, principalmente quando se trata de madeira maciça natural. O revestimento de madeira não teme as solicitações mecânicas e não se deforma. Sua vida útil às vezes chega a 30-50 anos, mas, claro, com os devidos cuidados.

Uma mesa de madeira não sai tão cara, se você der preferência aos modelos de pinho, nogueira ou amieiro.

É absolutamente amigo do ambiente e seguro para a saúde dos habitantes do apartamento. Talvez não pareça tão original, mas é sempre bonito e apropriado em quase todos os ambientes. Quanto às desvantagens da madeira, deve-se mencionar o seu frequente volume.

As mesas de plástico ovais são fortes, baratas e duráveis ​​- sua vida útil varia de 20 a 30 anos. O material não tem medo de altas temperaturas e é leve, o que simplifica os processos de limpeza, movimentação ou simplesmente reorganização do ambiente. No entanto, o plástico é considerado tóxico e, para muitas pessoas, sua principal desvantagem é a liberação de substâncias nocivas para o ar, que posteriormente causam danos significativos à saúde.

O folheado é uma combinação de madeira e plástico. Essas mesas parecem bastante atraentes, servem por várias décadas e têm mobilidade. Porém, esse material não tolera de forma alguma o estresse mecânico - basta cortar o pão uma vez na bancada, e sua aparência ficará catastroficamente danificada. As mesas de jantar também são feitas de metal, principalmente de aço inoxidável. Esses modelos servem por muito tempo, sem perder em nada a atratividade, são fáceis de cuidar. No entanto, as mesas de metal têm muito mais desvantagens do que vantagens.

A mobília é cara, pesa muito e não cabe em todos os ambientes.

Espectro de cores

É claro que a seleção da cor da mesa é feita em função do estilo escolhido para a cozinha, bem como de que tonalidade os demais móveis são pintados. Por exemplo, para um espaço clássico, um modelo de madeira comum de tom natural é adequado, para um estilo moderno ou de alta tecnologia, tons claros serão adequados, e para uma vanguarda, formas incomuns são necessárias, por exemplo, um mesa semi-oval. Nesse caso, quando o lugar de comer deve se tornar o destaque da sala, vale a pena usar cores brilhantes e saturadaspor exemplo, vermelho, amarelo, preto ou mesmo branco. Este último, aliás, é insubstituível na decoração de uma cozinha em estilo escandinavo. Bancadas com tons do grupo bege, por exemplo, marfim, pó ou café com leite, sempre parecem adequadas. Mesmo que um tom mono calmo seja preferido, faz sentido pensar em usar estampas, padrões ou entalhes.

Como escolher?

Ao escolher uma mesa oval para a cozinha, é importante que tenha um bom aspecto no interior, seja fácil de usar e corresponda ao design principal. Para salas pequenas ou quadradas, as mesas dobráveis ​​são mais adequadas, mas para uma sala retangular espaçosa, você já pode escolher uma mesa oval clássica.

O material deve ser selecionado dependendo da frequência e intensidade com que a bancada será usada.

Onde colocar?

A localização da mesa é determinada em função da configuração da própria cozinha. Claro, seria melhor colocar um móvel no meio da sala, destacando a área adicionalmente com um lustre incomum, holofotes ou até mesmo um pódio. Se for decidido colocar a mesa contra a parede, então é importante garantir uma abordagem livre do local de todas as prováveis ​​refeições.

Para economizar espaço, é melhor mover os modelos dobráveis ​​e transformadores para uma das paredes.

Exemplos interessantes

A mesa de madeira maciça, pintada de branco, enquadra-se perfeitamente na espaçosa cozinha, decorada em estilo clássico. Na cor, é completamente idêntico às cadeiras existentes, assim como ao fone de ouvido principal. O tamanho grande permite um mínimo de 6 pessoas sentadas à mesa. Além disso, a área de jantar é destacada com um lustre de design clássico localizado diretamente acima dela. Em uma pequena cozinha, uma mesa oval da mesma cor branca, mas com um mecanismo deslizante que aumenta o comprimento da superfície, parecerá muito mais adequada.

Devido às suas pequenas dimensões, é colocado de forma compacta contra a parede e economiza metros quadrados. Há um pequeno banco e duas cadeiras ao lado da mesa, o que é suficiente para uma pequena família de 3-4 pessoas.

Uma visão geral da mesa dobrável oval no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa