Mesas

Mesas de jantar para cozinha: opções e dicas de escolha variadas

Mesas de jantar para cozinha: opções e dicas de escolha variadas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Tamanhos e formas
  4. Materiais (editar)
  5. Projeto
  6. Critérios de escolha
  7. Belos exemplos

A mesa de jantar não é apenas um acessório para uma refeição, é um local onde toda a família se reúne ou cumprimenta os convidados. Pode ser o centro de uma sala, um recurso que chama a atenção ou um detalhe sutil. Em todo caso, ao escolher uma mesa, você deve estar ciente das características-chave que você precisa prestar atenção na hora de comprar.

Peculiaridades

A mesa da cozinha deve ser durável e confortável. O espaço da bancada deve ser suficiente para acomodar confortavelmente os membros da família, mas a mobília não deve bagunçar a cozinha. A superfície deve ser resistente à umidade, feita de materiais permitidos para o contato com alimentos. É importante que seja estável. A aparência deve estar em harmonia com o estilo geral do interior da cozinha ou sala de jantar, para ser combinado em cores.

Visualizações

Além da mesa tradicional, existe um modelo dobrável que se dobra como um livro. Assemelha-se a um pedestal e, se necessário, elevam-se tampos de mesa, instalados em suportes retráteis.

Mesa dobrável é uma estrutura sem pernas, uma das suas faces aparafusada à parede ou peitoril da janela. Quando necessário, o tampo da mesa sobe e se apoia em uma perna retrátil. As vantagens desse tipo de mobiliário são a sua funcionalidade e ergonomia, mas foi concebido para 2 a 3 pessoas.

Semelhante ao dobramento mesa de parede. Ambos, com seu design retangular, lembram um balcão de bar. No entanto, a versão montada na parede é firmemente fixada na parede e não tem pernas. Visualmente, representa um retângulo saindo da parede.

À primeira vista, a mesa transformadora parece pequena, mas graças a um mecanismo especial, o tamanho da mesa aumenta. Para fazer isso, as duas metades da mesa são divorciadas nas laterais e outra parte aparece entre elas. Em outras palavras, o círculo repentinamente se transforma em oval após tais manipulações, e a versão quadrada se transforma em retangular. Este modelo é especialmente conveniente para uma pessoa ou uma família pequena que costuma receber convidados.

Modelos deslizantes incluem mesa de café, que pode se transformar em uma sala de jantar.

Neste caso, as seções adicionais não apenas se movem para os lados, mas também sobem para que a mesa alcance a altura desejada.

Também há mesa móvel. Pode ser um modelo familiar de madeira ou plástico sobre rodas de móveis. Além disso, uma mesa compacta pode ser fixada a um armário de cozinha ou fone de ouvido por meio de uma guia e, com sua ajuda, deslocar-se ao longo da mesa ou fone de ouvido.

A versão moderna da mesa da cozinha - balcão de bar. É uma mesa estreita retangular fixada na parede. No entanto, o balcão do bar pode se afastar de uma das paredes, estendendo-se pela cozinha. Esta opção é preferível para quartos espaçosos.

Tamanhos e formas

A forma clássica do tampo da mesa é um retângulo. Pode ter cantos agudos ou arredondados. A mesa é considerada versátil porque pode ser empurrada contra a parede ou empurrada para o centro da cozinha. Esta opção é apropriada na maioria dos interiores, não sai de moda.

Modelos quadrados geralmente adquiridos para cozinhas pequenas, pois são amplas e ergonômicas. Como uma mesa retangular, essa mesa pode ser empurrada para o meio da cozinha ou colocada ao longo da parede.

Produtos redondos tornam o espaço da cozinha especialmente caseiro e aconchegante. São seguros para crianças, uma vez que não possuem elementos cortantes traumáticos.

A capacidade do "círculo" é maior do que a capacidade de um "retângulo" do mesmo tamanho. No entanto, a versão redonda foi projetada para não mais do que 8 pessoas, pois, de outra forma, seria excessivamente incômoda. Outra desvantagem é a incapacidade de mover o modelo redondo para a parede.

A mesa oval combina as vantagens de "círculo" e "retângulo". Essa mesa, se desejado, pode ser encostada na parede, é espaçosa o suficiente e adequada para pequenas cozinhas.

Se você gosta de mesa redonda, mas sua cozinha é pequena, preste atenção na mesa semicircular. Pode ser encostado na parede, mas o modelo mantém as linhas suaves.

Hoje você também pode encontrar mesas triangulares com cantos arredondados. Eles parecem originais, especialmente em interiores modernos. O modelo pode ser encostado na parede ou puxado para o meio da cozinha. No entanto, em qualquer local, essa mobília não será espaçosa.

As dimensões dos móveis devem ser tais que sejam confortáveis ​​para os que estão sentados, embora haja espaço livre na cozinha. Uma pessoa requer pelo menos 60 cm de comprimento e 40 cm de largura. Ao mesmo tempo, deve haver espaço no centro da mesa para pratos comuns.

A largura padrão da mesa da cozinha é de 80-85 cm, não vale a pena comprar uma mesa com cerca de 100 cm de largura, mesmo que o tamanho da cozinha o permita. Será desconfortável estar atrás de tal modelo. Uma mesa com menos de 80 cm de largura também é uma má opção, ela ficará apertada na mesa.

Se estamos falando de uma forma redonda, então o diâmetro não deve ultrapassar 150 cm - também será desconfortável atrás dela, as pessoas terão que alcançar os pratos no centro.

O comprimento dos móveis é escolhido levando-se em consideração o número de pessoas sentadas e o tamanho da sala. Além disso, as dimensões dependem do formato da mesa. Assim, uma família de 4 a 6 pessoas caberá atrás de uma versão retangular de 150 * 90 cm, mas desde que a mesa não fique encostada na parede. Para uma família de 4 pessoas, é necessária uma mesa redonda com diâmetro de 100 cm. Para 6 pessoas, recomenda-se adquirir móveis mais largos, com diâmetro de até 130 cm.Para uma grande empresa de 8 pessoas, é mais conveniente usar uma mesa retangular ou oval de 210 * 100 cm.

Ao tentar fazer com que mais pessoas se sentem à mesa, é importante lembrar que deve haver pelo menos 40 cm entre as cadeiras. Do contrário, os que comem à mesa baterão nos cotovelos e incomodarão os vizinhos, levantando-se da mesa. Ao redor da mesa ao sentar as pessoas devem permanecer cerca de 80-100 cm.

Materiais (editar)

Vamos dar uma olhada nos materiais mais comuns usados ​​para fazer mesas de jantar.

Madeira

O modelo em madeira é um clássico que não foi influenciado pelo tempo e pela moda. Eles se distinguem por uma aparência nobre e, dependendo das características do design, se encaixam harmoniosamente em qualquer interior. Os modelos de madeira são caracterizados pela resistência ao impacto e longa vida útil.

As mesas podem ser feitas de madeira dura ou macia. Os primeiros são preferíveis, as espécies mais famosas são o carvalho, o freixo, o olmo.

Destas raças, obtêm-se mesas atrativas e duráveis, porém seu custo é bastante elevado. As espécies macias incluem pinheiro, salgueiro, amieiro. Os modelos desses materiais são um tanto inferiores em qualidade às contrapartes de carvalho ou lariço.

A desvantagem das mesas de madeira é considerada peso pesado, necessidade de cuidados especiais com o produto, inflamabilidade, custo elevado.

Rattan

Um material ecológico que combina leveza e resistência. Móveis de vime de vime ficam especialmente bem em uma casa de campo, em varandas abertas, bem como em um interior de estilo ecológico.

Copo

Apesar da aparente fragilidade, o modelo de vidro caracteriza-se pela resistência, pois é feito de vidro laminado temperado. O material é diferente resistência ao impacto e durabilidade, e mesmo em caso de avaria, não voará com centenas de fragmentos traumáticos nas laterais.

O vidro pode ser transparente ou fosco, pintado de uma cor ou outra, ou pode ter uma impressão fotográfica na superfície.

Graças à sua transparência, a mesa de vidro não atrapalha a cozinha, portanto adequado para pequenos espaços... Via de regra, as mesas de vidro se diferenciam pelo design lacônico e possuem pés de metal.

Aglomerado

O cartão são aparas de madeira que são prensadas. O resultado é um material que imita pranchas. As tecnologias modernas tornam possível alcançar uma aparência atraente e fornecer alta resistência à umidade, mas esta opção ainda será menos forte e durável do que um modelo de madeira maciça.

MDF folheado

O MDF também imita as superfícies de madeira, pois é feito de fibras de madeira. A superfície da mesa é folheada, o que proporciona maior força, resistência à umidade e apelo estético. A vantagem das mesas de aglomerado e MDF é a acessibilidade, a prevalência nas lojas e o peso reduzido.

Plástico

As mesas de jantar modernas de plástico não têm nada a ver com os produtos que às vezes podem ser vistos em cafés de rua e lojas de fast food. Os modelos de plástico para uso doméstico são mais atraentes e duráveis. Graças às tecnologias modernas, são resistentes à umidade e às influências ambientais, e são fáceis de limpar. Hoje, essas mesas podem ter qualquer formato, serão feitas em várias versões e até com impressão de fotos na superfície do tampo da mesa.

Pedra

As mesas com bancada de pedra parecem aristocráticas e respeitáveis, tornando-se invariavelmente o centro da cozinha. No entanto, esses produtos são adequados apenas para quartos espaçosos. A base do produto é uma pedra artificial que não possui radiação radioativa, é mais leve e de fácil manutenção, ao contrário da pedra natural. Usualmente, o tampo da mesa de pedra é combinado com pernas de metal ou madeira.

Projeto

A aparência da mesa também depende do número de pernas e de sua aparência.

  • Os modelos redondos e ovais são geralmente equipados com uma perna. Essa mobília é estável e confortável - as pernas dos que estão sentados não batem nas pernas da mesa.
  • O produto em duas pernas é atraente na aparência, estável, mas não muito conveniente de usar. É impossível sentar na ponta da mesa, pois há pernas nesta parte.
  • Modelos redondos ou triangulares geralmente têm três pernas. A mesa é estável, atraente na aparência e fácil de usar.
  • A opção clássica é uma mesa com quatro pés. Praticidade, comodidade, aparência atraente - não é à toa que esses modelos são encontrados à venda com mais frequência do que outros.

    Uma mesa feita de materiais escuros parece sólida, mas em salas pequenas pode parecer excessivamente volumosa.

    A mesa de luz parece harmoniosa em qualquer interior, é preferível para pequenas cozinhas.

    Se o estilo do interior sugere clássicos luxuosos, a presença de itens de interior antigos, a melhor escolha é um modelo de madeira feito de carvalho pantanoso.

    Como regra, o modelo combina com o esquema de cores geral da cozinha, ou eles optam por tons mais escuros da mesa e cadeiras. Neste caso, estes últimos passam a ser os destaques da cozinha, formando combinações contrastantes com as restantes tonalidades.

    A opção com uma impressão fotográfica brilhante geralmente é recomendada para ser colocada em um interior mais descontraído, já que a impressão se tornará o destaque do interior.

    Deve ser combinado com o esquema de cores da cozinha. O mesmo padrão fica bem na bancada e no backsplash da cozinha.

    • As mesas brancas ajudam a adicionar leveza e leveza ao espaço.
    • Os modelos com bancadas pretas parecem elegantes e incomuns, mas são adequados para quartos espaçosos e bem iluminados.
    • O amarelo, dizem os psicólogos, melhora o humor e o apetite. Mas um tom muito brilhante vai cansar, então a preferência deve ser dada aos modelos de tons dourados ou ocre.
    • A mesa verde também está associada à vitalidade, vitalidade. Dependendo do design, será adequado para um interior clássico e moderno, no estilo Art Nouveau.
    • O marrom é considerado neutro, mas na sala de jantar é melhor combiná-lo com tons de branco ou pastel.
    • Uma tonalidade rosa irá adicionar harmonia, luz e leveza ao ambiente. Mas com a condição de que sejam cores suaves. Esses móveis parecem especialmente atraentes em interiores de Provença, Art Nouveau e escandinavos.
    • A cor azul do tampo da mesa acalma e relaxa. Adequado para cozinhas marítimas temáticas e interiores mediterrâneos. Combina especialmente com tons de branco, bege, tons pastéis e detalhes em vermelho.

    Para interiores calmos, modernos ou clássicos, escolha uma mesa no mesmo estilo. Via de regra, são modelos caros e espetaculares que chamam a atenção, ou produtos lacônicos e fáceis de terminar. No primeiro caso, a presença de pernas esculpidas, incrustações, inserções de vitral é permitida.

    As opções mais modestas são geralmente superfícies laqueadas e cores nobres, mas suaves. Qualquer forma e tamanho, altura padrão - 70-80 cm.

    Para interiores vanguardistas ou modernos, escolha mesas com superfícies cromadas ou brilhantes, pernas curvas, formas incomuns e cores vibrantes. Materiais - plástico, metal, madeira. Apesar da possível pretensão de tais modelos, as tabelas diferem na funcionalidade.

    O estilo provençal é caracterizado por uma combinação de simplicidade deliberada e até grosseria com graça. Os formulários são geralmente simples. Rachaduras, superfícies envelhecidas tornam-se o “destaque”.

    Como regra, as mesas ovais e redondas são mais maciças em pernas estáveis, e os modelos redondos têm designs pequenos e graciosos.

    Uma mesa de cozinha em estilo escandinavo é tons frios (por exemplo, madeira branqueada), funcionalidade, dimensões, estabilidade. Eles não têm acessórios ou detalhes perturbadores. As formas mais adequadas são retângulo, quadrado ou modelo em forma de U.

    Critérios de escolha

    Ao escolher uma mesa, deve-se levar em consideração as dimensões da cozinha e a quantidade de pessoas sentadas nela.Se você tem uma família pequena, não faz sentido comprar uma mesa volumosa - ela será desconfortável. E caso venham convidados com frequência, faz sentido considerar a opção de comprar um análogo dobrável ou corrediço.

    Para uma pequena cozinha, você pode escolher uma mesa dobrável ou transformadora. Uma mesa de vidro ou plástico transparente também é adequada para um apartamento pequeno. Será espaçoso, mas visualmente não vai bagunçar a cozinha.

    Para uma cozinha ou sala de jantar espaçosa, você pode escolher quase qualquer tipo de mesa. Não dê preferência a um modelo muito pequeno - ele simplesmente se perderá no espaço.

    Se falamos de países fabricantes, então as empresas italianas fazem móveis de alta qualidade. Além disso, podem ser opções de design caras e bastante acessíveis.

    polonês as empresas produzem tabelas de acordo com os padrões europeus, levam em consideração as tendências da moda, mas ao mesmo tempo não inflacionam os preços. Graças a isso, as mesas da Polônia agradam com qualidade, aparência elegante e valor agradável.

    Os modelos da Alemanha são resistência, durabilidade e consideração em cada detalhe. Naturalmente, alta qualidade e funcionalidade não podem vir a um custo baixo.

    Mesas chinesas e domésticas hoje eles podem competir com as marcas europeias. No entanto, desde que o custo da mesa não seja ridiculamente baixo. Você não pode obter um item de qualidade por um preço excessivamente baixo.

    Belos exemplos

    Para uma grande cozinha de design clássico, a opção com bancada em pedra, feita de acordo com o princípio de uma bancada de bar, revelou-se ideal. Materiais caros e um formato incomum de bancada chamam a atenção e trazem um toque de originalidade a este interior sólido.

    Uma cozinha moderna e luminosa, cujas cores principais são o verde claro e o branco. Repare que a mesa neste interior é branca e as cadeiras são verdes claras, mas, apesar disso, constituem uma única composição.

    O modelo original, que é o centro deste interior. O tampo da mesa feito de tábuas desmontadas enfatiza o estilo ecológico e as pernas brancas como a neve são combinadas com móveis e paredes. É graças a eles que mesmo uma mesa tão grande não parece pesada e volumosa.

    Uma ilustração perfeita do layout da mesa em uma pequena cozinha em um interior moderno. A forma oval e o tampo de vidro expandem visualmente o espaço, e a rica cor verde das cadeiras é "amigável" com o padrão no tampo da mesa. Refrescante e elegante.

    Mesmo uma pequena área pode ser transformada em um canto aconchegante e funcional. Uma pequena mesa redonda e um banco de canto ao longo das paredes lembram bonitas varandas em algum lugar da França. O efeito é reforçado por superfícies de madeira natural e estampas têxteis listradas.

    Como escolher uma mesa de cozinha, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa