Mesas

Mesas redondas para a cozinha: tipos, tamanhos e exemplos no interior

Mesas redondas para a cozinha: tipos, tamanhos e exemplos no interior
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Materiais (editar)
  4. Visualizações
  5. Dimensões (editar)
  6. Solução de cor
  7. Como escolher?
  8. Onde colocar?
  9. Exemplos interessantes

Há muitos anos que as mesas redondas para a cozinha não perdem a sua popularidade. Sua relevância é explicada pela perfeição da forma, facilidade de uso e harmonia da aparência.

Peculiaridades

Escolher móveis para a cozinha é uma tarefa bastante difícil e requer uma seleção cuidadosa do formato da mesa de acordo com o design da sala. Modelos redondos em tais casos são uma opção absolutamente segura, pois se adequam a todos os estilos de interiores, sem exceção.

Só será necessário escolher o material de fabricação e a presença de certos elementos de design inerentes a esta direção.

Por exemplo, para o clássico ou retro, serão as pernas de madeira entalhada, para o moderno e o minimalismo - formas estritamente lacônicas feitas em vidro, pedra e metal. E para alta tecnologia progressiva - modelos de cores brilhantes e contrastantes com superfícies brilhantes.

Uma característica distintiva das mesas redondas é a possibilidade de instalá-las em uma sala de qualquer tamanho, com exceção de cozinhas muito pequenas.

E se em uma espaçosa sala de jantar será uma grande mesa, então em uma pequena sala haverá um modelo pequeno e arrumado com tampo de mesa transparente e pernas cromadas.

Vantagens e desvantagens

As mesas redondas para cozinhas estão na moda há muito tempo e, a julgar pelas últimas tendências da moda para cozinha, o interesse de designers e consumidores por elas só está crescendo. Isso se deve a uma série de características importantes e vantagens indiscutíveis desse móvel aparentemente despretensioso.

  • A forma redonda do tampo da mesa cria uma atmosfera especial de conforto e confiança - Não é à toa que negociações importantes acontecem sempre em mesa redonda. Colocar as pessoas sentadas frente a frente coloca todos nas mesmas condições e promove maior abertura e comunicação. O mesmo se aplica à mesa principal: todos os membros da família podem se ver e ouvir bem e estar em contato próximo.
  • Devido à falta de cantos, as mesas redondas são absolutamente seguras, o que é especialmente importante para famílias com crianças pequenas.
  • Muitos padrões redondos têm um design dobrável que permite, se necessário, criar uma mesa festiva completa e sentar todos os convidados nela.
  • Formas redondas ajudam a diluir o ambiente em salas com vários ângulos, bordas, linhas claras e torná-lo mais harmonioso.
  • Modelos redondos promovem o uso sustentável formas não padronizadas de quartos e elementos internos incompatíveis para "reconciliar" uns com os outros. A título de exemplo, podemos considerar as cozinhas de formato trapezoidal e outras formas irregulares, nas quais as mesas redondas parecem muito harmoniosas.

Não há tantas desvantagens nas mesas redondas da cozinha. Isso inclui alguns instabilidade modelos de uma perna, especialmente no caso de um diâmetro muito pequeno da plataforma de suporte, bem como a incapacidade de instalar a mesa perto da parede e acoplamento de dois modelos separados para receber um grande número de convidados.

Além disso, o tampo grande da mesa às vezes não permite alcançar os pratos do centro da mesa, por isso é aconselhável levar este momento em consideração ao servir.

Materiais (editar)

Para a fabricação de mesas redondas de cozinha, materiais como madeira, aglomerado, MDF, vidro, metal, pedra natural e artificial, compostos poliméricos.

Madeira

As mesas redondas são feitas de madeira maciça: freixo, carvalho, wengué ou faia. Modelos de madeira se encaixam perfeitamente em interiores clássicos e provençais, bem como em eco, etno e country. As vantagens dos produtos de madeira são a sua aparência sólida e rica, a compatibilidade absoluta do material com o meio ambiente e uma longa vida útil. As desvantagens incluem muito peso e alto custo.

Além disso, os modelos de madeira não devem ser colocados perto de chamas e aparelhos de aquecimento. Caso contrário, a madeira pode pegar fogo ou começar a secar.

Também é necessário controlar a umidade do ambiente. E embora os modelos de madeira sejam, na maioria dos casos, cobertos com compostos resistentes à umidade, umidade muito alta é prejudicial à madeira.

Copo

Os modelos de vidro representam o maior grupo de mesas redondas para cozinha e são muito procurados pelos consumidores. Este material é a melhor opção para as mesas de cozinha: não absorve os odores dos alimentos e é muito resistente à umidade e altas temperaturas. Além disso, os modelos de vidro parecem muito elegantes e esteticamente agradáveis.

O vidro para bancadas é frequentemente pintado em cores diferentes, fotocópia ou jato de areia. Isso contribui para uma grande variedade de sortimento, portanto, escolher o modelo certo para a cor e o design de interiores não é difícil.

Outra vantagem das mesas de vidro é a sua leveza e transparência: os produtos não desorganizam o espaço e têm um aspecto estético muito agradável.

No entanto, junto com as vantagens óbvias, as bancadas de vidro ainda têm desvantagens. Esses incluem a necessidade de cuidado cuidadosocausado pelo facto de as impressões de dedos gordurosos e vestígios de pratos no vidro serem claramente visíveis. Além disso, os produtos de vidro têm uma grande peso e pode ser danificado se manuseado sem cuidado. E embora apenas vidro temperado espesso seja usado para a fabricação de mesas, não importa sulcos, lascas, goivas e arranhões são muito comuns.

Aglomerado

Este material é feito de cavacos de madeira por prensagem a quente, após o que é laminado. Componentes não minerais e aditivos sintéticos atuam como aglutinantes.

As mesas de aglomerado são a opção mais económica para móveis de cozinha e, quando criam condições ideais de temperatura e humidade na divisão, podem durar bastante tempo.

A vantagem das mesas de aglomerado é uma grande variedade de cores e texturas com imitação do padrão de fibras de madeira de espécies nobres. As desvantagens incluem a baixa resistência ao desgaste da camada decorativa, o medo de alta umidade, a liberação de vapores de formaldeído e o rápido afrouxamento de fixadores e acessórios na estrutura solta do material.

MDF

Traduzido do inglês (Medium Density Fibreboard), MDF significa placa de fibra semidura, que é feita por prensagem a seco de resíduos de madeira (aparas) sob a influência de alta pressão e temperatura. A produção de MDF é realizada com resinas de ureia modificadas com melamina. Como resultado, é possível obter baixas emissões de formaldeído, comparáveis ​​às da madeira natural.

Esses modelos são muito superiores aos produtos de aglomerado laminado em termos de resistência e durabilidade e, em termos de características de desempenho, podem ser comparados às mesas de madeira.

Uma pedra natural

As mesas feitas com este material são muito bonitas e originais, porém são bastante pesadas. A pedra é muito sensível a ácidos e alguns tipos de minerais, por exemplo, mármore, são capazes de absorver graxa e sujeira em sua superfície. As vantagens das mesas feitas de pedra natural são a alta resistência ao desgaste, longa vida útil e resistência à alta umidade. As desvantagens, além do peso, são a superfície fria e o alto custo dos modelos.

Diamante falso

Em termos de propriedades decorativas, este material não é muito inferior à pedra natural. Os produtos feitos a partir dele se diferenciam pelo baixo custo, praticidade e confiabilidade do design. Não houve desvantagens específicas no material artificial e os consumidores na maioria dos casos estão bastante satisfeitos com a escolha feita.

Única ressalva: nessas bancadas, não é recomendável cortar os alimentos sem o uso de uma tábua, além de colocar panelas e frigideiras quentes sobre elas.

Verzalit

Exteriormente, este material não se distingue muito do aglomerado, é feito de farinha de madeira comprimida de espécies caras com o uso de resinas poliméricas. A composição do material inclui aditivos especiais que aproximam seu desempenho de uma pedra artificial. As mesas Wersalite são absolutamente imunes aos raios ultravioleta, alta umidade e estresse mecânico.

Com os devidos cuidados e ótimas condições de ambiente, tal mesa pode durar mais de 15 anos.

Metal

As bancadas de metal não são tão comuns no mercado e são adquiridas de artesãos particulares amantes de alta tecnologia, metálicos e outros estilos extravagantes... Em outros interiores, esses modelos parecem, para dizer o mínimo, inadequados, por isso não são populares entre os amantes de cozinhas tradicionais. As vantagens das bancadas de metal são uma longa vida útil e alta resistência ao desgaste., e as desvantagens incluem muito peso e uma sensação de desconforto devido a uma superfície muito fria ou aquecida pelo calor.

Plástico

Os modelos de polímero parecem um pouco rústicos e são mais frequentemente comprados como mesas de cozinha para chalés de verão. As vantagens dos produtos plásticos são o baixo custo e a ampla gama de cores. As desvantagens incluem o aparecimento rápido de arranhões durante o trabalho descuidado com uma faca e a necessidade de usar montanhas-russas quentes.

Além disso, as cores brilhantes desbotam com o tempo e a mesa fica desbotada e feia.

Visualizações

As mesas redondas da cozinha são classificadas de acordo com dois critérios: número de suportes e tipo de construção.

De acordo com o primeiro critério, os modelos de uma, três e quatro pernas são diferenciados. Uma mesa de cozinha de 4 pernas é padrão para a área de jantar. As vantagens de tais modelos são sua estabilidade e longa vida útil. Eles se encaixam perfeitamente em qualquer decoração e estão disponíveis no mercado em uma ampla variedade de materiais e designs.

Portanto, para um estilo clássico, uma mesa redonda de madeira natural com 4 pés entalhados, que podem ser retos ou curvos, seria a opção ideal. Já um modelo de vidro ou pedra com pernas retas de cromo é perfeito para um interior moderno.

As mesas de três pernas não são menos populares. Eles também são bastante estáveis ​​e são mais adequados para estilos modernos.

No entanto, os mais convenientes para uso são os espécimes de uma perna, que podem ser localizados atrás de qualquer um dos lados.

Os modelos sobre uma perna podem ser feitos de vários materiais, o que permite escolhê-los para qualquer interior. A perna da mesa está firmemente presa ao tampo da mesa e tem uma plataforma redonda ou quadrada estável que atua como contrapeso e segura bem a mesa.

O próximo critério de classificação é o tipo de construção. Com base nisso, as tabelas são subdivididas em deslizante e estático. Os primeiros incluem 3 elementos, um dos quais está localizado sob o tampo da mesa. Para desdobrar a mesa, duas metades semicirculares são afastadas para os lados até que parem e um terceiro elemento é colocado entre elas.

As mesas não desmontáveis ​​têm tampo de uma peça e não podem ser desdobradas.

Dimensões (editar)

As mesas redondas para a cozinha estão disponíveis numa grande variedade de tamanhos, o que permite a sua instalação em cozinhas grandes e pequenas. Os mais populares são os modelos com um diâmetro de bancada de 80 cm, permitindo a uma família de 4 pessoas instalar-se confortavelmente. Para cozinhas pequenas, existem modelos em miniatura medindo 60-70 cm, concebidos para uma ou duas pessoas.

As mesas com um diâmetro de 90 a 100 cm podem acomodar facilmente cinco itens de 120 centímetros - seis, e amostras com um tamanho de bancada de 130 cm - oito pessoas. Se necessita de sentar livremente 9 a 10 pessoas, então não pode prescindir de um modelo com 150 cm de diâmetro.

No entanto, os pratos em uma bancada tão grande devem ser colocados o mais próximo possível dos comedores, pois será muito inconveniente chegar ao centro da mesa.

Solução de cor

As mesas redondas estão disponíveis em uma variedade de cores e tons, e a escolha da certa depende inteiramente do interior da sala e das preferências pessoais do proprietário. Então, para art déco, uma mesa leitosa ou branca é adequada, para um interior inglês - um modelo em tons escuros, e para country ou provençal - um produto em tons de amarelo claro ou marrom claro de madeira natural.

O minimalismo ficará perfeitamente decorado com opções em preto ou branco, assim como modelos metálicos. Se a sala for decorada com cores brilhantes, por exemplo, em branco e laranja, então a mesa deve ser selecionada em uma dessas cores.

Em interiores modernos, você pode usar a técnica de contraste e comprar uma mesa clara para um conjunto de cozinha escuro. Em geral, sem referência à cor do interior, você só pode comprar uma mesa feita de madeira natural cara. Esses modelos têm uma tonalidade natural e são adequados para quase todos os estilos. É aconselhável selecionar todos os demais produtos com muito cuidado, levando em consideração a cor dos ladrilhos, do piso e de outras peças do mobiliário.

Como escolher?

Ao escolher uma mesa redonda, você precisa se orientar pelo tamanho da cozinha. Se a sua área ultrapassar os 9 metros quadrados e a própria sala tiver uma forma quadrada, então um modelo com uma mesa redonda pode ser levado sem hesitação, enquanto para os proprietários de cozinhas em miniatura tal compra pode tornar-se uma decepção. Isso é especialmente verdadeiro para espaços estreitos, típicos da maior parte do "Khrushchev".

Nessas salas, apenas modelos retangulares devem ser adquiridos, já que mesas com tampo redondo vão esconder um espaço já pequeno.

O mesmo se aplica à escolha de modelos deslizantes. Antes de comprar, você precisa medir a sala e relacioná-la com as dimensões da mesa desdobrada. Se não houver 80 cm de espaço livre ao redor do tampo da mesa, a compra de um modelo redondo será impraticável, pois os convidados não poderão sentar-se à vontade ao redor da mesa.

Onde colocar?

Ao escolher um lugar para uma mesa várias regras simples devem ser seguidas.

  • Não o coloque perto da área de trabalho, bem como perto de aquecedores e na janela. Isso se deve ao fato de que a pessoa sentada ao lado sentirá desconforto.
  • Coloque a mesa ao lado do sofá - também não é uma boa ideia. A distância do banquinho ao tampo da mesa deve ser de pelo menos 25-30 cm, e à parede ou demais móveis - de pelo menos 50-60 cm. Assim, a área livre ao redor da mesa deve ser de 80 a 90 cm por todos os lados. Caso contrário, será desconfortável sentar-se atrás dele.
  • Ao contrário das mesas retangulares, os modelos com bordas arredondadas não são colocados em um canto, e o melhor lugar para eles é no centro da cozinha. Portanto, os proprietários de quartos pequenos não devem comprar um modelo redondo e espremê-lo em qualquer espaço disponível, uma vez que com tal arranjo se perde a própria essência e propósito da mesa redonda.

Exemplos interessantes

A mesa redonda é capaz de adicionar variedade até mesmo ao cômodo mais simples e torná-lo aconchegante e confortável.

Mesa clássica feita de madeira natural parece muito nobre.

Combinação de vidro e metal cromado esteticamente agradável e moderno.

Bancada de pedra natural no interior da cozinha.

Mesa de plástico com cadeiras - solução elegante por uma pequena quantidade.

Mesa branca chique - solução perfeita para uma cozinha espaçosa.

Mesa de metal fundido criada para verdadeiros conhecedores de estilos extravagantes.

Para uma visão geral da mesa compacta original para sua cozinha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa