Mesas

Cadeiras e mesas para a cozinha: tipos e escolhas

Cadeiras e mesas para a cozinha: tipos e escolhas
Contente
  1. Características dos grupos de jantar
  2. Tipos de designs e tamanhos
  3. Proporção da altura da mesa para a cadeira
  4. Materiais de manufatura
  5. Design e cores
  6. Principais fabricantes
  7. Como escolher?
  8. Localização
  9. Exemplos de sucesso no interior

Mesmo uma pequena cozinha é difícil de imaginar sem uma mesa de jantar e cadeiras. Vamos descobrir o que podem ser, como escolher a opção certa e organizá-la de forma mais eficaz na cozinha.

Características dos grupos de jantar

Entende-se por grupo de jantar o conjunto de móveis necessários à alimentação. Em primeiro lugar, trata-se de uma mesa de jantar e cadeiras. As cadeiras podem ser substituídas por um banquinho, bancos, sofás de cozinha, pufes e assim por diante. Mas, em geral, é sempre uma mesa e algo em que você pode se sentar exatamente nesta mesa.

A mesa de jantar e as cadeiras podem ser adquiridas como um conjunto ou separadamente. Nesta última versão, nada há de censurável, o principal é escolher os itens do grupo de jantar da forma mais harmoniosa possível. Além disso, as opções de design moderno implicam a utilização de mesa e cadeiras não incluídas, apoiando a ideia de combinar diferentes materiais. O conjunto de jantar pronto permanece um clássico.

Na hora de escolher, deve-se levar em consideração o tamanho da cozinha e a quantidade de pessoas sentadas à mesa. Acredita-se que sejam necessários 60 cm por pessoa para um local confortável.

Tipos de designs e tamanhos

As mesas redondas ou retangulares são consideradas tradicionais. Eles são espaçosos e versáteis. Em salas grandes, a mesa pode ser colocada no centro, em cozinhas mais compactas pode ser movida para uma parede ou em um canto. Dependendo do design, "quadrados" e "retângulos" se encaixarão em um design de sala diferente.

O modelo redondo está associado ao aconchego e ao calor do lar. Outra característica dessa mesa é que ela é espaçosa. O mesmo número de pessoas se senta em uma mesa redonda e em uma mesa retangular (quadrada) do mesmo tamanho. Porém, a versão redonda não deve ser muito grande, para que o diâmetro não ultrapasse 100 cm, caso contrário, será desconfortável para quem está sentado à mesa, e os pratos colocados no centro da mesa terão que esticar. Como regra, as mesas redondas são projetadas para um máximo de 8 pessoas.

Uma mesa redonda, especialmente uma em uma perna, expande visualmente o espaço. Porém, não adiantará movê-lo para a parede, ou usar a "zona morta" no canto, empurrando móveis para lá. A vantagem dos modelos redondos é a ausência de cantos, o que é importante para famílias com crianças pequenas.

A versão semicircular combina as vantagens dos modelos redondo e retangular. Ele combina uma forma aerodinâmica e a ausência de cantos agudos, e também pode ser puxado para perto da parede. Quando vista de cima, essa mesa tem a forma de um semicírculo.

A mesa oval também é um clássico. Parece elegante e respeitável.

A vantagem é a ausência de cantos, a capacidade de colocá-lo no centro e ao longo da parede da sala.

As mesas de canto são projetadas para cozinhas pequenas e famílias pequenas. Eles estão localizados no canto da cozinha, e o formato da bancada lembra um triângulo. Esta mesa pode acomodar no máximo 2 a 3 pessoas. É importante notar o inconveniente associado ao fato de as pessoas à mesa serem obrigadas a olhar para a parede.

Para salas pequenas, os fabricantes oferecem uma variedade de opções para transformar as mesas. Um deles é um livro de mesa dobrável. O tampo da mesa pode ser dobrado como um livro e, se necessário, as partes dobráveis ​​são levantadas e apoiadas nas pernas retráteis.

O interior da mesa pode conter prateleiras para guardar louças ou cadeiras dobráveis.

A mesa extensível tem um tampo que pode aumentar de diâmetro. Isso é possível devido ao fato de que a mesa pode ser afastada, após o que compartimentos adicionais deslizam para fora. Via de regra, o tamanho deste último é de 40 a 70 cm, a quantidade é de 1-4.

A mesa lateral é uma versão retangular, embutida na parede e alongada ao longo dela. É de tamanho pequeno e quem está sentado costuma olhar para a parede. Para salas pequenas, você pode organizar uma mesa como um balcão de bar. Com um lado apoia-se na parede e a outra parte no suporte.

Essa tabela também pode servir para o zoneamento da sala.

O modelo mais compacto, talvez, possa ser considerado uma mesa dobrável contra a parede, organizada de acordo com o princípio das mesas nos trens. Quando não for necessária, a mesa é baixada para o lado da parede. Antes da refeição - levanta-se e põe-se na posição desejada.

Dos tipos e designs de mesas, vamos passar para uma visão geral das variedades de cadeiras. Um banquinho é considerado compacto e democrático. É um pequeno banco ou pedestal sobre suportes de madeira ou metal e um assento. Existem modelos totalmente de plástico. A vantagem do banquinho é sua ergonomia, baixo peso, a capacidade de deslizar completamente por baixo da mesa e, às vezes, dobrar os bancos uns sobre os outros.

Porém, como este tipo de móvel não possui encosto, será inconveniente sentar-se nele por muito tempo.

Uma opção mais popular são as cadeiras clássicas de encosto. Eles parecem nobres e fáceis de usar. A altura do encosto pode ser de 36 a 81 cm. A desvantagem das cadeiras para uma pequena cozinha é que precisam de espaço livre, não podendo ser empurradas para baixo da mesa. No entanto, os fabricantes modernos também estão resolvendo esse problema - surgiram à venda cadeiras dobráveis ​​com encosto. Se não houver espaço na cozinha, eles podem ser dobrados e retirados, por exemplo, em um armário em outra sala, em uma loggia.

Os materiais das cadeiras são plástico, metal, madeira, o que explica a ampla gama de preços dos produtos.

Se houver um balcão de bar como mesa na cozinha (ou desempenha uma função independente), então, bancos de bar especiais são necessários para isso. Sua característica distintiva é uma altura maior do que a dos modelos clássicos. Os bancos de bar têm um aspecto elegante, confortável e prático. Recomenda-se escolher modelos com encosto, melhor ainda - meia-cadeiras de bar. Eles têm um encosto mais alto para uma operação confortável.

Desvantagens - peso pesado, fragilidade, se estamos falando de modelos com assento de plástico.

Em vez de cadeiras e um banquinho, você pode optar por um pequeno sofá de cozinha. O tamanho padrão é de 80 cm de comprimento e 40 cm de largura. No entanto, variações são possíveis. Para um uso confortável, escolha modelos sem braços. Ou com um apoio de braço, se este lado do sofá se mover para a parede. Os modelos modernos possuem gavetas internas nas quais você pode guardar os têxteis de cozinha e pratos.

O tamanho da mesa da cozinha é determinado pelo número de pessoas sentadas nela. A largura mínima da mesa exigida para uma pessoa é de 60 cm. A largura padrão é de 60-80 cm. Na mesa, que tem cerca de 100 cm de largura, é desconfortável sentar-se, e você terá que estender a mão para pegar a louça no centro da mesa.

A altura padrão da mesa é considerada 75-80 cm, mas este é um cálculo para uma pessoa de até 170 cm de altura. Se uma pessoa for muito mais baixa ou mais alta, então a altura do móvel para uso confortável também deve mudar.

Proporção da altura da mesa para a cadeira

Ao escolher cadeiras, considere o tamanho da mesa. Usualmente, na hora de comprar conjuntos prontos, não há necessidade de medir a altura do móvel, pois todos os elementos do conjunto de jantar correspondem uns aos outros.

Com uma mesa com altura de 72-78 cm, a altura da cadeira deve ser de pelo menos 42-48 cm do chão. As dimensões do assento são de pelo menos 36 cm. Deve haver um espaço de pelo menos 52 cm entre as pernas, caso contrário, será desconfortável para a pessoa sentada colocar os pés.

Você não pode colocar as cadeiras na mesa bem juntas. Deve haver pelo menos 40-50 cm entre eles e ao redor da mesa com pessoas sentadas - pelo menos 70-100 cm de espaço livre.

Para maior facilidade de uso, muitos fabricantes dão ao encosto da cadeira uma ligeira curvatura. Esses produtos também têm seus próprios padrões. Assim, com uma altura do encosto de até 32 cm, é permitido um raio de curvatura do encosto de até 22 cm. Com uma altura do encosto superior a 32 cm, esse raio pode chegar a 45 cm.

O balcão do bar pode ter uma altura de 86 a 130 cm. Como é o caso da mesa de jantar e das cadeiras, a altura destas últimas deve ser 30 cm menor que a altura da mesa.

Os bancos de bar padrão têm 75-85 cm de altura, mas outras opções também são possíveis aqui.

Materiais de manufatura

Considere as opções mais populares de materiais para fazer mesas de cozinha.

Madeira natural (madeira maciça)

Uma mesa de madeira é sempre nobre, respeitável e elegante. Esses produtos podem ser feitos de espécies de madeira dura (carvalho, freixo, olmo, larício) ou macia (pinho, salgueiro, amieiro, bétula). Os primeiros se diferenciam pela maior densidade, resistência e durabilidade e, portanto, apresentam maior custo.

Qualquer forma uma mesa de madeira natural é uma compra por muitos anos, mas o produto precisa de restauração periodicamenteatualizando a camada de verniz. Não devemos esquecer que a madeira é um material altamente inflamável, não deve ser exposta a uma exposição prolongada à umidade, a altas temperaturas.

Postforming

Essa variedade não é o nome de um material específico. Envolve a utilização de aglomerado, aglomerado ou MDF para o fabrico de mesas. Resumindo, são lascas e fibras de madeira que são prensadas, adquirindo a forma desejada. As bancadas desses produtos podem ser de plástico ou revestidas com verniz que imita uma superfície amadeirada. Esses produtos ganharam popularidade devido à variedade de modelos, baixo peso e acessibilidade.

No entanto, em termos de aparência, resistência e durabilidade, essas mesas são visivelmente inferiores às suas contrapartes de madeira.

Copo

Material moderno. Deve-se notar que o vidro temperado especial é usado para a produção de bancadas. Ele não tem medo de golpes e outros danos mecânicos e, mesmo que esse produto se quebre, ele não voará em centenas de pequenos fragmentos.

As mesas de vidro têm um aspecto elegante e original e, mesmo com tamanhos grandes, não desorganizam o espaço.

Plástico

Material barato, acessível e fácil de limpar. Os produtos de plástico podem ter vários formatos e tamanhos. Na maioria das vezes, as cadeiras são feitas de plástico e sua única desvantagem são as restrições de peso. No entanto, os fabricantes modernos tendem a nivelá-lo usando um suporte mais durável, por exemplo, uma estrutura de metal.

Os modelos de plástico podem ser pintados não apenas nas cores mais incríveis e suas combinações, mas também têm uma superfície transparente.

Tal como as mesas de vidro, estes modelos de cadeiras permitem-lhe descarregar e expandir visualmente a cozinha.

Pedra

As bancadas de pedra são combinadas com suportes de metal ou madeira. Utiliza-se apenas pedra artificial, pois não possui fundo radioativo, é menos porosa que sua análoga natural, tem menor peso e custo.

Hoje, os móveis de cozinha costumam ser combinados, ou seja, feitos de vários materiais ao mesmo tempo. Combinações populares incluem metal com plástico, vidro, madeira, madeira com vidro. Cadeiras, banquetas e sofás geralmente têm estofamento macio, a parte superior do qual é tecido, couro sintético, couro.

Sem dúvida o material mais respeitável e durável para estofamento será couro genuíno... No entanto, devido ao seu alto custo, pode-se considerar análogos mais acessíveis - couro ecológico ou couro sintético. A primeira opção é preferível porque tem mais semelhança com o couro natural e tem uma vida útil mais longa.

Couro sintético é uma opção menos durável, totalmente inadequada para poltronas - a pessoa sentada vai suar.

Outra opção de material para móveis de grupos de jantar é o rattan. Este é um material ecologicamente correto, semelhante em suas propriedades e aparência aos galhos finos, trepadeiras. Móveis de vime se encaixam harmoniosamente no design de uma varanda campestre, assim como em uma cozinha no estilo de um rancho provençal. A vantagem do mobiliário é elegância, leveza e respeito pelo ambiente.

As cadeiras mais duráveis ​​são baseadas em uma estrutura de metal. No entanto, o custo de tais produtos não pode ser baixo. Já que o metal é uma opção dura e fria, um assento mais macio, estofamento, é imperativo.

Design e cores

O design do grupo de jantar é determinado pelo estilo do interior da cozinha ou da sala de jantar. Uma mesa oval ou retangular de madeira é considerada um clássico. Formas geométricas simples devem estar presentes, decoração nas pernas dos móveis, costas das cadeiras é necessária. Aceitável - pernas forjadas de mesas e cadeiras, elementos nas costas.

Para interiores rústicos em estilo country, uma pequena mesa de madeira em forma de círculo ou quadrado é ideal. Deve ser complementado com cadeiras estofadas em tecido ou um pequeno sofá.

Tecidos naturais, motivos florais e pratos de cerâmica vão ajudar a finalmente "recolher" a imagem da cozinha.

Modelos de plástico brilhante são um sinal de estilos modernos e artísticos. Eles podem se tornar um acento da cozinha e combinar harmoniosamente com paredes claras e um conjunto.

Naturalidade e funcionalidade são características do estilo escandinavo. A melhor solução é uma mesa simples de madeira com formato retangular, redondo ou oval sobre pernas não decoradas. A cor típica é o branco, cores pastel.

Os interiores minimalistas e de alta tecnologia podem ser montados em uma mesa transparente e cadeiras de plástico ou metal. Como opção para essa cozinha - uma mesa ao longo da parede ou um balcão de bar.

O balcão do bar também é uma ótima opção para cozinhas em estilo loft.

Se quiser transmitir um sabor oriental, preste atenção nas mesas baixas ovais e redondas feitas de madeira. Elementos esculpidos nas pernas são bem-vindos. Como um lugar para um assento - sofás de tecido, pufes, camas de cavalete.

Cadeiras e mesa monocromáticas ou brancas são adequadas para a maioria dos interiores. Você pode escolher uma mesa branca para tons suaves de luz. Cadeiras - para combinar com a mesa ou ligeiramente mais escuras / claras.

Um ponto importante - a diferença de tonalidade da mesa e das cadeiras não deve ter um "aumento" de mais de 2 tons.

Uma opção de design moderno é uma mesa com uma impressão de foto, combinada com um padrão de avental de cozinha. Uma mesa de plástico pode ser combinada com cadeiras do mesmo material, lisas ou coloridas. Ao escolher a última opção, certifique-se de que a cor das cadeiras esteja dentro da faixa de padrões no tampo da mesa e no avental do fone de ouvido.

Principais fabricantes

O ranking dos melhores fabricantes de móveis para sala de jantar costuma ser liderado por fabricantes italianos e alemães. Qualidade incomparável, materiais premium e designs contemporâneos são as marcas registradas de seus produtos. A propósito, sobre design - exatamente designers italianos ditar a moda dos móveis para todo o mundo. Naturalmente, esses produtos são muito caros.

Um pouco inferior a esses produtos Móveis bielorrussos para cozinha. Embora em design, esses fabricantes, é claro, ficam atrás de seus colegas italianos. A produção é baseada em grupos clássicos para um pequeno número de pessoas. Normalmente, é uma cadeira e 4 cadeiras. No entanto, dadas as dimensões dos apartamentos domésticos padrão, esta é uma opção muito conveniente. Opções semelhantes são produzidas por Rússia.

Entre os produtos da produção nacional, muitas opções valiosas também surgiram (Fábrica de móveis de Yaroslavl, empresa Gold de Krasnodar, marca "Bratsk" de outros).

China fornece principalmente conjuntos da série da classe econômica. Apesar disso, é importante entender que um preço suspeitamente baixo é um dos sinais de baixa qualidade. Você deve ter um cuidado especial ao comprar modelos de plástico.

Eles devem ser feitos de plástico de qualidade alimentar, livre de odores estranhos.

Como escolher?

Ao escolher, você deve se guiar pelas dimensões da sala, seu estilo. Para uma sala que é muito alongada, como um estojo de lápis, é recomendado selecionar um modelo quadrado que alise visualmente os cantos. Uma versão redonda ficará harmoniosa em uma cozinha quadrada. Se você tem uma família pequena, mas costuma ter convidados, faz sentido considerar uma opção dobrável ou deslizante. Ao comprar modelos deslizantes, você deve separá-los e verificar se a distância entre a mesa e a cadeira está dentro do normal.

Ao escolher bancos de bar, considere a altura do encosto. Muito baixo não apoiará as costas da pessoa sentada, mas, ao contrário, literalmente cravará na parte inferior das costas. Você não pode ficar sentado nessa cadeira por muito tempo. Uma semi-cadeira com encosto mais alto é preferível. Modelos com 4 pernas são considerados os mais confiáveis. Existem opções com duas e uma perna.

Se pretende adquirir um sofá para cozinha, deve ser dada preferência aos modelos com pernas. Será mais conveniente limpar o chão debaixo do sofá. Antes de comprar, você deve definitivamente se sentar em uma cadeira à mesa. Avalie se eles têm altura adequada, se é confortável sentar em cadeiras. Lembre-se de que pessoas mais velhas e crianças tendem a escorregar para fora dos belos modelos de plástico.

Localização

Existem 3 opções principais para a localização da zona de refeições na cozinha: ao longo da parede, no centro da divisão e junto à janela. Uma mesa de qualquer configuração pode ser colocada perto da janela; esse layout terá um sucesso especial se uma bela vista se abrir da janela. Se esta parte da parede não for larga, ou se houver uma porta de varanda, é muito mais racional colocar a mesa com a extremidade voltada para a janela. A opção de desenho é uma mesa de peitoril, quando o peitoril da janela é alongado e reforçado, transformando-o em tampo de mesa.

Para cozinhas pequenas, a disposição dos cantos da mesa é considerada a mais funcional.Se você deseja adicionar um ambiente aconchegante ao ambiente, escolha modelos de mesa redonda com um pequeno sofá.

Para uma cozinha pequena, você pode escolher a opção de um balcão de bar, e para que a parede ao longo da qual a mesa está localizada não pareça chata, pendure quadros nela. A vantagem de tal layout é a ergonomia, a capacidade de liberar a área pela janela. Porém, como já foi mencionado, muitas pessoas acham desconfortável “pousar” o olhar na parede.

Os tons claros ajudam a aumentar visualmente o espaço. Uma mesa com tampo de vidro, assim como contrapartes de plástico com superfície espelhada, friccionada para brilhar, também podem dar conta dessa tarefa.

Exemplos de sucesso no interior

Um design simples, moderno e muito funcional para uma pequena cozinha. Este grupo de jantar não é um conjunto, mas parece harmonioso. A mesa e as cadeiras são unidas por uma forma abstrata e material de fabricação. Quanto às cores, são um pouco diferentes - são 2 cores próximas e vários tons dentro da mesma cor. Fazer do grupo de jantar o centro da composição da cozinha permite a sua localização, bem como a iluminação pontual da mesa com abajures suspensos.

Se uma pequena mesa e cadeiras parecem ser algo chato, e o interior em si é feito em estilo moderno, de alta tecnologia ou loft, então você pode tentar combinar uma mesa quadrada tradicional com cadeiras diferentes. Eles diferem em tamanho, cor, material de fabricação. Alguma proximidade pode ser traçada apenas na semelhança das formas das cadeiras.

O design elegante da sala de jantar é melhor complementado pela mesa redonda branca como a neve. Cadeiras cinza claro ajudam a evitar a monotonia e a atmosfera hospitalar.

Refinado, respeitável, mas ao mesmo tempo descontraído interior com uma mesa retangular de vidro. Combina-se com poltronas, algumas estofadas em tecido cinza, outras em couro preto. Um tapete sob a mesa e uma luminária de aparência futurista em um cordão acima do grupo de jantar permitem que você adicione detalhes.

Interior clássico da sala de jantar com toques modernos e elegantes. A mesa e as cadeiras de madeira de design tradicional estão entrelaçadas com poltronas brancas modernas. A cor branca é "suportada" por estofamento de cadeiras, carpete. Uma rara cômoda torna o ambiente ainda mais sofisticado e eclético.

Uma variação de uma sala de jantar moderna e elegante em tons frios de cinza. A superfície espelhada da mesa de vidro ressoa com armários espelhados. A propósito, essa é uma ótima técnica que aumentará visualmente o espaço.

Um bom exemplo do fato de que o minimalismo pode ser brilhante e diversificado. O grupo de jantar consiste em uma mesa retangular incomum e cadeiras de couro preto e branco. Quadros nas paredes e luminárias suspensas são os responsáveis ​​pela cor desse interior.

A sala de jantar em estilo moderno exige soluções inusitadas, mas práticas. O grupo de jantar de uma mesa oval escura e cadeiras clássicas combinando se encaixa perfeitamente nesta sala espaçosa. O tom escuro da mobília da cozinha "apoia" o esquema de cores preto e branco do interior.

Um exemplo perfeito de uma combinação incrível de móveis de texturas diferentes dentro de um grupo de jantar. Uma mesa de madeira clássica no interior é responsável pela boa qualidade, harmonia, conforto. E cadeiras de plástico brancas com elementos de metal trazem leveza, acrescentam espaço. Eles também funcionam bem com acessórios turquesa.

Bancos lacônicos em vez de cadeiras não são apenas práticos, mas também muito modernos. O grupo de jantares tornou-se o destaque do interior. E o aspecto não convencional da cozinha moderna também foi transmitido pela combinação de bancos e cadeiras.

Grupo de jantar para jantar em estilo clássico. Elementos distintivos - madeira natural, formas lacônicas, muitos elementos decorativos em cadeiras, pernas de mesa. O interior é complementado por um tapete luxuoso e um lustre.

Outra versão dos clássicos, mas menos solene, com um toque de antiguidade. Se a sala de jantar anterior poderia pertencer a um nobre de alto escalão e estar localizada no castelo, então este exemplo é uma opção perfeitamente adequada para uma propriedade rural mais modesta. Em qualquer caso, ambas as opções parecem harmoniosamente na realidade moderna. Neste exemplo, todos os mesmos materiais de madeira natural, cadeiras requintadas, alguns ornamentos, formas decorativas.

Uma visão geral das mesas e cadeiras da cozinha Ikea no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa