Mesas de cozinha em madeira: vários modelos, conselhos sobre a seleção e cuidados
O coração da cozinha é a mesa de jantar. Apesar da variedade de modelos, o clássico em forma de mesa de madeira não abre mão de suas posições hoje.
Vantagens e desvantagens
Os móveis de madeira parecem impressionantes e respeitáveis. Graças ao padrão natural e à textura especial, as mesas de cozinha em madeira estão associadas ao conforto e ao calor do lar.
A mesa de madeira será adequada em todos os interiores - do clássico ao moderno. Você só precisa escolher o modelo certo. Ele não sairá de moda e sempre será um símbolo de luxo e respeitabilidade.
Distingue-se pela sua resistência e durabilidade e, se necessário, essa mesa pode ser restaurada, e mais de uma vez. A madeira é caracterizada pela resistência ao impacto e uma longa vida útil.
As desvantagens incluem a solidez e o peso pesado de tal mobília. Mesmo uma pequena mesa pesa muito. Não devemos esquecer que a madeira é um material inflamável. Você não pode colocar mais quente nele - um traço permanecerá.
Apesar de sua força, a superfície de tal mesa pode ser facilmente arranhada. Finalmente, os móveis de madeira requerem um manuseio cuidadoso e manutenção regular.
A naturalidade do material, a aparência nobre e a laboriosidade de fabricação - tudo isso explica o custo bastante elevado de uma mesa de madeira.
Tipos de estruturas
Para uma família pequena ou pequenas instalações, é conveniente usar uma mesa dobrável. Via de regra, montado é utilizado para as refeições diárias. E quando os convidados chegam e uma grande mesa é necessária, o mesmo produto é colocado. Sua principal vantagem é versatilidade, multifuncionalidade, praticidade.
Os principais requisitos para tal mesa são uma mesa sólida, pernas maciças que podem suportar cargas adicionais e um mecanismo de dobramento de metal.
Uma mesa dobrável deve ser diferenciada de uma mesa deslizante. O primeiro tem a forma de um livro, de acordo com esse princípio, geralmente são feitos produtos retangulares. Parte do tampo da mesa é abaixada, mas quando sobe, uma perna adicional se estende. Em uma mesa deslizante, apenas o tampo da mesa muda, ele se expande, aumentando de tamanho.
Entre as variedades podem ser distinguidas mesas práticas com gaveta ou enfeites. É conveniente guardar talheres e guardanapos na gaveta. No entanto, essa mesa é inconveniente de usar se você cobri-la com uma toalha de mesa. Este último terá que ser retirado de vez em quando.
Os produtos com estante são encostados à parede, são equipados com prateleiras ou com aparência de aparador. Eles também podem armazenar talheres, temperos, uma caixa de pão e até utensílios. Esses modelos são especialmente convenientes quando o espaço é limitado.
Que tipos de árvores são usados?
A mesa de jantar pode ser feita de madeira dura ou macia. Variedades duras são carvalho, faia, olmo, lariço, freixo da montanha, vidoeiro. As madeiras macias incluem madeira de coníferas, bem como amieiro e salgueiro. O método de processamento depende do valor da densidade da madeira. Por exemplo, produtos de madeira macia requerem mais camadas de verniz. Para os mais difíceis, 1-2 camadas são suficientes.
A cor e a textura da mesa também são influenciadas pelo tipo de madeira. Pinheiros, bétulas e macieiras têm uma sombra clara. Os conhecedores de tons de chocolate podem recomendar produtos feitos de carvalho, ameixa, teca, mogno.
Com a ajuda de tinta para madeira, verniz colorido e várias tecnologias, você pode alterar a tonalidade natural da madeira.
Entre os materiais mais comuns das mesas de madeira maciça, destacam-se os seguintes.
Carvalho
Um dos melhores materiais para a produção de mesa. Refere-se a madeira dura e, portanto, distingue-se pela sua resistência e durabilidade. O produto acabado é resistente à decomposição. A árvore pode ser manchada com água; ao usar a tinta, o carvalho adquire uma bela tonalidade que vai do marrom dourado ao quase preto.
O carvalho pantanoso parece especialmente atraente quando cortado radialmente, então os raios são formados na superfície, divergindo em diferentes direções. Como o carvalho é suscetível à influência negativa da umidade, a superfície da mesa é envernizada. Além de protegê-la, também realça o grão natural da madeira.
À parte, vale destacar o carvalho branqueado, que se parece com uma superfície envelhecida artificialmente.
Faia
Outro tipo de hard rock comparável em resistência ao carvalho. No entanto, ao contrário dela, a faia tem uma menor variedade de tonalidades, é mais propensa a apodrecer e, quando seca, deforma-se fortemente. Assim como o carvalho, fica bem impregnado de vernizes e manchas.
Cinza
Madeira dura, não menos durável que carvalho e faia. O freixo é mais claro que a faia, tem uma textura rica e variada, com uma tonalidade ligeiramente acinzentada.... As cinzas são densas e duráveis. No entanto, devido à sua baixa porosidade, as cinzas são mal impregnadas com verniz. Das vantagens - não deforma quando seca.
Porca
Caracteriza-se pela densidade, resistência e durabilidade, possui textura luxuosa e cor agradável. A noz é bem processada - impregnada, polida.
Pinho
Pertence às coníferas, macio, maleável. Essa mesa é muito popular devido ao seu baixo custo. Pode ser bem processado, mas se a mesa for feita de matéria-prima de baixa qualidade, a resina pode ser liberada.
Larício
Outro tipo de espécie conífera. Ao mesmo tempo, sua força não é inferior ao carvalho. É conveniente para processar, como todas as coníferas, é caracterizado por alto teor de resina e, portanto, não afetado por vermes de madeira.
O larício tende a secar, durante o qual rachaduras e deformações são inevitáveis.
Formas e tamanhos
A forma clássica de uma mesa de madeira é retangular. O produto pode ter cantos vivos ou arredondados. Além disso, os designers de hoje oferecem produtos em outras formas.
Entre eles está um modelo redondo que vai se encaixar harmoniosamente no clássico e uma série de interiores modernos (minimalismo, shabby chic, estilos rústicos). Uma vez que tais móveis não podem ser fixados na parede, é adequado para quartos de tamanho médio e quartos bastante espaçosos.
O tamanho ideal para um produto redondo é considerado um diâmetro de até 1,5 metros. Caso contrário, quem está sentado à mesa terá que pegar os talheres e pratos na mesa.
Se você gosta de formas arredondadas e esvoaçantes, mas uma mesa redonda é muito pequena ou leva muito tempo, considere comprar um modelo oval. Entre as vantagens está a possibilidade de fixação na parede (adequada até para quartos pequenos), para utilização numa família com filhos pequenos (a mesa não tem cantos). Além disso, dependendo do comprimento, essa mesa pode acomodar muitas pessoas que se sentirão confortáveis.
Outra opção para uma mesa com formas suaves é um semicírculo. Pode ser fixado à parede.
O modelo quadrado, dependendo do tamanho e localização, é adequado para salas grandes e pequenas. Neste último, pode-se escolher um produto medindo 90x90 cm. Para uma versão retangular, o tamanho 120x70 é considerado conveniente. Esses móveis são confortáveis para uma família de 4-5 pessoas.
Normalmente, as mesas em forma de círculo têm uma perna. Na maioria dos casos, é esculpido e decorado. Todas as outras variedades têm 1 a 4 pernas. Produtos massivos geralmente são adicionalmente suportados por balaústres.
Projeto
As mesas de madeira podem diferir não apenas nas características do mecanismo, forma, tamanho, mas também na tonalidade. Para interiores clássicos, escandinavos ou rústicos, você pode comprar uma mesa branca como a neve. Sem dúvida, ele se tornará o sotaque da sala, trazendo graça e nobreza para ele. No entanto, tais móveis exigirá manutenção cuidadosa, porque mesmo pequenas sujeira e arranhões serão especialmente perceptíveis nele.
A versão marrom da tonalidade amadeirada familiar pode ser considerada um clássico. Parece harmonioso em qualquer interior e vai bem com a maioria das cores.
A mesa na cor preta parece nobre e estilosa, principalmente quando se trata de modelos com superfície fosca.
Embora deva ser entendido que ele é bastante caprichoso em seus cuidados.
Como escolher?
Para uma sala pequena, escolha uma mesa quadrada ou retangular compacta. Não deve ter decoração, pernas enormes. Você também pode considerar a opção de um modelo dobrável. Quanto à cor, pode ser diferente. O principal é adequar-se ao interior e ao esquema de cores da divisão.
Recomendado de modo que uma distância de pelo menos 80 cm permaneça entre a parede e a mesa. E quando as pessoas estão sentadas à mesa, deve haver uma passagem de 80-100 cm ao redor delas, portanto, a questão da ergonomia deve ser um dos pontos-chave na hora de escolher os móveis.
O tamanho da mesa também depende do número de pessoas sentadas nela. Uma pessoa precisa de pelo menos 60 cm de comprimento e 40 cm de largura. A distância entre as cadeiras dos sentados deve ser de 30-50 cm Conhecendo esses requisitos, é fácil calcular as dimensões da mesa.
Como já mencionado, as mesas redondas e retangulares são adequadas para divisões espaçosas, quadradas e retangulares para pequenas habitações.
Se houver formas suaves no design da sala, então é melhor escolher móveis com contornos suaves e sem cantos.
Na hora de escolher o material para o produto, deve-se encontrar um equilíbrio entre a praticidade e o custo do produto. Os modelos feitos de madeira e faia são de alta qualidade, mas bastante caros. As opções premium incluem uma mesa mebrau. As opções democráticas incluem mesas em pinho e bétula.
Caro, mas durável e durável - a opção do lariço. Além disso, a madeira contém goma - um anti-séptico natural. Graças a isso, a madeira tem proteção adicional contra a decomposição e danos por microrganismos patogênicos.
Dicas de cuidados
Os vernizes são usados para proteger a árvore e prolongar a sua vida. Hoje, a melhor opção é considerada um verniz de impregnação à base de plantas naturais (cera de abelha, óleos vegetais naturais). Graças a isso, a mesa está protegida contra umidade, mofo e bolor.
O verniz de madeira para interiores deve ser preferível a um especial, que é aprovado para superfícies em contato com alimentos.
Se a tarefa é mudar a tonalidade do móvel, primeiro é coberto com esmalte colorido e depois com um verniz transparente.
Não corte sobre uma mesa de madeira, coloque panelas, frigideiras, etc. sobre ela. Se houver manchas, é importante tentar removê-las o mais rápido possível para evitar que sejam absorvidas pela madeira. Limpe a superfície com um pano macio e úmido e, em seguida, seque.
É inaceitável o uso de agentes de limpeza abrasivos, análogos que contenham cloro, solventes. É melhor usar água com sabão para a limpeza.
Apesar do uso cuidadoso, com o tempo, a mesa de madeira requer renovação periódica. Se a bancada escureceu ou absorveu umidade, este deve ser um motivo para substituir a camada de verniz.
O primeiro passo é remover o revestimento antigo com uma lixa de grão fino. A superfície limpa, sem poeira e seca é tratada impregnação anti-séptica. Depois de secar, você pode envernizar os móveis. É aconselhável usar sempre a mesma composição, pelo menos - não misture vernizes de base aquosa com vernizes alquídicos.
Antes mesmo de comprar, vale esclarecer - um tampo de mesa laqueado ou oleoso para o modelo de seu interesse. O primeiro vai durar 10 anos sem exigir renovação. Superfícies revestidas com óleo ou cera requerem limpeza semelhante a cada 2-3 meses.
Para obter informações sobre como fazer uma mesa de madeira para cozinha com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.