Bancadas

Rodapés para bancadas de cozinha: tipos, seleção e instalação

Rodapés para bancadas de cozinha: tipos, seleção e instalação
Contente
  1. Para que é necessário?
  2. Materiais de manufatura
  3. Formas e tamanhos
  4. Como escolher?
  5. Instalação correta

O conjunto de cozinha inclui muitos elementos, graças aos quais o interior não só parece holístico, mas também é bastante funcional. Um dos elementos bastante importantes, mas à primeira vista muito insignificantes, é o rodapé da bancada.

Vamos examinar mais de perto todos os recursos e funcionalidades desse elemento.

Para que é necessário?

Talvez todos conheçam a finalidade dos rodapés ou elementos do piso de banheiros, porque eles não são apenas decoração, mas também desempenham certas funções óbvias. Rodapés para bancadas não são exceção, pois também carregam uma certa funcionalidade.

Em primeiro lugar, protege o espaço atrás dos armários da cozinha contra umidade e partículas de alimentos. Como regra, os armários da cozinha são montados na parede ou muito pesados ​​para mover e limpar regularmente atrás deles, então um rodapé que esteja bem e vedado na junção de uma mesa e uma parede ou avental de parede ajudará a evitar que migalhas e líquidos entrando na influência sobre a madeira do móvel da cozinha.

Além disso, muitos modelos de rodapés para bancadas têm uma característica funcional adicional - eles são equipados com um espaço interno para cabos.

Isso será útil se sua cozinha estiver equipada com um grande número de aparelhos elétricos embutidos.

Claro, Impossível não falar da característica decorativa deste produtopois é uma das mais importantes adições ao conjunto de cozinha.Alguns elementos, combinados com a cor da bancada, parecem-se com a sua continuação decorativa, enquanto outros, com um determinado desenho, tornar-se-ão um complemento harmonioso.

Materiais de manufatura

A variedade de materiais com que são feitos os rodapés é bastante ampla e permite-lhe escolher a opção certa para a sua cozinha. Cada material tem uma série de vantagens e desvantagens, portanto é recomendável familiarizar-se detalhadamente com as características de cada um deles antes de adquirir e instalar.

O rodapé de alumínio distingue-se pela sua resistência e fiabilidade, uma vez que este material não tem medo de quaisquer cortes ou lascas. O único dano que se pode notar são os riscos na superfície, que em nada afetam as características de funcionamento do meio-fio da cozinha.

Quanto às desvantagens deste produto, elas incluem complexidade de instalaçãoporque a parte de alumínio não é tão fácil de cortar se for necessário.

Durante a instalação, pode ser necessário o uso de meios de vedação especiais, uma vez que água ou partículas de alimentos podem entrar nas fissuras nos locais de união solta.

Além dos produtos de alumínio, existem outros rodapés de metal. O produto é bastante popular aço inoxidávelcuja superfície é muito resistente à entrada de umidade em qualquer quantidade, mas categoricamente não tolera o contato com detergentes contendo cloro. Além disso, os rodapés de aço costumam ser uma caixa de fiação oculta.

Produtos cerâmicos têm um design estilístico mais diversificado, o que os torna uma excelente opção para absolutamente qualquer design de bancada. Você pode até escolher opções que combinam totalmente com a cor do conjunto de cozinha. Esta é uma vantagem indiscutível dos rodapés de cerâmica, além disso, são bastante duráveis ​​e, se manuseados com cuidado, duram muitos anos.

Entre as desvantagens, a mais frequentemente observada a ocorrência de cavacos e fissuras que podem surgir com fortes impactos. Apesar da resistência suficiente, os produtos cerâmicos ainda são bastante instáveis ​​a danos desse tipo. Além disso, a instalação dos produtos é um tanto complicada, porque eles são vendidos em elementos separados de 25-30 centímetros de comprimento, cada um dos quais não só deve ser colado, mas também cuidadosamente selado.

Rodapés de plástico são mais acessíveis que as outras opções, além de mais fáceis de instalar, pois podem ser facilmente colados, desmontados ou aparados. Infelizmente, é aqui que as vantagens dos produtos de plástico são limitadas, portanto, você pode notar com segurança que eles são muito inferiores aos outros.

Uma de suas desvantagens mais óbvias é também baixa força, porque a maioria dos produtos plásticos pode ser danificada, mesmo com a faca de cozinha mais comum. Além disso, a facilidade de instalação ainda não proporciona uma vedação perfeita, pois o plástico não adere bem a todos os tipos de vedantes.

Rodapés de silicone são uma tendência relativamente nova. Esta opção é geralmente transparente, bastante simples e monótona em design, o que a torna quase universal. Além disso, os produtos de silicone têm um custo muito baixo, além de serem fáceis de montar e desmontar.

Mas podem surgir problemas com eles já nos primeiros dias de uso, pois sua resistência deixa muito a desejar, e as propriedades de vedação, apesar de todas as características de seu material, estão completamente ausentes.

Além de todas as opções acima, também há rodapés feitos de madeira e vários tipos de pedras, que também são usados ​​para fazer bancadas. Normalmente esses produtos já vêm com o conjunto completo de cozinha e todas as suas características são levadas em consideração na fase de sua fabricação.

Mas se não houver dúvida sobre a resistência e confiabilidade dos elementos de pedra, então os produtos de madeira levantam muitas questões. Em primeiro lugar, a resistência de tais rodapés é duvidosa, uma vez que é muito fácil danificá-los com objetos pontiagudos. Além disso, com o contato regular com a água e a exposição a altas temperaturas, a árvore pode simplesmente começar a entrar em colapso.

Mas não fique chateado, todas essas nuances são bastante solucionáveis.

Para proteger o material da umidade e do calor, existem diversos sprays de impregnação, vernizes e até tintas. E o problema com a durabilidade ajudará a resolver o manuseio cuidadoso e um revestimento de borracha especial.

Formas e tamanhos

Para além de outras características distintivas, existe também uma divisão dos rodapés de acordo com os tipos, formas e tamanhos adequados a determinados conjuntos de cozinha e superfícies de bancada.

Os rodapés são divididos em vários tipos de acordo com sua forma.

  • Encaracoladoe - pode apresentar ligeiras dobras e saliências, que servem apenas como decoração, mas não prejudicam de forma alguma a funcionalidade do produto.
  • Quadrado e retangular - geralmente são feitos de metais e são ótimos para esconder fios neles.
  • Arredondado - são amortecedores de parede com forma convexa suavizada. Esses modelos também são ótimos para ocultar a fiação neles.
  • Plano - são utilizados nos casos em que a distância entre a parede e o tampo da mesa é mínima e basta fechar esta abertura. Especialmente relevante para conjuntos de cozinha de estilo minimalista.
  • Triangular - o tipo clássico e mais comum de rodapé de cozinha, também equipado com cablagem. Uma parte dessa forma tem um canto interno direito que se fixa a superfícies, bem como uma superfície externa lisa e inclinada.
  • Filé - forma com pequenos entalhes e ranhuras. Este tipo refere-se a elementos decorativos em vez de funcionais.

Quanto ao tamanho desses produtos, as opções a seguir são as mais comuns.

  • Como regra, a largura de tais produtos pode variar entre 1 e 7 centímetros. Os modelos mais estreitos são feitos de silicone e os mais largos são feitos de plástico ou metal, o que os torna mais funcionais.
  • A altura desses produtos depende de sua largura. Quanto mais larga for a superfície externa do rodapé, mais altas serão as arestas de seu canto.
  • A maioria dos rodapés não são pequenos elementos separados, mas são vendidos como produtos longos - até 4 metros. Mas vale destacar os modelos de cerâmica, cujo comprimento máximo pode chegar a apenas 30 centímetros, por isso devem ser dobrados como ladrilhos de cerâmica.

Como escolher?

Para escolher o rodapé certo, que não será apenas útil por muito tempo, mas também vai se combinar harmoniosamente com a bancada, complementando o interior de toda a cozinha, você deve seguir algumas recomendações.

  • É necessário estudar cuidadosamente as características de todos os materiais utilizados na fabricação de rodapés, pois muitas vezes isso pode se tornar um fator decisivo na escolha de um determinado produto.
  • Para que a cozinha fique harmoniosa, recomenda-se a escolha de um rodapé que combine com o desenho da bancada. E para a maior funcionalidade destes elementos de cozinha, deve-se atentar para o fato de que o pedestal é feito do mesmo material que a bancada, ou pelo menos não menos resistente.
  • É preciso levar em consideração as formas e tamanhos, portanto, antes de comprar, é importante fazer todas as medidas necessárias, escolher as peças certas para as juntas de canto, e também decidir as opções de montagem.
  • Vale a pena cuidar dos métodos de fixação com antecedência, pois alguns produtos podem ser fixados em pregos pequenos, enquanto outros - em cola especial ou selante. Deve-se ter em mente que ambas as montagens apresentam vantagens e desvantagens.
  • Na hora da escolha é necessário ter em consideração as dimensões do rodapé, nomeadamente a sua largura. Quanto maior a distância entre a borda da bancada e a parede, mais largo deve ser o rodapé.
  • É melhor que o rodapé tenha propriedades resistentes ao calor, especialmente se estiver localizado na área da placa de fogão. O fato é que produtos instáveis ​​a altas temperaturas se deterioram rapidamente quando expostos a elas.
  • Também é desejável que os rodapés sejam resistentes à umidade, por isso você precisa prestar atenção aos materiais adequados, ou pelo menos cuidar da presença de um revestimento resistente à umidade.

Se você duvida que pode escolher o produto certo sozinho, entre em contato com os profissionais.

Instalação correta

        A instalação de um rodapé de cozinha pode não ser tão fácil como parece à primeira vista, pois se as regras não forem cumpridas, o produto pode separar-se ou danificar-se já nos primeiros dias de utilização. Portanto, é recomendável proceder passo a passo e de forma consistente.

        • Em primeiro lugar, certifique-se de que possui todos os acessórios necessários para instalar esta peça. Isso inclui pregos pequenos, selantes, fitas adesivas, adesivos e bordas decorativas.
        • Então é necessário estudar os métodos de fixação e preparar as condições adequadas para eles. Também vale a pena limpar completamente a superfície da bancada e da parede de poeira e detritos - não deve haver sujeira sob o rodapé, especialmente se ele tiver uma base adesiva.
        • Depois disso, é necessário examinar minuciosamente as superfícies nas quais o meio-fio da cozinha será instalado. Se a bancada for muito fina ou se os azulejos da zona da cozinha não permitirem pregar, o rodapé deve ser fixado de outra forma.
        • Se as superfícies permitirem totalmente a opção de fixação com pregos, para maior confiabilidade deve-se utilizá-lo, além de colar a junta entre a parede e a bancada com fita adesiva ou selante.
        • Depois de decidir sobre os fixadores e preparar as superfícies, é necessário fazer medições cuidadosas e cortar o comprimento necessário do pedestal, cortando também a junta do canto, se necessário. Você também pode usar um canto pronto.
        • Depois de dividir a parte nas partes necessárias, você pode prosseguir para a instalação direta. É melhor que duas pessoas façam isso, visto que o pedestal precisará ser segurado ou devidamente preso para segurá-lo de maneira uniforme.
        • Se a instalação for feita com pregos, é necessário cravá-los cuidadosamente nas laterais dos rodapés e tampo da mesa, verificando constantemente a regularização da peça. Os pregos devem ser espaçados a uma distância suficiente uns dos outros e a parte em si não deve dobrar e inchar.
        • Com a fixação da cola, tudo é muito mais fácil - basta aplicar cola na superfície da bancada e da parede ou fixar a fita adesiva dupla-face em conformidade. Depois disso, você precisa pressionar firmemente o pedestal e segurá-lo por um tempo para fixar sua posição.
        • Se, após a instalação, ainda houver espaço entre o rodapé e as superfícies, recomenda-se tratá-lo com vedantes especiais. O melhor é usar um produto transparente, percorrer suavemente todas as fissuras e retirar o excesso. Assim, o rodapé não ficará apenas montado e protegido com segurança, mas também não se destacará do design geral da cozinha.
        • A etapa final da instalação é a colagem da borda decorativa, se houver.

        Como instalar o rodapé de cozinha com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

        1 comentário

        Você pode usar um rodapé normal.

        Moda

        a beleza

        casa