Bancada de cerâmica na cozinha: opções interessantes e dicas de escolha

A bancada desempenha um papel importante no que diz respeito à funcionalidade da cozinha. Ele deve atender a todos os requisitos: ser resistente à umidade, ao calor e ao choque. Mas isso não é tudo. Em primeiro lugar, um trabalho a superfície deve ser bonita e agradável aos olhos da dona da casa, então a comida será sempre obtida, e as tortas serão saborosas e fofas.


O que é isso?
A bancada de azulejos ou mosaico para a cozinha é escolhida por quem se distingue pelo pensamento criativo. Além disso, este tipo de mesa tem uma série de vantagens inerentes à pedra natural, mas são muito mais baratos para o consumidor. Você pode colocar objetos quentes com segurança nesta superfície (uma chaleira fervendo, uma panela de borscht fresco e assim por diante). É muito fácil de limpar e tem um aspecto marcante.
Aliás, a variedade de tons confunde a imaginação, você sempre pode escolher exatamente aquele que mais se adapta ao seu interior.


A superfície da cozinha deve suportar uma variedade de cargas. Portanto, para o seu revestimento, são utilizados ladrilhos de cerâmica ou pedra. Vamos considerar as opções com mais detalhes.
- Azulejo de cerâmica fabricado com uma tecnologia especial com altas temperaturas. Ele é usado para definir a superfície da bancada. Você também pode usar ladrilhos (tem uma estrutura porosa). Não é difícil traçar a superfície com este material. Basta untar a superfície do ladrilho com uma solução adesiva especial e aplicá-lo gradativamente em uma determinada ordem. As costuras devem ser seladas com uma substância especial (vendida nas mesmas lojas onde as peças são vendidas).
É possível unir o avental e a superfície da bancada com o mesmo material.O preço de um quadrado de ladrilhos de cerâmica varia de 1.000 a 4.000 rublos. Isso também inclui o preço de instalação.


- Mármore e granito - estes são os componentes dos ladrilhos de pedra para bancadas. São utilizados principalmente quadrados de 30x30 cm e também miniplacas - 45x45 cm As costuras devem ser invisíveis para que o tampo da mesa pareça um material sólido. O custo junto com a instalação será de 2.000 a 5.000 rublos.


- O piso de mosaico tem as seguintes categorias:
- telhas pequenas (confiáveis e de alta qualidade, mas não muito baratas);
- vidro (o material mais comum, suas principais vantagens são baixo custo, variabilidade de execução: transparente, fosco, prata e ouro, e assim por diante);
- mosaico de metal;
- mosaico de pedra (jaspe, lápis-lazúli, mármore, travertino);
- cerâmica (em grés porcelânico, ladrilhos de cerâmica).


Definitivamente, existem outros tipos de materiais usados para fazer bancadas. Nós os listamos para que você possa comparar e tirar uma conclusão:
- Madeira (amigo do ambiente, moderno, bonito, barato);

- Aglomerado e MFD (disponível, barato, há muitas opções diferentes);


- acrílico (bonito, sem problemas em criar qualquer formato, durável, mas caro);

- plástico ou vidro (futurista, fácil de cuidar, caberá facilmente no interior, mas caro);


- aglomerado (altamente durável e de operação impecável, mas além do reparo, tem um preço alto);

- aço inoxidável (caprichoso no cuidado, sujeito a arranhões, é necessário polir com frequência).

Vantagens e desvantagens
Democracia e durabilidade - essas vantagens do revestimento cerâmico são inegáveis. Então, vamos dar uma olhada nas melhores coisas a seguir.
- você mesmo pode montá-lo;
- tempo de produção rápido;
- projeto independente - seus requisitos (tamanho, altura, forma e espessura) serão totalmente atendidos;
- esta superfície não tem medo de arranhões, despretensiosa, fácil de limpar, não se presta a influências químicas;
- este material não se desgasta nem desbota com o tempo;
- resistência perfeita à umidade, não sujeito a inchaço;
- fácil de lavar e cuidar;
- uma grande seleção de opções diferentes;
Sempre pode ser reparado se estiver danificado.


Obviamente, o revestimento cerâmico, no entanto, apresenta seus defeitos, a saber:
- Lascas na borda da bancada são um grande problema, mas se você for cuidadoso, não se preocupe;
- com mal cuidado e depois de muito tempo, a aparência se deteriora;
- contaminação de juntas de ladrilhos.


Outro material que pode competir com a cerâmica é mosaico. Tal como o ladrilho, é colocado sobre um substrato de aglomerado, MDF ou contraplacado. O mosaico não difere praticamente dos ladrilhos de cerâmica e apresenta as mesmas vantagens e desvantagens. As únicas diferenças podem ser a originalidade do desempenho e a textura mais fina visualmente. No entanto, de acordo com as avaliações de consumidores específicos, fica claro que este material pode satisfazer os caprichos e necessidades de qualquer pessoa.
Quem já experimentou ladrilhos de cerâmica ou mosaicos no mercado dá as seguintes dicas para iniciantes:
- você pode terminar o piso com ladrilho, mas há menos sujeira na mesa do que no chão, o que significa que cuidar do tampo da mesa não será difícil;
- é indesejável fazer costuras brancas, usar os plastificantes mais simples, então as costuras ficarão menos sujas;
- não use argamassa contendo silicone;
- se depois de algum tempo você decidir atualizar o acabamento do espaço da cozinha, pode simplesmente trocar o ladrilho chato por um novo, mais moderno; se houver falta de fundos, basta esfregar as costuras com uma nova argamassa.


Outro material é telhas de pedra. É durável. Ela não tem medo de umidade ou fungos. Existem também telhas de vidro. Ela é muito eficaz. Sua estrutura é transparente e colorida.


Onde parar a escolha?
Bancada de cozinha deve cobrir os armários de chão. A melhor opção seria um revestimento sem juntas. Os orifícios cortados para a pia, fogão e assim por diante devem ser equipados de forma que a umidade não penetre dentro. De todos os materiais considerados, a bancada, acabado com ladrilhos cerâmicos ou mosaicos, apresenta o maior número de vantagens.
- Este é o lado do preço. Este material pode ser custeado por qualquer pessoa que pretenda atualizar de forma bonita e correta o espaço da cozinha.
- É a satisfação de todos os requisitos que podem ser impostos à qualidade do revestimento. É a intensidade da operação que faz esses requisitos. E, como sabemos, o rublo protege um centavo.
- Uma bancada feita de pedra natural ou acrílica parecerá mais respeitável para alguns, mas o preço esfriará o ardor. Cerâmicas e mosaicos podem substituir superfícies naturais e não serão inferiores em qualidade a eles.
- Uma área de trabalho com uma bancada de alta qualidade pode ser feita por você.
Você só vai gastar dinheiro com materiais.


Resta escolher - cerâmica ou mosaico. Ambos os revestimentos são resistentes ao desgaste. Eles suportam facilmente choques de alta temperatura, quedas e derramamento de vários líquidos agressivos. Esses revestimentos são idênticos em qualidade. Mas suas diferenças residem em razões completamente diferentes.
- Azulejo de cerâmica É um material conhecido há muito tempo. A produção deste material está estabelecida há muito tempo. Portanto, praticamente não há defeitos de produção. O mesmo se aplica aos chamados materiais de acompanhamento: adesivos, rejuntes, massas. Além disso, este material é executado por artesãos experientes, que já "põem a mão" há muito tempo e fazem todo o trabalho com elevada qualidade.
- O mosaico é mais elegante... É conveniente colar sobre qualquer superfície, mesmo as mais complexas, como colunas, arcos e, claro, mesas e bancadas de cozinha. O lado das placas (elas são quadradas ou redondas) é de 13–20 mm. Isso significa que você pode fazer o layout da dobra mais difícil, mesmo sem recorrer a um cortador de azulejos. Os componentes do mosaico são duas vezes mais finos que os ladrilhos. E este plus também desempenha um papel na facilidade de instalação.


Os ladrilhos de cerâmica já se estabeleceram como um material confiável e o mosaico está ganhando cada vez mais força. Este material promissor torna possível criar superfícies que parecem muito ricas e sofisticadas. Novos itens aparecem todos os dias, talvez em breve o mosaico alcance sua popularidade por completo. Vale ressaltar que ainda há pouca concorrência no mercado de mosaico, por isso custa o dobro do azulejo.
A argamassa de ladrilho é mais barata do que a argamassa de mosaico. Não admira. As juntas em mosaico requerem mais material de rejuntamento. No entanto, ladrilhos de cerâmica e mosaicos podem ficar bem juntos.




Para ideias de design para bancadas de ladrilhos, veja o próximo vídeo.