Bancadas

Bancadas de pedra para cozinha: variedades e recomendações para a escolha

Bancadas de pedra para cozinha: variedades e recomendações para a escolha
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visão geral dos tipos de pedra
  3. Dimensões (editar)
  4. Opções de design
  5. Dicas de Seleção
  6. Instalação
  7. Belos exemplos

As bancadas de pedra para cozinha são uma solução prática que pode proporcionar durabilidade e estética às superfícies de trabalho aqui utilizadas. Minerais naturais e rochas são altamente duráveis, têm a vida útil mais longa possível e se distinguem por uma aparência única. Mesmo na mesma disposição, as lajes - lajes de pedra cortadas - terão um padrão absolutamente único. Existem também suas contrapartes artificiais feitas de aglomerado de quartzo e outros materiais compósitos. São mais acessíveis, têm propriedades semelhantes às dos minerais naturais e se adaptam bem ao interior da cozinha.

As bancadas de pedra feitas de granito natural, mármore e outros modelos parecem realmente atraentes, respeitáveis, adicionando imediatamente um elemento de luxo ao ambiente. Combinam com soluções de interiores modernas e opções clássicas de design de cozinha. Mas as bancadas de pedra têm suas próprias características que devem ser consideradas na escolha.

Vantagens e desvantagens

As bancadas de cozinha de pedra feitas de minerais naturais são consideradas a melhor escolha para uma casa de campo, um apartamento espaçoso em plano aberto.

Existem várias vantagens óbvias que vale a pena observar.

  • Longa vida útil. A pedra natural praticamente não está sujeita à abrasão. Se lascas se formarem, você pode moer o defeito, tornando-o invisível. Uma bancada de pedra padrão vai durar pelo menos 20 anos.
  • Alta resistência mecânica. É difícil danificar ou riscar uma placa de pedra natural.Alguns tipos de pedra distinguem-se por uma certa dificuldade de processamento, o que limita a escolha de soluções decorativas.
  • Estética. A beleza da pedra natural é única, são muitas as opções de cores, tonalidades criadas pela própria natureza. Diferentes raças têm suas peculiaridades de textura e estrutura, ao polir você consegue um brilho brilhante.
  • Versatilidade. Tanto a pedra natural quanto a artificial não têm restrições quanto à colocação perto de fontes de fogo aberto, aparelhos de aquecimento. Não absorve umidade, odores e pode atuar como uma superfície de trabalho ou mesa de jantar.
  • Origem natural, pureza ecológica. A pedra não emite substâncias nocivas, é hipoalergênica, totalmente segura para o ser humano.
  • Facilidade de limpeza, manutenção da ordem. A pedra não atrai poeira, pois não é eletrostática. A superfície é fácil de limpar da sujeira, na maioria dos casos podem ser usados ​​agentes de limpeza abrasivos.

Eles têm bancadas de pedra para a cozinha e suas desvantagens. Isso inclui a solidez de tais estruturas - a base para elas deve ser muito forte, aglomerado ou outras lajes definitivamente não funcionarão. Além do mais, uma placa de pedra grossa pode parecer muito grande em uma sala pequena... As desvantagens incluem a dificuldade de corte do material. A pedra requer um corte preciso e profissional, o que não pode ser feito com ferramentas domésticas comuns. A superfície de tal bancada sempre permanece fria, o que também pode causar algum desconforto. Para preservar as propriedades dos minerais, eles precisam ser tratados periodicamente com compostos especializados que evitam a penetração de sujeira e umidade nos poros, e isso também exige esforço e despesa.

Visão geral dos tipos de pedra

Na natureza, existem rochas e minerais que diferem em suas propriedades e características. Nem todos são adequados para a fabricação de produtos em grande escala, que incluem bancadas. Bancadas de cozinha, balcões de bar, cortados de uma laje sólida - uma laje grande, devem ser duráveis ​​e funcionais. Minerais em camadas, mesmo as pedras mais bonitas, porosas e macias, não são muito adequados para uso como bancadas, eles requerem processamento adicional.

Mas existem raças que são consideradas a melhor solução para tais fins.

Granito

A bancada da cozinha mais durável é em granito. Esta rocha não é classificada como "nobre" como o mármore ou o travertino, mas é muito popular. Seus depósitos estão localizados em todo o mundo, inclusive na Rússia. Para uso no interior, são adequados tipos de pedras, pertencentes à classe I de radioatividade, totalmente seguras para a saúde humana.

As bancadas de granito podem suportar o uso mais intensivo e são usadas em cozinhas de restaurantes profissionais, onde os requisitos sanitários e higiênicos para os materiais usados ​​são especialmente elevados. A escolha por esta opção de pedra geralmente está associada à sua durabilidade e resistência ao desgaste. Além do mais, granito não absorve umidade após o polimento, parece bastante impressionante.

A rica gama de cores da pedra é apresentada principalmente em tons escuros.

Ao instalar bancadas de granito de grande comprimento ou formato complexo, é necessário fazer costuras de conexão. Devido à sua dureza, a pedra é pior que as outras, sendo impossível fazer produtos com figuras complexas. Outra característica é que se a laje for destruída, não será possível restaurar a laje. Além disso, a solidez do granito requer uma base mais sólida - na maioria das vezes, ele é instalado em suportes de metal para reduzir a carga diretamente no próprio fone de ouvido. Vale a pena prestar atenção ao fato de que o granito não polido absorve facilmente a umidade e precisa de processamento adicional.

Mármore

A luxuosa bancada de mármore parece impressionante, mas normalmente é usada na cozinha como um elemento de cobertura para o balcão do bar ou na área da pia. A alta porosidade do material em combinação com sua maciez e instabilidade a temperaturas extremas complicam a criação de tal revestimento na área de trabalho. O mármore absorve sujeira, odores e pode perder rapidamente sua beleza ao entrar em contato com ácidos. Mas todos esses momentos não negam a textura luxuosa dessa pedra, a variedade de suas cores, a singularidade do padrão de corte. É o mármore considerado um dos mais belos minerais. É fácil de restaurar, polir e polir. Você pode encontrar uma bancada feita em um estilo moderno, na antiga tradição. Mas esse material é muito caro e requer um manuseio cuidadoso.

Travertino

O travertino é um mineral relativamente macio. Este tipo de tufo calcário é denominado mármore imaturo. Ela realmente tem muito em comum com esta pedra, mas é menos exigente para cuidar. A superfície da bancada de travertino pode ser lavada com agentes químicos comuns, mas tem medo do ataque do ácido, absorve os odores da fumaça. A pedra tem textura áspera e se adapta bem ao processamento mecânico. Se necessário, pode ser re-moído e restaurado.

O travertino de bancada é predominantemente amarelo claro com poucas listras e veios. O tufo mais macio tem uma gama mais ampla de tons - do marrom ao branco.

Entre as vantagens do travertino estão a textura da superfície antiderrapante, aparência nobre e custo acessível.

Gabbro

Essa variedade de granito preto tem uma ótima aparência e é reconhecida como uma das melhores opções para fazer bancadas de cozinha. Quando polido adquire um brilho espelhado com um leve efeito cintilante. Uma adição tão luxuosa é adequada tanto para fones de ouvido de alta tecnologia quanto para o estilo clássico. A superfície da pedra não está sujeita a abrasão, é seguro colocar panelas e frigideiras quentes sobre ela, você pode cortar a carne e eliminar instantaneamente quaisquer vestígios de experiências culinárias. Não há necessidade de aplicar compostos de proteção especiais na superfície do gabro. A pedra tem absorção de água extremamente baixa, é resistente a ácidos e álcalis.

Ônix

Esta bela pedra de estrutura translúcida é considerada ornamental. Ele pode ser usado para fazer bancadas em interiores de designers caros. A sua singularidade reside na sua natureza multicamadas - dentro do ônix, existem tiras finas paralelas de cores diferentes, que se substituem. O fundo principal é geralmente marrom, com inclusões brancas e pretas. Em ônix branco, as listras são rosa e amarelas. Parece especialmente impressionante quando iluminado por baixo.

As bancadas de ônix são uma ocorrência rara, mas isso não se deve à sua baixa popularidade. Este material macio natural não é muito resistente ao ataque químico. E é muito difícil obter uma grande variedade de pedras ornamentais, geralmente itens menores são feitos a partir delas. Esse tampo de mesa é definitivamente adequado para uso fora da área de trabalho - como um balcão de bar.

Onyx não tem medo de aquecimento, resistente à absorção de umidade, exposição à luz solar.

Basalto

Bancadas de basalto são raras, mas esta rocha como material realmente merece nossa atenção. Para a fabricação de produtos planos de grande formato, são utilizados os tipos de pedra com estrutura mais densa. As cores são dominadas por tons escuros intercalados com tons de cinza e verde-amarelo. As bancadas de basalto são tão duráveis ​​quanto as de granito, podem manter suas melhores qualidades por até 50 anos e suportar uma instalação perfeita.

Dimensões (editar)

As bancadas de pedra são sempre feitas sob encomenda, com base nas características individuais do fone de ouvido.Ao mesmo tempo, uma laje padrão, uma laje de um mineral natural, tem as dimensões de 2x3 m - é um padrão internacional. Se outros parâmetros forem necessários, o tampo da mesa deverá ser feito de composto, conectando as juntas por encaixe e processamento com compostos especiais. A forma do elemento fabricado pode ser retangular ou oval.

Quase sempre você pode fazer um desenho ondulado para uma aresta, arredondá-la ou escolher um chanfro.

A espessura da bancada standard não ultrapassa os 40 mm. Se você precisar torná-lo mais massivo, várias camadas serão conectadas. Por exemplo, se um fogão for embutido no produto, é melhor dar preferência a uma versão massiva de pelo menos 60 mm de espessura. Uma bancada mais fina pode simplesmente desmoronar nas bordas. Para mármore e travertino, a espessura padrão da superfície de trabalho do conjunto é de 25–30 mm. Os produtos de granito são feitos na faixa de 30-50 mm.

Opções de design

Para decidir sobre o projeto de uma bancada de pedra para a cozinha, basta levar em consideração alguns pontos simples.

  • A construção branca funciona bem com detalhes brilhantes ou contrastantes. Uma pia e fogão escuros, um avental claro - isso bastará para enfatizar sua impecabilidade.
  • Cores extravagantes são melhor usadas em superfícies independentes ou laterais. Um balcão de bar turquesa, amarelo, verde ou uma bancada de cozinha em ilha impressiona e se torna o elemento central da composição.
  • Um painel de mármore cinza ou granito é uma ótima solução para uma cozinha moderna. A bancada brilhante vai se misturar com um interior minimalista. O modelo fosco vai decorar um loft ou chalé.
  • Um tom bege neutro combina bem com madeira natural. É fácil encaixar tal mesa em um interior clássico em estilo country.
  • O preto gloss com brilho espelhado é uma excelente solução para uma cozinha elegante em tons de vermelho ou branco. Uma bancada de gabro polido é uma boa escolha aqui.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma bancada para uma cozinha em pedra natural, é imprescindível estar atento à correspondência dos restantes elementos interiores com o seu aspecto e características. Portanto, para um fone de ouvido de aglomerado, é melhor escolher uma opção mais democrática. A pedra natural pesa muito, uma placa de madeira simplesmente não consegue suportar sua solidez. Se você planeja combinar a bancada com uma pia, pode dar preferência a pedras mais macias - mármore ou travertino. Para uma placa com aquecedor a gás ou elétrico, é melhor comprar uma versão em granito ou basalto.

Se você planeja amarrar harmoniosamente a bancada com um avental, deve pensar na generalidade das texturas. O acabamento brilhante da parede está em melhor harmonia com a pedra polida para um brilho espelhado. Gesso mate ou painéis são combinados com mármore, travertino. Antes de escolher uma pedra, vale a pena conferir, avaliando a real correspondência da cor da laje com as expectativas. Se você quiser uma bancada mais barata, pode considerar as opções em que cada armário de piso terá um tampo separado. A construção de uma peça única é mais difícil e mais cara de fabricar. Além disso, se houver juntas, elas serão mais vulneráveis ​​a tensões do que seções sólidas.

Instalação

Processo de instalação de uma bancada de pedra acabada funciona assim:

  1. um produto feito de acordo com medições preliminares é experimentado; a superfície é exibida de acordo com o nível, se necessário, compensando diferenças nas alturas da gaxeta;
  2. se for necessário incorporar elementos adicionais, um orifício para eles é feito com uma esmerilhadeira;
  3. fita adesiva é aplicada nas pontas da costura;
  4. o tampo da mesa é instalado em um suporte por dentro e por fora, fixado com parafusos auto-roscantes e selante; todas as costuras são mascaradas com cola epóxi pintada para combinar com a superfície;
  5. se necessário, o revestimento é lixado após o endurecimento de todos os compostos; vestígios de cola epóxi são removidos com álcool desnaturado;
  6. um rodapé decorativo é montado para cobrir a lacuna entre a parede e o conjunto; o tampo da mesa está pronto para uso.

Belos exemplos

O impressionante tampo de mármore preto polido combina perfeitamente com o backsplash. Esta é a solução ideal para uma cozinha espaçosa.

Tampo de trabalho em ônix elegante. A luz de fundo parece especialmente impressionante à noite e à noite.

Bancada de travertino luxuosa em uma cozinha de estilo mediterrâneo. A textura áspera da pedra foi preservada e destacada para criar um interior autêntico.

Para informações sobre como escolher a bancada de pedra certa para a cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa