Tamanhos de garrafa: o que são e como escolher o certo?
Tendo decidido complementar o conjunto de cozinha com um porta-garrafas, o comprador muitas vezes se pergunta sobre o tamanho do estojo de lápis necessário. O material deste artigo será útil para quem não sabe quais são as dimensões da carga e dirá o que considerar na hora de escolher sua opção.
O que é isso?
Os porta-garrafas nada mais são do que estojos de lápis para guardar vários itens usados na cozinha. Na verdade, trata-se de estantes tipo roll-out ou pull-out (geralmente com uma porta fechada), que são incorporadas aos módulos dos conjuntos de cozinha ou colocadas entre eles, ou mesmo montadas em áreas livres da cozinha. Com base nas características do design, os modelos podem ter um número diferente de prateleiras, enquanto os sistemas de armazenamento não são apenas horizontais, mas também verticais.
Esses produtos são presos entre as gavetas suspensas do fone de ouvido ou podem ser colocados no chão. Além disso, algumas modificações são instaladas no chão de um dos lados do fone de ouvido.
Dimensões padrão
O principal parâmetro do porta-garrafas é a sua largura: em comparação com os cestos extraíveis convencionais, tem apenas 10 cm ou 100 mm. 10 cm é a largura mais estreita: não é suficiente para caber na loiça ou em qualquer objecto grande, mas é suficiente para guardar pequenas garrafas com especiarias e ervas aromáticas. A altura de tal produto é comparável à altura do fone de ouvido, no qual o estojo é construído. Normalmente, essas figuras têm 80-85 cm.
Além dos modelos de 10 cm, as dimensões dos porta-garrafas com largura de base de 15 e 20 cm são consideradas padrão. Nesse caso, a espessura da parede do produto varia de 1,6 a 1,9 cm. Assim, a largura interna é reduzida em 3,2-3,8 cm no total.Às vezes, a largura interna do estojo retrátil é de apenas 8,6 cm. Todo o conjunto é instalado em uma única caixa e pode ter um número diferente de divisórias (de 2 a 4).
A altura da carga pequena geralmente não ultrapassa 50 cm com a largura da própria caixa de 10-15 cm. Os modelos de chão com pernas têm uma altura média de 720 mm. As alturas das prateleiras de carga raramente são idênticas. Normalmente um deles é mais alto, o que é bom para colocar garrafas de vinagre, bebida, óleo vegetal.
Normalmente, os fabricantes fazem prateleiras de até 38-40 cm de altura. Os compartimentos inferiores costumam ter uma altura de cerca de 15-20 cm. No entanto, dependendo das nuances estruturais da própria base, eles podem mudar. Por exemplo, algumas prateleiras têm apenas 9 cm de altura, em outros modelos pode ter 12 cm. Às vezes, a distância entre o fundo das prateleiras superior e inferior é de 50-53 cm. Neste caso, as prateleiras superiores podem ser projetadas para baixo itens de armazenamento, em contraste com os compartimentos inferiores.
A profundidade da caixa de carga, independente do número de linhas com prateleiras e contêineres, será igual à profundidade do fone de ouvido. Em média, pode ter 49-50 cm. No entanto, a profundidade e a altura da estrutura interna com mecanismos de abertura e fechamento sem fachada são menores.
Na hora de comprar esse ou aquele produto, é preciso levar em consideração: o fabricante indica o tamanho da caixa, mas as dimensões internas serão diferentes. Eles devem ser vistos nas características anexadas à descrição.
O enchimento interno, com base no tamanho das próprias caixas de fone de ouvido, pode ser 111x470x460 mm, 112x496x477 mm. A profundidade mínima de instalação é 394, 494, 460, 294 mm. Na hora de comprar, por exemplo, um produto com profundidade total de 48 cm, vale a pena considerar: a profundidade do painel destacável será de aproximadamente 44 cm. A mesma regra se aplica a modelos com largura de 15,20 cm, altura de 84-85 cm e profundidade de até 60 cm.
Opções fora do padrão
Esta linha inclui modelos de porta-garrafas de cozinha com largura de base superior a 200 mm. Eles se distinguem por uma grande capacidade de carga, além disso, quanto mais larga e maior a carga, mais estável ela é. Porém, mesmo para esses modelos, a largura da fachada e a largura do enchimento interno são diferentes. Por exemplo, se a largura da caixa for:
- 300 mm, a largura da carga será de 264 mm;
- 350 mm, então o porta-garrafas terá 6 cm a menos e 314 mm;
- 400 mm, os parâmetros do enchimento interno serão 364 mm;
- 450 mm, a construção do estojo terá 414 mm de largura.
A profundidade para modelos largos pode ser de 460 e 510 mm. A capacidade de carga desses produtos é de 25 kg; para contrapartes estreitas, é geralmente 2 vezes menor. Essas modificações têm uma vantagem significativa em comparação com estruturas estreitas: são mais estáveis. Os estreitos devem ser preenchidos completamente, pois quando o estojo meio cheio é puxado para fora, ele começa a desmoronar.
Escolhendo, por exemplo, uma opção com altura de 720 mm, vale considerar que o interior do recheio ficará bem menor em altura. Isso é necessário para acomodar sistemas de fixação e extração confortável, bem como fechamento. Por exemplo, nesta altura, a moldura interna do porta-garrafas terá uma altura de cerca de 60 cm. Se este parâmetro for maior, simplesmente não será possível armazenar itens na prateleira superior.
Os chamados gabinetes de coluna também podem ser atribuídos às opções de tipo não padronizadas. Esses porta-garrafas geralmente têm alturas de quadro que variam de 1600-1800 mm com larguras de caixa de 150 e 200 mm. Via de regra, são modelos multinível com altura igual à altura do refrigerador, desde que instalados ao lado dele. Normalmente, esses modelos têm um enchimento interno de cinco linhas com prateleiras ou sistemas de armazenamento verticais que são projetados para panelas e peneira.
Além do mais, à venda existem modificações com dimensões de 1690, 1720 mm... A sua profundidade é normalmente cerca de 46 e 51 cm. Também nas filas das lojas poderá encontrar opções de colunas com os parâmetros 1830x106x460 mm, 1830x349x448, 2250x249x448 mm. Uma largura de fachada de 45 cm é considerada fora do padrão, esses modelos de carga são capazes de suportar um peso de carga de até 120 kg, eles são feitos de aço.
Como escolher o tamanho certo?
Em regra, a dimensão deste ou daquele modelo é seleccionada em função do mobiliário existente ou do espaço entre os módulos, bem como tendo em conta o módulo falso, caso se pretenda realizar a instalação no mesmo. Ao mesmo tempo, é importante determinar o local no conjunto de cozinha, onde haverá espaço para o porta-garrafas, levando em consideração a distância para sua abertura.
O tamanho do modelo pode depender de sua localização, bem como da quantidade de carga. Por exemplo, se for necessário alocar espaço para armazenamento de detergentes com a colocação de estruturas sob a pia, eles olham para a largura total da pia. Muito provavelmente, neste caso, eles serão estreitos. Se a mesa estiver unida por um tampo comum, e o sistema modular permitir variações com o desenho das gavetas inferiores, pode-se aumentar a largura de cada estojo para 15-20 cm.
O tamanho necessário para uma cozinha específica pode variar de acordo com o local na cozinha, dependendo de seu layout. Por exemplo, às vezes há nichos que podem ser usados para instalar uma carga. E aqui a largura e a profundidade já estarão sujeitas às peculiaridades dos móveis que se instalam no nicho. Além do mais, a largura do espaço vazio que precisa ser preenchido com um item funcional para armazenar vários utensílios de cozinha também fará diferença.
Por exemplo, se houver espaço suficiente para calcular a largura do fone de ouvido com base no comprimento da parede, você pode escolher modelos com uma largura maior. Você terá que ir até a loja com uma fita adesiva, com a qual o dono da casa tirou as medidas necessárias. Não vale a pena levar muito rente às paredes da carga: é preciso deixar pelo menos uma folga mínima. Em casas individuais, as paredes são freqüentemente conduzidas, que são repletas de móveis quando mal apertados contra o comprimento da parede.
A profundidade do modelo corresponderá à profundidade do fone de ouvido, já que as frentes do porta-garrafa e do fone de ouvido principal devem se fundir em uma única linha. Não se projetam para a frente e não caem, independentemente do tipo de carga em si, do método de fixação e do local de fixação. Além disso, o tamanho necessário pode depender da localização do módulo fictício.
Por exemplo, além do padrão, pode ser chanfrado, o que já exigirá a aquisição de um tamanho fora do padrão, e as dimensões do módulo e o mecanismo de abertura serão os fatores determinantes na compra.
Ao comprar, você pode entrar em contato com um consultor de vendas para obter ajuda. Normalmente nas lojas hoje existem especialistas que entendem a seleção de tamanhos. No entanto, se o consultor não tiver o conhecimento necessário, você precisará contar com as dimensões típicas. Por exemplo, nas lojas, indicam a largura não da carga em si, mas das caixas para as quais foram projetadas... Sabendo disso, não é difícil adquirir a opção desejada.
Meça a distância em casa e escolha a opção que você precisa entre os parâmetros certos para sua cozinha. Não é preciso fazer cálculos complicados: se o fone de ouvido tiver um espaço com frente de 20 cm, sua versão na loja estará marcada com “200 mm de largura”. O mesmo se aplica a modelos mais largos, bem como a cestos não padronizados com largura igual ou superior a 40 cm. Eles são ótimos para armazenar eletrodomésticos, potes, caldeirões.
O tipo de conteúdo que você deseja ocultar também é importante. Por exemplo, para coisas pequenas (potes de temperos), os tamanhos podem ser compactos e até mínimos, por exemplo, aqui você pode conviver com parâmetros de 10 cm de largura. veja as opções a partir de 30 cm. Porém, esta desde que haja um local para a colocação desses modelos. Se for imprescindível adquirir uma versão autônoma do tipo portátil, é aconselhável adquirir um modelo em miniatura.
Exemplos interessantes
Oferecemos 10 ideias para uma escolha bem-sucedida de cargas para a melhoria da cozinha. Os exemplos desta galeria de fotos demonstram claramente a compatibilidade das qualidades estéticas dos estojos de lápis com sua funcionalidade.
- Opção de cozinha minimalista, instalação de garrafa estreita para álcool e garrafas térmicas.
- O modelo em madeira e metal com sistema de arrumação vertical é adequado para tachos e espátulas.
- Um exemplo de colocação racional de carga em um fone de ouvido com uma única mesa.
- Acomoda duas garrafas de especiarias simétricas em cada lado do fogão.
- Método de arranjo de uma cozinha com um modelo com uma abertura típica da fachada e um sistema de arrumação vertical.
- Um exemplo de utilização de um modelo com largura de 20 cm para acomodar garrafas de dois litros, latas de cereais e conservas.
- Um modelo amplo para organizar o armazenamento de potes de cereais, que se encaixa bem no conjunto devido ao tampo de uma única mesa.
- Opção de largura mínima para armazenar temperos que podem ser colocados em uma pequena cozinha.
- Um porta-garrafas para uma cozinha espaçosa, combinado com módulos de móveis por uma única bancada.
- Opção de carga funcional para colocação no módulo lateral do móvel.
Para obter informações sobre como colocar um porta-garrafas para a cozinha, veja o próximo vídeo.