Mobiliário

Prateleiras para a cozinha: tipos, seleção e colocação

Prateleiras para a cozinha: tipos, seleção e colocação
Contente
  1. Prós e contras de usar
  2. Tipos de estruturas
  3. Materiais de manufatura
  4. Como escolher?
  5. Como arrumá-lo corretamente?
  6. Idéias de decoração

As estantes para a cozinha são adquiridas em dois estojos: o primeiro - quando houver espaço suficiente na sala para instalar, além do fone de ouvido, móveis adicionais; a segunda - quando o cômodo é tão pequeno que não faz sentido sobrecarregá-lo com gavetas de cima fechadas, e prateleiras abertas vêm em socorro, deixando entrar luz e ar, preservando o volume do cômodo.

Prós e contras de usar

A cozinha está repleta de muitos itens necessários e, não importa quantos locais de armazenamento adicionais sejam criados, eles não serão supérfluos. Por isso, parece a muitos que as prateleiras da cozinha só podem ter mérito.

Mas se você examinar o problema mais de perto, encontrará prós e contras. Vamos primeiro dar uma olhada nos benefícios das prateleiras da cozinha.

  1. As prateleiras abertas da camada superior, em contraste com os armários fechados, liberam espaço.
  2. As prateleiras podem ser decorativas ou funcionais. Em qualquer caso, os benefícios deles são óbvios.
  3. Um papel importante é desempenhado pela fácil acessibilidade das estantes abertas, especialmente se elas estiverem localizadas na área de trabalho.
  4. A presença de prateleiras permite organizar as coisas. Todos os itens encontram seu lugar permanente e não desordenam as mesas.
  5. A simplicidade do design torna possível fazer você mesmo.
  6. Produtos de canto aberto não criarão problemas para abrir as portas, como é o caso de fones de ouvido mal concebidos.
  7. As prateleiras são mais baratas do que as caixas suspensas. Uma grande seleção e variedade de materiais, formas e cores permitirão que você os escolha para qualquer interior estilizado.

    As desvantagens incluem os seguintes pontos:

    1. o pó se deposita nas prateleiras mais rápido do que com os móveis fechados, respectivamente, e elas terão que ser limpas com mais frequência;
    2. estruturas abertas estão sempre à vista, estimulam a manutenção da ordem perfeita;
    3. não se pode expor utensílios antigos, o que significa que nem tudo que precisa de espaço adicional pode contar com isso.

    Tipos de estruturas

    As prateleiras da cozinha podem ser categorizadas de acordo com a localização (piso, mesa, parede), material, cor e forma. A variedade construtiva de produtos ajuda a escolhê-los para qualquer finalidade e local, bem como para uso em diversos estilos.

    As prateleiras da cozinha vêm em muitos tipos diferentes.

    Abrir

    Os modelos têm formas simples e lacônicas. A ausência de portas simplifica a instalação e permite que você mesmo faça isso. Essas prateleiras podem ser tão bonitas que mesmo quando descarregadas tornam-se uma decoração de interior, e se você colocar decoração nelas, elas suportarão qualquer estilo de cozinha. As prateleiras abertas podem ser orientadas para o trabalho e resistir a eletrodomésticos ou utensílios pesados.

    Fechadas

    Às vezes, os produtos são equipados com portas articuladas, deslizantes ou elevatórias. Essa mobília permite que você esconda os utensílios de cozinha feios, mas necessários, da vista do público.

    As prateleiras fechadas não precisam de uma limpeza interminável e as portas herméticas protegem o conteúdo do pó.

    Canto

    Essas prateleiras podem incluir de um a vários níveis. Os produtos de canto são muito convenientes, especialmente para cozinhas pequenas. Eles ocupam um canto que pouco serve para outros tipos de móveis. Ao mesmo tempo, a estrutura parece compacta e tem boa capacidade.

    Malha

    Na maioria das vezes, eles são feitos de metal. O plano das prateleiras parece uma grade graciosa. As versões cromadas estão localizadas acima da pia e servem como função de secagem de pratos e xícaras.

    Em estilos de cozinha modernos (alta tecnologia, minimalismo, loft), as prateleiras cromadas podem decorar qualquer canto. Os produtos reticulados também são feitos com elementos de forja.

    Complicado

    Ao contrário das estantes convencionais, podem ser complicadas pela presença de caixas, ou ter um design combinado, em que algumas secções são dotadas de portas, enquanto outras permanecem abertas.

    Retrátil

    Eles são colocados nos pedestais da camada inferior. As prateleiras são alimentadas de forma muito conveniente, podem deslizar para fora, deslizar para fora com rodízios, girar e projetar-se dos pedestais. Dependendo da localização e do modelo das prateleiras, são utilizadas para especiarias, detergentes, latas ou garrafas.

    Com iluminação

    A retroiluminação pode tornar as prateleiras no realce interior, chamar a atenção para a decoração. Se a estrutura estiver localizada na área de trabalho, a iluminação adicional é de importância prática.

    É mais conveniente cozinhar em uma bancada iluminada ou fogão, e uma pia bem iluminada permitirá que você lave a louça com eficiência.

    Extravagante

    Para cozinhas pequenas, a prateleira 4 em 1. incomum é muito conveniente.Este dispositivo compacto contém três prateleiras de rolo - para toalhas de papel, filme plástico e sacos, bem como espaço de armazenamento adicional para especiarias e outros acessórios.

    Materiais de manufatura

    As prateleiras da cozinha têm diferentes finalidades, podem ser enchidas com bagatelas leves ou objetos pesados ​​- pratos, eletrodomésticos. Prateleiras de temperos geralmente são feitas de vidro, plástico, ripas de madeira e madeira, aglomerado e metal são escolhidos para produtos para utensílios de cozinha ou potes.

    Madeira

    Um material natural quente que é ótimo para fazer móveis. Carvalho, amieiro, maçã, faia, pinho - cada espécie tem sua própria cor e padrão único. A madeira é tratada com impregnações contra insetos e revestida com tintas e vernizes, após o que adquire propriedades resistentes à umidade e é adequada para prateleiras de cozinha.

    A madeira é um material versátil, é utilizado para a fabricação de produtos de várias configurações e tamanhos, muitos estilos de design, do histórico ao moderno, não podem prescindir dela.

    A madeira é facilmente processada, por isso é escolhida como material para fazer prateleiras com as próprias mãos. Sem ela, é impossível criar interiores no estilo country, classicismo, império, barroco, provençal, shabby chic. Mesmo os acabamentos de cozinha modernos, que preferem vidro e metal, utilizam madeira natural em seu design.

    MDF e aglomerado

    Os aglomerados são excelentes imitadores da madeira natural. São revestidas com folheado de vários tipos de árvores, o que permite escolher estantes com qualquer paleta e padrão, que combinem exatamente com o estilo e a cor da decoração de uma determinada cozinha. Considerando que o aglomerado é visivelmente mais barato que a madeira, a disponibilidade desse material para todas as famílias é óbvia.

    Copo

    As prateleiras de vidro parecem pouco práticas; após a limpeza úmida, as manchas permanecem nelas. Mas, por outro lado, nenhum material tornará as estantes tão arejadas e leves.

    Os pratos ou itens de decoração exibidos neles literalmente flutuam no ar. O vidro permite a passagem da luz, o que torna o espaço mais volumoso.

    Metal

    Prateleiras de metal não podem competir em popularidade com prateleiras de madeira, mas eles têm uma seleção rica. Modelos forjados com padrões atraentes de orifícios são elegantes e bonitos. Esses produtos são usados ​​nos estilos gótico, provençal e em alguns tipos de país. As opções cromadas são representadas por prateleiras treliçadas.

    Os espécimes em miniatura são pendurados em trilhos, usados ​​para pequenas coisas, e modelos maiores e mais fortes são fixados na parede ou instalados em mesas perto da pia, usando como um secador de louça. Os estilos techno modernos adornam qualquer parede com prateleiras cromadas. Para direções retro, produtos estilizados como cobre, bronze ou latão são produzidos.

    Pedra

    Prateleiras feitas de pedra artificial e natural não são encontradas com frequência na cozinha, embora sejam adequadas a vários estilos - rústico, histórico, étnico, techno. A pedra pertence a materiais caros e pesados. Os produtos de chão grandes são feitos sob encomenda. Prateleiras em miniatura feitas de pedra artificial são fixadas de forma oculta, parecem incomuns, como se estivessem coladas na parede.

    Plástico

    Em uma cozinha simples e moderna, as superfícies de plástico das prateleiras parecerão bastante orgânicas. A indústria produz materiais duráveis ​​com texturas foscas e brilhantes, cores variadas, além de imitações de pedra e madeira.

    O plástico pertence a materiais impermeáveis, é fácil de cuidar e essas prateleiras são mais baratas do que qualquer outro produto.

    Como escolher?

    Antes de escolher as prateleiras para a cozinha, você precisa decidir por si mesmo do que elas serão preenchidas e onde ficar. No primeiro caso, você pode entender o volume necessário da estrutura, no segundo, você pode calcular o tamanho.

    Se as prateleiras forem usadas para temperos ou outras coisas pequenas, pequenas estruturas de 1 a 3 níveis feitas de madeira, plástico ou vidro são adequadas. Adequado para pequenas coisas, prateleiras de corrimão (treliça) em cabides de metal cromado. Para um grande número de pratos ou para equipamentos, você deve escolher estruturas sólidas feitas de material confiável - madeira ou metal. Neste caso, as estruturas de canto são convenientes - ocupam pouco espaço, mas têm uma grande capacidade.

    Se sua cozinha tem muita decoração e expositores, pode valer a pena considerar prateleiras iluminadas. Para armazenar potes e frigideiras, prateleiras enormes e fechadas são selecionadas como locais de armazenamento adicionais para o fone de ouvido.

    Os acessórios pequenos são melhor adquiridos com dobradiças, pois podem ser removidos e lavados. Diversas opções de produtos retráteis, retráteis e rotativos são convenientes, em que todo o conteúdo é de fácil acesso.

    Nas pequenas cozinhas, para as quais está registado cada centímetro, e que não podem ser entulhadas com gavetas suspensas, utilizam-se estantes rasas por cima da bancada, que se estendem até ao tecto, combinadas com secções abertas e fechadas.

    Se a família for pequena e a questão do espaço de armazenamento não for urgente, pode-se contornar com várias prateleiras abertas, economizando espaço no ambiente.

    Para estilos como o minimalismo, pequenas prateleiras de vidro de alta tecnologia que permitem a entrada de luz e aumentam o volume são adequadas.

    É importante que os itens adquiridos combinem com o estilo e a cor do interior, tenham uma aparência harmoniosa e atendam ao gosto dos proprietários.

    Como arrumá-lo corretamente?

    As prateleiras são móveis versáteis e podem ser encontradas em qualquer lugar. Vejamos exemplos de diferentes opções de localização das prateleiras.

    • É conveniente ter as pequenas coisas à mão. Para fazer isso, equipe um ferro, aço inoxidável, drywall ou qualquer outra prateleira na mesa. Com esta disposição, cada objeto cai no campo de visão.
    • A janela da área de trabalho é cercada em ambos os lados por prateleiras para pratos.
    • Modelos de canto aberto são ótimos para cozinhas pequenas. Com grande capacidade, os produtos ocupam pouco espaço.
    • Prateleiras simples em linha reta podem substituir completamente os armários suspensos na cozinha, ocupando toda a parede acima da superfície de trabalho.
    • Estruturas em correntes ou cabos são penduradas no centro da cozinha, a dona de casa obtém espaço de armazenamento adicional no local mais inesperado.

    Idéias de decoração

    Na cozinha, eles cozinham, comem, relaxam e marcam encontros com os amigos. Cada hostess quer ver este quarto aconchegante e único. Momentos de identidade e calor doméstico ajudarão a trazer uma decoração incomum.

    • As prateleiras originais são organizadas a partir de caixas simples. Você pode colocar qualquer coisinha neles.
    • No estilo Provença ou Shabby Chic, os espaços de armazenamento em escadas ligeiramente modificadas têm uma ótima aparência.
    • As prateleiras verticais de vinhos ocupam pouco espaço na cozinha, mas reúnem toda a coleção de vinhos caseiros.
    • Prateleiras de vidro com pratos brancos podem decorar qualquer parede. Com a iluminação certa, pratos e vasos parecem flutuar no ar.

      As prateleiras da cozinha são tão diferentes que sempre encontrarão o seu propósito. Podem guardar pequenas coisas, assumir a carga de eletrodomésticos, tornar-se uma decoração de cozinha, exibindo lindos pratos e elementos decorativos.

      Para obter informações sobre como fazer uma prateleira de cozinha incomum, faça você mesmo, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa