Mobiliário

Materiais para a cozinha: o que existe e o que é melhor escolher?

Materiais para a cozinha: o que existe e o que é melhor escolher?
Contente
  1. Requerimentos gerais
  2. De que são feitas as caixas?
  3. Opções de fachada
  4. Variedades de bancadas
  5. Recomendações de seleção

A cozinha é um local onde não só são preparadas as refeições, mas também um ambiente acolhedor propício a conversas sinceras. E a primeira coisa que afeta o ambiente é o cenário da cozinha. Sua aparência, funcionalidade, ergonomia e praticidade contribuem para a criação de um microclima favorável. Para se sentir confortável em sua própria cozinha, você não precisa investir muito dinheiro em reformas e móveis. Você pode criar um ambiente confortável, mesmo com um orçamento modesto. O principal é saber quais materiais escolher, pois caro nem sempre é de alta qualidade. Aqui vamos descobrir.

Requerimentos gerais

Ao solicitar ou comprar móveis de cozinha prontos você deve levar em consideração nuances como:

  • o conjunto de cozinha deve encaixar-se harmoniosamente no interior da divisão em termos de cor e estilo de execução;
  • se você pretende comprar móveis de mais de uma cor, é preferível instalar fachadas claras na parte superior e escuras na parte inferior;
  • materiais de qualidade para a cozinha a preços acessíveis podem ser selecionados entrando em contato com várias empresas e comparar preços;
  • móveis feitos sob medida sempre justificam os custos, pois mesmo em um quarto standard cada apartamento tem algo individual.

De que são feitas as caixas?

A maior quantidade de material é consumida para a fabricação do corpo do móvel de cozinha, portanto, o preço do fone de ouvido dependerá diretamente da escolha do comprador. É ao corpo que estão fixados todos os dispositivos e mecanismos, a sua resistência condiciona a vida útil da cozinha. Cada tipo de matéria-prima tem seus prós e contras e você precisa conhecê-los.

  • Aglomerado São pequenas lascas de madeira misturadas com resina, prensadas em uma placa em uma extrusora e cobertas com uma película protetora. As vantagens incluem a disponibilidade e o preço bastante baixo do produto. A desvantagem é a textura solta da placa. Inicialmente, todas as peças são aparafusadas com segurança e no lugar, mas se usadas sem cuidado, as portas se soltam. Fixar novamente os elementos no mesmo local pode ser problemático. A cada novo aparafusamento, os cavacos ficam mais soltos e perdem sua densidade.

E você também precisa levar em consideração mais uma nuance - o papelão tem medo de água e até mesmo de alta umidade. O material incha, delamina e perde sua aparência atraente.

  • MDF - um painel feito de matéria-prima de fibra de madeira é um produto ecologicamente correto e seguro, uma vez que não são utilizadas misturas adesivas tóxicas em sua produção. O material é feito por prensagem a quente, durante a qual uma substância natural, a lignina, é liberada de pequenos cavacos. O resultado é um produto durável, fácil de processar e decorar. As vantagens do corpo do móvel de cozinha em MDF são a durabilidade e a resistência a altas temperaturas. É seguro e ecologicamente correto, com baixa suscetibilidade a fungos e mofo. Pertence à categoria de preço médio. As desvantagens incluem baixa resistência à umidade.

O contato acidental com a água não é perigoso, mas com o contato frequente e prolongado com a umidade, o MDF incha e deforma.

  • Caixa de madeira - isto é madeira compensada ou blockboard. Uma superfície de madeira compensada comum é ecologicamente correta, durável, acessível e confiável. A vantagem do compensado à prova d'água, além de todas as opções acima, é a capacidade de sobreviver a uma enchente sem alterar sua forma original. Um blockboard tem características semelhantes. Se não houver impregnação repelente de água, a umidade será o inimigo número um. Outro ponto fraco da caixa de madeira é que ela deve ser pintada.

Opções de fachada

A fachada da unidade da cozinha é seu rosto. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:

  • suave;
  • moldura arredondada;
  • quadro retangular.

Os recursos para a sua produção, apresentados no mercado moveleiro, permitem escolher modificações para todos os gostos e carteiras. Todos eles têm características e dados externos diferentes. Os painéis da fachada são feitos de diversos materiais.

  • Aglomerado e aglomerado. A opção mais econômica, mas não a pior. É fácil de processar, o que permite combiná-lo com outros materiais para acabamentos decorativos.
  • MDF. Para os elementos frontais, é usado filme ou pintado. O filme de vinil o torna fosco, brilhante ou multicolorido, mas pode descascar com o tempo ou quando exposto a altas temperaturas. Com tintas, em particular com acrílico, isso não acontece - é mais confiável e mais durável, mas o preço, respectivamente, é mais alto.
  • Postforming. Este material é criado rolando uma camada de plástico sobre um cartão ou folha de MDF. O revestimento não tem medo de altas temperaturas e tensões mecânicas. Este material possui a paleta de cores mais ampla, mesmo o comprador mais exigente pode escolher uma tonalidade de sua preferência.
  • Placa AGT. O revestimento de plástico de fábrica de chapas de MDF permite obter resistência e as bordas laterais protegem a fachada da influência de fatores negativos de forma confiável.
  • Folheado. Esses painéis parecem madeira, mas na verdade é um cartão de aglomerado ou MDF, coberto com uma folha fina de madeira natural.
  • Matriz de madeira. A madeira natural é decorada com esculturas e envernizada. Além do fato de que tal fachada tem uma aparência linda, ela vai durar muito tempo e seu custo também é decente.

Inserções de vidro de vários tons e texturas são frequentemente instaladas nas portas. Móveis para cozinha com tipografia e fachadas combinadas são menos populares, mas também estão lá. É extremamente raro que as cozinhas sejam feitas de metal, concreto, vidro. Esses modelos são considerados exclusivos e são feitos sob encomenda.

Variedades de bancadas

A espessura padrão do tampo da mesa é de 28 mm, mas se o fone de ouvido tiver aparelhos embutidos, você terá que adicionar outros 10 mm. É esta superfície que está sujeita aos maiores esforços mecânicos, por isso deve ser confeccionada com o material mais resistente. As bancadas do conjunto de cozinha são feitas de várias matérias-primas, esta lista inclui também aglomerado e MDF. Uma placa de espessura apropriada é tomada como base e coberta com plástico laminado no topo. Essa mesa é durável, à prova d'água, fácil de prender e, se necessário, pode ser trocada por outra.

Mas, ao mesmo tempo, o plástico que cobre o painel não deve ser exposto a altas temperaturas, detergentes abrasivos e produtos químicos, bem como a entrada de água em vazamentos nas juntas da mesa.

Superfícies de pedra artificial

Tampo de mesa acrílico agradável ao toque, ao mesmo tempo que tem uma ótima aparência nas versões brilhante e fosca. Sua principal vantagem é a plasticidade. Um designer pode dar vida às ideias mais extravagantes com este material. Curvas intrincadas e formas incomuns de superfícies de acrílico de cozinha irão deliciar os amantes da originalidade. A conveniência de usar acrílico como painel de trabalho é a capacidade de eliminar pequenas lascas e arranhões por esmerilhamento. Após este procedimento, o plano da bancada assume sua aparência original. O contato com os pigmentos pode deixar marcas na superfície do acrílico de cor clara. A água não é perigosa para ela.

Deve ser lembrado que o material não é resistente ao calor.

Aglomerado de quartzo - é constituído por lascas de quartzo natural e resina sintética que o une. Em nada tem o aspecto inferior a uma pedra natural e, com a adição de um pigmento colorido, pode apresentar-se em várias cores. O material possui resistência aumentada à formação de microfissuras, não necessita de cuidados especiais e não é de forma alguma inferior em resistência ao granito.

Grés porcelânico - um material compósito relativamente novo com maior resistência, durabilidade e outras qualidades inerentes à área de trabalho da cozinha. No mercado de materiais de construção, apresenta-se em várias cores, imitando o betão ou a pedra natural. A desvantagem das bancadas em grés porcelânico é a complexidade da restauração. Se estiver danificado, pode ser mais fácil substituir todo o painel do que desmontá-lo e enviá-lo para reparo.

Bancadas de pedra natural

Mármore É um material bonito e atraente que se adapta a qualquer estilo de interior de cozinha. No entanto, sua praticidade deixa muito a desejar. Apesar de se tratar de uma pedra natural, é bastante frágil e apresenta uma estrutura porosa. Isso significa que mesmo café ou suco derramado deixará uma marca na bancada. A superfície pode ser lixada, mas esse procedimento é caro. Antes de escolher uma superfície de granito para uma mesa de cozinha, é necessário certificar-se de que não haja nenhum fundo radioativo desse mineral. Esta superfície não tem medo de panelas quentes ou alta umidade, microorganismos ou fungos. A cor e a textura mantêm sua aparência original mesmo após décadas.

A única nuance que deve ser levada em consideração é o grande peso da superfície do granito. Isso não deve ser esquecido ao projetar suas estruturas de suporte.

Recomendações de seleção

A compra de novos móveis de cozinha é geralmente acompanhada de reformas. É necessário planear e encomendar um conjunto de cozinha antes de iniciar a renovação da divisão, em casos extremos, durante a mesma. Caso contrário, será difícil, e às vezes impossível, realizar todos os desejos. Uma pia, fogão ou exaustor pré-adquiridos podem limitar a funcionalidade dos móveis de cozinha, não cabendo na estrutura embutida.

Será mais fácil escolher o material da cozinha entre uma variedade de propostas, comparando várias opções semelhantes.

Por mais estranho que possa parecer, o mais prático de toda a variedade de modelos será um conjunto de cozinha branco brilhante. Será invisível para impressões digitais e gotículas de água. Toda a sujeira é facilmente removida, a mobília volta a brilhar limpa. Mas a cor branca brilhante tem sua desvantagem: quando exposta à luz direta do sol, a cozinha fica amarelada. Portanto, se a tonalidade não for fundamental, pode-se escolher o bege ou o marfim.

Para os amantes dos tons escuros, existe também uma saída - escolher uma superfície com textura rugosa ou com um padrão semelhante a madeira. O relevo irregular da fachada é menos suscetível a contaminação, mas mais difícil de manter. Se, no entanto, a escolha recaiu sobre uma cozinha feita de aglomerado, então sua classe de respeito ao meio ambiente deveria ser E-1. É aconselhável fazer fachadas em tons escuros, pois não se pode evitar uma faixa preta na junção das bordas. Todas as extremidades das superfícies devem ser revestidas com filme de PVC, necessário para a segurança e prolongamento da vida útil do móvel.

Para uma abordagem criativa e criativa ao design de cozinha, o MDF seria a melhor opção. Sua variedade de cores, texturas e acabamentos é simplesmente incrível. É claro que as prateleiras abertas economizam material de fachada, mas são algo pouco prático. Com o tempo, eles se transformam em um repositório de coisas empoeiradas e desnecessárias. Mas se você realmente quer economizar em algo, pode fazê-lo com ferragens, equipando todas as gavetas com dispositivos deslizantes e portas de armários com mecanismos de elevação. É muito moderno e moderno.

Para informações sobre qual material escolher para a fachada da cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa