Cozinhas foscas: o que são e como cuidar deles?
A escolha da cor da cozinha não é menos importante do que a seleção dos móveis e louças sanitárias. É muito comum achar que uma cozinha fosca é a melhor opção. É necessário lidar cuidadosamente com este tópico antes de tomar uma decisão final.
Vantagens e desvantagens
A popularidade das cozinhas mate e destes conjuntos de cozinha deve-se ao facto de ajudarem a conseguir um aconchego e um ambiente favorável ao entretenimento familiar. O brilho fosco é especialmente agradável na estação fria. A propósito, esta é a única opção possível para decorar uma sala e cozinha provençal no espírito do shabby chic. As vantagens indiscutíveis das cozinhas mate são:
- praticidade das fachadas (capacidade de limpar com menos frequência);
- atitude mental positiva e calma;
- adequação para estilos clássico e rústico;
- desbotamento mínimo à luz do sol;
- uma grande variedade de materiais adequados;
- a capacidade de usar quase qualquer iluminação sem medo de reflexos.
Mas deve-se ter em mente que as cozinhas mate têm vários lados negativos. Eles vão esconder o espaço exteriormente. Se uma cor suave for escolhida, uma cozinha pequena pode parecer feia.
Isso pode ser transformado de um obstáculo em um efeito positivo usando tons foscos silenciados em uma sala muito grande. Melhor chance de sucesso com cores mais escuras.
Deve-se ter em mente que em uma sala fosca você terá que fornecer iluminação mais intensa. Portanto, é recomendável equipar a janela com uma maior. Se isso não for feito, o espaço parecerá muito sonolento e imperceptível para olhar.Uma ligeira variedade de cores também pode causar problemas. A escolha de uma cozinha fosca resultará em muito menos cores do que em uma sala brilhante.
Ao escolher cores mate, você terá que abandonar os abrasivos durante a limpeza. Caso contrário, será quase impossível preservar a aparência original das fachadas. Quanto às restrições à gama de cores - não são muito significativas. A grande maioria das cores populares pode ser facilmente usada. Porém, em um espaço pequeno, é melhor dispensar tons escuros.
Variedade de espécies
Se você está determinado a fazer uma cozinha fosca, ainda precisa descobrir o que exatamente ela deve ser. O formato da cozinha de nicho é ideal para habitações de pequeno porte. Apesar de seu tamanho modesto, é bastante funcional.
Não se deve pensar que um nicho pode ser abordado levianamente. Somente com um pensamento muito cuidadoso do conceito será possível alcançar um resultado ideal.
Uma cozinha totalmente funcional só se destaca quando já existe uma área de jantar separada. Mas a opção mais comum ainda é a cozinha-sala de jantar. Ele necessariamente prevê um local onde ficará a mesa de jantar.
A gradação das cozinhas de acordo com o tipo de layout não é menos importante. Lineares - eles também são retos - as premissas são sempre construídas uma após a outra:
- pias;
- caixas e outros sistemas de armazenamento;
- pratos;
- mesas de trabalho e de jantar.
Em uma versão de duas linhas, como você pode imaginar, todos os objetos são colocados em duas linhas diferentes. Eles geralmente são adjacentes a paredes opostas. No formato em forma de L (também conhecido como angular), os móveis são colocados contra as paredes adjacentes e a pia fica em uma das bordas ou na junção. O esquema em forma de L é muito menos comum. E as cozinhas em forma de U e peninsulares mais frequentes são projetadas principalmente em salas grandes.
Revisão de materiais
Mas seja qual for a estrutura geométrica do fone de ouvido, seu material também desempenha um papel importante. Deve-se ter em mente que uma alta temperatura será criada na cozinha e o vapor de água se espalhará. Todos os produtos também deve ser resistente a respingos de gordura.
Um verdadeiro clássico (embora muito caro) é a fachada de madeira natural. Este design irá enfatizar o gosto estético sólido dos proprietários e sua respeitabilidade. Comuns para a indústria moveleira nacional são:
- bordo;
- Carvalho;
- bétula;
- abeto;
- faia;
- matrizes de cinzas.
Raças mais exóticas podem ser usadas. Mas então o custo pode aumentar de 2 a 3 vezes e às vezes até mais. Mesmo as excelentes características estéticas e práticas do "exótico" nem sempre justificam esta diferença.
Deve-se ter em mente que a madeira absorve facilmente a umidade. O processamento especial resolve este problema, entretanto, e tal procedimento custará muito.
Estruturas mate feitas de aglomerado (e sua subespécie - aglomerado laminado) se espalharam. Você tem que pagar relativamente pouco por esses materiais e é mais fácil montar itens a partir deles. O filme especial oferece resistência suficiente à umidade e forte calor. Se os componentes falharem, será fácil encontrar peças de reposição.
No entanto, deve ser entendido que qualquer painel de partículas contém uma resina tóxica e pode ser facilmente destruído por estresse mecânico.
Se houver desejo de comprar uma cozinha mais segura, mas ao mesmo tempo não pagar a mais pela madeira natural, então uma estrutura de MDF é o suficiente. Na fabricação deste material, apenas reagentes completamente seguros são usados. O aumento da resistência das fachadas deve-se à compactação a alta pressão. O MDF pode ser feito em diferentes estilos e dura muito tempo.
Mas devemos lembrar que esse material se inflama facilmente e que parte da produção ainda não mudou para uma tecnologia segura e moderna.
Muitas vezes você pode encontrar referências a cozinhas de plástico.Para ser mais preciso, o plástico é usado não como o principal material estrutural, mas como um material decorativo. Atrás dele estão o mesmo aglomerado, MDF ou madeira. Os plásticos usados na fabricação de móveis de cozinha podem suportar facilmente o forte calor e são muito duráveis.
No entanto, a limpeza abrasiva e os detergentes altamente ativos ainda serão inaceitáveis.
Os produtos plásticos são ideais para um estilo modernista. Mas muitas pessoas preferem acabamentos em esmalte. Uma superfície esmaltada de alta qualidade dura muito. Além disso, o esmalte ajudará a tornar os móveis mais variados. Normalmente, um revestimento especial é aplicado em várias camadas, após o qual é completamente lixado e pintado com um verniz brilhante.
Os problemas com o esmalte são os seguintes:
- impossibilidade de limpeza com composições ácidas;
- preservação de impressões digitais;
- aumento do preço.
Paleta de cores
Os materiais mate da cozinha são importantes, mas não menos significativos são as cores individuais e as combinações de cores. Eles são selecionados de acordo com seu próprio gosto. Os materiais escuros são recomendados para quem espera a oportunidade de relaxar e se acalmar na cozinha. No entanto, com um estilo de vida dinâmico, quando há muito pouco tempo para o almoço, essa decisão é inadequada. As cores claras (incluindo tinta branca) têm efeitos psicológicos diametralmente opostos.
Com o uso habilidoso de cores claras, você pode obter uma aparência requintada e sofisticada de móveis. Ao mesmo tempo, ele se anima e estimula a realizar ações ativas. A atitude certa é criada para resolver problemas.
A cozinha muito iluminada é adequada para solteiros e famílias sem filhos, que levam um estilo de vida ativo e buscam o luxo.
Os efeitos psicológicos de uma determinada cor também devem ser levados em consideração. Então, tintas vermelhas, amarelas e laranja estimulam instantaneamente o apetite. Tons de rosa e cinza vão ajudar quem quer fazer dieta. Tons pastel são merecidamente populares. Usar contraste está bom. No entanto, ao usá-lo, deve-se ter cuidado para que o ambiente como um todo não pareça muito chamativo.
Opções de design
Popular no interior da cozinha é estilo classico... Implica simplicidade de geometria e graça de linhas. Esta composição é indicada para pessoas com um estilo de vida tradicional, tendo como foco principal a carreira e a família. Em um interior clássico, apenas materiais naturais são adequados de maneira única. Os caixilhos das portas ou peitoris das janelas feitos de madeira irão apenas aumentar a impressão favorável.
Se você escolher um clássico perfeito, terá que descartar todos os itens que parecem baratos. Você precisa usar apenas itens de status exclusivos. Você também pode usar antiguidades, se tiver apenas o dinheiro necessário. Mas o uso de joias deve ser abandonado. Em vez disso, eles usam itens decorativos deliberadamente envelhecidos.
Se selecionado estilo moderno, terá que se afastar dos cânones tradicionais. Típicos neste formato são:
- móveis de geometria simples;
- rejeição completa de elementos de estuque e esculpidos;
- aplicação de várias cores ao mesmo tempo, jogo de contrastes;
- introdução ao interior de superfícies cromadas ou lacadas.
Cozinha fosca pode ser decorada no espírito sótão... Nesse caso, muito metal é usado. A mobília deve ser pesada e maciça. Em uma versão mais moderna, um loft significa:
- rejeição de revestimentos de parede e exposição de alvenaria;
- fusão de espaço de jantar e trabalho;
- a presença de estruturas e acessórios maciços.
Dicas de cuidados
Qualquer que seja o estilo de cozinha fosco escolhido, será necessário cuidar bem dele. As fachadas de aglomerado e MDF são impraticáveis para limpar com cloro e reagentes alcalinos. Você também terá que desistir de limpeza abrasiva, vinagre, óleo vegetal. A solução ideal é usar esponjas macias embebidas em água com sabão. Após a lavagem, você precisará caminhar novamente sobre a superfície para remover todo o sabão.
Se o MDF for coberto com plástico, é permitido o uso de soluções fracas de álcool. Mas é melhor não arriscar. Mas raspar a sujeira com facas, lâminas de barbear e assim por diante é uma péssima ideia. Para uma cozinha durar mais, você precisa de:
- não coloque itens quentes na bancada, prateleiras;
- carregue todas as peças uniformemente;
- limpe os móveis com esponjas de espuma de borracha ou pano macio;
- superfícies limpas a seco;
- não lustre os móveis com graxa ou cera.
Para uma visão geral da cozinha fosca, veja o próximo vídeo.