Fachadas pintadas para cozinha: características e regras de atendimento
Toda anfitriã sonha em ter uma cozinha com um design especial, onde você poderá não só preparar pratos, mas também receber convidados, passar as noites com sua família. Para que este ambiente tenha um clima positivo, é importante escolher o estilo certo não só para decorar paredes, tetos e pisos, mas também para móveis de cozinha. No design moderno das cozinhas, a composição básica é um conjunto de cozinha, cujo aspecto estético e funcionalidade acrescida são dados por fachadas de MDF pintadas.
Característica
Os móveis de cozinha feitos com placas de MDF pintadas surgiram no mercado recentemente, mas conseguiram ganhar popularidade devido à sua resistência, confiabilidade no funcionamento, praticidade e estética.
As fachadas pintadas para a cozinha são produzidas com tecnologias modernas feito de material ecológico, sem adição de compostos químicos. A estrutura das lajes é composta por pequenas partículas de pó de madeira, que, sob a influência das altas temperaturas, liberam um componente como a lignina (substância natural). Depois de combinado com a parafina, é prensado, o que contribui para a formação de um material denso monolítico, que pode se dobrar durante a fabricação do fone de ouvido e permite a fabricação de móveis requintados de diversos formatos.
Usualmente a espessura da fachada pintada é de 16 ou 19 mm, alguns fabricantes podem fazer placas de outras espessuras. Além disso, o material pode ter uma superfície lisa e um padrão fresado profundo.
Graças à grande variedade de decoração e cores, os fones de ouvido com fachada pintada se encaixam perfeitamente em qualquer estilo de cozinha.
Vantagens e desvantagens
Hoje, muitos designers escolhem fachadas pintadas de placas de MDF para decoração de interiores, que são especialmente adequadas para a cozinha. Como qualquer outro material, as placas de MDF têm seus prós e contras. Suas principais vantagens incluem várias características.
- Amizade ambiental. O material é absolutamente seguro para a saúde humana, pois não contém substâncias nocivas.
- Design diversificado. Os fabricantes estão constantemente reabastecendo o mercado com novos modelos, onde os conjuntos de cozinha são apresentados em diferentes cores e texturas. Fachadas em MDF revestidas com esmalte são especialmente procuradas pelas donas de casa.
- Resistência a alta umidade e temperaturas extremas, o que é típico para cozinhas... Se os vapores se instalarem, basta limpar a superfície pintada com um pano seco.
- Elimina a multiplicação de microrganismos e o aparecimento de fungos. Isso aumenta significativamente a vida útil dos móveis.
- De fácil cuidado. Um conjunto com fachada pintada pode ser lavado com qualquer detergente, mas não contém partículas abrasivas.
Quanto às deficiências, elas também existem.
- A camada de tinta pode sofrer danos mecânicos, resultando no aparecimento de lascas e riscos na superfície do móvel. Esses defeitos são difíceis de esconder e eliminar, por isso a fachada nesses casos é substituída por uma nova.
- Quando a unidade da cozinha está localizada em frente a uma janela, onde não há persianas e cortinas, as superfícies pintadas podem desbotar com o tempo devido à exposição regular à luz solar. Como resultado, a mobília perde sua aparência atraente original e torna-se opaca.
- Em comparação com móveis de aglomerado, esses conjuntos são mais caros.
Além disso, seu preço é muito mais baixo do que produtos de madeira e módulos de pedra artificial.
Materiais para pintura
As fachadas pintadas de cozinhas podem ser feitas de diferentes materiais, mas os produtos de placas de MDF são especialmente populares. Para dar-lhes uma aparência decorativa, os fabricantes usam três tipos principais de esmalte.
- Acrílico. É caracterizado pela alta qualidade e boa aderência à superfície. As tintas acrílicas são usadas para cobrir as fachadas das cozinhas e as superfícies das salas de estar ou dos conjuntos de quartos.
- Poliuretano... Pelas suas características, esta tinta é idêntica à utilizada na pintura de automóveis. A superfície revestida não tem medo de alta umidade e altas temperaturas, o que o torna versátil para uso na cozinha.
- Esmalte de poliéster. Similar em propriedades às tintas de poliuretano. Os corantes de esmalte são apresentados em uma enorme paleta de tons. Além disso, as superfícies esmaltadas ficam muito bem em um interior moderno.
Pintar 1 m2 de fachada de móveis normalmente requer até 150 gramas de tinta e verniz. Neste caso, o custo final das placas pintadas depende da presença ou ausência de efeitos adicionais, que normalmente são feitos para se obter uma textura interessante.
Tipos de decoração
Os conjuntos de cozinha com fachadas pintadas podem ser monocromáticos ou com uma decoração inusitada, apresentados sob a forma de um jogo de tonalidades de paleta. Os efeitos especiais de cores são muito populares entre os designers. Vamos considerar os mais comuns.
- Metálico. Confere aos móveis de cozinha um brilho metálico característico.
- Crackle, patinação. Com a ajuda dessa técnica, o fone de ouvido adquire o efeito do envelhecimento. Como regra, uma opção de decoração semelhante é escolhida para cozinhas decoradas em estilo clássico. Ele torna os móveis mais respeitáveis e sólidos.
- Camaleão... Graças a este efeito, a tonalidade das fachadas pode mudar de claro para escuro e vice-versa, dependendo do ângulo de iluminação.
- Mãe de pérola, pérolas. Um design semelhante é obtido aplicando-se um revestimento especial nas fachadas, que, após a secagem, confere à superfície a possibilidade de cintilar em vários tons e brilho.
- Acabamento fosco ou brilhante... A primeira opção parece mais suave e calma, e a segunda é caracterizada por cintilantes e brilhantes. Cada um desses revestimentos tem suas próprias vantagens e desvantagens, portanto é escolhido de acordo com o gosto pessoal dos donos da cozinha.
Além dos efeitos acima, muitos fabricantes produzem conjuntos de cozinha com um design incomum.
Merece atenção especial um desenho de estêncil que é aplicado na parte da frente do móvel. Ele pode fazer o destaque principal no design geral da cozinha. Os desenhos podem ser volumétricos e planos. Os padrões, passando suavemente de um móvel para outro, também parecem interessantes.
É útil notar revestimentos esmaltados, que se distinguem por cores vivas e textura incomum. Freqüentemente, são decorados com fotografias. Frentes esmaltadas se encaixam perfeitamente em qualquer estilo de cozinha, mas arranhões aparecem rapidamente nelas.
Como pintar com as próprias mãos?
Muitas pessoas preferem pintar o conjunto de cozinha com as próprias mãos, pois isso permite que você concretize todas as idéias de design. Antes de iniciar o processo criativo, é necessário escolher não só a cor, mas também o tipo de tinta. Os especialistas recomendam o uso de tinta automotiva para isso, pois adere melhor à superfície e proporciona um belo efeito de tonalidade. É aconselhável comprá-lo em aerossóis. Para que o agente de coloração forneça à fachada uma bela aparência e proteção contra umidade e temperatura, você deve seguir certas regras durante a pintura.
- É necessário iniciar a pintura retirando a fachada das dobradiças. Para não se confundir mais tarde e para concluir rapidamente a instalação, recomenda-se numerar cada detalhe. Em seguida, todas as peças são limpas: para isso são lavadas em água morna e a camada de gordura assentada é removida com um solvente. Em seguida, com cuidado, usando uma lixa com abrasivo fino, a superfície é limpa, após o que toda a superfície é novamente limpa com solvente.
- A próxima etapa será pintar, que deve ser iniciada com indentações.... Como regra, isso se aplica a um fone de ouvido que tem uma fachada com padrões em relevo, reentrâncias e fresados. Assim que a primeira camada de tinta secar, a segunda é aplicada imediatamente, depois a terceira. Graças à pintura multicamadas, os móveis ficarão mais protegidos dos efeitos negativos da temperatura e da umidade.
- Depois que todas as camadas de tinta estiverem completamente secas, você pode começar a decorar o revestimento com segurança. Para isso, muitas vezes é aplicado um desenho de estêncil, que transformará significativamente o interior da cozinha. A coloração é realizada a pedido.
- O procedimento termina montagem de móveis.
Todos os detalhes da fachada são instalados no local.
Como cuidar?
As fachadas pintadas do conjunto de cozinha parecem interessantes tanto no design clássico da sala como nos interiores modernos. Para que tal "beleza" perdure por muito tempo e não perca seu atrativo, é preciso saber cuidar bem de um móvel. Isso é especialmente verdadeiro para fones de ouvido metálicos com uma superfície perolada e brilhante, uma vez que impressões digitais e traços de manchas de graxa são mais perceptíveis neles.
O cuidado com essa superfície deve ser com cuidado, sem o uso de detergentes que contenham substâncias abrasivas... Via de regra, a superfície das fachadas pintadas é limpa primeiro com um pano úmido e depois com um pano seco.
Avaliações
Os conjuntos de cozinha com fachadas pintadas tornaram-se recentemente muito populares no design de cozinhas. Superfície semelhante tem excelente desempenho e durabilidade, portanto, recebeu muitos comentários positivos.Todas as donas de casa consideram que móveis com fachadas pintadas são fáceis de limpar e não perdem seu apelo visual por muito tempo, enchendo o interior da cozinha com notas especiais de chique.
Ao mesmo tempo, há recepcionistas insatisfeitas. Esse revestimento teme o estresse mecânico, e lascas e rachaduras podem aparecer rapidamente nele, que não podem ser removidas em um local visível. Em tais situações, você tem que mudar completamente a fachada, e isso é uma certa despesa financeira.
Para informações sobre como são feitas as fachadas pintadas, veja o próximo vídeo.