Cozinhas folheadas: características, variedades e exemplos interessantes
Hoje em dia, as fachadas folheadas da cozinha estão se tornando cada vez mais populares. Isso não é surpreendente, porque eles se parecem com madeira de verdade, cheiram a madeira e nem parecem diferentes de madeira. Ao mesmo tempo, o custo dos painéis é muito democrático e acessível para a maioria de nossos compatriotas.
Vantagens e desvantagens
O folheado é uma placa de MDF com o revestimento mais fino não excedendo 0,6-1 mm de espessura. Tecnicamente, as lajes consistem em duas camadas:
- MDF - pequenos cavacos de madeira impregnados com lignina ou parafina e prensados em um painel monolítico sólido;
- folheado - um corte fino de madeira elite, colado em MDF e coberto com esmalte ou verniz.
Como qualquer outro material, o folheado tem suas próprias vantagens e desvantagens.
As vantagens incluem as seguintes características:
- ao contrário da madeira maciça, o folheado é menos suscetível a rachaduras e empenamentos em um ambiente úmido - isso aumenta significativamente a vida útil do folheado e torna o material prático e durável;
- em comparação com o plástico comum, assim como o revestimento acrílico e o laminado, o folheado parece muito mais natural e mais caro, tem uma textura agradável e, além disso, pertence a materiais respiráveis, pois não é selado em um filme polimérico;
- graças à textura da madeira, o revestimento é caracterizado pela alta manutenibilidade das fachadas - eventuais riscos, fissuras e pequenas lascas podem ser facilmente lixados ou colados com as mesmas aparas, as consequências de tais manipulações do exterior serão completamente invisíveis;
- segurança ambiental - não são utilizadas substâncias tóxicas nocivas na fabricação de fachadas folheadas, portanto, tal cozinha é segura para a saúde, ao contrário do mesmo plástico;
- o folheado pode ser facilmente limpo de qualquer sujeira, basta lavar a superfície com uma esponja macia umedecida em uma solução de sabão neutro.
As desvantagens das fachadas folheadas encontram-se, via de regra, em produtos de baixa qualidade que foram feitos com grave violação da tecnologia recomendada. Esses revestimentos descolam-se rapidamente da base e logo começam a rachar. Alguns proprietários de móveis folheados observam: assim como a madeira natural, o folheado pode escurecer com o tempo. Porém, na maioria dos casos, as hospedeiras até gostam, pois confere ao produto um aspecto nobre e ligeiramente envelhecido.
Porém, se você deseja proteger seus móveis da descoloração, é melhor proteger as fachadas dos raios ultravioleta e renovar o acabamento envernizado de vez em quando.
Seleção de materiais
Para a fabricação de revestimentos folheados são utilizados apenas as espécies de madeira mais caras e bonitas:
- cinza - caracterizado por maior resistência, distinguindo-se por uma tonalidade fria e discreta;
- amieiro - esta árvore distingue-se pela excepcional resistência à deformação, bem como aos efeitos adversos da humidade, confere uma agradável impressão de superfície aveludada;
- Carvalho - um dos materiais mais nobres e expressivos da mais alta resistência e resistência, tal revestimento será durável e não mudará sua aparência original por muitos anos;
- cereja - madeira durável e forte, que apresenta uma agradável tonalidade avermelhada, com o tempo só vai se tornando mais rica e profunda;
- porca - material com uma textura espetacular, apresentado na paleta de tons mais rica.
Graças ao uso de tecnologias modernas, os revestimentos naturais foram continuamente aprimorados - eles se tornaram mais uniformes, duráveis e, ao mesmo tempo, decorativos. Assim, acabou eco-folheado ou linha-fina, que parece muito mais brilhante em cozinhas modernas... Embora a sua superfície perfeitamente lisa suscite dúvidas sobre a sua origem natural, é, no entanto, a mesma madeira normal, só antes de ser cortada é pintada e colada em blocos. Geralmente disponível e bastante macio choupo é usado para a produção desse material. Esse revestimento é muito mais barato do que o folheado natural, ao mesmo tempo que é inferior em densidade e durabilidade.
No entanto, esta desvantagem não pode de forma alguma ser considerada significativa para a cozinha, uma vez que está totalmente encoberta pela variedade de cores e pela possibilidade de criar as texturas mais originais no revestimento ecofolhado.
Soluções de cor
Qualquer conjunto de cozinha folheado parece invariavelmente elegante e sofisticado, enquanto as características estéticas do revestimento dependem em grande parte do tipo de madeira que foi usado para sua fabricação. As sombras podem ser as seguintes:
- o carvalho é apresentado em uma paleta de cores bastante diversa - do leitoso ao preto, um bônus adicional será sua textura única e profunda, devido à qual os móveis parecem caros e elegantes;
- o amieiro é frequentemente utilizado na cozinha devido aos seus tons claros e estrutura de aspecto aveludado;
- Rosewood é a melhor escolha para donas de casa que desejam que seus móveis de cozinha tenham o padrão amadeirado perfeito;
- a cereja tem um tom de vinho escuro, que parece muito impressionante em qualquer interior;
- O cinza é caracterizado pelo esquema de cores claras e frias, portanto, é considerado uma solução universal para qualquer cozinha;
- Zebrano é uma opção muito interessante para os amantes do exótico, as listras são bem visíveis na estrutura da árvore, que se encaixam perfeitamente nos interiores mais luxuosos;
- a noz tem tons quentes de marrom acinzentado em uma ampla gama de cores.
Opções de design
Para os fabricantes de móveis, o folheado se tornou um material confortável e funcional. O fato é que o corte da madeira natural é muito fino, portanto plástico e flexível. Isso abre possibilidades muito amplas para o design de móveis - o folheado permite que você crie uma variedade de formas - desde linhas retas e ângulos retos até as configurações mais ornamentadas (ziguezagues, ondas, assimetria da moda).
É digno de nota que as superfícies folheadas são harmoniosamente combinadas com muitos materiais, como plástico, metal, vidro e acrílico - interessantes tandems com folheados permitem implementar qualquer ideia de design para o interior da cozinha.
Os próprios painéis folheados parecem caros e impressionantes, mas para tornar o interior ainda mais elegante e sofisticado, eles recorrem à decoração. Portanto, os decoradores costumam usar o efeito de painéis folheados envelhecidos usando primers especiais ou complementam-nos com elementos esculpidos em madeira natural. Se desejar, pode melhorar as fachadas da cozinha recorrendo a esmaltes e tintas especiais.
Como cuidar?
Como o folheado é principalmente uma árvore, esse revestimento requer um tratamento especial e cuidados especiais. Deve ser limpo diariamente - para isso, use um pano macio de algodão umedecido em água e levemente torcido. Se estiver muito sujo, você precisará usar um composto para limpeza de móveis - você pode comprá-lo em qualquer loja de ferragens. Após o processamento, a superfície é enxugada com um pano.
Não é permitida a utilização de pós abrasivos para limpeza do revestimento, podendo riscar a fachada.
Se você pretende polir os móveis, primeiro deve remover completamente a poeira com um pano, depois desengordurar com qualquer agente que contenha álcool (por exemplo, líquido para limpeza de vidros) e, em seguida, polir e esfregar bem na direção do fibras de madeira.
Para para que a fachada folheada mantenha sua aparência estética o maior tempo possível, é necessário evitar líquidos quentes, inundações e danos mecânicos graves (choque e contato com objetos pontiagudos).
Belos exemplos
O folheado pode ser variado: claro, escuro, avermelhado e até listrado.
A fachada folheada de uma peça parece muito impressionante, mas não é particularmente durável. Se o seu orçamento permitir - faça sua escolha em favor do folheado de painéis ou moldura. Neste caso, os painéis são recobertos com folheado e as bordas recortadas com plástico, metal ou madeira com tratamento especial.
Claro que tal opção não sairá barata, mas, sem dúvida, protegerá o revestimento de gotas de água e graxa, o que significa que a fachada vai servir por muito mais tempo.
Recolhemos os exemplos mais interessantes da utilização de móveis folheados na cozinha. Esperamos que a nossa seleção de fotos lhe permita fazer a escolha que melhor se adapte às suas preferências e enfatize o conceito de design do interior.
Para os prós e contras das fachadas folheadas para cozinha, veja o próximo vídeo.