Cozinhas azuis: escolha de fones de ouvido, combinações de cores e exemplos de interiores
A cozinha azul sempre cria uma sensação de frescor, graça e leveza. Está provado que as sombras celestes têm o efeito mais benéfico sobre o estado psicológico de uma pessoa e sua saúde e, além disso, essa sombra contribui para a expansão visual dos limites do espaço. No entanto, este design não é popular - no nosso clima, a preferência é dada inteiramente às cores quentes, enquanto o azul, pelo contrário, torna o ambiente bastante fresco.
Recursos de cor
Para aplicar harmoniosamente todas as vantagens do tom azul no interior da cozinha, é necessário conhecer as suas principais características.
- Impacto na psique. Tons de azul e azul são ondas curtas, isto é órgãos de visão humanos "descansam" sobre eles... Além disso, o azul tem um leve efeito calmante, ajuda a reduzir a pressão arterial e o apetite. A sombra promove a produção de serotonina e melhora a concentração. É claro que o design da sala em tons de azul vai beneficiar pessoas desequilibradas e emocionais, além de hipertensos, homens e mulheres que cuidam do peso.
- O azul interage muito harmoniosamente com a percepção do espaço. Ao contrário do esquema de cor azul relacionado não torna o interior mais pesado, pelo contrário, aumenta, dá uma sensação de leveza e leveza. É por isso que quase todos os tons desta cor podem ser utilizados na decoração das paredes e no desenho do conjunto de cozinha.
- As sombras do céu compõem boa combinação com uma grande variedade de cores, isso não é nada surpreendente, porque na natureza, os tons de azul são encontrados em combinação com uma variedade de cores do arco-íris, especialmente frequentemente com azul, verde, vermelho e amarelo, bem como com cinza, preto e branco como a neve.
- Cozinha na cor azul pode ser decorado em quase qualquer estilo, mas o mais orgânico parecerá clássico, Provença, assim como shabby chic e scandi, a cozinha, feita no estilo mediterrâneo, parece espetacular.
Tudo isso determina a relevância do uso do azul no design, para que possa ser considerado universal com segurança.
Tipos e escolha de fone de ouvido azul
Ao escolher um conjunto azul, aplicam-se as regras gerais para a escolha de móveis de cozinha.
- Para espaços pequenos, é melhor dar preferência fones de ouvido de linha - neste caso, todos os módulos principais encontram-se ao longo de uma parede, em regra, os armários inferiores destinam-se a guardar eletrodomésticos e os superiores a talheres e alimentos. Se a casa tiver uma despensa, é melhor substituir os módulos suspensos por prateleiras - ficam especialmente impressionantes em azul.
- Para quartos espaçosos, uma boa solução seria layout da ilha - neste caso, toda a área de trabalho está situada ao longo das paredes adjacentes, e no centro da sala existe uma área de refeições ou um balcão de bar.
- Layouts padrão sugere-se o uso de jogos de canto, enquanto os móveis estão localizados ao longo de duas paredes perpendiculares, e a área de jantar é disposta no canto oposto - com isso, o espaço no centro da cozinha é liberado sem interferir no movimento do anfitriã na cozinha.
- Ao escolher um fone de ouvido ambas as superfícies brilhantes e mate podem ser usadas - eles parecem igualmente impressionantes em um esquema de cores azul, enquanto os brilhantes são freqüentemente usados em estilos modernos, como, por exemplo, minimalismo, e os foscos são harmoniosos na proveniência. Se está a implementar o conceito de shabby chic, então é aconselhável envelhecer adicionalmente o móvel ou cobri-lo com uma pátina - o estilo será 100%.
Tons e combinações
Na maioria dos casos, a abundância de tonalidades cinza-azuladas e azuis claras pode causar melancolia na pessoa - para evitar que isso aconteça, é imprescindível diluir a tonalidade com cores dinâmicas: vermelho, amarelo ou laranja e rosa brilhante. Não será supérfluo complementar o azul com a inclusão de tonalidades quentes: nude, creme e castanho claro. Em combinação com tais cores, a cozinha torna-se mais “organizada” e acolhedora, mantém a sua sofisticação, mas ao mesmo tempo parece mais “animada”.
Em combinação com tons de bege, os tons celestiais parecem neutros e muito suaves, é por isso que os designers muitas vezes complementam a decoração de parede azul e os móveis com tons de bege - eles tornam a percepção do ambiente mais suave e ao mesmo tempo nobre.
O esquema de cores cinza-azulado é muito popular entre os designers, parece especialmente impressionante contra o fundo de um avental roxo, e pinturas representando girassóis podem criar toques elegantes no interior. A cor celestial parece harmoniosamente em combinação com todos os tons de marrom, no entanto, e os tons de limão venenoso com moderação farão um bom tandem para o azul. Essas cores são utilizadas no desenho de janelas e em algumas partes das paredes.
Apesar de os decoradores não terem um consenso sobre o uso do verde, no entanto, em combinação com tons de azul, esse esquema de cores é muito harmonioso, o conjunto de azuis fica especialmente bonito em um fundo de pistache, e os padrões de grama profunda ou esmeralda serão harmonioso em aventais.
E, claro, na cozinha, você pode usar ativamente a beleza natural do azul e do amarelo - esse conjunto se encontra na forma de pinturas nas paredes, imagens em aventais e na forma de vasos com flores de girassol.
Estilos
Com a escolha certa do tom de azul, ficará bem em qualquer estilo, mas na maioria das vezes o tom é usado em designs clássicos, provençais e escandinavos.
- Estilo classico foi formada nos países do Velho Mundo no século 18 e era especialmente popular na França e na Inglaterra. Os clássicos não reconhecem materiais baratos: o chão costuma ser revestido de ladrilhos, além disso, estampado ou pintado de caro, e o teto é decorado com estuque. No entanto, se essa solução parece muito pomposa para você, então você pode fazer um ornamento floral discreto ao redor do perímetro - ele se tornará uma adição elegante ao conceito geral de design do interior. Materiais naturais de tons moderados são usados no desenho das paredes, tons chamativos são inaceitáveis aqui.
O azul é permitido em uma versão suave, com móveis feitos apenas de madeira maciça e da mais alta qualidade. Um lugar importante no design de interiores clássicos é dado à iluminação - um grande e belo lustre sob o teto e uma pequena lâmpada com um abajur na mesa são relevantes aqui. Considerando que o esquema geral de cores é azul, o espectro deve ser branco - o uso de lâmpadas com brilho amarelo vai reduzir muito o custo do visual da cozinha.
Os elementos de decoração devem ser discretos, mas caros, com algumas reivindicações de valor histórico. Estatuetas de porcelana, pratos pintados e pinturas de artistas famosos parecem harmoniosos.
- Provence. Este estilo entrou em voga na França no século XVII, na época contrasta com os pomposos interiores adotados na época. A principal característica da Provença é a leveza e a leveza, por isso a cor azul se encaixa neste estilo da forma mais relevante possível. Para o acabamento do piso, são utilizados ladrilhos, de preferência ásperos e envelhecidos artificialmente. Para as paredes, forro, papel de parede e outros materiais que imitem a textura natural são desejáveis, enquanto padrões em tons de azul são permitidos - eles não só não sobrecarregam o interior, mas também o tornam mais interessante.
No acabamento do forro, não são permitidas telas elásticas e drywall - apenas tinta e gesso, em geral, tal interior deve criar a sensação de uma casa de aldeia. Todos os elementos de decoração devem ter traços de tempo - se desejar, você mesmo pode aplicá-los. O conjunto de móveis deve ser de madeira, uma mesa de jantar em tons de madeira natural será um bom complemento para os módulos de cozinha azul-azulados.
Na Provença, você não pode prescindir de itens de decoração. Frascos com especiarias, uma gaiola com um pássaro e, claro, flores dão uma atmosfera especial - eles ficarão especialmente harmoniosos contra o fundo do interior azul.
- Escandinavo. Este estilo veio dos países nórdicos, e se distingue por uma grande quantidade de cores ensolaradas. Para o acabamento do piso, pode-se usar laminado, que não deve ser azul, mas sim uma imitação de madeira clara. As paredes são revestidas a ripas, opcionalmente, pintadas ou rebocadas, mas é melhor esquecer os painéis de plástico - o estilo escandinavo não aceita materiais sintéticos. É melhor engessar o teto - é assim que ele era aparado naquela época, quando o estilo estava apenas começando a ganhar popularidade. No entanto, os tetos tensos também podem parecer muito impressionantes, mas apenas se as costuras forem invisíveis. É melhor substituir os armários da cozinha por prateleiras - o estilo nórdico assume um espaço aberto.
É aconselhável levar um lustre de madeira para combinar com o chão, e as cortinas não podem ser penduradas de forma alguma para que não obstruam a entrada de luz solar.
Características do design monocromático
As cozinhas azuis costumam ter acabamentos em uma paleta de cores monocromáticas, caso em que o esquema de cores combina o azul com suas cores relacionadas - turquesa, azul-celeste, bem como menta, esfumaçado, azul e roxo.Na maioria das vezes, não mais do que 3 tons são usados, enquanto o azul deve cobrir cerca de 60% do design das instalações, cerca de 30% são alocados para a participação de um tom adicional, e a terceira cor é usada como uma cor de destaque, não mais do que 10% é alocado para ele.
Ao decorar a sua cozinha em tons de azul, experimente usar materiais mais naturais: é aconselhável que os têxteis de mesa, as cortinas e os tapetes sejam feitos apenas de linho natural e os móveis de madeira. Um tom azul em um interior monocromático pode ser o fundo principal e o destaque. Por exemplo, se a cozinha for pequena, o melhor esquema de cores para as paredes será cinza e branco-azul, essas cores não "abafam" a iluminação natural e, além disso, ampliam visualmente o espaço.
Se as janelas da sua cozinha estão viradas para o lado norte, é melhor usar o azul como destaque, por exemplo, em pratos, elementos decorativos e têxteis de cozinha. Uma pequena dica: não use cortinas totalmente azuis - tal desenho tornará o espaço da cozinha desconfortável.
Se você usar tons brilhantes de azul para decorar e mobiliar um quarto - turquesa, lápis-lazúli ou céu claro - então você deve definitivamente igualá-los com uma abundância de cores brancas e leitosas no interior. Se a cozinha for muito alta, então o teto deve ser feito alguns tons mais escuro que o azul de fundo, e se a cozinha, ao contrário, for baixa, o topo deve ser mais claro. Se a cozinha for muito grande (sim, acontece), isso geralmente causa um leve desconforto para as recepcionistas, nesse caso, tons escuros de azul são o melhor ajuste - eles movem visualmente as paredes e, portanto, reduzem a percepção do ambiente . Lembre-se de que é importante não exagerar, caso contrário, a impressão do seu quarto pode ser bastante sombria.
Exemplos interessantes de interiores
O interior azul e branco parece invariavelmente relevante - esse esquema de cores nunca sai de moda, porque esse conjunto é tão relevante quanto o mar com espuma ou o céu com nuvens. O branco parece especialmente harmonioso quando motivos étnicos são usados na decoração de interiores, como Gzhel russo, porcelana chinesa ou azulejos espanhóis.
A combinação do azul com o bege não é menos harmoniosa, esta é outra união emprestada da Mãe Natureza: o céu com campos de trigo e águas azuis com praia de areia.
O azul e o verde sempre foram tons próximos uns dos outros no espectro de cores, na natureza a união dessas cores é representada principalmente por flores (sinos, assim como centáureas e jacintos), razão pela qual, em combinação com o azul, tons vegetais de verde parece mais bem-sucedido.
É geralmente aceito que o amarelo é um tom completamente oposto ao azul, portanto, tal escala com seu calor e dinâmica equilibrará a rigidez do azul.
A combinação de azul com rosa claro parece boa, a cozinha em tal solução parece mais dinâmica.
A cozinha azul com motivos pretos e tons metálicos parece espetacular - esta solução pode ser chamada de ousada e ininterrupta, portanto, é especialmente procurada em estilos modernos.
Para informações sobre como decorar adequadamente uma cozinha em azul, veja o próximo vídeo.