Cozinha brilhante no interior: prós e contras, ideias de uso
O brilho refinado invariavelmente atrai a atenção por sua textura, brilho cintilante e tons ricos, razão pela qual encontrou grande demanda no design de interiores de cozinha elegantes. Os defensores de soluções não triviais em decoração há muito tempo usam superfícies brilhantes para decorar fachadas de cozinha, criando assim um ambiente espetacular e caro.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do brilho consiste em criar oportunidades para a implementação das soluções de design mais interessantes, graças às quais é possível conceber um interior verdadeiramente único, tornando a cozinha um local preferido para todos os membros da família.
O segredo do sucesso do gloss está em suas excepcionais características decorativas e de desempenho.
- Devido à estrutura especial do revestimento, o brilho tem a propriedade de refletir os raios de luz, ampliando visualmente o espaço da cozinha e enchendo-o de luz. Essas soluções são populares em apartamentos grandes e pequenos.
- O brilho se encaixa harmoniosamente na maioria dos estilos e uma ampla paleta de cores irá satisfazer os clientes mais exigentes e escolher um material para eles que se combinará harmoniosamente com o conceito geral de cores do ambiente.
- As superfícies são fáceis de usar e podem ser limpas da forma mais simples e econômica.
- Os detalhes brilhantes retêm a cor por muito tempo, não desbotam e não perdem a saturação com o tempo.
- As fachadas feitas com esses materiais são ecologicamente corretas, pois durante o funcionamento não emitem substâncias nocivas e tóxicas. Além disso, uma camada de plástico pode proteger os membros da família dos vapores de formaldeído, que muitas vezes são emitidos por painéis de aglomerado.
- As fachadas brilhantes distinguem-se pela elegância e aspecto festivo. O material tem um aspecto muito agradável esteticamente, por isso certifique-se de que tem um bom humor e um bom apetite!
Ao mesmo tempo, não se deve esquecer as desvantagens. Espere que quaisquer manchas, respingos, marcas de mãos ou outros contaminantes sejam imediatamente visíveis no acabamento brilhante.
Esses painéis requerem limpeza regular, caso contrário, a percepção geral da cozinha ficará desordenada.
Para a fim de não se envolver na lavagem contínua de uma superfície brilhante, dê preferência a um revestimento não monocromáticoe modelos com salpicos texturizados de tons prateados e dourados. Deve-se notar que o brilho não é muito durável, quaisquer amolgadelas e arranhões implicarão na necessidade de substituição de todas as peças.
Comparação com cozinha fosca
Primeiro, vamos descobrir por que as superfícies brilhantes são melhores do que as mate.
Deve-se notar que por muitas décadas fachadas mate permaneceram a única opção disponível, portanto, as anfitriãs não precisavam escolher. O brilho é popular atualmente, mas cada tipo de revestimento tem seus prós e contras.
Então, fachadas mate são mais práticas do que brilhantes... Se crianças pequenas morarem em sua casa, elas provavelmente deixarão impressões de mãos em todas as superfícies que estarão em sua zona de acesso - neste caso, o uso de fachadas mate será mais justificado.
Como alternativa, você pode combinar a parte inferior fosca e a parte superior brilhante dos módulos.
É mais fácil cuidar de uma cozinha fosca - ela precisa ser limpa com muito menos frequência. Mas isso não pode ser dito sobre o brilho - listras permanecem nele, qualquer sujeira atinge imediatamente, então você precisa limpar o revestimento com um pano úmido várias vezes ao dia. Além disso, as fachadas brilhantes podem ser arranhadas. É muito mais difícil estragar superfícies mate.
Mas o brilho parece mais espetacular - devido à refletividade, essas superfícies expandem visualmente o espaço da cozinha e o tornam mais leve. As propriedades decorativas de tal revestimento são muito altas - fachadas brilhantes se tornarão uma opção luxuosa, que dá até mesmo aos objetos mais opacos uma aparência vencedora.
Assim, do lado dos revestimentos foscos - de boa qualidade, do lado do brilho - estética e luxo. A escolha é só sua.
Materiais de manufatura
Na maioria das vezes, na fabricação de fachadas modulares brilhantes, o MDF com um revestimento de filme é usado. A principal característica distintiva do material é a capacidade de criar absolutamente qualquer design, variando do brilho monocromático ao uso da técnica de impressão de fotos de acordo com o seu esboço.
Fachadas de plástico são consideradas uma alternativa ao MDF. Normalmente são feitos de placas de móveis e, em seguida, laminados. É o laminado que lhes confere um brilho brilhante. É fácil cuidar desses módulos de cozinha, eles não têm medo da umidade, não têm medo de arranhões e variações de temperatura.
Nos últimos anos, os módulos de vidro são freqüentemente usados para a fabricação de cozinhas brilhantes. Essas fachadas parecem muito caras. Para a produção, não é comum, mas o vidro temperado é usado. É forte, durável, limpo e fácil de danificar.
Esses móveis não são nada baratos, mas servirão fielmente por muitos anos sem perder seu brilho original.
Tipo de fachada
Ao fazer a opção por móveis brilhantes, certifique-se de perguntar ao vendedor com qual material as fachadas dos módulos são decoradas, desde o grau de brilho, bem como a resistência ao desgaste, durabilidade e o custo final do fone de ouvido, em grande parte depende deles.
Acrílico é o tipo de acabamento brilhante mais durável. Distingue-se pela praticidade, durabilidade e segurança ambiental. O plástico acrílico tem a capacidade de suportar temperaturas elevadas, não se deforma sob a influência do vapor e da água, não desbota com o tempo e brilha mais do que todos os outros tipos de revestimentos brilhantes. Ao mesmo tempo, as superfícies de acrílico só podem ser surdas, as opções de decoração com painéis ou fresagem são impossíveis, portanto, na maioria das vezes os designers recomendam a compra de móveis com pastilhas de vidro em moldura de alumínio.
Esta solução parece muito harmoniosa, mas ao mesmo tempo aumenta significativamente o custo do módulo da cozinha.
HPL é um material mais conhecido como plástico laminado de pressão. Esse revestimento tem uma espessura de 0,3-2 mm, é altamente resistente ao desgaste, mas brilha menos que o acrílico. Para quem deseja um brilho moderado nas superfícies da cozinha, esta escolha é a ideal. Os fones de ouvido feitos com esse revestimento pertencem aos segmentos de preço baixo e médio.
Uma superfície brilhante é frequentemente obtida por envernizamento, e neste caso, você pode obter quase qualquer tom, bem como texturas interessantes, por exemplo, madrepérola, camaleão e metálico. As superfícies recobertas com verniz e esmalte são duráveis, não temem os raios ultravioleta, a umidade, o vapor e as oscilações de temperatura, os revestimentos não absorvem sujeira e graxa e são resistentes a arranhões. Ao contrário do acrílico, as fachadas laqueadas são apaineladas e fresadas.
Esses módulos são geralmente os mais caros.
O filme de PVC brilha menos do que todos os outros revestimentos, respectivamente, e tem um custo bem menor, portanto, os móveis feitos com o seu uso são atribuídos à categoria de orçamento. Esse revestimento é fácil de riscar; sob a influência de altas temperaturas, ele começa a derreter e incha e descasca com o vapor.
Soluções de cor
A solução de tonalidade do interior é uma das questões mais difíceis. O esquema de cores escolhido deve atender ao máximo as suas expectativas do interior, por isso é importante levar em consideração todos os dados iniciais: o nível de iluminação da cozinha, a disponibilidade de espaço livre, o esquema de cores das paredes , teto e chão na sala.
O brilho branco na cozinha será arejado, leve e leve. Os fones de ouvido feitos nesta cor parecem bastante elegantes, combinando harmoniosamente com quaisquer outros tons. O brilho branco é bom para espaços pequenos, pois ajuda a expandir visualmente a cozinha e melhorar a iluminação, refletindo os raios de luz.
Se uma superfície preta fosca parece sem brilho e sem brilho, então uma brilhante, pelo contrário, é considerada uma opção extravagante que realmente surpreende com seu chique e luxo. Ao contrário da crença popular, o uso do gloss black não escurece a cozinha, pois tem a capacidade de refletir a luz. Ao escolher esta solução, tente não exagerar no escuro. Normalmente é combinado com um fundo claro, tons de aço e dourado. A melhor opção é considerada o desenho da cozinha a preto e branco, enquanto quanto menor for o espaço, maior deverá ser o domínio do branco. Essa técnica permite adicionar espaço e ar fresco ao ambiente.
Se fizermos os principais tons de preto, a atenção dos convidados estará voltada para o mistério e mistério da sala.
O vermelho torna qualquer cozinha mais viva e bonita. Ao mesmo tempo, é melhor ter cuidado com os tons ricos, pois eles rapidamente começam a irritar. Para evitar isso, é aconselhável combinar o vermelho gloss com bege, cinza e outros tons calmos.
O verde em conjunto com um efeito brilhante tem a capacidade de iluminar o espaço e preenchê-lo com harmonia.A paleta de cores verdes possui vários tons que podem ser combinados, portanto, o ambiente sempre pode ser decorado em tons de verde, utilizando seus diferentes tons.
O uso de brilho bege é considerado uma solução universal. Uma atmosfera leve trará notas de calor e conforto ao ambiente, em uma cozinha como esta será agradável realizar reuniões com parentes e amigos e organizar encontros familiares. Você pode combinar a paleta bege com qualquer cor. A cor é frequentemente usada em conjunto com o cinza, bem como com o preto e o vermelho.
Uma cozinha com paleta amarela invariavelmente evoca a reação mais positiva. Esta opção lúdica é a escolha inteligente para cozinhas voltadas para o norte, pois enche o espaço de luz.
Embora você não precise sobrecarregar sua cozinha, é melhor usá-lo junto com brancos, marrons e vermelhos.
O esquema de cores violeta permite tornar o ambiente sofisticado e nobre. Os tons lilás não incomodam, pois são considerados bastante suaves, mas mesmo assim é aconselhável combinar este tom com o branco ou qualquer outra cor neutra.
Para quais estilos é adequado?
As cozinhas brilhantes parecem espetaculares em uma ampla variedade de estilos.
- Alta tecnologia - esta é uma direção ultramoderna, que é perfeitamente enfatizada pelo brilho. O estilo é high-tech, prefere uma abundância de vidro, cromo e todos os tipos de tecnologia, então aqui você precisa usar revestimentos de grafite, preto e branco.
- Minimalismo - neste caso, é importante não permitir elementos desnecessários, geometria lacônica de linhas e simetria são bem-vindas aqui. Os aparelhos geralmente são embutidos. Este estilo é funcional. Aqui, as superfícies brilhantes cinza, preto, branco-azul e amarelo são usadas com mais freqüência.
- Moderno - este estilo é uma simbiose de clássicos e alta tecnologia, é caracterizado por uma combinação de design tradicional e tecnologia moderna. Aqui, os elementos brilhantes podem ser feitos em diferentes tons, superfícies de vidro e elementos de metal são permitidos.
Conselhos sobre cuidados
As superfícies brilhantes de um apartamento requerem manutenção constante, caso contrário, a cozinha assume rapidamente um aspecto nada estético. Para a limpeza, use lenços macios e os produtos mais simples (sabonete, xampu, gel de banho ou limpador de vidros). O uso de compostos agressivos é inaceitável, pois neste caso a cor pode "flutuar". Não use pós abrasivos - eles podem arranhar a superfície.
Uma vez por semana, é aconselhável polir a superfície com pastas especiais - estas podem ser adquiridas em qualquer loja de ferragens.
Para que suas fachadas lustrosas mantenham seu aspecto impecável pelo maior tempo possível, é importante manter o ambiente seco, evitar choques mecânicos e o contato com objetos pontiagudos.
Para uma cozinha brilhante no interior, veja o vídeo abaixo.