Cozinhas brancas brilhantes: características e uso no interior
A cor branca adapta-se harmoniosamente a qualquer cozinha - cria uma atmosfera de frescura, limpeza e muita luz. A textura brilhante branca tem um brilho muito especial, torna o ambiente espetacular, elegante e expande visualmente seus limites. No entanto, para algumas donas de casa, essa decoração na cozinha não parece totalmente prática.
Vantagens e desvantagens
O branco brilhante parece bastante harmonioso em geral e vai bem com muitas outras cores e texturas. Mas também requer atenção constante no processo de uso. Para determinar se faz sentido usar tais materiais para a disposição da cozinha, é necessário levar em consideração todos os prós e contras de tal solução de estilo.
As vantagens indiscutíveis de uma cozinha branca brilhante incluem as seguintes características.
- Praticidade. As superfícies brancas são fáceis e simples de manter com produtos baratos e acessíveis - esta é a diferença da maioria das contrapartes coloridas. O fato é que sobre um fundo branco, toda a sujeira é perceptível de imediato e, como você sabe, é muito mais fácil remover manchas recentes do que antigas.
- Versatilidade. Os materiais de cozinha brancos estão disponíveis no mercado numa grande variedade. Tudo é feito neste esquema de cores, dos azulejos aos talheres. Além disso, o branco pode criar um conjunto elegante com quaisquer outras cores e texturas.
- Abundância de sombras - pode parecer surpreendente para muitos, mas o branco pode ter muitos tons, entre eles o leitoso, o cremoso, assim como as cores pérola, algodão, pulverulento e zinco se distinguem. Os conjuntos de móveis, na maioria dos casos, são feitos na cor de casca de ovo, leite cozido ou marfim, e os utensílios de cozinha são feitos de branco como a neve.
- Percepção positiva. Todos sabem que as cores claras são bem percebidas pela psique humana. Esse tom não pode causar irritação, não se torna enfadonho e não leva ao estado depressivo. Além disso, o branco desencadeia os mecanismos psicológicos responsáveis pelo surgimento de emoções positivas. E para diversificar um pouco o design do branco, você pode adicionar elementos decorativos em tons contrastantes.
- Funcionalidade. O esquema de cores branco no interior da cozinha pode ser usado em qualquer versão - pode ser barroco luxuoso, clássicos contidos, gótico misterioso, bem como em direções ultramodernas (scandi, hi-tech e minimalismo).
As desvantagens do brilho de branco são muito menores do que as vantagens. Avaliações de usuários indicam apenas um deles - esgotamento. Com o tempo, sob a influência dos raios ultravioleta, as superfícies claras e brilhantes adquirem uma leve tonalidade amarelada. Para que a cozinha mantenha o brilho original durante o maior tempo possível, é necessário utilizar apenas materiais da mais alta qualidade para a sua decoração e mobiliário, bem como, se possível, protegê-la da luz solar direta com cortinas de luz.
E, claro, todas as manchas e estrias são bem visíveis na luz, portanto, cuidar de superfícies brilhantes deve fazer parte do ritual diário da anfitriã.
Materiais de manufatura
A aparência, praticidade e características operacionais de uma cozinha branca brilhante dependem diretamente do tipo de material utilizado para sua produção.
- Um dos materiais mais populares é considerado plástico. É de fácil manutenção e também tem um preço acessível. O moderno mercado de materiais de acabamento oferece produtos plásticos com as mais altas características de resistência ao desgaste, além disso, são apresentados em uma ampla variedade de texturas, tonalidades e formatos.
- Tradicionalmente, os produtos são usados para equipar a cozinha. feito de madeira... Na maioria das vezes, são blocos modulares de cozinha em wengué, mas, nos últimos anos, aumentou o interesse no revestimento de paredes com painéis de madeira. A árvore é amiga do ambiente, parece invariavelmente nobre e pode servir fielmente por mais de uma década. Para dar uma superfície branca brilhante, o material é revestido com esmaltes especiais, o que aumenta muito sua resistência ao desgaste.
Das deficiências da madeira, apenas seu alto custo pode ser distinguido.
- Aço inoxidável - material durável e resistente ao desgaste que pode suportar uma variedade de cargas e testes, enquanto permanece elegante e eficaz. No entanto, muitas pessoas associam essas opções com decorações da era soviética, portanto, nem todo mundo gosta delas, e o custo de tais produtos é bastante alto.
- Cerâmica - este material dá um brilho branco perfeito, mas raramente é usado para criar fachadas devido ao seu alto custo. Os produtos cerâmicos distinguem-se pelo longo período de utilização, sendo quase impossível estragá-los e danificá-los. O material é resistente a arranhões e retém sua tonalidade quando exposto à luz solar. Ao mesmo tempo, os móveis de cerâmica são muito pesados, pelo que qualquer tentativa de reorganizá-los pode constituir uma ameaça para os proprietários.
- Superfícies brilhantes parecem consistentemente impressionantes feito de vidro branco, eles criam soluções ideais na sala em termos de estilo, enfatizam a riqueza da decoração e o gosto impecável dos proprietários. Para a produção de fachadas e aventais, não é comum, mas utiliza-se vidro temperado, que se caracteriza pela resistência a arranhões, rachaduras e deformações.Ao mesmo tempo, as superfícies de vidro são fáceis de manter, estão em harmonia com quaisquer outras texturas, pelo que são adequadas para a criação de uma variedade de interiores em cozinhas.
Opções de layout
O layout da cozinha depende de muitos fatores diferentes - a localização da cozinha na casa / apartamento, o número de residentes, a configuração e a metragem do cômodo, utilidades e a localização da abertura da janela. Todas essas sutilezas devem ser levadas em consideração na elaboração de um projeto de cozinha.
Uma das opções a seguir é a mais comumente usada.
- Cozinha de uma fileira - também chamada de reta, esta opção é ideal para quartos pequenos, em apartamentos tipo estúdio, bem como em um espaço estreito, quando o comprimento de uma das paredes não ultrapassar 3,5 m, é próximo a ela que todos os móveis os eletrodomésticos necessários são colocados.
- Fila dupla - esta opção é geralmente usada para salas com uma área de mais de 10 metros quadrados. m, bem como para salas de passagem. Em tal solução, todos os móveis são colocados perto de uma parede e todos os eletrodomésticos - perto da outra.
- Em forma de L É um layout de canto versátil que se encaixa bem em cozinhas de uma ampla variedade de formas e tamanhos. Esses layouts são convenientes e ergonômicos, toda a área de trabalho e o equipamento necessário estão colocados aqui em um ângulo, o que libera muito espaço no centro da sala.
- Em forma de U - esse layout pode ser chamado de universal, porque é usado em cozinhas pequenas e espaçosas. Normalmente, um conjunto de móveis, uma geladeira, um fogão e uma pia são montados em três paredes, usando o princípio de agrupamento direcionado de vários elementos para organizar as principais áreas funcionais.
- Ostrovnaya - Esta opção de layout é preferível em cozinhas espaçosas, que também são utilizadas como sala de jantar.
Nesse caso, qualquer disposição é complementada por uma mesa de jantar com cadeiras no centro da sala - são chamadas de "ilha".
- Sem custos - uma opção bastante original, em que todas as mesas de cabeceira, mesas de corte e outros móveis têm rodas, para que você possa movê-los de um lugar para outro, se necessário.
Estilos adequados
O branco brilhante é considerado uma das opções mais populares para fazer móveis de cozinha. Parece igualmente harmonioso em qualquer estilo de espaço de cozinha - superfícies de vidro, elementos de cromo e níquel, bem como acabamentos de madeira podem realçar e enfatizar as vantagens de uma superfície reflexiva branca. Os designers recomendam recorrer a uma das seguintes áreas de decoração.
Alta tecnologia
As características distintivas deste estilo são a geometria e o minimalismo, bem como a combinação do vidro com o metal. É por isso que o vidro branco e o plástico costumam ser usados em alta tecnologia, que criam uma atmosfera de espaço e liberdade no ambiente.
Moderno
Este estilo é caracterizado pelo uso de tons contrastantes e elementos decorativos ultramodernos. Por exemplo, podem ser acessórios personalizados e aventais interessantes com imagens abstratas. Art Nouveau não é alheio a abordagens não triviais para o design de pias e eletrodomésticos embutidos, tudo isso cria condições nas quais o brilho branco parece extremamente impressionante e caro.
Minimalismo
Como o próprio nome indica, o estilo é caracterizado pela ausência total de excessos e pela utilização de elementos funcionais ao máximo fechados aos olhares indiscretos. Esses fones de ouvido tornam-se a solução ideal para apartamentos pequenos, pois não sobrecarregam os já modestos medidores.
No minimalismo, a preferência é dada aos aparelhos embutidos, de modo que o lacônico brilho branco enfatiza com bastante eficácia a sensação de vazio na área da cozinha.
Clássico
Clássico - a utilização deste estilo na cozinha é sem dúvida considerada um sinal de elevado estatuto, bom rendimento e gosto impecável dos proprietários das instalações.Nesse caso, ergonomia e facilidade de uso são combinadas com o luxo e sofisticação dos detalhes do fone de ouvido, portanto, revestimentos brancos brilhantes são a solução ideal. Essas cozinhas são invariavelmente distinguidas pela geometria lacônica das linhas e ficam mais bonitas em cozinhas grandes e espaçosas.
Escolha no interior
Para criar uma atmosfera de limpeza, frescor e calor familiar na cozinha, usando superfícies brancas brilhantes vale a pena ouvir as seguintes recomendações dos designers:
- se todas as janelas da cozinha estiverem viradas para o norte ou se o cômodo estiver escuro por algum outro motivo, é preferível usar tons cremosos de brilho branco para o arranjo;
- para que a cozinha seja habitada e não deixe a sensação de um quarto de hospital, certifique-se de que complementa o interior com elementos luminosos - podem ser ferragens, pinturas, painéis ou vasos com flores;
- se desejar, você pode brincar com contrastes - por exemplo, um avental escuro e um tampo de mesa são combinados de maneira ideal com fachadas brancas brilhantes. Como resultado, a cozinha se tornará muito mais estilosa e conceitual.
- para trazer notas quentes para a sala, não será supérfluo adicionar tons de chocolate ou café à gama de brancos.
Cuidado correto
Para que os revestimentos brancos brilhantes retenham sua aparência impecável pelo maior tempo possível, regras simples devem ser seguidas. Para limpar a superfície, deve-se utilizar apenas agentes suaves, sendo preferível água com sabão comum ou limpador de vidros. Alguns fabricantes produzem uma linha de produtos para superfícies brilhantes. O uso de pós e pastas abrasivas, bem como soluções agressivas ácido-base é estritamente proibido.
A limpeza deve ser regular - é mais fácil limpar a superfície da sujeira nova, então você nunca deve deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. Cerca de uma vez por semana, as superfícies brancas brilhantes precisam ser polidas com polidores especiais e um pano de microfibra macio.
Evite o uso de escovas durante a limpeza - elas deixam arranhões na superfície, o que prejudica bastante sua aparência. Certifique-se de monitorar o nível de umidade na cozinha - seu excesso provoca inchaço nos elementos do móvel e acarreta a deformação de sua forma original.
Dica: Se a perspectiva de limpar móveis brancos brilhantes assusta você todos os dias, opte por acabamentos perolados. Claro, eles ficam sujos não menos do que quaisquer outros, mas tons perolados mascaram ligeiramente a gravidade da sujeira.
Exemplos de sucesso
As cozinhas em branco brilhante são ideais para espaços grandes e pequenos.
- Brilho de branco parece muito elegante em interiores clássicos, enfatiza sua contenção e ao mesmo tempo perfeição.
- Para o minimalismo o brilho branco é a solução perfeita.
- Parece harmonioso neste esquema de cores e alta tecnologia.
Veja abaixo para mais detalhes.