Cantos de cozinha

Pequenos recantos para a cozinha: variedades de modelos e características à escolha

Pequenos recantos para a cozinha: variedades de modelos e características à escolha
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Projeto
  5. Critérios de escolha
  6. Opções de acomodação

Ao escolher móveis para arranjos de cozinha, uma parte considerável dos compradores presta atenção aos pequenos cantos da cozinha. Com seu tamanho compacto, às vezes podem acomodar confortavelmente não só os donos da casa, mas também seus convidados. O material deste artigo irá informá-lo sobre o que são esses conjuntos de móveis, quais são suas vantagens e desvantagens, e também quais são as nuances de sua escolha.

Vantagens e desvantagens

Por recanto de cozinha entende-se um conjunto de móveis para a cozinha, prevendo a presença de um grupo de jantar. O elemento principal desse conjunto é uma mesa de jantar, os componentes secundários podem ser diferentes. Pequenos cantos de cozinha têm muitas vantagens:

  • sua compra costuma ser mais lucrativa em comparação com a compra de cada móvel separadamente;
  • tais produtos são projetados com ênfase em economizar espaço e usá-lo da forma mais eficiente possível;
  • este mobiliário é uma ilha totalmente equipada para uma finalidade específica, que pode ser utilizada no zoneamento do espaço;
  • no interior, os cantos da cozinha costumam ter uma aparência melhor do que móveis comprados separadamente;
  • esses produtos são projetados no mesmo estilo, tamanho e textura, que muitas vezes não estão disponíveis para móveis adquiridos separadamente;
  • muitas vezes, esse mobiliário é projetado com ênfase na funcionalidade e, portanto, pode ser usado para diferentes necessidades;
  • em comparação com o conjunto usual, os cantos são mais convenientes e confortáveis ​​para os usuários;
  • os produtos são feitos de matérias-primas de alta qualidade com características de alto desempenho;
  • os modelos distinguem-se pela mais vasta gama de configurações, o que permite escolher a sua opção, tendo em conta o orçamento e as preferências de gosto;
  • as soluções de cores dos conjuntos são variadas, o que torna mais fácil combiná-los com um design de fundo específico do interior;
  • os pequenos recantos da cozinha, juntamente com a sua funcionalidade, definem o estado pretendido para o interior de uma determinada cozinha;
  • nas linhas de diferentes fabricantes, você encontra miniconjuntos que se encaixam perfeitamente em cozinhas de pequeno porte.

Com uma série de características positivas, esse móvel tem várias desvantagens:

  • em cidades pequenas é difícil escolher esses conjuntos de acordo com o estilo do conjunto de cozinha existente;
  • nem todos os grupos de jantar são adequados para layouts de cozinha fora do padrão em prédios de apartamentos em nosso país;
  • com o aumento dos elementos do conjunto, a área necessária para a colocação dos cantos aumenta;
  • nem sempre os conjuntos compactos oferecidos para venda são versáteis - para alguns, é necessário comprar cadeiras ou banquetas separadamente;
  • se as lojas os compram para montagem a baixo custo, os detalhes do conjunto podem diferir em diferentes tons ou tipo de textura;
  • a maioria dos modelos de cantos compactos são projetados para não mais do que 5-6 usuários.

Visualizações

Hoje, os fabricantes de cantos de cozinha são capazes de surpreender os clientes com várias configurações de modelos. Em que todos os produtos por características de design e enchimento podem ser condicionalmente divididos em vários grupos... Alguns deles não têm mesa, o que permite comprá-lo separadamente. Outros são notáveis ​​por preverem a montagem do canto tanto na versão para a esquerda como para a direita. Para mini opções, o modelo da mesa pode ser transformável: a mesa pode ser estendida ou deslizante.

Tradicional

Esses conjuntos de móveis consistem em uma mesa de jantar e uma bancada de cozinha. Sua configuração pode ser muito diversa. Por exemplo, pode ser um modelo com a forma de um banco normal, uma opção com encosto. Neste caso, os modelos dos cantos podem ser clássicos retos (lineares) e angulares. Muitas vezes, um banco com uma mesa é complementado por bancos compactos, às vezes seu formato é mais como um sofá compacto e estreito, cujo modelo pode ser reto e angular.

Com prateleiras

Este grupo inclui modelos complementados com prateleiras para guardar coisas necessárias. Os modelos deste grupo não são tão populares hoje quanto outros análogos. No entanto, com a falta de espaço, as prateleiras localizadas nas laterais ou na frente dos bancos da cozinha irão expandir significativamente a funcionalidade do conjunto de móveis e aumentar o grau de conforto para os membros da família na cozinha. Além disso, os kits também podem incluir prateleiras suspensas, o que é bom para cozinhas onde não há lugar para colocar caixas de piso.

Com gavetas

Estes conjuntos nada mais são do que uma mesa, um par de banquetas e um banco de cozinha, em cujo assento existem 1 ou 2 gavetas relativamente espaçosas. Eles são grandes o suficiente para acomodar utensílios que não são usados ​​com frequência. Além disso, as donas de casa costumam usar essas caixas para guardar outras coisas, a fim de reduzir visualmente a quantidade de pequenas coisas que geralmente são enchidas em uma pequena cozinha. Via de regra, para ter acesso ao box, basta dobrar o encosto do banco.

Com balcão de bar

Esses kits diferem de outras variedades pela presença de um acessório que atua como uma barra. Do ponto de vista estético, esses conjuntos parecem muito originais. Além disso, o balcão do bar economiza espaço significativamente, o que é importante para cozinhas com um mínimo de espaço útil. Esses modelos são populares entre os designers de interiores, eles se encaixam bem no design de cozinhas e são métodos eficazes de zoneamento de espaço.

Com cais embutido

Os cantos compactos com beliche diferem de outras variedades por fornecerem um sistema de transformação que permite transformar uma bancada de cozinha, semelhante a um sofá, em uma cama estreita. O mecanismo de transformação da bancada pode ser diferente, assim como o tipo das próprias bancadas. Esses conjuntos são caros, parecem respeitáveis, no entanto, também ocupam mais espaço na cozinha do que outros análogos. O inconveniente dos modelos transformáveis ​​é a necessidade de mover a mesa.

Janelas salientes

Para pequenas cozinhas com janela saliente, as marcas oferecem conjuntos que se diferenciam dos restantes pela forma de elementos de canto individuais ou diversos. A principal diferença entre esses móveis é que ele repete o formato do peitoril da janela saliente, necessário para que possa ser colocado próximo à janela saliente. Se for uma mesa, pode ser triangular; se for uma bancada de cozinha, pode ser modular.

Esses cantos são mais caros do que as opções clássicas e, muitas vezes, são feitos sob encomenda de acordo com as medidas individuais da janela saliente existente.

Por tipo de mesa

A forma da mesa nos cantos pequenos é diferente. Na versão tradicional, pode ser retangular com arestas vivas ou arredondadas. Além desses modelos, as marcas incluem mesas ovais e triangulares nos conjuntos. Além disso, você pode encontrar à venda móveis de pequeno porte com uma mesa de jantar redonda. O compacto é diferente para diferentes conjuntos, bem como o material de fabricação.

Materiais (editar)

Na produção de pequenas esquinas para cozinhas, são utilizadas diversas matérias-primas, que vão desde as madeiras das melhores qualidades ao MDF e até ao plástico. A madeira é considerada o melhor tipo de matéria-prima - de todos os análogos, é o mais durável e prático, apesar do fato de que durante a operação de longo prazo, ele é gradualmente exposto à umidade. No entanto, este material não é apenas mais amigo do ambiente - tem elevadas características estéticas.

Aglomerado - uma opção de orçamento, é um produto prensado do processamento de madeira. Este material é significativamente inferior a ela em estética, os móveis feitos dele são projetados para apenas alguns anos de operação. Dependendo da qualidade da montagem, a vida útil pode ser superior a 5 anos. No entanto, a água e a limpeza frequente geralmente levam ao descascamento da borda das bordas laterais da mesa.

O metal nos cantos é usado como moldura e suportes para mesa, bancos e cadeiras. Os elementos de metal no interior das cozinhas têm um aspecto elegante e eficaz, a madeira destaca-se favoravelmente contra o fundo de metal.

O vidro em pequenos cantos é usado para fazer bancadas. O plástico, independentemente de sua cor e densidade, não é considerado o melhor material. É frágil e se deteriora rapidamente, mesmo com danos mecânicos insignificantes.

Projeto

As soluções de design de cantos de cozinha podem ser muito diversas. Eles podem diferir em forma, esquema de cores, cores de estofamento e a presença de elementos decorativos e práticos adicionais. Por exemplo, existem modelos com bancos, nos quais é possível colocar esteiras especiais para maior conforto. Alguém coloca vários travesseiros pequenos sob suas costas. Na hora de comprar, você pode apostar na cor do estofamento. Às vezes, é ela quem consegue definir o clima certo e indica que o canto pertence a uma determinada solução de design estilístico. Os modelos podem ter estofamento liso. Muitas vezes são feitos em soluções contrastantes, o que permite escolher sua versão levando em consideração a cor do fone de ouvido ou papel de parede, avental, estampa em cortinas, uma imagem ou sombra de um vaso de flores.

A impressão no acabamento dos cantos pode ficar localizada não só no estofamento do assento - há opções à venda em que está nas costas. Além disso, o design das modificações pode ser expresso em formas: algumas opções dão uma primazia aos clássicos, outras primam pela ergonomia.Os modelos podem ser altos e compactos, bem como baixos, complementados por bancos que mais parecem pufes duros.

O pertencimento a uma determinada solução estilística pode ser expresso no tema do desenho, no tipo de material e estofamento utilizado, na cor dos produtos. A forma, a textura, a ênfase nos recursos de um determinado estilo ajudam o comprador a escolher a opção de canto certa para sua cozinha. As costas dos bancos podem ser retas e arqueadas (tipo arqueado). Os assentos das cadeiras podem ter a forma de um quadrado macio, um círculo e um triângulo arredondado.

Critérios de escolha

As principais características, que você deve prestar atenção ao comprar são:

  • o tamanho de todo o canto (importante para quartos com um mínimo de área útil);
  • orientação do canto (nem todos os modelos podem alterar o elemento do canto da direita para a esquerda);
  • material de estofamento para assentos ou bancos (a prioridade é couro ou couro sintético);
  • o material de que a moldura é feita (quanto mais forte, mais longa a operação);
  • enchimento para estofamento de assento perto de bancos ou bancos (em espuma de poliuretano prioritária);
  • cor dos cantos (deve ser combinada com a mobília existente);
  • design (deve corresponder ao estilo de um determinado interior).

Além disso, é necessário prestar atenção ao tipo de móvel: o canto pode ser tipicamente duro e macio. Produtos com sofá macio são mais confortáveis ​​para os usuários. Durante um exame visual, é necessário prestar atenção em momentos como a altura das costas. Se houver espaço suficiente, o desenho do canto pode fornecer uma estrutura com uma barra à qual as almofadas suspensas são fixadas.

Se em uma pequena cozinha você deseja colocar apenas uma versão semelhante do canto, é importante escolher um produto com travesseiros pequenos e não muito volumosos... Ao mesmo tempo, para avaliar o grau de comodidade na colocação ao virar da esquina, é aconselhável efectuar um “encaixe” antes da compra. É necessário porque a mobília muitas vezes parece visualmente confortável, mas durante a operação torna-se extremamente inconveniente.

Além disso, vale a pena dar uma olhada nos móveis - talvez no futuro seja possível pegar ou costurar capas removíveis para eles.

Indo até a loja, o comprador já está calculando que tipo de móvel vai levar. Porém, há momentos em que o que está à venda não corresponde ao desejo e às capacidades. Neste caso, você pode solicitar uma opção específica, levando em consideração as medições realizadas anteriormente, ou aproveitar o que está na loja. Ao mesmo tempo, as medidas preliminares permitirão escolher um canto para deixar a distância necessária (60-70 cm ou 90 cm) para passar pela cozinha.

Se houver pouco espaço na cozinha, deve-se recusar um conjunto com sofá, substituindo-o por um conjunto com bancada. As cadeiras aqui também ocupam muito espaço e, portanto, um banco com uma mesa será suficiente para acomodar e economizar espaço. Como último recurso, o conjunto pode incluir um par de bancos estofados.

Na hora de comprar preste atenção na praticidade do estofamento. O ideal é que seja um material que não permita a passagem de umidade, não absorva odores estranhos e seja fácil de limpar. O tipo de enchimento também é importante: A espuma de borracha, que é usada em cantos baratos, se deteriora muito rapidamente, a espuma de poliuretano mantém sua forma melhor e é ecologicamente correta. Quanto ao material de fabricação, os produtos de processamento de madeira geralmente contêm uma alta concentração de formaldeído. Como último recurso, você deve escolher a classe E1 DPS.

Se o orçamento do comprador não for limitado, vale a pena adquirir um canto com moldura de madeira (por exemplo, bétula ou pinho). Ao comprar um canto do tipo dobrável, você precisa prestar atenção ao fato de que a transformação precisa de espaço adicional. Portanto, a mesa e os bancos devem ser relativamente móveis. Além disso, essas cozinhas não requerem modelos com apoios de braços e almofadas.

Inspecionando o canto, é necessário verificar a qualidade dos encaixes e a confiabilidade dos fechos. Nada deve ficar pendurado em qualquer lugar e, se isso for observado, mas o vendedor garante que a mobília simplesmente não é reforçada, você não deve confiar totalmente nela. Freqüentemente, o material com o qual o canto é feito não é da melhor qualidade e, portanto, quando ele é montado, os parafusos enrolam em alguns lugares. Você não conseguirá apertar essas conexões, por isso os móveis ficarão soltos, o que é considerado um casamento.

Você deve prestar atenção à qualidade das costuras do estofamento. Não há sobreposições ou marcas de agulha em móveis bons. Você também precisa dar uma olhada mais de perto na linha: marcas renomadas fazem costuras usando linhas fortes e grossas para evitar danos mecânicos e rasgos acidentais.

Opções de acomodação

A localização da kitchenette depende do tamanho da cozinha particular e da complexidade da sua disposição. Se houver partições, você poderá usá-las, usando assim a técnica de zoneamento espacial. Em salas estreitas, o layout deve ser linear, por isso não é desejável colocar um canto oposto à área de trabalho. No entanto, ao mesmo tempo, é possível encostar na parede oposta à porta da frente se não houver janela neste local ou se a bancada não chegar até ela.

Salas estreitas não devem se esticar ainda mais visualmente. Portanto, você precisa instalar móveis com uma parte longa em uma parede curta. Quanto ao local, é indesejável colocar o grupo de jantar bem próximo do fogão ou da mesa de trabalho, que serve para cozinhar. Isso é impraticável e resultará em uma limpeza mais frequente da mesa e dos assentos.

O canto pode ficar junto à porta da varanda, mas de forma que ao ser aberta e fechada nada interfira no acesso aos móveis. Nestes casos, o conjunto geralmente não possui cadeiras ou banquetas, limitando-se a uma bancada de cozinha e uma mesa lacônica com bordas arredondadas. Se a sala tiver nichos e o layout puder ser angular e em forma de U, o canto pode ser colocado nele. Quando a sala é larga e a parede com a porta de entrada é longa, um canto compacto para duas pessoas pode ser colocado na lateral da porta movendo a bancada ou bancada modular para perto da parede.

Ao escolher um local para a localização do canto da cozinha, você deve considerar: os móveis não devem violar a regra do triângulo de trabalho. Devem ser mantidas distâncias iguais entre a geladeira, o fogão e a pia. Neste caso, o canto não deve ficar entre eles, bem como encurtar os espaços para movimentação na cozinha.

Em outras palavras, o local do canto não deve se encaixar no território do triângulo ativo.

Se houver espaço entre o fone de ouvido e a parede com janela, é essa parte da sala que pode ser ocupada sob um canto. Neste local, vale a pena colocar um conjunto de móveis com uma bancada lacônica em forma de L ou U, equipada com gavetas internas. É melhor que a mesa dela tenha um suporte confiável e estável do que 4 pernas. Nesse caso, um dos lados da mesa pode ser chanfrado, o que é bom para evitar ferimentos ao mover em uma cozinha pequena.

Para informações sobre como escolher um pequeno canto para a cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa